Montando sala de ensaio com bom custo/benefício

    Autor Mensagem
    rockuster
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: rockuster


    Pessoal, depois de muita pesquisa, coloquei a mão na massa e fiz as coisas andarem, mesmo sem saber se o resultado sería pelo menos regular. Pra minha surpresa e da galera que toco junto, todos ficaram impressionados. O som ficou excelente, muito melhor que vários estúdios que ensaiamos. Acreditem, é possível fazer um estúdio (sala de ensaio) com pouco $$. Ter um custo/benefício alto, e ainda ser ecologicamente correto, ao reaproveitar várias coisas. Mais de 70% da montagem foi feita com material reciclável.

    O espaço que tenho é um quarto de medidas diferentes, ou seja, ele não é um quarto com medidas exatas. São elas 3,33 m, 3,85m, 3,25 e 2,89m. Como é um quarto "pequeno" eu tive que quebrar a cabeça pra achar os locais corretos dos amps e bateria. E é aí que começa o trabalho. Decidir em que lugar vc colocará os instrumentos, pra depois tratar o som da sala de ensaio. Sem contar ainda que eu tinha a porta e uma janela, onde não poderia fechar.

    Ah...muito importante. A maioria das coisas aqui colocadas, servem para o tratamento, e não isolamento. Consequentemente, se vc trata a sala, vc se ouvirá melhor e não precisará de altos volumes pra cobrir a bareria... é amigos! Agora não tem desculpa pra alguns bateras pesarem a mão. Ele também terá que "abaixar" o volume dele!

    Eis o maior site http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=949 de som e acho que um dos maiores do mundo...e o melhor tudo de grátis. O Edu Silva, que era o dono do site, faleceu há pouco tempo. Uma grande perda, pra todos que curtem esta coisa viciante do som. Quanto mais vc aprende, mais vc quer. Leia, mais leia tudo o que puder. Depois leia de novo. Depois projete num papel aquilo que vc pode fazer no seu estúdio. Não precisa ser com software, no rabisco mesmo. Quando vc visualiza, as coisas ficam mais claras.

    Falando em claro, uma sala de ensaio necessita ser bem iluminada, mas não precisam ter várias lâmpadas como aqueles estúdios modernos e caros. Eu utilizo apenas uma fluorescente de 25 watts. O resto do trabalho de iluminação é feito pela tinta da parede, ou seja, reflexão. Quanto mais claras as paredes, melhor. Utilizei antes da tinta, direto no calfino, um selador. Ajuda muito a economizar as demãos. No meu caso, pude dar quatro demãos (- teto) , utilizando um galão de 3,6L. Usei uma tinta anti-fungos (branco-gelo), pois todos sabem que a circulação de ar, em salas de ensaio não são muito boas.

    Com a sala pronta, fui atrás do material para montar os Bass traps (armadilha de graves). O certo, dependendo do tamanho da sala, é vc fazer o bass trap nos cantos da sala, do teto até o chão. Mas como esquema é economia. Fui na sorte.

    Pesquisando, achei este vídeo aqui http://www.youtube.com/watch?v=X-2kLzZAnRg&feature=related e peguei como exemplo. A diferença foram os materiais e tamanho. Para montar o bass trap, vc vai precisar de...madeira, prego ou grampo, tecido ortofônico, cola branca e lã de rocha ou lã de vidro. É a lã que vai prender os graves e limpar o som da sala.

    Como eu fiz

    Eu tinha restos de forro de madeira em casa, que em sua maioria tinham entre 70 cm e 90 cm. A largura, pra mim, se fez ideal. Cortei as ripas no mesmo tamanho e furei com prego. Depois passei arame cozido nos buracos, amarrei e montei o triângulo. Após, visto o conselho dos artigos que li, utilizei cola branca (sobrou do piso que meu pai colocou em sua sala) para vedar os espaços entre uma extremidade e a outra.

    Feita a armação, eu precisava de um tecido ortofônico. Peguei retalhos de costura, de um tecido que tem as fibras não tão fechadas, e com alguns furinhos. Medi o tamanho que precisava e pedi a minha que costurasse. É necessário que o tecido seja assim, pra que o som passe para dentro. Após colocar os tecidos, para vedar o fundo utilizei "lâminas" de madeira 0,4 mm. Éh... aquelas mesmas que parecem um papelão e que vc encontra nos fundos de guarda roupas e armários. Também foram sobras de uma cozinha velha que meu pai guardou.

