Como conseguir mixagem/equalização de nível profissional?

Autor Mensagem
wzinhow
Veterano
# abr/06


como conseguir uma boa mixagem (equalização) para se assemelhar aos profissionais?

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


1 - equipamento no minimo decente
2 - (muito mais importante) saber o q está fazendo.

nao existe mágica, cara
tem q ler, e ler, e fazer, e errar, e aprender com os erros....
boa sorte!

Eder Muchiutti
Veterano
# abr/06
· votar


wzinhow
a grande questão da humanidade, em se tratando de homestudios. rs
Dentre outras coisas ditas pelo Michael Vlcek, eu citaria a presença de bons músicos, acústica boa, presença de equipamentos em hardware (não acreditava muito, mas isso faz uma diferença gigante na masterização). Esse negócio de equipamento "decente" abrange tudo, desde instrumentos até a interface de áudio, passando pelos plug-ins. Experiência conta muitíssimo.

wzinhow
Veterano
# abr/06
· votar


Olá, pessoal, gostei muito das respostas dos veteranos Michael e Eder.
Como sempre pra quem está começando num home studio existem várias lacunas a serem preenchidas. Então vamos por partes.
VOZ / MICROFONES
esse dias fiz uns testes usando um simples lesson sm58, mas, com um plugin chamado mixCiter consegui uma "presença" que durante toda a minha vida nao sabia como conseguir. Daí imaginei que se com um simples lesson fiz o que fiz e se fosse um bom condenser?
Alguem saberia falar algo sobre o 'mxl v67g' da marshall?

Muito obrigado pelas respostas. Estou disposto a ajudar no que estiver ao meu alcançe.

NESCAU
Veterano
# abr/06
· votar


wzinhow

Onde vc conseguiu o mixCiter?

shamandnl
Veterano
# abr/06
· votar


Acho que já que estamos falando em equipamentos profissionais, o pessoal mais experiente poderia citar os nomes de pelo menos alguns pluguins principais usados na mixagem ( reverb, chorus, delay) que tenham REALMENTE qualidade profissional. Que tal ?

Slashizinho
Veterano
# abr/06
· votar


Microfone cara , eu recomendo o Behringer Xm8500 , em matéria de custo/beneficio é o melhor que voce tem a encontrar , na minha opnião tem qualidade pra bater com Shure SM58 e está saindo a 90 reais + ou -
abraços

Eder Muchiutti
Veterano
# abr/06
· votar


shamandnl
não sendo experiente, mas posso afirmar que plug-ins profissionais são quase todos. Muita gente famosa usa vários plug-ins da Waves por exemplo. Eu citaria ainda os da Nomad Factory como excelentes. Os da Antares são famosos, mas controversos (principalmente o Avox).
Acho que nós acabamos desmerecendo o potencial dos plug-ins pq conseguimos eles facilmente, baixando na internet. Se vc consultar em lojas especializadas verá que o Waves Diamond Bundle custa algo em torno de US$3000 e plug-ins avulsos como o próprio Waves IR-360 (reverb) versão TDM que sai por US$1300. Assusta né?
Por isso que tanto dizem que o importante é saber trabalhar com o que tem; pq o que se consegue hj é de alta qualidade (mesmo não se pagando o que deveria por isso).

Jabijirous
Veterano
# abr/06
· votar


como conseguir uma boa mixagem (equalização) para se assemelhar aos profissionais?

da pra voce fazer isso usando o pacote da waves, nao precisa comprar nada, é só ter um bom ouvido e gosto, e muito trabalho!!

Michael Vlcek
Veterano
# abr/06
· votar


acho tb alguns plugins da PSP, como o Vintage Warmer, indispensável...

enfim,
cata na net uma lista dos plugins mais bem recomendados atualmente, pega no emule, fuça....
tem q por a mão na massa

wzinhow
Veterano
# abr/06
· votar


Falando sobre mics agente sempre procura o melhor custo beneficio, alguem saberia algo sobre so MXL V67G da Marshall?

wzinhow
Veterano
# abr/06
· votar


[b][/b]NESCAU
Um amigo meu tem vários plugins, pedi um cd a ele e o mixCiter veio junto.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# abr/06
· votar


eu uso os plugins da waves e acho eles ótimos, super profissionais.

Alan_Domingues
Veterano
# abr/06
· votar


Como conseguir mixagem/equalização de nível profissional?

Simples. Ter uma BOA placa de som e saber o que esta fazendo. Só isto. A sem esquecer de boa monitoração. As cxs da Behringer estão muito boas.

wzinhow
Veterano
# abr/06
· votar


Olá, Por favor me ajudem, alguem sabe onde eu encontro algum plugin da linha dos "Exciters"? alguem conhece aquele chamado Excitable boy?

SapSound
Veterano
# abr/06
· votar


Alan_Domingues

Você comentou que uma boa monitoração é de grande importância (também concordo com você). Citou que as caixas Behringer são boas. Você tem algum modelo pra indicar e mais ou menos quanto custa?

Um abraço.

Alan_Domingues
Veterano
# abr/06
· votar


SapSound

Da uma olhada nas caixas acústicas Behringer no site. Ve qual cai melhor para você e da uma olhada nas lojas. Custo beneficio, ela é a mais relax.

Jabijirous
Veterano
# abr/06
· votar


a custo beneficio é a 2031A tem um som muito bom!!

wzinhow
Veterano
# abr/06
· votar


Nao precisam mais responder sobre o Excitable boy, já tenho ele (comprei)

Michel Top
Veterano
# mai/06
· votar


mto conhecimento, uma boa sala, uns bons monitores, uma boa placa de som, os plugins necessarios e mto ouvido.... abraços

Michel Top

Mr. Phil
Veterano
# mai/06
· votar


Ouvido e uma "pitada" de creatividade. :P

Saber trabalhar bem com o Panpot (panning) dà um tom de "profissionalidade" na musica, e trabalhar bem com a eq de cada track (saber onde cortar as freq mais baixas e acentuar os médios e altos).

