Gravação a nível "Profissional " e "top" com GUITAR RIG

Autor Mensagem
alv2707
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
Concordo contigo que tocando o som ao vivo dá diferença, mas em termos de gravação eu acho que a diferença é mais coisa da cabeça da pessoa.

http://www.emusician.com/techniques/0768/showdown-at-the-clubhouse--a% 20mp-software-vs-amps/141292

Essa noticia fala de um teste cego. Não é desmerecendo ninguém do forum mas os caras são profissionais experientes na área e mesmo assim não conseguem diferenciar plugin do amplificador real, será que tem tanta gente aqui no forum que manja o suficiente pra fazer essa diferenciação?


Um exemplo bacana aqui do forum são as jams, tem gente que grava com amp e gente que grava com plugin, tenta saber quem é quem pra você ver.

IMPOSSIBRU tem cara com timbre bom tanto em um quanto em outro. Timbre ruim também.

Acho que seria uma coisa interessante fazer um teste cego aqui no forum também.

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


ogner
Ooo e como engana, mas digo ao vivo, em estúdio é outra história, mas sejamos sinceros, tendo a disposição um micro bom com um amp bom vocês preferem o amp ou o simulador, esse e o x da questão se fosse outro tipo de som que tivesse uma característica que é aquela que tu procura era outra historia, ao sim ficaria na duvida entre usar digital ou analógico entende?

.omni
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
mas sejamos sinceros, tendo a disposição um micro bom com um amp bom vocês preferem o amp ou o simulador

Depende. Defina "em estúdio".
Em um estúdio com todas as ferramentas é óbvio que é melhor o amp de verdade.

Pra gravar no quarto de casa não.

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Quem sabe até em casa, vou mostrar um exemplo de micro fonação em casa

O guitarrista da minha banda gravou isso no ap dele!

http://soundcloud.com/tiago-damiani/enjoy-this-noise-mix-2-ez

Ficou com um timbre muito bom não!

donagilda
Veterano
# out/12 · Editado por: donagilda
· votar


Tava acompanhando o post mas não esta aparecendo os últimos posts, o ultimo poste que aparece é do OverZakk de ontem as 18:59...

"Edit"
foi só postar algo e apareceu o resto...

.omni
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
Achei tudo meio embolado.
E as guitarras meio pequenas.

Slash_1989
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
eh foda pq acostuma a mexer com VST e chega na hora de fazer de verdade não é a mesma coisa!

Olhem esse video:


Eu particularmente achei que o resultado ficou do caralho!! ele usou um pré e um amp handmade! mas há quem diga que ficou bom por causa do estudio, etc... mas ai só da mais polêmica.
a "moral" é que da pra tirar bons timbres com poucas coisas, só malhar um pouquinho que rola!

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Slash_1989

Porra curti muito, o estúdio é bom mas é aquele negocio é a mão de quem faz! Já vi uns videos deste produtor, ele é do tipo "tirar leite de pedra". Eu to criando um topico ali com uma tentativa de gravar Enter Sandman fiz tudo com vst, menos a distorção que é do metalzone! Da uma olhada la!

thigranpeio
Veterano
# dez/12
· votar


Hey rapaziada!!!

Eu tenho conseguido um puta timbre de guita somente com vst.

Guitarra pesada??? Timbre poderoso???

Escutem ae depois me falam!!!

https://soundcloud.com/thigranpeio

wotafok
Veterano
# dez/12 · Editado por: wotafok
· votar


entao pessoal eu tenho umas musicas gravadas com
VST's e eu acho que ficou bem legal e tambem concordo com o cara logo acima.. num teste as cegas e dificil saber oque e real e oque e simulado..
ai vai alguns exemplos meus,

https://soundcloud.com/gee-wota/suicide-silence-lifted (Le Poulin CAB + LE 456)

https://soundcloud.com/gee-wota/august-burns-red-composure (Le Poulin CAB + TSE X50)

https://soundcloud.com/gee-wota/asking-alexandria-to-the-stage ( Recabinet + Amplitube 3 )

MauricioBahia
Moderador
# dez/12
· votar


thigranpeio
wotafok

Esses simuladores são incríveis pra gravações. Ao vivo, não sei.

Há inúmeros tópicos exemplificando isso.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# dez/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Em tempo, já OUVI FALAR (não sei se é verdade, repito não sei se é verdade ) que o Charlie Brown Junior gravou alguns CDs só com simuladores pra guitarra.

