PA baixo custo para ensaio

    Autor Mensagem
    brunosod
    Veterano
    # jul/12


    Olá, boa noite a todos!
    Este é meu primeiro tópico no FCC. Apesar de já acompanhar há alguns anos, só agora me cadastrei e decidi buscar mais informações e é claro também participar e contribuir para a comunidade.

    Já pesquisei bastante sobre este assunto mas encontrei pouca coisa que se encaixe com minha situação e preciso de mais informações. Então vim humildemente buscar ajuda de vocês pois entendo muito pouco deste assunto. Na verdade não sei se este é a solução ideal para o nosso objetivo mais creio que sim.

    Não temos muito dinheiro para investir, então estamos procurando uma solução barata que atenda as nossas necessidades com maior nível de qualidade possível.

    Temos uma banda na igreja, na qual é formada por vozes, violão, guitarra, baixo e bateria e há um novo espaço para ensaio, aos fundos da casa (edícula) de uma integrante da banda. Queremos montar um PA apenas para este fim.

    Nesse PA será ligado todos os instrumentos, exceto a bateria que nem precisará ser microfonada.

    Sabemos que não é correto ligar todos instrumentos no PA, sendo recomendado para vozes ou violão, mas como disse no início não temos muito para investir, pois fica muito caro gastar com amplificadores de qualidade para guitarra e baixo, que tenham pelo menos falantes de 12" (guitarra) e 15" (baixo).

    ___

    Para guitarra e baixo temos pedais Behringer GD1-21e ADI-21 (respectivamente), que funcionam como "preamp" e ao mesmo tempo possuem função de DI para ligação na mesa através da saída balanceada;

    Para as vozes iremos utilizaremos microfones Behringer XM 8500;

    Já o violão será ligado diretamente na mesa.


    Bom, agora entra a parte mais difícil que seria a Mesa de som + Potência + Caixas. Imagino que essa opção seja mais barata do que utilizar caixas ativas ou não?

    - Mesa de som:

    4-8 canais, mais que isso seria exagero e também fica mais caro.

    Precisa ter dois canais com entradas XLR balanceadas para o DI de guitarra e baixo.
    Acho que será necessário pelo menos dois canais que tenham préamp integrados para as vozes, ou é melhor adquirir isso separado? (deve ser caro, não temos dinheiro rsrs)
    PS: Também não entendo deste assunto, mas pelo que eu vi em algumas mesas de som (no ML), acho que é necessário preamp para para voz certo?


    - Potência:

    Não sei quais são os critérios para escolher, peço ajuda de vocês.


    - Caixas:

    Acho que 2 caixas já nos atende bem...
    Precisam ter falantes específicos que timbrem bem as frequências de intrumentos e não embole o som dos mesmos com as vozes, principalmente o baixo, ou não?Pois a maioria dos falantes não ficam legais para esta finalidade certo? E falantes de 12" fica legal ou precisam ser de 15" ?



    Acho que é isso galera...

    Se nada disso der certo, vamos ter que pensar na opção de comprar amplificadores para guitarra e baixo + caixas multiuso para vozes e violão.

    Nem sei qual é o melhor custoxbenefício, e qual compensa mais em relação ao nosso orçamento. Ambos ficam pesados, mas ainda assim estamos acreditando na idéia do PA.

    Estou vendo que a brincadeira vai sair caro, vamos precisar de um milagre rsrsrs.


    Desde já agradeço!!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Pouco dinheiro quanto?? 100, 1000...

    Mixer bacana, com preço justo é a linha Xenyx X1204 da Behringer, conta com 4 canais pré amplificados com XLR balanceado, e mais 4 canais estereo (ideais para o teclado), mesinha cheia de recursos, efeitos, usb se quiserem gravar o ensaio, conexoes para cd, efeitos externos... a criança no mercado livre fica na média de uns 650,00

    Olha é impossível achar algum produto mais barato com o mínimo de qualidade, a linha Xenyx é o melhor custo benefício, mais barato somente com menos conexoes

    - Guitarra e Baixo, tudo junto vai dar uma embolada, mas dá para ir levando com volumes adequados, até não adquirirem os amps específicos que se fazem necessários

    O PA eu iria direto para as caixas ativas, no final oferecem o melhor resultado, elimina cabos, diminui ruídos... como vão ficar num quartinho pequeno acho que os modelos da CSR que são os mais em conta, um par de 100w resolveria, uns 500 reais cada uma, ou a CSR3000 por 800 cada já bem mais forte com 200w

    Então ficaria 800x2 + 650 = 2250,00 ou no modelo mais fraco 1650,00

    Não dá para enxugar muito mais do que isso
    Será que ainda acha que está caro, ou dá para oferecer produtos melhores com mais verba??

    brunosod
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: brunosod
    · votar


    Edson Caetano
    Poxa, obrigado pela força!


