Como ligar uma mesa de som a uma interface de audio?

Autor Mensagem
turbomix
Veterano
# fev/12


Ola pessoal td bem?
Então a questão é o seguinte; eu preciso gravar um ensaio o qual vou utilizar
15 canais e pra isso tenho uma mesa yamaha mg32 e uma m-audio fast track de 2 canais. Qual a melhor forma de ligar a mesa á interface?
Como monitorar atraves da mesa esse canal de saida que esta indo para a interface?
Desde já agradeço!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# fev/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


cara eu faço assim:

uso uma yamaha mg102c que tem duas saidas que posso usar para ligar na interface..

- saida REC OUT em RCA (que emdeve ser uma saida sem amplificação eu acho) eu usava essa antes, mas nessa saida eu não tenho controle nenhum, tipo volume e pan...

- saida ESTEREO OUT +4db em P10, ultimamente to usando essa que me possibilita usar um bootão "Estereo" botão vermelho de volume e conssigo ver pelos leds da mesa se não estou ultrapassando os niveis de db da master... cara essa opção de ESTEREO OUT me possibilitou corrigir a furia do baterista, que dependendo do que tem na cabeça na hora de gravar toca mais forte ou mais fraco, porque na REC OUT o volume é controlado pelo botao de volume dos canais...

agora tb não sei se devo usar essa saída crua REC OUT ou essa amplificada ESTERO OUT, acho que depende muito da qualidade dessa amplificação +4db...

Pra ti ter uma ideia se eu deixar o volume dos canais em torno de 80% a 90% e deixar o volume do ESTERO OUT em 80%, eu preciso deixar as configurações da interface (oboard LINE IN) no minimo, mas no minimo mesmo 0, isso é bom porque parece diminuir o nivel de ruido da interface.... que fica mais ou menos em -50db por ai...

monitorar eu tenho na mesa uma saida monitor out na mesa....

Homem Cueca
Veterano
# fev/12
· votar


Hendrix Gallagher Straits
uso uma yamaha mg102c que tem duas saidas que posso usar para ligar na interface..

- saida REC OUT em RCA (que emdeve ser uma saida sem amplificação eu acho) eu usava essa antes, mas nessa saida eu não tenho controle nenhum, tipo volume e pan...

- saida ESTEREO OUT +4db em P10, ultimamente to usando essa que me possibilita usar um bootão "Estereo" botão vermelho de volume e conssigo ver pelos leds da mesa se não estou ultrapassando os niveis de db da master... cara essa opção de ESTEREO OUT me possibilitou corrigir a furia do baterista, que dependendo do que tem na cabeça na hora de gravar toca mais forte ou mais fraco, porque na REC OUT o volume é controlado pelo botao de volume dos canais...

agora tb não sei se devo usar essa saída crua REC OUT ou essa amplificada ESTERO OUT, acho que depende muito da qualidade dessa amplificação +4db...

Pra ti ter uma ideia se eu deixar o volume dos canais em torno de 80% a 90% e deixar o volume do ESTERO OUT em 80%, eu preciso deixar as configurações da interface (oboard LINE IN) no minimo, mas no minimo mesmo 0, isso é bom porque parece diminuir o nivel de ruido da interface.... que fica mais ou menos em -50db por ai...

monitorar eu tenho na mesa uma saida monitor out na mesa....


Cara, o que acontece na verdade é que as saídas REC OUT e Master out (ou Stereo out, Main Mix, etc etc etc) trabalham em níveis operacionais diferentes. Esses +4dBu que você viu é um padrão de nível operacional, a saída REC OUT tem um padrão diferente, que é o de -10dBV. O que esse padrões significam? Que a sua referência de 0dB em cada saída é diferente. Como assim?? Vamos pensar em VOLTS (sim, voltagem, afinal, tudo que passa na mesa na verdade é eletricidade), quando a banda inteira está tocando e você vê lá no Meter da mesa que os Leds estão acesos em 0dB, significa que usando a saída REC OUT aqueles 0dB equivalem à -10dBV, ou 0,32Volts e que quando você usa a saída Master Out (ou qualquer outra da mesa que seja +4dBU) equivalem a +4dBU, ou seja, 1,23V.

A sua interface, quando você liga alguma coisa em linha nela, ela espera o padrão +4dBU, ou seja, ela espera que a sua referência de 0dB (lá do meter da mesa de som) seja 1,23V.



turbomix
Cara, você pode usar a saída Master Out (ou Stereo Out, Main Mix, enfim, cada mesa tem um nome diferente) pra fazer essa gravação, você vai fazer toda a mixagem direto na mesa, então a saída Master é uma boa opção pra você gravar. Se você quiser monitorar a gravação, você pode usar as saídas de Control Room (Ctrl Room) ou de Fones, ambas as saídas foram feitas exclusivamente para fazer controle de tudo o que acontece na mesa.