    Agora o principal. Lã de vidro... cabe um adendo aqui. Proteja-se ao máximo! Use boné, óculos, luvas de manuseio (couro ou borracha grossa), camisa de manga comprida e calça e máscara. A lã não pode entrar em contato com a pele, senão...vc vai virar um mico de tanto se coçar. Vale lembrar também, que vc precisa de um local fechado sem circulação de ar, pois a lã é leve e poderá se espalhar. Ah...consegui a lã de vidro em FERRO VELHO!!! É isso mesmo... as geladeiras e fogões tem bastante lã, e muitos donos de Ferro velho, dão de graça ou até pagam pra vc tirar de lá, pois é prejudicial à saúde. Se a fiscalização pega, os caras tão ferrados, pelo menos aqui na minha cidade. Então é bom saber disso pra negociar...heheh!!! Consegui muita lã e sobrou até, tudo de grátis....

    Colocando a lã

    Deverá ser colocada, de modo a preencher todo o espaço do triângulo e, ainda que fique um pouco acima da madeira, de modo que, quando vc for tampar, ela fique imprensada entre a lâmina e o tecido.

    Após pregar, vc deverá novamente utilizar a cola branca, para vedar possíveis espaços. É bom salientar que qualquer abertura no fundo, pode prejudicar o funcionamento do bass trap. Para pendurá-lo, fiz parecido como no vídeo. A diferença é que coloquei uma ripa embaixo para sustentar melhor. Também cito que a ripa, não poderá entrar em contato com o chão, pois a madeira transmite a vibração. Usei uma espécie de lona feitas de borracha (parecem cortes de pneu) entre o chão e a ripa. Eram usadas como tiras no sofá, pra sustentar o peso de quem senta.

    Difusores

    Tudo que estiver dentro do estúdio serve como difusor, mas mesmo assim vc precisará fazer um tipo de difusor. Como se sabe, a onda de som é linha reta. Se vc tiver o quarto quadrado ou retângulo com medidas iguais, terá reverberação. Para tanto é necessário difusores que tenham sua superfície angulada e não reta. Assim, a reflexão se dará em vários "caminhos", de modo que preencherá toda a sala, e limpando o som pra banda.

    Pra fazer, vc precisará de 02 lâminas de 0,4 mm, prego, cola, um sarrafo de madeira e, se assim quiser, tecido pra dar uma melhorada no aspecto. Com eu tinha lã de vidro sobrando, também fiz com que os difusores, virassem bass traps. Lógico que com bem menos poder na sua função.

    Um sarrafo tem mais ou menos 6 cm. Corte o sarrafo no mesmo tamanho das lâminas. Depois corte o sarrafo ao meio, de modo que o seu comprimento seja mantido e vc fique com dois pedaços do mesmo comprimento da lâmina e com 3 cm de largura. Você irá pregar um em cada lado de uma das lâminas. Isso servirá como encaixe para a outra lâmina. Vc envergará a outra lâmina, de modo que ela fique encaixada entre os filetes, formando uma angulação. Após, deverá passar cola, para isolar possíveis fugas de ondas sonoras. Assim vc terá um difusor com dupla função, ou seja, bass traps.

    Piso flutuante para bateria

    Também vai precisar de um piso flutuante para a bateria. Este sim é o principal causador de barulho, então terá que estar completamente isolado. http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=4216

