Como ligar a guitarra em uma mesa de som

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# mai/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Eu uso um clone do Sansamp configurado pra amplificador "clean" (simulação do Fender), e os pedais antes dele. Não fica o melhor timbre do mundo, mas já salvou e muito a minha pele quando toquei em locais pequenos, e sem amplificador de guitarra. Em certas ocasiões eu até dispenso o amplificador e plugo direto na mesa (da forma como disse acima).

[FOTO] Pedal Hobbertt Simulamp [simulador de amplificador e caixa]

Alex guitar man
Veterano
# mai/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Dudurlz

http://2.bp.blogspot.com/_4-rxBjbQPvU/SU6GuSdMQeI/AAAAAAAAABQ/f3kpeYXs -p8/s320/gi100.jpg


Ele simula o altifalante do amplificador de guitarra, veja meu post la em cima... no começo do tópico

Dudurlz
Veterano
# mai/12
· votar


Alex guitar man
Beleza maninho, obrigado pela atenção de vocês.
Então no caso se eu não tiver um amp de guitarra eu posso usar isso pra simular um certo?

Bog
Veterano
# mai/12 · Editado por: Bog
· votar


Dudurlz

Como eu disse antes, a G1 já serve para simular amps - incluindo o falante e o gabinete. O manual explica como usar. São os módulos Drive e GNR/AMP.

Você não precisa comprar outro simulador. Pode comprar se quiser, mas precisar não precisa. Eu pessoalmente acho que antes de sair comprando coisas por aí, é bom dominar o que você tem em mãos. Muitas vezes, o problema não é falta de equipamentos, e sim falta de domínio sobre eles.

Alexandre.M
Veterano
# mai/12
· votar


Alex guitar man
não sei se tem simulador de ampli, no meteoro, mas deve ter pois ele tem saida exclusiva para mesa/mixer. mas e referente eu ligar a saida pra fones de ouvido na mesa, tem pobrema?

Dudurlz
Veterano
# mai/12
· votar


Bog
Saquei, faz pouco tempo que estou com a G1xn, antes só usava VST rsrsrs.
Mas obrigado pela ajuda de todos.
Abraço

Alex guitar man
Veterano
# mai/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


edi

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


alexandremilitao1

Uma "coisinha" legal pra utilizar entre a saída de linha do seu amplificador e a mesa de som é um simulador de caixa, como este:

[cabinet simulator]

http://efxpedais.com/loja/produtos/outros/cabinet-simulator-2/

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


referente eu ligar a saida pra fones de ouvido na mesa, tem pobrema?

Vai dar problema, esse saida passa por uma processo não convencional de amplificação, vai dar muito ruido, muito msm, e a saida não é simulada, vai resultar num som horrível, horrível msm.

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


<<<<<UP>>>>

Pessoal, estou largando da "ligação em linha", comecei fazer uns teste com microfonação e estou tendo muitos problemas ao ligar em linha :(

peter eagle
Membro Novato
# mar/15
· votar


Pessoal, estou entrando agora neste fórum. Li todas as postagens, mas ainda estou em dúvida, já que não tive muito sucesso nas minhas tentativas.

Estou passando por este tipo de problema com ligação em linha em mesa de som, ou seja, quando utilizo distorções e drives mais pesados o som sai muito alterado, com chiado. Não tenho problemas quando utilizo um fone ou um amp/cubo ao invés de ligar na mesa.

Tenho uma guitarra SX modelo Strato VTG, com captador original e encordoamento Elixir. Utilizo uma pedaleira Zoom G3X conectada (pela saída balanceada da Zoom G3X) num Direct Box que vai pra uma mesa Behringer X32 digital.

Conforme alguns comentários do fórum, tentei também utilizar um (na verdade, vários) simulador de Amp da G3X, porém, não resolveu o problema. Tentei também deixar a mesa fletada e sem efeitos, sem sucesso também. O que mais devo tentar?

Iversonfr
Veterano
# mar/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


peter eagle

Não conheço tua pedaleira, mas se a saída já é balanceada acho que não precisa do DI. Tenta mandar ela direto pra mesa.

Edit: Olhando no site da zoom acho que é isso mesmo. Olhe o que diz:
With its built-in XLR output, you can avoid DI boxes completely and directly connect G3/G3X to any mixing console and maintain a balanced, high quality signal

Alex guitar man
Veterano
# mar/15
· votar


peter eagle

Você usa a simulação de falantes da pedaleira?

peter eagle
Membro Novato
# mar/15
· votar


Não conheço tua pedaleira, mas se a saída já é balanceada acho que não precisa do DI. Tenta mandar ela direto pra mesa.

Edit: Olhando no site da zoom acho que é isso mesmo. Olhe o que diz:
With its built-in XLR output, you can avoid DI boxes completely and directly connect G3/G3X to any mixing console and maintain a balanced, high quality signal


Iversonfer,
Valeu a dica. Ainda não tentei sem o DI. Vou tentar neste final de semana.

peter eagle
Membro Novato
# mar/15
· votar


Você usa a simulação de falantes da pedaleira?

Alex guitar man,

Sim. Uso simulador de Amp e Falantes. Porém, são várias opções de regulagens. Talvez, por tanta opção, não encontrei a ideal... (???)

Renato Franklin
Veterano
# ago/15
· votar


Pessoal, vou aproveitar o post, mesmo minha dúvida sendo de violão, porque o ponto é o mesmo da guitarra: a ligação de tudo isso no PA.

