É possível remover esse nível de chiado dessa gravação com algum programa?

    Autor Mensagem
    João Violão
    Membro Novato
    # fev/16


    Gostaria de saber se usando algum programa posso tirar esse nível de chiado sem zuar mais o som.... ? Usei o Audacity pra fazer um teste mas estraga ainda mais o som.

    João Violão
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    https://soundcloud.com/joaocarti/sd2u2000-copiawav Esse é o áudio!

    João Violão
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Deixa eu explicar... Com o equipamento que tenho não é possível gravar com menos ruído que isso, mas queria tirar esse chiado... Eu não cortei a faixa pra vocês entenderem bem o chiado no começo. Alguém me ajuda??
    Valeu.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    João Violão
    Dependendo do nível de ruído, as perdas serão inevitáveis. O que você fez no Audacity? Qual ferramenta usou?

    João Violão
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    entamoeba
    Oi, usei o removedor de ruído, mas fez o som do violão ficar muito pior... Você ouviu o áudio do link? Queria saber se é ruído demais isso pra tentar usar com algum programa.

    Obrigado desde já.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: entamoeba
    · votar


    ̶N̶ã̶o̶ ̶u̶s̶o̶ ̶o̶ ̶A̶u̶d̶a̶c̶i̶t̶y̶,̶ ̶m̶a̶s̶ ̶n̶u̶m̶a̶ ̶b̶u̶s̶c̶a̶ ̶r̶á̶p̶i̶d̶a̶ ̶n̶o̶ ̶y̶o̶u̶t̶u̶b̶e̶,̶ ̶v̶i̶ ̶q̶u̶e̶ ̶a̶ ̶f̶e̶r̶r̶a̶m̶e̶n̶t̶e̶ ̶d̶o̶ ̶s̶o̶f̶t̶w̶a̶r̶e̶ ̶q̶u̶e̶ ̶r̶e̶t̶i̶r̶a̶ ̶r̶u̶í̶d̶o̶s̶ ̶é̶ ̶o̶ ̶"̶n̶o̶i̶s̶e̶ ̶r̶e̶m̶o̶v̶a̶l̶"̶.̶ ̶F̶o̶i̶ ̶e̶s̶s̶a̶ ̶q̶u̶e̶ ̶v̶o̶c̶ê̶ ̶u̶s̶o̶u̶?̶

    [edit: postei antes de ver que já tava respondido]

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    João Violão
    Você usa qual DAW?
    A maioria das Daws tem este recurso de eliminar ruídos, inclusive o Audacity, que é um editor.

    Acredito que dá para minimizar o problema.
    No meu caso eu uso como ferramenta principal o Mixcraft, e pelo nível da onda de wav, que posso ver no soundcloud aplicando a ferramenta certa de forma correta deve resolver.
    E como o ruído esta isolado no início pode ser que de certo, facilita, pois você seleciona esta parte com ruído, e aplica o plugin em todo o áudio.
    Só vai dar problema se em alguma parte da música as frequências dos instrumentos ficarem com frequências meio parecidas com a do ruído, e parece que não é este o caso.
    Mas acho que dá para melhorar sensivelmente, a ponto de parecer que não existe ruído.
    Ouvindo a gravação que você postou parece que o efeito que aplicou não esta trabalhando direito, pois se aplicou um redutor de ruído, não deu certo pois o ruído contínua, num volume mais baixo mas contínua.
    Aplicando o plugin certo na dose certa, esta parte do início deveria estar bem dizer em silêncio.
    Edit:
    Mas como você informou o que você usou afetou o violão.
    Então antes de mixar tem que tratar isoladamente cada track, talvez melhore, caso contrário vai ter que pesquisar mais e descobrir o problema da gravação em si.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Então, João Violão.

    Você selecionou o trecho do ruído para que o noise removal "aprendesse" o que deveria remover, certo? Tente selecionar outras partes do trecho com o ruído (cru), ou fazer pequenas alterações nos parâmetros que ele te oferece. As vezes ajuda.