Abração.

Fabio7Nunes
Membro Novato
# nov/14
· votar


Boa tarde pessoal, esta é minha primeira participação (de muitas)...
Estou meio perdido: Li as regras e fiz a busca... para não criar novo tópico, resolvi desenterrar este (me corrijam/instruam se isso não for permitido).

Minha dúvida é parecida: tenho um mixer bem simples e uma M-track plus:
como não entendo de eletrônica, fiquei com receio de pegar um cabo Y (2 pontas mono para o Main L e Main R da mesa) e ligar a terceira ponta na interface.

dúvida 2: a interface tem chave para mic e line. Caso possa fazer essa ligação com esse cabo Y, em que posição tem que ficar?

NINO_D.BOB
Membro Novato
# nov/14
· votar


Fabio7Nunes
PQ cabo Y?? Não tem pres na sua interface?? Pq quer ligar a mesa??

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Fabio7Nunes
fiquei com receio de pegar um cabo Y (2 pontas mono para o Main L e Main R da mesa) e ligar a terceira ponta na interface.

Isso não foi uma pergunta, foi uma afirmação hehehe Mas é quase isso aí. Se disser com que peças estamos trabalhando, fica mais fácil.

dúvida 2: a interface tem chave para mic e line. Caso possa fazer essa ligação com esse cabo Y, em que posição tem que ficar?

A chave deve ficar em "linha".

NINO_D.BOB

PQ cabo Y?? Não tem pres na sua interface?? Pq quer ligar a mesa??

Talvez ele queira gravar um geral, e não tracks individuais...

Fabio7Nunes
Membro Novato
# nov/14 · Editado por: Fabio7Nunes
· votar


NINO_D.BOB
Quero ligar a mesa para gravar ensaios.
A M-track tem 2 canais (ambas com chave individual para mic ou line/guitar.
O Mixer tem 6 canais, então no canal 1 da m-track uso para um mic condensador e na entrada 2 da m-track quero ligar a saída do mixer, não tem problema que podem vir 6 canais juntos, tenho paciência de fazer uma boa mix antes hehe.

Ismah
Valeu e desculpe. Faltou a pergunta 1 após essa afirmação: posso ligar dessa forma (Main out L+R do mixer com a 3ª ponta do cabo estéreo entrando na interface)?

Juntando as contribuições dos 2, então posso ligar e tenho que deixar a chave no modo "linha".

3ª dúvida rsrs
eu preciso colocar a hashtag 'resolvido' ou não é necessário?

Iversonfr
Veterano
# nov/14
· votar


Fabio7Nunes

Terá que ter bastante paciência mesmo pra acertar no mixer, mas dá pra conseguir algo legal, pelo menos pra feedback.

Não entendi da necessidade do cabo Y. Se o mixer tem duas saída (L/R) e a M-track tem duas entradas, é só ligar com 2 cabos xlr normal.

Fabio7Nunes
Membro Novato
# nov/14
· votar


Iversonfr

Vdd. é que o mixer é xing ling, então, quero deixar um canal da interface pra usar o pré da interface mesmo no mic condensador.

se eu tivesse um pré legal, ligaria mic > pre >mixer > interface mas por enquanto são outras prioridades rs

Iversonfr
Veterano
# nov/14
· votar


Fabio7Nunes

O mic condenser então você vai usar em uma das duas entradas da interface.

Continua não precisando do cabo Y. Já que você vai querer sair em mono do mixer, é só jogar o pan de todos os canais pra extrema esquerda e sair com um cabo simples da saída esquerda do mixer e entrar na interface.

Fabio7Nunes
Membro Novato
# nov/14
· votar


Iversonfr

Entendi.
Eu tenho um par de monitores, saindo L + R individualmente da interface.
Testei aqui e tudo que é do mixer só sai no monitor L. O resultado é esse mesmo ou fiz alguma coisa errada?

Só recapitulando:
1. Saída L Mixer (com todos pan pra extrema esquerda) > entrada 1 da interface com cabo mono.
2. Saída L+R individuais da interface > monitores

Iversonfr
Veterano
# nov/14
· votar


Fabio7Nunes

Aperta aquele botãozinho escrito Mono/Stereo lá embaixo da interface. Ele controla tanto a saída de fone quanto a saída Main.

Recomendo você ler o manual inteiro para aprender a mexer na interface direito, pois dentre várias informações, li esta nele. Página 6 item 21.

Fabio7Nunes
Membro Novato
# nov/14
· votar


Obrigado Iversonfr!

eternansiedade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Ressuscitando o tópico.

Estou começando a montar um estúdio e estou com dúvidas de como montar o sistema de gravação de ensaios.
No momento disponho de uma mesa de som de 16 canais e de uma interface com duas entradas. Por outro lado, estou querendo comprar uma interface com oito canais e vi essa.
Alguém conhece essa interface?