Gostaria de saber de vocês se eu posso ligar 2 violões e 2 mics em 02 caixas ativas (uma de 15 e outra de 12'). Essa ligação se dará por meio da mesa, uma Beringher Xenyx. (As caixas vão ficar perto da mesa).

Minha dúvida é se a mesa consegue mixar as duas caixas e se tenho que passar por um direct box os violões antes de ir pra mesa?

Agradeço desde já!

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Renato Franklin

A mesa vai mixar os instrumentos, não as caixas. Por serem diferentes PODE existir um cancelamento que vai trazer mais problema que solução.

O direct é preciso para cabos muito longos, ou em caso de violões passivos (geralmente são feitos sob encomenda).

Renato Franklin
Veterano
# ago/15
· votar


Ismah

E no caso de plugar os instrumentos e vocais apenas na ativa de 15' e usar a de 12' apenas para retorno?

Fica muito embolado 2 violões e 2 mics em uma só ativa?

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Renato Franklin

Embolar é relativo a disputa de frequências. Não é o recomendado usar assim, mas se é o que tem pra hoje, não tem como correr...

Usar a de 12 pra retorno é viável, mas monitor vai dar cancelamentos no PA, PA no monitor, e não vai haver inteligibilidade. Nesse porte melhor coisa é tocar na frente do PA e já era.

Como vc tem uma console/mixer, eu colocaria as vozes numa e os violões na outra. Ainda vai ter problemas de cancelamento, mas vai ficar melhor que se as duas reproduzirem o mesmo som.

Renato Franklin
Veterano
# ago/15 · Editado por: Renato Franklin
· votar


Ismah

Legal, interessante essa saída de ligar voz em uma e cordas em outra! Tocar na frente do PA também será uma saída a ser testado. Só acho que a microfonia vai rolar solta kkkk

Enfim, agradeço sua disposição em ajudar, vou tentar fazer ligações da melhor maneira possível e vamos ver qual se sai melhor, considerando o que temos.

Abraço!

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Renato Franklin

Só acho que a microfonia vai rolar solta kkkk

Não, desde que você não enfie o mic dentro da caixa, nem trabalhe com a caixa de canto, ou dentro de uma caverna (lugar com muito reverb), porque a onda estacionária tenderá a sobrar. Pode considerar uma interface 4 in x 2 out (stereo), e trabalhar com algum software.

landi
Membro
# ago/15
· votar


Aproveitando a reabertura do topico e o seguinte: tenho uma t635 uma v-amp 2 e um amp landscape predato 20. to com eles na igreja e curto o som. queria saber se posso ligar a guit e o v-amp 2 dieto na mesa de som? ou se prescisa de alguma coisa?

Edu_Afram
Veterano
# ago/15
· votar


landi
Pode ligar direto na mesa, nem precisa de amp.

Essa questão de ligar a guita na mesa, sou mais usar um combo com falante de 8 virado pra parece com um microfone no falante. Já tive uma pod x3, e adivinha qual resultado me agradou mais. (treta on)

landi
Membro
# ago/15
· votar


Edu_Afram
Vlw , testei esse final na mesa, nao gostei muito do som dela ligada direto na mesa nao.
Nao sei se e porque tive menos retorno ou sei la. Para outros cara que toca junto comigo eles gostaram do som , mas eu mesmo achei uma bosta .kkk
E olha que gastei um tempo regulando.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Consideraria um pedal de eq, e deixar a mesa flat.

mario31201
Membro Novato
# mar/16
· votar


Alguem me sabe dizer se com a pedaleira Line 6 Floor Pod Plus posso ligar diretamente á mesa de som sem passar por amp?

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Ligar pode, ficar bom é outro lance...

mjcmello
Veterano
# abr/16
· votar


Alguem me sabe dizer se com a pedaleira Line 6 Floor Pod Plus posso ligar diretamente á mesa de som sem passar por amp?

Atrás tem uma chave:

Amp/Direct – Set this switch to Direct when connecting Floor POD Plus
directly to recording equipment, a mixing board, etc. This activates Line 6’s acclaimed
A.I.R. (Acoustically Integrated Recording) technology with advanced speaker-microphoneroom
tone simulation. Set this switch to Amp when plugging Floor POD Plus into the
front of your guitar amp. This defeats the A.I.R. processing


GuitarHome
Veterano
# abr/16
· votar


Galera seguinte. Tô tocando com três amigos em um barzinho, onde eu toco violão, o outro toca violão e canta (ambos aço) e o outro está tocando cajon e fazendo os backs. Estou pensando ao invés de levar o violão, levar a guitarra. Eu usei meu violão com minha Zoom G5 só pra usar wah e um reverb de leve e gostei do resultado. Ligado a guitarra direto na mesa para usar timbres bem clean teria que montar um patch nela com um simulador, diferente do que eu fiz com o violão? Será que ficaria legal um violão aço e uma guitarra para tocar algo mais "acústico"? Eu até faço alguns solos e tal, e a guitarra tem uma pegada muito melhor para mim e tudo mais. Estamos tocando um legião, get lucky do daft punk por exemplo, é algumas músicas nossas.

Abç

Abç

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


GuitarHome
Ligado a guitarra direto na mesa para usar timbres bem clean teria que montar um patch nela com um simulador, diferente do que eu fiz com o violão?

Com toda certeza.

Será que ficaria legal um violão aço e uma guitarra para tocar algo mais "acústico"?

Sim e não, tenha em mente que acústico é mais clean... No máximo um drive bem de leve, como nos primeiros amps de guitarra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como ligar a guitarra em uma mesa de som