    João Violão
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    entamoeba
    Usei o Removedor de ruído (NOISE REMOVAL) ... distorceu muito. Preciso saber se é possível remover o nível de ruído (chiado? presente no áudio ou se to querendo demais... Vi que o R MIX da Roland é um programa relativamente simples pra essas e outras coisas, mas se o ruído for demais sei que nada fará esse "milagre" mas ao mesmo tempo não sei o quanto é esse DEMAIS.

    João Violão
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: João Violão
    · votar


    entamoeba
    Então, nesse áudio que postei o link não fiz alteração nenhuma nem mixei... ele está com o ruído total ao qual me referi.

    João Violão
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Adler3x3
    Então, nesse áudio que postei o link não fiz alteração nenhuma nem mixei... ele está com o ruído total ao qual me referi.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    João Violão
    Assista este exemplo, no caso dos vocais, mais ou menos como funciona todo o processo.

    https://www.youtube.com/watch?v=aGKCY9W-Vps

    E conforme a DAW que usa pode ter algo parecido.

    João Violão
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Adler3x3
    Pelo que percebi o processo de redução de ruído nesse programa é semelhante ao Audacity.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    João Violão
    O princípio é o mesmo obter uma amostra do ruído e depois remover usando certos parâmetros, como percentual de redução entre outros, e saber captar corretamente as amostras.
    O que vai variar é o plugin em si, sua tecnologia de DAW para DAW ou de fabricante para fabricante de plugins com este recurso.
    Classifico o Audacity como um bom editor de áudio, frequentemente faço uso dele, considero como uma ferramenta auxiliar.
    O ideal para produção musical é o uso de uma "DAW" - Digital Áudio Worsktation", que contém muitos mais recursos principalmente para mixagem e master entre outros.

    João Violão
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Adler3x3
    Me perguntou que DAW que eu usava e nem sei o que é isso, fui entender e agora posso responder. Eu gravo em um gravador conectado ao amplificador no qual estão microfone e tals. É na verdade um cubo pra voz e violão ligado em um gravador. Esse chiado imagino que seja do próprio cubo, pois o gravador detecta esse som antes mesmo da gravação. Minha encrenca aqui é melhorar esse áudio, pra que chie menos. Por isso achei que um editor de áudio devesse funcionar.

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Terá de operar com um gate forte e removedor de ruído. Está numa taxa muito baixa o sinal/ruído (S/R ou signal/noise ou S/N).

    João Violão
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Com meu reduzido conhecimento e técnica aceito sugestão de ações para melhoria do áudio. Agradeço desde já aos que me ajudaram.

    Ningen
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Eu deixava...

    Prefiro 100 de um ruído assim, natural.. que 50 ou 60% de ruído distorcido...

    Ismah
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Ningen

    Vinil fan detected.

    João Violão
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Ningen
    Não tô muito ligado no que quer dizer com ruído distorcido.

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: entamoeba
    · votar


    João Violão
    Acho que a melhor saída será você melhorar o teu método de gravação. O ideal seria usar uma interface, mas, presumindo que no momento você não quer gastar um centavo, me diga:

    Qual gravador você usa? Tem como ligar o microfone direto nele?

    João Violão
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    entamoeba
    Uso um gravador SD 2U Roland - Tem como ligar sim, mas embora o ruído seja menor a qualidade da gravação é pior. Fiz a gravação direto no gravador com o microfone.

    Ningen
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Passei o Waves X-noise e ficou até "bom"...

    Depois

    Antes

    (Sei que já tem o "antes" lá em cima mas coloquei os dois equiparar conversores/bitrate/site e etc rs)

    Me chamem de doido mas.... Ainda prefiro com o ruído.. Pro estilo, pra música e tal rsrs

    João Violão
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Ningen

    Cara... Só queria gravar uns áudios "limpinhos" pra estudo. Mas o barato é complicado pra mim. haha. Valeu aêhh. Esse som de frequência de disco voador que fica no lugar do silêncio...? O audacity também deixa, mas nesse caso não vejo tanta distorção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É possível remover esse nível de chiado dessa gravação com algum programa?