Engenharia de Áudio

Autor Mensagem
ALEXI WILDCHILD LAIHO
Veterano
# jan/13


Bom pessoal, eu gostaria de cursar tal faculdade, tanto que soube que teria que ir para outros países, gostaria de saber quais locais tem esse curso.E não, eu não sou um playboy que papai vai pagar cursinho la fora, eu quero lutar estudar, e pretendo tentar algo fora do brasil mesmo.

Jonas F. L.
Veterano
# jan/13
· votar


Cara, não é possivel que nenhuma universidade no Brasil tenha esse curso.
Chegou a olhar nas particulares e federais? Em todos os estados?

Se não tiver opção mesmo, se prepara pra gastar MUITA grana.

Jonas F. L.
Veterano
# jan/13
· votar


Acho que eu encontrei o único curso de graduação do tipo no país.

Centro de Tecnologia da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) - Engenharia Acústica:
http://www.ufsm.br/ct/?page_id=126

Se é federal provavelmente o ingresso é pelo ENEM. Se for tentar recomendo entrar em algum cursinho e se matar de estudar. O SISU é dificil demais, ainda mais sendo o único curso do tipo.

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# jan/13
· votar


Vai iniciar um curso no Coursera.com da Berklee College of Music, vou fazer, é gratuito.

Slash_1989
Veterano
# jan/13
· votar


Reinaldo Camargo Filho
oi? conte-me mais sobre isso!

.omni
Veterano
# jan/13 · Editado por: .omni
· votar


Slash_1989
https://www.coursera.org/

Esse curso que ele falou é ministrado pelo Gary Burton.
É de graça. Faça!

ALEXI WILDCHILD LAIHO
Então, legal que você queira se enfiar nesse mundo.
Existem faculdades de produção musical no país, com aulas de gravação e tal, mas sinceramente, nenhum curso vai te formar engenheiro de áudio.
Aqui no Brasil, a única opção pra quem quer aprender a tirar som de verdade é sentar do lado de alguém que sabe fazer e aprender a escutar. É difícil, demora, você vai ter que malhar seu ouvido pra entender algumas coisas.

Os cursos livres que existem são legais pra te darem uma base de como funcionam os softwares, mais ou menos o que cada botão faz, etc.
Mas você não vai aprender a gravar ou mixar em nenhum desses cursos aqui no Brasil, porque você não vai aprender a ouvir. Se você quer ser engenheiro de som e viver disso você vai ter que correr mais além.
Vale a pena fazer algum curso, mas o mais importante é você ter muita curiosidade. Você vai virar noites vasculhando o gearslutz, vai ver um milhão de videos horríveis e ótimos no YouTube e vai passar um milhão de horas futricando no seu DAW.
Quando você tiver já entendendo o que se passa na tela de um DAW e mais ou menos o que é um microfone, vá bater na porta de um estúdio grande, com bons profissionais e peça pra fazer um estágio. Fica lá fazendo café e tirando o pó da mesa de graça, você vai aprender mais em um mês fazendo isso do que qualquer curso livre ou de faculdade de produção musical aqui do Brasil.

Sugestões:

1- Saiba falar inglês. A grande maioria do material de estudo e pesquisa que existe na internet é em inglês. Todos os manuais de equipamentos que você não tem mas lê os manuais assim mesmo são em inglês. Os plugins, o DAW, os atalhos, etc.

2- Tenha um home studio e grave coisas constantemente. Pegue um milhão de programas, experimente todos.

3- Estude um instrumento. Parece óbvio e você provavelmente é guitarrista, mas enfim, estude a sua guitarra bem. Vai te ajudar a treinar o seu ouvido e se você quiser ser engenheiro de áudio e trabalhar com música você precisa ter um ouvido musical. Apesar de entender o áudio de maneira física, como uma onda, uma corrente elétrica ou um monte de samples, você precisa entender a música como unidade sonora, não como ruídos que você capta por uns microfones.

4- Leia manuais. De todos os equipamentos que você tem, e de coisas que você nunca encostou na vida. Leu na internet que tal compressor é bom, vai pesquisar porque. Vai entender o que ele faz com o som. Experimenta a versão plugin do equipamento de verdade. Depois, anos depois de usar o plugin vá num estúdio e use o equipamento de verdade pra comparar.

5- Escute vários estilos de música diferentes.