Vamos às duvidas:

Vou primeiramente dizer o que estou pensando em fazer para depois pedir sugestões.
Ligar dois condensadores na bateria (não tenho estrutura para microfonar a bateria totalmente no momento), microfone no amps de guitarra, baixo em linha com DI. As vozes estava pensando em capturar da mesa. A minha dúvida é se o melhor é ligar esses microfones de gravação na mesa e assim partir para a interface ou ligar direto na interface? Acredito que a segunda opção seja mais viável, visto que teria um controle independente de cada.
Usando um DI para cada microfone, consigo ligar na interface e na mesa ao mesmo tempo? (desta forma, poderia jogar os instrumentos nos retornos, diminuindo a necessidade de volumes altos e aumentando a clareza).

Como esse tipo de gravação é feita normalmente?

Desde já agradeço.

P.S. Dúvida bônus. Com essa interface que linkei, poderia distribuir o som com fones de ouvido, certo?

Iversonfr
Veterano
# abr/16
· votar


eternansiedade

Pelo que entendi você vai querer gravar o ensaio com qualidade, são quantas guitarras e quantas vozes?

Algum motivo especial em querer essa interface que linkou ao invés de uma Focusrite 18i20 ou M-Audio Profire 2626 ou até mesmo a Tascam que a galera costuma ter mais contato?

shoyoninja
Veterano
# abr/16
· votar


Se a mesa tem insert points, considere comprar uma delta 1010 lt e usá-los para pegar uma "cópia" dos sinais.

Eu não confiaria nessa interface aí que você mandou.

eternansiedade
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: eternansiedade
· votar


Iversonfr
Pela questão financeira mesmo. É para um estúdio para aluguel mesmo. Pensei em deixar duas guitarras e três vozes. Acho algo fundamental uma gravação ok de ensaios. Se a gravação fica ruim, não volto mais no estúdio.

Essa interface é puramente por uma questão financeira. A Focusrite custa o triplo. Tenho R$20 mil para comprar em equipos. Seria só para os ensaios mesmo, para gravação tenho outras interfaces de dois canais.

shoyoninja
A delta até onde sei é só offboard, não? Preciso de algo que possa ser ligado via usb ou firewire.

shoyoninja
Veterano
# abr/16
· votar


Que mesa você tem?

Iversonfr
Veterano
# abr/16
· votar


eternansiedade
A Focusrite custa o triplo

O loko, vendi minha Profire2626 por R$1700 e comprei uma 18i20 usada por R$1750 não tem 6 meses. O povo perdeu a noção mesmo dos valores, o dólar ta acabando com tudo.

Pensei em deixar duas guitarras e três vozes

Se conseguir equalizar bem certinho, dá pra tentar economizar alguns canais na interface. Joga os backvocals tudo na mesa, paneia 100% pra esquerda e joga na interface. Mesmo dá pra fazer se quiser microfonar a batera melhor. Dá pra jogar os tons e surdo tudo na mesa, paneia 100% pra direita e joga na interface. Tem que ver qual mesa você tem para saber como ligar essa saída.

Os condensers pegam bem a batera, eu só tentaria pelo menos microfonar o bumbo, ficaria:
in 1 - vocal
in 2 - backvocals (vindo da mesa)
in 3 - guitarra 1
in 4 - guitarra 2
in 5 - baixo
in 6 - over L
in 7 - over R
in 8 - bumbo

eternansiedade
Membro Novato
# abr/16
· votar


shoyoninja
Tenho uma Arcano de 16 canais.

Iversonfr
Pois é, os valores tão bem altos. Se aparecer algo usado por um preço legal, também prefiro pegar uma dessas.
Minha mesa tem saída USB também o que dá pra adicionar dois canais. Além disso, tenho os dois canais da minha M-Track que poderiam ser utilizados para ligar as guitarras. Eu não sei se o Reaper trabalha com duas interfaces em simultâneo.
Muito bom esse teu esquema. Vou copiar para usar. Tem uns mics Arcano que tem um preço bem legal e são "cópias" do SM57. Pra gravar ensaios, seriam ok pra usar na bateria e poderia pegar caixa, bumbo e um condensador para o restante. O problema maior, para mim, é ligar tudo em oito canais. Acho que todos os vocais dá pra deixar até em um canal porque o usual não é ter muito backing vocal, mas sim bandas com mais de um vocalista. Ou seja, cada voz apareceria em determinada música.

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Iversonfr

Posso perguntar porque dois overs? Não seria vantagem um entre os tambores e a caixa?

eternansiedade
Tem uns mics Arcano que tem um preço bem legal e são "cópias" do SM57.

Eu tenho desses. Acho que pode ser minha estrutura de gambiarra que não dá certo, mas a princípio acho eles bem mais agudos que os originais. Nada que um eq de mesa não resolva.