Edson Caetano
Veterano
# dez/12
· votar


Eu uso com muito gosto, simuladores como o meu fiel Amplitube... É animal? Sim, para mim, sõ toco para me divertir mesmo... O dia em que eu tocar perto de um grande mestre me preocupo Hehe

MMI
Veterano
# dez/12
· votar


O grande problema do Guitar Rig e Amplitube da vida na minha opinião é outro... Neguinho rala a vida inteira para ter uma guitarra perfeita, estuda que nem um louco por anos, compra seu super Mesa Boogie ou Marshall, aprende a a timbrar o bicho (que é difícil pra caramba de domar), compra, vende, troca pedais, aprende a regular (mais difícil ainda)... Tal delay deteriora menos o som nas repetições, o melhor simulador de Leslie é tal pedal, tal drive é menos granulado, fica melhor com tal equalização... Nisso vão anos e milhares de reais. Daí chega na hora de fazer uma gravação, falam para jogar tudo isso fora e espetar a guitarra no Guitar Rig? PQP! hahahaha

Concordo plenamente com o .omni:

Fórmula básica pra o sucesso: guitarra boa + cabo bom + pré bom + DI boa + conversor bom.

Já passei por muita coisa do que ele disse, acho que microfonação de amplificador em casa é para se pensar algumas vezes. Chega a ser viável, uma isobox pode ajudar, mas aquilo é um trambolho que nem vale muito a pena. Tem bastante tempo que não microfono amplificador, o caminho para mim é gravar em linha dentro de casa. Talvez por essa frustração que falei no começo do post, reconheço, tenho alguma dificuldade ou até resistência a esse esquema guitarra > placa de som > Guitar Rig. Já gravei assim, até que deu certo, mas não consigo gostar muito, admiro caras que fazem um sonzão assim. Prefiro a opção de gravar em linha, mas usando o amplificador, pedais e tudo o mais que investi - tem vários equipamentos que pegam o sinal que iria para o alto-falante e jogam em linha. Isso é o que eu aprendi sobre gravar guitarras em casa em alguns bons anos, a minha verdade.

shoyoninja
Veterano
# dez/12
· votar


Depende do que é profissional e top na sua opinião.

Tenho usado o AcmeBarGig e os plugins do Lepou.

Eu acho aceitável:

http://www.youtube.com/watch?v=bEFVCzUpi2k

makumbator
Moderador
# dez/12
· votar


shoyoninja

Os plugins do Lepou no meu conceito são profissionais no âmbito da simulação de amp de guitarra. O problema dele (ironicamente) é que é grátis, então é visto como amador por muita gente. Caso ele fosse pago, a opinião geral dele (que já é boa) subiria ainda mais e aí sim seria visto como profissional...hehehe!

shoyoninja
Veterano
# dez/12
· votar


Pois é. Usando uns IRs bons de gabinetes, fica bem bacana. Redwirez tem aquele pack free que é bem útil.

Pra mim, atende tranquilo. Recomendo dar uma olhada no Acmebar tmb. Tem a versão free, pelo menos tinha, e eu sempre gostei.

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


Pergunta do dia... rsrs

Vocês acham que vale apena comprar um Rack mais em conta como Line6 Pod Hd PRO para usar em home studio como simulador de amp e ligar direto na interface?
Ou é dinheiro jogado fora pois um Vst faria o trabalho no nivel ou melhor...?

wotafok
Veterano
# dez/12
· votar


Jeff.gomes
cara isso tudo ronda uma "?"
ah VST's free como os que eu uso no qual nenhum outro pago chega nem perto .. eu iria de Pod HD PRO..
pelo fato de ser algo fisico que eu terei sempre ali na mao , bem um simulador e algo que é bom ter mas sempre como segunda opçao.. se voce e capaz de ter bons equipos nao abra mao disso ...

makumbator
Moderador
# dez/12
· votar


wotafok
pelo fato de ser algo fisico que eu terei sempre ali na mao

A não ser que pare de funcionar, seja roubado, furtado...

wotafok
Veterano
# dez/12
· votar


makumbator
é.. tem esses poréns auheuaeh

shoyoninja
Veterano
# dez/12
· votar


Não entendi muito bem...

Mas para usar os vst com uma qualidade legal, uma interface com hi-z eh indispensável. Se vc não tem uma, a Pod faz esse papel. Então, nesse caso a Pod eh bacana.

Agora se vc já tem interface, e não está satisfeito com esses vsts, pense bem e tente identificar qual eh o problema. A gravação que mandei, todas as bases foram feitas com uma guitarra básica, bem regulada mas básica, um cabo caseiro e uma interface hi z. A não ser que o que está ali não seja suficiente pra vc, aí eh outra história.