Enfim, seja nerd.

strinbergshredder
Veterano
# jan/13
· votar


ALEXI WILDCHILD LAIHO
O ProUni, pelo menos aqui no RJ tinha a opção de produção fonográfica, na Estácio de Sá.... Lógico que eu escolhi essa como 2ª opção...

só não escolhi como 1ª pq o trabalho exige administração...xD

ALEXI WILDCHILD LAIHO
Veterano
# jan/13
· votar


Valeu galera,
.omni
Valeu em especial pra tu cara, algumas coisas disso eu já tinha noção.
E sim achei alguns cursos no exterior, provavelmente terei que ir para lá, Thanks for all

rock_simpsom
Veterano
# jan/13
· votar


Eu sou engenheiro de áudio, to sempre engenhando alguma coisa com áudio, engenheiro nao é quem engenha alguma coisa, vivo isso o dia todo a 1 ano e 2 meses, me lembro bem como eu era um arata em muitos aspéctos, como eu era burro puts, aindo só muito, mas vou melhorar pode ter certeza pois é só isso que faço o dia todo, graças a deus tenho meus pais que me ajudam e me incentivam financeiramente com meus gastos.

Hj moramos eu guitarrista, baixista, pianista, vocalista e meu irmão baterista, baixista, vocalista moramos sózinhos e vivemos isso juntos.

Procure amigos e pessoas proximas que queiram o mesmo que vc, sózinho é muito mais dificil, tem é que isso viver isso 24h, sonhar com audio acontece direto, almoçar falando e escutando muscia, construir seus proprios equipamentos, uma vida é pouca.

A casa não é mais casa, é instrumento por todo lado, bagunça total e isso que são duas casas uma do lado da outra, um dia bateria aqui outro dia ali, testa ali, testa aqui..

pegar uma mesa de som abrir e modificar, analizar a curva dos equips,comprar compressor caro e abrir na mesma hora pra ver como é, trocar aquele capacitor pra alterar a curva do pedal....

De manha fumo um baseadao, então olho pro lado e vejo uma mesa antiga de cedro e de tarde a mesa já viro um corpo de guitarra com braço tudo interiço só pra ver como fica o sustain e ver se vai dar uma aveludada.. hauhsuhauhsa

alguem experimenta dizer que não sou engenhiro pra vê hauhsuahuhsua

se vc fizer o curso e fizer isso tudo q eu falei com certeza vai ser um engenheiro, mas se fizer só o curso e nao se dedicar nao vai ser nada.

cuidado pra não roubarem tua criatividade autentica.. a minha to recuperando de volta...

El_Cabong
Veterano
# jan/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu sou Engenheiro Civil.
No curso de Engenharia Civil tive várias cadeiras a respeito de acústica, com relação a projetos e materiais de construção voltados para conforto acústico e térmico. Tive também as cadeiras de Física II, Eletricidade I e II, e Instalações Elétricas prediais contendo tudo sobre eletricidade e eletromagnetismo, dimensionamento de circuitos elétricos, dimensionamento de circuitos magnéticos de ferro laminado, unidades elétricas e magnéticas (Watt, Ampère, Ohm, Joule, Farad, Volt, Henry, Weber, Ampère espira, ...), componentes elétricos, circuitos R L C, isolação, aterramentos, proteção de circuitos, ... Tive também a cadeira de Física IV que trata sobre som, onda sonora, potência sonora, dispersão sonora no ambiente, Decibéis, Watt, Volt, Joule, ... E também tive uma cadeira com algumas coisas sobre processamento de dados, lógica e eletrônica.
De teoria é isso.
----------------------------
Mas a prática e o ouvido realmente se pega depois, como o pessoal falou aqui.

Hitman
Veterano
# jan/13
· votar


Tive o mesmo interesse, e pelo o que procurei, muitos me disseram que a engenharia que chegaria mais perto seria a eletrica no brasil, fora isso, so cursos ou universidade/faculdade fora do brasil

El_Cabong
Veterano
# jan/13
· votar


Se não me engano, na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) localizada em Porto Alegre - RS tem um curso de Licenciatura em Música.

Depois de graduado neste curso, há disponível uma especialização em Produção Musical em Estúdio.

Hitman
Veterano
# jan/13
· votar


El_Cabong
producao musical eh bem diferente de engenharia de audio

.omni
Veterano
# jan/13
· votar


Hitman
Concordo, mas aqui no Brasil são os únicos cursos que falam (pouco) sobre engenharia de audio. E pra ser um bom engenheiro e trabalhar com musica tem que saber fazer escolhas musicais e estéticas, não é só puxar altinha, tem que saber colorir.