    No site que citei existem vários tipos que o Edu Silva ensina. Então nem vou perder tempo. Vou explicar como eu fiz e deu certo. O som amenizou pra caramba. Isso te ajuda pra diminuir o som que vai pra fora do estúdio. É lógico que depende do tamanho que vc irá fazer. Eu utilizei 02 paletes que estavam jogados numa construção. Lavei-os, pintei-os com verniz. Também nesta construção, ganhei 1 folha e meia de maderite. Aquelas que o pessoal usa pra tapar as obras. Elas mediam cerca de 2,20 m por 1,20 m . Enfim o tamanho do tablado ficou de 2,20 por 1,60m. Dá e sobra pra bateria. Preguei-as de modo que os paletes não deixassem sem base as pontas e o meio. Ou seja, vc deverá distribuir as folhas em cima antes e testar subindo nelas. Por fim vc deverá colar "pés de borracha" na parte dos paletes que vão ficar em contato com o chão. Eu disse colar, porque prego transmite freqüência pro chão e consequentemente pra parede e o lado de fora. Nenhuma parte da madeira poderá ter contato com o piso ou parede. O certo era eu ter fechado, mas eu não tinha maderite suficiente e tentei assim. O resultado foi muito bom.

    Nuvem para bateria

    Vocês devem estar se perguntando: e as espumas? Se vcs já leram os artigos do Edu Silva, verão que ele diz que pouco ajuda. No meu caso, peguei um exemplo dele e fiz uma nuvem em cima da bateria, pra limpar um pouco os pratos. As espumas servem apenas para os agudos. A nuvem deve ficar distante do teto pelo menos uns 20cm, de modo que faça um " "
    Chapéu chinês. Vc deverá medir o alcance dos pratos da bateria. Montar a base em lâmina de 0,4mm com este tamanho, pois serão coladas as espumas na lâmina. Após, irá pendurar no teto respeitando aquele espaço.

    Na sala de ensaio, existem duas coisas que vc vai precisar muito. Bass traps (armadilha de graves) e difusores de som. Saca as caixa de ovos que a turma fala pra isolar? Então, não isolam p*** nenhuma, apenas difundem os sons que preenchem melhor o ambiente, ou seja, a acústica melhora um pouco. http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=949

    Os difusores http://www.audicaocritica.com.br/o-que-e/186-difusor-acustico deverão ser colocados nas paredes para espalharem o som, a fim de que as ondas não fiquem refletindo sobre a mesma incidência e causando aquela estranheza nos ouvidos. Dependendo do tamanho do estudio, dá pra vc adaptar alguns difusores, como sendo bass traps também, o que fiz aqui na sala de ensaio. O ideal é vc sempre isolar os bass traps e difusores, de ter contato com a parede, pois qualquer contato, mesmo que mínimo, poderá transmitir freqüências para fora, ou seja, o som estará vazando.

    Bom pessoal, tá aí um resumão... tudo o que fiz no estúdio, foi lendo estes links e usando aquela máxima de "faça vc mesmo". Algumas coisas foram no chute mas deram certo. O Audiolist é fonte infinita. ´Vc terá que "perder" um tempo pra ler bastante os artigos; irão te causar dúvidas mas vc chegará há uma conclusão. No que eu puder ajudar, perguntem. Não sei se saberei responder, mas de repente adaptar ao seu ambiente, é a solução.

    Tudo, mas praticamente tudo dá pra adaptar! Eu fiz isso... por enquanto é bom vc ir lendo, relendo e tirando dúvidas, pra quando botar a mão na massa, ter ctz do que irá fazer. Aí não perderá tempo (dinheiro).
    FOTOS: http://www.flickr.com/photos/70365263@N07/6390177667/in/photostream

    Simonhead
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Fera! Boa sorte com o seu estúdio. Vou tentar ver as fotos em casa. \o

    Peça, se possível for, que reposicionem o seu tópico aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/

    Bob Mauley
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Boa!

    Vou dar uma olhada melhor depois

    rockuster
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Simonhead
    Obrigado pela dica. Já fiz o pedido.

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    rockuster
    muito legal sua iniciativa de postar todo o procedimento e foto! fica de referencia pra futuros projetos!
    belo trabalho.

    rockuster
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    kiki
    Opa...valeu! Só estou fazendo o mesmo e passando a frente o que aprendi. As fotos não estão legais, pois tava muito bagunçado. É só pra ter uma noção.

    geracaoanos2000
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Desenterrando só pra tirar uma dúvida...

    Existe algum outro material que eu possa substituir no lugar da Lã de vidro e que tenha um resultado idêntico?

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    geracaoanos2000
    Lã de Rocha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montando sala de ensaio com bom custo/benefício