    Olha só, encontrei algumas mesas/mixers já amplificados e achei muito melhor o custo benefício:

    - BEHRINGER PMP518M

    - SKP VZ-60A

    - STANER MXP-220



    Eu estou tendendo para o STANER, mas estou com um certo receio por ser um equipamento usado e pelo menos aparenta estar bem judiado rsrs.

    Vale salientar que encontrei um post muito bacana do moderador kiki onde fala sobre este mixer e conta sobre uma apresentação que foi feita com equipos no mesmo nível em que pretendo fazer, porém no meu caso apenas para ensaio mesmo hehe.... Então se vocês poder puderem participar, até o mesmo o próprio kiki e me ajudarem a decidir.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/254933/



    E em relação as caixas, encontrei esta com dois falantes selenium 10pw3

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-431697478-2-woofer-10-polegadas -selenium-10pw3-150w-rms-8-ohms-98db-sp-_JM

    E aí, o que vocês acham?

    kiki
    Moderador
    # jul/12 · Editado por: kiki
    · votar


    brunosod
    hahahaha, entri pra ver e vi que meu post forever alone serviu pra algo! que bom!

    então vai, um pouco mais de relato sobre esse mixer staner mxp 220:

    ainda to usando ele pra ensaio. ensaiamos em casa, na sala.
    usamos uma bateria pearl RT, que é um pouco menor que uma normal, entao tem um pouco menos de volume, e tocamos rock leve (beatles, coisas do genero).

    o mini PA dá na conta, usando algo tipo 70% do volume.
    mais que isso dá microfonia porque o ambiente tambem nao é muito grande, entao nao da pra distanciar mais os mics das caixas.

    nao sei se faria muita diferença ter uma caixa com um woofer maior, as minhas sao de 10". pra vozes e teclado tá tranquilo.
    eu cheguei a usar pro baixo um tempo tambem, dá conta.
    acho que se conseguir uma de 12" seria bom, mas nao é extremamente necessario.

    uma coisa que eu comecei a testar agora foi botar efeitos na voz.
    por enquanto eu to usando uma pedaleira de baixo (zoom bfx 707) na saida de efeitos da propria mesa. fica um quebra galho legal, mas usei pouco ainda.

    eu acho que quando eu for trocar vou acabar mudando pro esquema mesa comum + caixas ativas, pelo visto é bem mais popular, tem mais opções. mesa amplificada deve ter algum problema que pouca gente usa e pouca gente fabrica.

    de uma maneira geral, acho que uma dessa daria conta tranquilamente pro que voce precisa.
    acho que o gdi e o bdi pros instrumentos deve dar conta por enquanto. no futuro voces compram amplis especificos.

    no mais, nao sei dizer sobre os outros modelos.
    behringer é uma marca um pouquinho melhor que staner, e tem outros modelos de mesa amplificada, acredito que voce ja tenha visto. essa que voce postou tem poucos canais, acho um pouco apertado.
    a outra eu nunca ouvi falar, nao sei opinar.

    nao sei se ajudou. qualquer coisa é só perguntar!

    kiki
    Moderador
    # jul/12 · Editado por: kiki
    · votar


    ah, só vi depois: essas caixas que voce postou sao pra carros, nao acho uma boa nao.

    primeiro porque nao sei se as especificações tecnicas vao bater (caixa errada pode queimar o PA!). depois que falante de carro é projetado pra dar uma resposta de frequencia nao muito legal (algumas tentar deixar mais "bonito", e enchem de grave pro carro tremer, coisas assim).

    procure por caixas de PA mesmo...
    o mais importante é olhar a impedancia, se é 4 ohms ou 8 ohms (mais comuns)
    depois, ver se tem pelo menos a potencia minima (as duas caixas aguentando 200w, por exemplo).
    e por fim, de preferencia de 2 ou 3 vias. woofer + tweeter, ou woofer + tweeter + drive (tipo a minha).

    Flavio Jr.
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Eu tava com a mesma duvida,
    mas axo que vou comprara uma caixa ativa selenium
    que é bem mais compacta, e o preço é quase igual
    e mais tarde pego uma mesa de som para não precisar ficar se abaixando e regulando na caixa

    a caixa é essa:
    http://www.milsons.com.br/caixajblseleniumativa200wrmscomusb,product,J S151A,260.aspx

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    kiki
    depois que falante de carro é projetado pra dar uma resposta de frequencia nao muito legal (algumas tentar deixar mais "bonito", e enchem de grave pro carro tremer, coisas assim).