Beatlemaniac
Veterano
# jan/13
· votar


Na UFMG o curso de Engenharia Elétrica "possui" ênfase em Engenharia de Áudio, dá uma olhada. Coloquei o "possui" entre aspas pois como a demanda por matérias relacionadas nessa área é muito pequena, quase não abrem vagas nesses casos. Mas oficialmente existe o certificado, mais informações mande um email para uns dos professores, Donoso ou Hani.

http://www.eletrica.eng.ufmg.br/html/Documentos/certificadoaudio.htm

Beatlemaniac
Veterano
# jan/13
· votar


muito importante saber a diferença!
producao musical eh bem diferente de engenharia de audio

Na engenharia de áudio o trabalho é bem no nível do hardware mesmo, sistemas de som, eletrônica pesada... fora os projetos acústicos e talz...

Se o que você quer é trabalhar com a música propriamente dita, gravação, etc, a profissão que faz isso é a de produtor musical

.omni
Veterano
# jan/13
· votar


Beatlemaniac
Se o que você quer é trabalhar com a música propriamente dita, gravação, etc, a profissão que faz isso é a de produtor musical

Não é não, quem foi que te disse isso?
São duas funções diferentes e ambas na área musical.

Beatlemaniac
Veterano
# jan/13
· votar


.omni
sei lá cara, os produtores que eu já vi fazem isso, gravação, interferir no arranjo das músicas, etc...

Beatlemaniac
Veterano
# jan/13
· votar


.omni
aquela descrição que você fez alguns posts pra cima na minha visão é trabalho de produtor musical... é o profissional que "faz" música

Engenheiro de áudio trabalha para soluções no áudio, ele faz softwares, mesas, compressores, projeta estúdios, etc... para que o produtor musical faça a parte "humana", digamos assim. Produtor é quem se preocupa com a música, com as ferramentas que a engenharia de áudio fornece.

Obviamente, há muita simbiose entre esses dois profissionais. Há vários casos de produtores que também "engenheram" na música, projetando equipamentos e/ou estruturas para o som.

rock_simpsom
Veterano
# jan/13
· votar


Beatlemaniac

ah tah agora não sou mais engenheiro de audio então...

Vou tentar exmplicar aqui como nao existe diferença.

PRODUTOR
Duplica o canal da caixa pra fazer uma compressão paralela, canal 1 e canal 2, no canal 1 esta o som original, e no canal 2 é o mesmo som só que vai receber um filtro de 280hz e uma compressão.e uma compenssação de volume, mas nao vem ao caso, bom resumindo o resultado é uma compressão em paralelo.

ENGENHEIRO
Pega o sinal na saida da interface e com uma valvula 12ax7 irá amplificar o sinal, depois uma 12ax4-gt pra retificação, depois joga esse sinal na aliemntação de uma 12ax7 em pushpull, só que lá no inicio antes da compressão foi feito um filtro, usando um resistor de 1000k e
um capacitor de 0.56uf/400v que resultou num filtro de 280hz high pass, e mais uma 12au7 pra dar uma compensada no peak reduction, e tb um trafo pra diminuir a impendancia de saida, e poder devolver esse sinal pra entrada da interface, bom resumindo resultado é uma compressão em paralelo.

Beatlemaniac
Veterano
# jan/13 · Editado por: Beatlemaniac
· votar


rock_simpsom
Repare que o PRODUTOR não precisa saber disso tudo, e de Transformada de Fourier, domínio do tempo e da frequência, eletrônica, conversores CC/CA, shifters, memória e velocidade de armazenamento, tempo de execução, latência, sistemas digitais, física das ondas, propagação do som, como o cérebro interpreta o som e como isso influencia nos equipamentos que tratam do som ....

Isso dificilmente alguém que quer ser ENGENHEIRO de Áudio vai aprender lendo sozinho ou "sentando" ao lado de alguém, porque para chegar no resultado final (gravar música) um produtor não precisa saber como isso tudo funciona em detalhes. São coisas diferentes. O produtor que conhece por alto como as coisas funcionam certamente pode tirar muito mais música de seus equipamentos.

Mas para saber como projetar e construir certo nível de equipamento, especialmente digitais, não é qualquer curso que ensina isso. E quem quer aprender a gravar música, arranjos, etc, acho que vai perder tempo em um curso superior em Engenharia de Áudio. Repare na descrição do curso da UFMG no link que eu postei, e não é objetivo do curso que o cara aprenda a gravar música ou técnicas de gravação, por que isso não é o que o engenheiro de áudio faz.

Há vários produtores musicais conhecidos no youtube (Itaboray, Lisciel, Campos Júnior), eles entendem como funcionam os equipamentos deles, sabem o que as válvulas fazem, como gravar, utilizar equipamentos e até mesmo projetar, mas veja que eles não se intitulam "Engenheiros de Áudio". Todos eles consideram-se Produtores Musicais.