Comprar uma pod achando que vai ser um outro mundo comparada aos Vsts não faz sentido. A Pod tmb eh legal ao vivo.

.omni
Veterano
# dez/12
· votar


shoyoninja
O grande lance do POD é que dá pra gravar direto via USB, não precisa passar por mais uma conversão inútil.

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/12
· votar


.omni
o problema é que pedaleiras digitais são muito legais pra pegar aquele som ,marshall jcm ,mesa bogiee , e esses timbres que todo mundo quer.

mas quando vc quer algo mais especifico ,em especial timbres vintages de crunch , e fuzzes (que soam como fuzzes ,não como distorções) .. as simulações deixam demais a desejar .

.omni
Veterano
# dez/12
· votar


rhoadsvsvai
Será que deixam?
Eu tenho um POD XT e acho um puta som. E olha que é uma pedaleira "velha".

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/12 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


.omni
eu sinceramente não consigo ,chegar em timbres desse tipo com o amplitube . e olha q uso a amplitube a muito tempo ( tenho o vox a menos de 2 anos , e nunca gostei dos outros simuladores como o guitar rig).

cara , teve uma vez que eu tava tentando tirar cliff of dovers , que eu não lembro como eu consegui todas as exatas regulagems do cara nessa musica , da posição do potenciometro de cada pedal , até o tipo de microfone ,no tipo de sala ,com a distancia certa do amplificador , e coloquei todas essas informações no amplitube, e toquei com minha custom shop de cordas novas...

o som não tinha nem cor parecida .


posso pegar os dois vox do amplitube e regular eles igualzinho meu vox , o som tb é muiito diferente .

tipo não tou dizendo que é ruim , eu inclusive concordo com vc que pra homestudio 90% das vezes é melhor não microfonar , só que pra esse tipo de som em especifico , acho muito dificil de timbrar com digital, jcm ,fender reverb ,mesa , os soms digitais são muito legais , mas plexi ,vox ,bassman ,ainda me soa muito feio.

.omni
Veterano
# dez/12
· votar


rhoadsvsvai
cara , teve uma vez que eu tava tentando tirar cliff of dovers , que eu não lembro como eu consegui todas as exatas regulagems do cara nessa musica , da posição do potenciometro de cada pedal , até o tipo de microfone ,no tipo de sala ,com a distancia certa do amplificador , e coloquei todas essas informações no amplitube, e toquei com minha custom shop de cordas novas...

o som não tinha nem cor parecida .


Pô, mas aí você tá querendo um pouco demais também, né!
Você quer que um plugin tenha o mesmo som de um negócio gravado num puta estúdio com um puta amp, pré, mic, sala, sistema, conversão, clock, etc.

tipo não tou dizendo que é ruim , eu inclusive concordo com vc que pra homestudio 90% das vezes é melhor microfonar

Eu jamais disse isso.
Em home studio, 99,99% das vezes é melhor gravar em LINHA.

É difícil timbrar com digital sim. É diferente. Mas eu acho o POD uma excelente ferramenta de gravação de guitarra, muito melhor do que uma interface baratinha e um SM57 no quarto. MUITO melhor, não tem nem comparação.

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/12
· votar


.omni
Eu jamais disse isso.
Em home studio, 99,99% das vezes é melhor gravar em LINHA.


eu até editei la , é que escrevi a ideia contraria na pressa

shoyoninja
Veterano
# dez/12 · Editado por: shoyoninja
· votar


Isso .omni, por isso que falei que se vc não tem uma interface com hi-z eu acho um bom negócio a Pod.

As HD da vida tem até entrada pra mic :).

Tive uma X3 por 2 meses para atender um pedido de um cliente, usei ela e o Acmebargig. Sem chance de conseguir a mesma qualidade microfonando, com os amps e a sala que tenho.

Até dá para fazer algo bom... Mas o trabalho é 20 vezes maior
E o resultado no máximo vai ser igual, já que com os simuladores eu chego em algo que na minha percepção é muito bom, sem alguém mais competente para ouvir o que falta ali, não vai rolar :).

.omni
Veterano
# dez/12
· votar


shoyoninja
O lance é que esses HiZ que vem nas interfaces costumam ser muito ruins, pra quem não tem uma interface muito boa (e um pc também) talvez a pedaleira seja mais jogo.
Mas eu gosto de gravar direto na interface também, por poder mexer no timbre depois de gravado. Acho mais produtivo simplesmente gravar logo do que ficar horas achando o timbre perfeito. :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação a nível "Profissional " e "top" com GUITAR RIG