Saber escolher os "sons" a serem gravados. (trabalho do arranjador...)
Quem escolhe os timbres, efeitos, etc nao sao os musicos, mas quem faz o arranjo. Muitas vezes os musicos sao bons no "live", mas em estudio nao sacam nada... aì é que entra um bom arranjador... ;)

Sem mencionar, naturalmente, toda a série de equip. e programas necessarios (hw, seq, plugins, etc) e, como jà foi dito anteriormente, uma boa monitoraçao e acustica no local de gravaçao. Quanto melhor for a qualidade do som que se grava, mais "facil" o trabalho de ediçao e pos-produçao.

E' certamente possivel (hoje em dia) obter um som de uma "certa qualidade" sem ter que gastar milhoes em equip. Nesses casos, o que mais vale (IMHO) é o ouvido de cada um e a capacidade de utilizo dos programas e plugins.

abçs

brunocesar00
Veterano
# mai/06
· votar


sem esquecer de boa monitoração

tem como mixar com fones de ouvido e conseguir monitar bem os sons gravados?

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


nao!!

viniciusjau
Veterano
# mai/06
· votar


num home estudio acho dificil vc conseguir um som com qualidade profissional, igual a gente vê nos CDS

mais acredito que você consegue um resultado satisfatorio, nada que deixe a desejar.. de uma ouvida nessa gravações, eu achei que consegui um resultado legal até:

http://www.garagem69.com.br/download.php?arquivo=sos.mp3

usei n-track e Sound Forge

Michel Top
Veterano
# mai/06
· votar


brunocesar00
Fones de ouvido servem para a monitoração na hora de gravar, pois conseguimos escutar tudo mto bem, peincipalmente oque estamos errando... mixagem se faz com um bom par de monitores, pois com o fone vc deixa passar umas frequencias e tal, por que eles nao produzem o SOM VERDADEIRO.... costumo chamar de MENTIROSOS.... auhauhauha

viniciusjau
Sabendo trabalhar e tendo o equipo correto pode-se tirar som de cd num homestudio sim.... so saber o seu limite.... e ter conhecimento e um equipo bom.... consegue-se sim.... abraços

Michel Top

Jabijirous
Veterano
# mai/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


num home estudio acho dificil vc conseguir um som com qualidade profissional


so se o cara tiver pessimo gosto pra mixagem!!

se o cara tem placa de som profissional, os plug ins que os profissionais usam, pq nao vai sair com som profissional??? so se o cara nao souber oq esta fazendo

Naio
Veterano
# abr/09
· votar


Conseguir um som profissional em home stúdio é dificil mas não impossível. Mas se voce tem um "Avalon", um rack recheado de equipamentos que vão lhe permitir colocar no pc faixas já quase masterizadas... torna-se alcançável essa comparação!

RockLetsRoLL
Veterano
# jan/12
· votar


Naio
Efeitos de rack, fisicos, é muito mais diferente do que usar os digitais? tpw VSTs ? sei que a pergunta é besta mas queria uma resposta de alguem que tem experiencia....

Outra coisa, o Hardware, o pc conta muito? um core 2 duo já da pra fazer boas mixagens?

Vlw !

Slash_1989
Veterano
# jan/12
· votar


RockLetsRoLL
claro que eh!! como diria um carinha por ai no youtube: simulação é igual prostituta! ela existe pra "acrescentar" algo ao seu trabalho, nao para substituir.
estar tocando diante de um amp valvulado, guita plugada em varios pedais, racks e tudo o que há de melhor, vai com certeza oferecer uma gravação muito melhor tanto em niveis tecnicos como na motivação do guitarrista ao tocar diante de tudo isso.
mas claro que nem todo mundo tem condições para racks fisicos, entao existem bons VSTs que quebram um otimo galho, mas o importante eh sempre buscar o melhor que seu dinheiro puder pagar, e completar o resto com as simulações.

Outra coisa, o Hardware, o pc conta muito? um core 2 duo já da pra fazer boas mixagens?
depende do que vc chama de boa! da quantidade de VSTs que vc usar (isso puxa mta memoria), e etc... teoricamente quanto mais limitado o PC, mais limitada sua gravação vai ficar, pois ele nao vai conseguir rodar tudo ao mesmo tempo.
sem contar que o hardware nao esta incluso só o PC. eh necessario ao menos uma boa interface de audio e microfones bons (=caros).

como eu disse, eh sempre bom buscar o maximo de qualidade que vc conseguir comprar.
da pra gravar guitarra sem uma interface? da, claro que dá! mas o resultado eh X.
se eu comprar uma interface razoavel o resultado fica bom? fica! mas se vc comprar uma melhor, com um pre amp que vc pode aumentar mais o ganho sem trazer chiados, eh logico que fica melhor.
entao vai depender muito do quanto vc esta disposto a pagar pela qualidade que vc quer.

ao meu ver, a "santissima trindade" para a mixagem eh:
1) um computador potente
2) uma placa de audio/interface/mesa de mixagem
3) monitores de referencia (qualquer um que vc curta o som)

eh isso aew, abraços.

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


RockLetsRoLL
Às vezes sim, às vezes não.
Mas tem sim muita diferença entre uma mesa analógica totalmente hotline e uma mix in the box. Mas também existem ótimos plugins e outboards ruins. O ouvido é quem manda.

Sobre o computador, tudo depende o que você quer fazer.
Considere que estúdios geralmente usam placas de dsp pra fazer o processamento de plugins, então isso exige muito menos do processador.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como conseguir mixagem/equalização de nível profissional?