Parece que estão levando como demérito não ser chamado de engenheiro, vai saber...

Beatlemaniac
Veterano
# jan/13
· votar


um exemplo do que eu estou falando...
http://www.youtube.com/watch?v=GjMP0JMlPlI

rock_simpsom
Veterano
# jan/13 · Editado por: rock_simpsom
· votar


Na minha visão de tudo isso, um produtor deveria saber tudo aquilo que vc disse acima, com certeza nao ia ter tanto produtor mequetrefe por ai...

Acho que os nomes de muitos cursos estão enganando muita gente tb, se fosse "Engenharia de audio" teria que envolver tudo relacionando a audio, se o foco do curso é produção musical, então o curso é "Produção de áudio", se envolve produção de audio e video é "Produção em mídia/audio visual", se o foco é fazer equipamentos, eu disse fazer e nao copiar que é 98% dos "engenhoqueiros" fazem hj, então o nome do curso deveria ser "Engenharia eletrônica", mas quem acha q o áudio vai dominar no curso, tb tá se enganando e um engenreiro eletronica que nunca fez uma produção ou não tem experiencia com audio nao vai fazer equipamentos pra audio.

Eu acho que é possivel sim aprender sózinho, pelo menos eu tenho condições disso, mas igual a eu não existe outro igual, então nao vou entrar em detalhes. E eu só estudo em casa porque não existe um curso especifico em que eu aprenda tudo que preciso, vou fazer um curso pagando 1500 por mes e brigar com todo mundo lá porque nao to aprendendo o q eu quero, organizo os meus estudos e estou evoluindo a cada dia, esses cursos de cara já prometem o que nao consseguem cumprir, alguns alunos ainda dizem que estao preparados pra ir pro exterior !!?? tem gente achando que vai pra lá depois do curso e vai ensinar os gringos.

Esses produtores que vc citou por exemplo lisciel, que diz que nao é possivel fazer equipamentos de audio porque o custo é caro o equipamento não funciona como deve, e porque ninguem pagaria o preço que vale, porque ele nao daria assinstencia, pra mim o cara que diz isso não é engenheiro mesmo, tem um video que eu assisti de um compressor que ele fez, ele disse que calcular um circuito completo é ingenuidade, diz ele no video que calculou o filtro e tal, viu que tinha uma resistencia ali e entçao sabendo o valor em seria e tal chegou em um resultado pro filtro, e colocou um potenciometro ali porque o circuito da uniersal audio usava ssim, mas o resto então é o que cópia???????

quando ve por isso que ele nao se intitula engenheiro de audio, ele tb não se formou em engenharia eletronica, e o fato de se formar tb nao torna todos alunos engenheiros.

.omni
Veterano
# jan/13 · Editado por: .omni
· votar


Beatlemaniac
Engenheiro de áudio trabalha para soluções no áudio, ele faz softwares, mesas, compressores, projeta estúdios, etc...

Olha, não é não.
Isso aí quem faz é engenheiro elétrico, acústico, etc.

Engenheiro de som pode trabalhar em várias áreas, incluindo essas citadas por você.
Mas num estúdio de gravação de música, a função do engenheiro de som é gravar e mixar. Isso inclui escolher os microfones e outboards, microfonar as coisas e basicamente extrair som de uma performance musical da melhor maneira possível.
O produtor tem o trabalho de guitar o artista ou a banda em algum caminho estético, como um diretor de cinema. É comum o produtor musical ser também o diretor musical da banda, orquestra ou seja lá o que for.
Ou seja, é um trabalho bem diferente do de gravar e mixar. A maioria dos produtores saca alguma coisa de gravação, mas geralmente tem uma pessoa mais especializada pra fazer isso (o engenheiro de som). E este, apesar de fazer um trabalho totalmente técnico e matemático, faz também escolhas estéticas que influenciam muito no resultado final, mas em um nível mais, digamos, perceptivo do que musical. A noção de tamanho sonoro e como preencher um campo invisível com timbres e texturas de modo a prender mais a atenção de quem estiver ouvindo.

