Primeira Mix - Ajuda e avaliação

    Autor Mensagem
    Fagulha
    Veterano
    # mai/10


    Olá pessoal, estou brincando com gravações a muito tempo. Agora resolvi de fato fazer músicas inteiras. Gravei os instrumentos e agora estou tentando mixar.

    Meu principal problema está na bateria, pois gravei uma bateria acústica de péssima qualidade, com microfones de voz e tudo em apenas um canal. Tentei salvar a bateria o maximo que deu. Como não procuro resultados profissionais acho que quebra um galho.

    Estou mixando em fones de ouvido e por isso sei que muita coisa fica errada.

    Gostaria que voces ouvissem e criticassem a vontade, principalmente quem possui monitor bom.


    link: http://www.4shared.com/audio/uFhuZmGi/wartesre2-01.html


    Agraço a todos

    abraços

    Fagulha
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ng?

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Pra primeira passada tá muito bom.
    O que eu faria:
    1. usaria um compressor ou equalizador para cortar as bandas altas do baixo, e as bandas baixas da guitarra. Cortaria também os graves do vocal, e aumentaria um pouquinho os médios e agudos.
    2. Colocaria um pouco de reverb na voz. Só um pouquinho também. E aumentaria um pouco a voz porque ela tá sumindo um pouco do mix.

    São ajustes bem pequenos, mas pra brincar tá bom, creio eu.

    Eu aprendo bastante aqui no FCC, e o que mais está me ajudando são aqueles tópicos de 'tributo', onde todo mundo grava, todo mundo comenta as mixagens, etc.

    E ouvindo o trabalho dos colegas, dá pra concluir coisas no seu próprio.

    Tem um tópico sobre mixagem em música eletrônica, que ele ensina bem a equalizar baixo, guitarra e voz.

    amplexos

    T.

    Fagulha
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    T-Rodman
    olá, obrigado por ouvir e por postar.

    Eu cortei a guitarra em 100hz nas baixas, o vocal em 120hz e os agudos do baixo eu cortei em 8khz.

    Será que cortes mais bruscos dariam um resultado melhor?

    Sobre o vocal eu adicionei o trueverb, mas o som do reverb realmente sumiu na mix ficando apenas o vocal hehehe vou tentar adicionar um pouco mais para ver.


    valeu!

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    É fogo. Em tese a gente faz exatamente como tá escrito no livro, mas na prática parece que não é o que a gente escuta.

    Eu tenho um problema com o volume. Eu mixo em casa e tá tudo legal. Exporto e vou ouvir em outro lugar, fica baixo. Esse é o problema que estou enfrentando atualmente.

    Só testando e refazendo tudo mesmo pra ver onde é que a gente tá errando, rs.

    Eu faço o seguinte. Rodo hoje em dia uns 15 projetos de música. Praticamente foi tudo que escolhi tocar no home-studio e sempre vou mudando uma coisinha ou outra pra ver se melhora. Finalizo a faixa e vou trabalhar em outra. Depois no outro dia, volto a mexer novamente na faixa, modificando novamente. É assim que talvez eu aprenda alguma coisa na mixagem, porque a gravação das faixas já estão prontas.

    Quanto ao fone de ouvido, não tá ficando fora o resultado mixado pelos fones não. O negócio é ir aprimorando os ouvidos porque só na experiência pra gente ir melhorando.

    vejo que os livros você tá lendo, então o negócio é praticar.

    Continue a mixar que uma hora o negócio vira vinho (mas mesmo assim, muitas vezes, a gente mesmo é que não fica satisfeito, rs.)

    Fagulha
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    T-Rodman

    pois é...esse negocio do volume eu notei também.

    Vou tentar fazer mais dos cortes que voce disse e procurar mais clareza na mix.

    Acha que está faltando ambiência na bateria?

    as bandas altas do baixo voce costuma cortar em que faixa de frequencia?

    hehehe desculpe a sequencia de perguntas

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Cara eu apesar de ler bastante materiais, eu tento usar um som no baixo já pensando que ele não vá sumir no final. Então eu acabo usando algum preset do amplitube3 para não atrapalhar depois e acabo usando depois um preset de baixo simples no Logic, que ele já faz os cortes básicos sem influir muito no resultado final, rs, técnica de preguiçoso.

    No mais, pegue esse vídeo aqui que ele ensina a fazer os cortes:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/233889/

    Quanto à bateria, não ouvi nada que a desabone, dentro das características que você mencionou como foi captada. O que o pessoal costuma a fazer para realçar é bater de novo os pratos ou os bumbos via VST para misturar o som e realçar a bateria. É uma coisa que você pode fazer também.

    amplexos

    T.

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Fagulha

    Achei bem legal a mix mesmo! só achei a voz muito "na frente". Nesse estilo de música, testa jogar a voz mais pra trás, mais junto com a banda, sei lá, isso é só opiniao, vai de gosto, achei bem legal apesar de não ser meu estilo preferido. Parabens!

    Fagulha
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Iversonfr


    legal voce ter gostado mesmo nao sendo seu estilo. Obrigado por ouvir e por postar.

    Eu usei o trueverb na voz, ele da ambiencia de uma sala (voce deve conhecer melhor do que eu)...mas o reverb dele nao fica evidente...é mais um colorido no som..

    qual reverb, ou melhor, qual tipo de reverb voce me aconselha usar?

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Fagulha
    voce deve conhecer melhor do que eu

    Voce que pensa! rsrsrs... eu to aprendendo tudo ainda também, comecei a brincar com essas coisas não tem nem 1 ano ainda, sou novatão, só fuço bastante.

    Pelo que li, o reverb que mais se usa na voz são os Plates, eu uso o da waves renaissance, acho que é o Rverb, e jogo uns presets dele lá, dou uma regulada no ganho, quantidade de reverb e só. Tem um artigo ( esse aqui ), que fala sobre os tipos de reverb para cada instrumento e várias outras dicas, um livro que vi também (Protools For Dummies) e o A Arte da Mixagem confirmam oq está escrito neste artigo aí. Como eu não manjo nada, simplesmente acredito neles e sigo o que mandam, rsrsrs. Abs!

    Fagulha
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Iversonfr

    obrigado pelo material, baixei aqui e achei bacana. To testando uns reverbs e depois vou postar o resultado aqui.

    alguem mais deu uma ouvida?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Primeira Mix - Ajuda e avaliação