Avaliação de mix - "Esperando um sinal" (Sirk)

    Autor Mensagem
    Hard_Guitar
    Veterano
    # fev/12


    Fala pessoal!

    Finalmente terminei a gravação de mais uma da Sirk. A música se chama "Esperando um sinal", e gostaria de saber a opinião de vocês!

    A primeira música eu postei AQUI.

    Todas as sugestões são muito bem vindas!




    geracaoanos2000
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Hard_Guitar
    Primeiramente parabéns! Gostei da qualidade! Eu não posso opinar afirmando muita certeza, porque eu estou usando um fone AKG, portanto não ouvi sua música, com monitores potentes e fiéis. Mas se fosse eu mixando, colocaria um pouuuuquinho mais o baixo em evidência, aumentando o volume dele, pouca coisa viu. Na voz, ficaria bem vindo um reverb bem de leve, e também um delay mono bem de leve. O solo da gaita, tem ficar no meio, assim como qualquer instrumento no solo principal. Acho que é isso. Parabéns pelo trabalho!

    .omni
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Hard_Guitar
    O stereo dos violões ficou legal, mas eu achei o timbre meio magrinho. O baixo aparece, mas tá meio no fundão mesmo, eu acho que dava pra dar um tapa nele. Aliás, tanto o baixo como o bumbo acho que merecem um pouco de compressão, eles tão meio "moles", manja?
    Na hora do solo eu entendi que era pra ficar a gaita de um lado e um violão fazendo um solo no outro, mas o violão meio que sumiu lá no fundo.

    Sem citar peças ou instrumentos separadamente, eu acho que faltou um pouco de condução de volume no geral, algumas coisas somem em algumas partes.

    A bateria tá meio sequinha e no fundo, pode ser que seja a idéia, mas aí eu teria dado um pouco mais de clareza nessa percussão (é um bongô?). Ele praticamente não aparece.

    Não gostei dos reverbs. Tão com cara de spring demais, sei lá. Posso estar totalmente errado, mas eu acho que encaixava mais um quarto.
    Eu achei a voz meio magrinha também (e seca!), mas estou ouvindo no YouTube em 480p, é meio cruel com a mix. Faz ela inteira soar meio... incompleta.
    Acho que no geral a mix não se decidiu muito, se é um rock n roll cheio de punch ou se é uma baladinha acústica. Ficou meio um híbrido entre os dois, acabou não sendo nenhum.

    Parabéns pela música e pela gravação, desculpa se reclamei muito, sinta-se à vontade pra discordar com veemência de tudo o que eu disse!
    Abraço

    Hard_Guitar
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    geracaoanos2000

    Valeu cara! Concordo com o volume do baixo, só percebi isso hoje. Estou mixando com um fone da Audio-Technica que mente muito no som, principalmente nos graves. O baixo nele ficou ótimo, daí coloquei em outras fontes de som e ele desapareceu.
    Sobre o solo, a idéia era deixar a gaita na direita e o violão na esquerda, mas o violão acabou ficando muito baixo.

    .omni

    Valeu pelas opiniões! Pelo jeito você não gostou muito da música, né? Rsrsrs....
    Você disse várias coisas interessantes que com certeza vou considerar na próxima mix. Só vou fazer alguns adendos:

    A bateria tá meio sequinha e no fundo
    Achei até que ela poderia ter ficado muito alta! Na minha mix o BUS da batera fica colando em 0db o tempo todo, principalmente pelo bumbo. No espectro não parece ter nada concorrendo com ela.

    Não gostei dos reverbs. Tão com cara de spring demais, sei lá.
    Apliquei reverb apenas no violão solo da introdução e final, e um pouquinho de nada nas vozes só pra "empurrar" pra dentro da mix. Nenhum spring, todos room, mas vou ver depois o porquê pode ter soado assim pra você.

    algumas coisas somem em algumas partes
    Algumas "sumidas" fazem parte da dinâmica da música mesmo, mas tem alguma parte específica que você achou estranho?

    a mix não se decidiu muito, se é um rock n roll cheio de punch ou se é uma baladinha acústica.
    A intenção está bem longe de ser um rock 'n roll. São apenas dois violões e um baixo, além da cozinha.

    estou ouvindo no YouTube em 480p, é meio cruel com a mix.
    Verdade. Depois que eu fizer alguns ajustes na mix, vou postar em outro lugar pra ver se o áudio fica mais fiel.

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Hard_Guitar

    Na minha visão, ficou tudo meio magrinho, separado demais. Muito frio. Nos MEUS fones as peças ficaram muito distante, sem aquela coesão sonora. Sei lá, não sei explicar tecnicamente, mas parece que falta mais sustentação no geral. Talvez o "tapa" volume do baixo, citado pelo .omni e mais excitação/ambientação nas frequências possa fazer alguma diferença.

    Se pudesse postar o áudio e não um vídeo, seria melhor pra avaliar.

    Mas, no geral eu achei legal, só que acredito pode melhorar. Pelo menos, pro meu gosto. hehe

    Abs

    Homem Cueca
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Tive uma impressão bem parecida com as dos meus colegas MauricioBahia e .omni.


    Hard_Guitar
    Achei até que ela poderia ter ficado muito alta! Na minha mix o BUS da batera fica colando em 0db o tempo todo, principalmente pelo bumbo. No espectro não parece ter nada concorrendo com ela.
    Cara, nossos ouvidos ouvem o som RMS, os meters dos canais de qualquer DAW mostram o volume em Peak, alguns mostram Peak e RMS, mas muito provavelmente você estava vendo os picos das peças da bateria, mas a média de volume delas está abaixo do resto da música. Como aumentar a média de um som sem aumentar os picos? Compressor! \o/ Mas aí tem que saber em quais peças colocar, quais valores colocar, o que exatamente você quer com o compressor, porque ele não apenas aumenta a média de um som, ele também altera o timbre (na essência dele ainda, ADSR).



    Mas é isso aí cara, negócio é sempre ir tentando, buscando informações e aprendendo!!

    Abração.

    .omni
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Hard_Guitar
    Valeu pelas opiniões! Pelo jeito você não gostou muito da música, né?

    Não é isso! Eu dei minhas opiniões sobre a mix, apenas. :)

    Nenhum spring, todos room, mas vou ver depois o porquê pode ter soado assim pra você.

    Jura? Não achei a menor cara de room. Deve estar com a EQ muito aberta.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Muito boas opiniões, amigos! Vou fazer uma remixagem desta música e postar no Soundcloud ou Palcomp3 considerando as dicas que me deram, depois posto aqui pra ver as opiniões!

    Mais algum ponto da mixagem que merece ser observado?
    Além da mixagem, como está a "execução" da música? Essa é a parte que mais me preocupa...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliação de mix - "Esperando um sinal" (Sirk)