    Eu acho que não !! Tudo vai depender da equalização do som.
    Geralmente estes sons automotivos tem amplificação separada (UMA para os médios e agudos e OUTRA para os graves) aí os caras exageram no ganho deste segundo para que os graves batam forte.
    Estes auto falantes alí na foto estão em caixas para som automotivo, mas são os de cone seco e de Xmax reduzido (estes geralmente se usa em P.A. e neste caso estão em som automotivo).
    E a situação vice-versa também se vê muito por aí. Sonorizações com Woofers e Subwoofers de cone com suspensão macia de borracha e de alto Xmax.

    Eu creio que tudo depende de casar certinho a impedância, a potência RMS, a sintonização do duto, a litragem da caixa, e a sensibilidade das vias.

    E não adianta !!!!!
    Em qualquer caso SEMPRE a sensibilidade das cornetas e supertweeters serão maiores que as dos Woofers. e para o som ficar flat é preciso ajeitar isso na equalização.

    Flavio Jr.
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    é essa linha pw3 é muito boa para PA muita gente usa para som de carro por ser bem versatil, mas essa linha é muito utilizada para Pa seria legal se fosse 2x12..

    kiki
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    El_Cabong
    ah, eu nao entendo nada de falantes, tudo que sei é que o ideal é usar um equipamento projetado pro que voce vai usar.
    pode ser que essas que voce viu sirvam, mas pode ser q outras nao sirvam, entao eu prefiro ir atras do que é pra PA mesmo.
    =p

    Flavio Jr.
    mas axo que vou comprara uma caixa ativa selenium
    que é bem mais compacta, e o preço é quase igual

    se for só pra voz, ou poucas coisas, as caixas ja vem com um "mini mixer" que até dá conta.
    acho que uma dessa pra ensaio talvez já cumpra.
    mas pro que o nosso amigo brunosod procura já seria legal ter uma mesa mesmo.

    brunosod
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: brunosod
    · votar


    kiki
    Com certeza!
    Quase um ano depois e você complementou com informações importantes e acabou me ajudando e muito com essa idéia do mini PA.... valeu hen ;)

    El_Cabong
    Tem razão, concordo contigo!

    Flavio Jr.
    É isso mesmo, eu não entendo de falantes mas o pessoal fala muito bem mesmo dessa linha pw3, tanto para som automotivo quanto para PA.

    brunosod
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: brunosod
    · votar


    Galera,
    Encontrei uma mesa/mixer amplificado bem bacana e com um valor bem mais atrativo. Trata-se do ARCANO HEAD 8-EQ. Possúi 8 canais balanceados e equalizados, só não gostei muito por não ter controle de médios nos canais, mas acho que isso pode ser corrigido no eq geral gráfico de 5 bandas.

    Vou ligar o Head em duas caixas, cada uma com esses falantes 10pw3 o qual mencionei o link no meu segundo post. O problema é que ele possúi 2 saídas que entregam 60 watts rms (8 ohms) ou 90 watts rms (4ohms) cada uma e pelo que eu li aqui no FCC, a saída da potência precisa ser no mínimo a metade da potência do falante, podendo ser maior chegando perto da potência do falantes mas sem ultrapassar, pois se ultrapassar não teráuma boa qualidade sonora. Então se eu for ligar um falante de 8 ohms em uma das saídas(60w rms), ele precisa ter no máximo 120w rms, mas os 10pw3 possuem 150w rms e não conseguiria atingir um bom desempenho... é isso mesmo? Se sim, então como calcular esta relação de potência por exemplo numa caixa de 2 ou 3 vias, pois todas que eu vejo possuem tweeter, driver e woofer com potencias diferentes... e como saber qual a potência ideal para alimentar estas caixas?

    Bom pensando nisso, pesquisei uma caixa que seja compátivel e encontrei esta aqui: Caixa Som Profissional 12 - Som Fantástico. O que vocês me dizem desta caixa para utilização neste HEAD? lembrando que será utilizada apenas para ensaio em baixos volumes, porém estando ligados vozes, violão, guitarra e baixo tudo junto nesse mesmo "mini PA". Estou pensando em comprar duas dessas, o que acham?

    brunosod
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: brunosod
    · votar


    Estou editando este post, pois não sei por qual motivo foi postado duas vezes.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    No seu caso, será que algo menor que 100W já passa a bateria? Principalmente se for plugar a voz e o baixo no P.A. (normalmente esses precisam de maior potência para serem bem ouvidos).

    Não tenho certeza, melhor deixar alguém mais experiente responder.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a PA baixo custo para ensaio