Avaliação de mix - "Nosso relógio parou" (Sirk)

    Autor Mensagem
    Hard_Guitar
    Veterano
    # mar/12


    Fala galera!
    Sou vocal e guitarra da banda Sirk e acabei de finalizar a gravação da música nova, chamada "Nosso relógio parou". Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a gravação.
    Toda a gravação foi feita em casa, utilizando uma Fast Track e muita força de vontade, hehe...
    Todas as perguntas e sugestões são bem vindas!



    Piggie
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Cara, se você fez tudo isso utilizando uma Fast Track, meus parabens. Os resultados estão ótimos, e a música está muito bem produzida.

    Acho que a voz não ficou bem firme em algumas partes, mas nada que prejudique a música.


    Se puder dar uma avaliada no meu som eu também agradeceria:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/283061/

    Valeu!

    gege_correa
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Hard_Guitar

    Muito legal cara, gostei... o vocal não foi corrigido né? dava pra dar uma leve corrigida em alguns momentos, só isso que me incomodou, no mais tá jóia! Qual o resto dos teus equipos? Abraço!

    Homem Cueca
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Hard_Guitar

    Legal cara...só tenho uma pergunta pra você; você não gosta de médios não?

    Batera, usou EzDrummer, né? Legal cara, conseguiu um bom resultado. Mas achei esses overs muuito agudos e muito na cara enquanto que o som da batera mesmo ficou meio pra trás. Os pratos estão mascarando uma porrada de coisa no meio da mix. Toda a definição de "s" "t" da voz está mascarando com os pratos, é só atentar a momentos em que toca-se um prato ou o chimbal junto com a voz. A guitarra, os violões também isso acontece. A impressão que tive é que você equalizou tudo meio que escavando médios e puxando médio agudos e agudos.

    Tem algumas outras coisas, mas to num corre geral aqui...mas acho que o que tá mais gritante é justamente esse mascaramento.

    Abração cara e continue postando coisas pra galera ouvir.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Hard_Guitar

    Achei a mixagem meio confusa. Acho que faltou abrir o som, expandir o ambiente. Talvez a a qualidade do áudio no Y2B tenha atrapalhado, por isso sugiro sempre postar o áudio em MP3 320Kbps.

    Mas está bem legal! Creio, pra mim, que seja uma questão de equalização e panorama, principalmente das peças da bateria, como até mencionou o Homem Cueca.

    Abs e sucesso!

    Stalingrado
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Hard_Guitar
    Eu acho que um tapinha melhor nos volumes também podia ajudar.
    Os instrumentos estão confusos, não tem liga entre eles, isso pode ser por inúmeros fatores, mas acho que os principais são a reverberação e o volume.
    A voz tá muito na cara... Um delay rápido de acordo com o BPM da música e um pouco menos de volume pode ajudar a situá-lo melhor.
    Os pratos (inclusive o chimbal) realmente estão mascarando muita coisa aí, é o caso de repensar a equalização.

    Congestionamento se resolve eliminando excessos de equalização e distribuindo melhor os instrumentos no estéreo.

    Vá incluindo aos poucos os instrumentos na mixagem. Comece colocando a bateria, depois o baixo. Cheque os volumes relativos e veja se estão numa boa relação. Depois a guitarra, caso haja choque, experimente filtrar os graves da guitarra em 84Hz. Aliás, esse lance do corte de graves você pode fazer em vários instrumentos que não trabalhem muito essa região... Os principais instrumentos que usam essa região são bumbo e baixo, deixe esse espaço no espectro de frequência pra eles. Experimente um posicionamento estéreo mais agressivo.

    Enfim, são só algumas coisas que podem ajudar.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Hard_Guitar
    · votar


    Piggie
    Vou ouvir seu som assim que possível e comentar, pode deixar! Valeu pelo comentário!

    gege_correa
    O vocal tá sem correção sim. Eu evito usar Melodyne e coisas do tipo, senão acaba viciando, hehe... Depois vou fazer outro post especificando todos os equipos que utilizei nessa gravação.

    Homem Cueca
    MauricioBahia
    Stalingrado

    Ótimas dicas, amigos! Equalização é um calcanhar de Aquiles... Estou usando um fone da Audio-Technica para mixar e às vezes tenho a impressão que ele "mente" um pouco. Muitas vezes tudo soa bem com ele, mas em outras fontes de som acaba ficando essas "falhas" de mixagem. Mas é vivendo e aprendendo, vou pegar todas as dicas de vocês e experimentar para ver como vai ficar, depois posto aqui de novo!

    Também acho que o Youtube ceifa um pouco da qualidade do áudio. Quem quiser ouvir em qualidade de MP3, dá uma olhada na nossa página do Palco MP3: www.palcomp3.com.br/sirk

    Valeu!!!

    Homem Cueca
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Hard_Guitar
    Ótimas dicas, amigos! Equalização é um calcanhar de Aquiles... Estou usando um fone da Audio-Technica para mixar e às vezes tenho a impressão que ele "mente" um pouco. Muitas vezes tudo soa bem com ele, mas em outras fontes de som acaba ficando essas "falhas" de mixagem. Mas é vivendo e aprendendo, vou pegar todas as dicas de vocês e experimentar para ver como vai ficar, depois posto aqui de novo!

    Também acho que o Youtube ceifa um pouco da qualidade do áudio. Quem quiser ouvir em qualidade de MP3, dá uma olhada na nossa página do Palco MP3: www.palcomp3.com.br/sirk

    Valeu!!!


    Cara, falar que está mixando com um fone Audio Technica é a mesma coisa que eu falar que estou mixando com um fone AKG...pode ser desde um mísero K44 (muito bom pro preço, por sinal) até mesmo um K702 caríssimo. Hehehehe

    Mas mesmo assim, ainda acho que o mais importante de tudo é conhecer a sua fonte. Saber como as outras músicas soam nele, e sempre ir procurando algo parecido com as referencias.

    Eu tenho um fone YOGA aqui, ouvi muita coisa com ele durante anos. Uso ele pra mixar as vezes de tão bem que conheço a referência.

    Cara, a qualidade HD do youtube é bem melhor que a qualidade do palcomp3. O palcomp3 reduz tudo pra mp3 128kbps, é nojento. Heheheh

    Stalingrado
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Hard_Guitar
    O massa é você ouvir muita música no seu sistema de monitoração, seja ele fone, caixas multimídia ou monitores profissionais mesmo. Assim tu vai conhecer as peculiaridades do sistema e estar acostumado a lidar com elas. Tente também usar músicas como referência em sua mixagem, isso pode ajudar bastante.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliação de mix - "Nosso relógio parou" (Sirk)