rock_simpsom
Você está misturando as coisas.
Eu não sei quase nada de eletrônica (a nível profissional) e isso nunca fez a menor diferença no meu trabalho.
É evidente que eu sei a diferença entre uma válvula e um transistor, mas ninguém pensa em valores de transistores e capacitores ao fazer uma escolha timbrística. Você escolhe microfones e outboards de acordo com situações e intenções sonoras, sabe o tipo de som que tem cada equipamento, sabe posicionar os microfones certos nos lugares certos, entende o signal flow, etc.
Imagina se todo piloto de F1 tivesse que entender os detalhes técnicos de cada pecinha do carro. E mesmo se ele soubesse, isso não influenciaria muito no trabalho dele que é ganhar corridas.

rock_simpsom
Veterano
# jan/13
· votar


Eu tenho um amigo com quase 82 anos, eesse cara viveu toda sua vida dedicado na área da eletronica, fez curss e trabalho em todas as empresas que vc imaginar, gradiente, phillips, fez cursos na Tube departament General eletric, e mais um monte de coisa que nem me lembro mais e quando converso com ele tem coisas que eu sei que ele nao sabe ou não ve da mesma maneira entende, e isso porque eu sou produtor tb e ele não.

Conhecer ele tb me incentivou a estudar me motivou muito e ver que estou no caminoh certo.

rock_simpsom
Veterano
# jan/13
· votar


.omni

Claro vc faz seu trabalho super bem, mas se vc aprender eletrônica, vai abrir seus olhos pra muitas coisas, o dia que vc levar um osciloscopido pra dentro do estuido vai entender o q eu to falando.

Imagina se todo piloto de F1 tivesse que entender os detalhes técnicos de cada pecinha do carro. E mesmo se ele soubesse, isso não influenciaria muito no trabalho dele que é ganhar corridas.

Não fala isso cara, não to querendo me achar nem nada aqui, mas tb sou piloto de arrancada e monto meu proprio opala 6cc, cada parafuso, calculo a carga das molas do cabeçote taxa de compressão, equalização das camaras do cabeçote e dos carburadores e suas peças, agulha, canetas, venturis gicles etc etc etc etc etc etc etc etc.. etc etc etc..... meu motor novo agora vai dar uns com 390cv aspirado com 3 weber 44idf, e com certeza te garabnto que qualquer piloto memso nao sendo mecanico nem engenheiro, se ele é um piloto de verdade sabe pra que serve e o que ocorre em cada peça do seu carro, sabe que se aumentar 2 polegas no seu pneu traseiro vai chegar em tal velocidade final, senti isso no pé... em 200km por hora no final da reta..

Se ele nao souber disso nunca será campeão.

Scrutinizer
Veterano
# jan/13
· votar


.omni
E se eu quiser fazer pesquisa e não me misturar com essa gente plebéia de estúdio? =p
Depois da matemática tava pensando em fazer uma pós nessa área. Eu gosto de ficar no pc fazendo conta, não malhar meu ouvido pra diferenciar um microfone de outro.

.omni
Veterano
# jan/13
· votar


rock_simpsom
se vc aprender eletrônica, vai abrir seus olhos pra muitas coisas

Eu concordo.
Mas o trabalho que eu faço no dia a dia não tem a ver com eletrônica, tem a ver com áudio.
Quando eu preciso trocar algum componente da mesa ou consertar uma coisa queimada eu chamo um técnico de manutenção que é engenheiro elétrico e veterano da indústria pra arrumar pra mim.
Ele não sabe gravar e mixar, ele não sabe o som que tem um 1176 ou um LA2A mas ele conhece todos os 500 milhões de pedacinhos de silício que tem dentro da torre do console.
Se eu soubesse disso, eu iria abrir um leque de opções, mas isso não necessariamente iria me fazer mixar melhor. Saber a hora de usar um circuito sem transformador, um tipo de equipamento com transistores de germânio ou um determinado tipo de válvula faz parte do meu trabalho. Mas eu não preciso conhecer o circuito inteiro do negócio, pra mim basta ouvir o tipo de efeito que aquele equipamento causa em uma corrente elétrica. Ouvir com os ouvidos, não com um lápis e papel e uma calculadora.

.omni
Veterano
# jan/13
· votar


Scrutinizer
Você pode trabalhar com pesquisa, vai passar o resto das suas madrugadas fazendo A/B de coisas e passando senóides por circuitos e criando algoritmos.
É totalmente nobre.

Eu gosto de ficar no pc fazendo conta, não malhar meu ouvido pra diferenciar um microfone de outro.

Então, pra mim microfones e outboards são como pedais de efeito, e pra mim a coisa mais legal que existe é tirar sons interessantes das coisas.

ALEXI WILDCHILD LAIHO
Veterano
# jan/13
· votar


.omni
Concordo, ficar tentando achar o som, misturar e aumentar o horizonte sobre áudio e tal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Engenharia de Áudio