Cuidado na compra, tive notícias recentes de falsificações de produtos Arcano, mic's com chassis de plástico e cápsula de eletreto. O chassis de metal é mais frio SEMPRE, e é só desmontar (cuidado pra não arrebentar nada se for abrir) e verificar se tem um trafo, já é um começo....

Iversonfr
Veterano
# abr/16 · Editado por: Iversonfr
· votar


Ismah
Posso perguntar porque dois overs? Não seria vantagem um entre os tambores e a caixa?

Microfonar batera tem mil e uma maneiras, eu acho que fica massa a XY pra dar uma paneada boa na batera já que seriam só dois mics, inclusive da pra economizar um pedestal se tiver aquele adaptador lá que esqueci o nome. A que vc falou também da certo, é questão de testar e ver o gosto do freguês.

Cuidado na compra, tive notícias recentes de falsificações de produtos Arcano, mic's com chassis de plástico e cápsula de eletreto

Aff tão falsificando até a cópia barata? Ta duro o negócio hein...

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Iversonfr

Pois é, pra cá a Arcano chegou batendo na cara de marcas antigas, com mais qualidade e custos semelhantes...

acho que fica massa a XY pra dar uma paneada boa na batera já que seriam só dois mics

É verdade que fica no gosto do freguês, e espero que não encare como uma afronta (pessoas andam sensíveis por aqui). Lembro que não é só de pan que se faz uma imagem estéreo. Existem muitas formas de construir essa imagem, sem o pan. E existem muitos motivos para ser assim (ao vivo principalmente).

Iversonfr
Veterano
# abr/16
· votar


Ismah
espero que não encare como uma afronta (pessoas andam sensíveis por aqui)

Fica tranquilo! Vi que você andou dando trabalho nuns outros tópicos kkkk

Existem muitas formas de construir essa imagem, sem o pan.

No caso da gravação caseira do ensaio do colega, como seria essa solução microfonando apenas com 1 mic a batera? Quando brinquei de gravar uns ensaios da banda pra ter um feedback só pra nós, encontrei o mínimo aceitável pro meu gosto quando usei 4 mics (dois overs, bumbo e caixa). Na impossibilidade de ter 4 mics, eu tentaria pelo menos 3 pra ficar 2 overs e um bumbo, pois sem microfonar ele fica inexpressivo na minha opinião. Lembrando que o video do Lisciel de 1 a 8 mics é muito bom pro eternansiedade assistir pra esse assunto.

Ismah
Veterano
# abr/16 · Editado por: Ismah
· votar


No caso da gravação caseira do ensaio do colega, como seria essa solução microfonando apenas com 1 mic a batera?

O Lisciel tem mais nome que eu, e já respondeu essa no vídeo que tu mesmo comenta.

o mínimo aceitável pro meu gosto quando usei 4 mics (dois overs, bumbo e caixa)

Bem eu colocaria um (condensador preferencialmente) entre tons e baterista apontando pra caixa, um no over (figura 8) ou dois em suspensão e um no bumbo.

Primeiro por tudo em fase...

Sobre criar a imagem estéreo... Bem esse mic entre o instrumento e o músico apontando pra caixa, poderia ser dividido entre grave (para o lado oposto do baixo) médio (centro) e agudo (lado do baixo). O que por si só já cria um som estéreo, e joga a HH para um lado, bumbo e surdo pro outro, e tonton e caixa pro meio.

Os dois overs, poderiam ser colocados em grave, médio + agudo. O canal grave no meio somando com o mic do bumbo. O médio+agudo numa divisão Mid-Side (m/s) comprimindo o som estéreo, e expandindo (expander) por banda nos médios pra trazer o som dos tonton e surdo pra cima...

Primeiro isso exige um baterista bom, razoável já não serve, tem que ser O CARA. Dá um trabalho da P***A mas fica uma belezinha. A propósito o Lisciel gravou um disco nesse conceito recentemente, foram 8 canais só, e ele usou mics um pouco diferente do que eu comentei acima, até por quantidade de mic rs

https://www.youtube.com/watch?v=Y0-VDYwTzIE

Te liga no som captado

https://www.youtube.com/watch?v=onqU4SW0o8w

shoyoninja
Veterano
# abr/16
· votar


eternansiedade
Certo.

Olha amigo, eu honestamente teria um pouco de reserva em comprar essa interface, acho R$1500,00 um valor considerável, você pelo menos conhece alguém que a usa?

Não tem um desktop só para fazer a captura? Uma 1010LT usada você compra por uns R$400,00... E não tenha dúvidas que ela vai ter uma performance muito melhor em baixa latência para fazer os retornos individuais que você quer.

A sua mesa tem os insert points que seriam necessários, isso você pode fazer até na outra interface, faça cabos P10 TRS, um condutor deve ser o Sleeve (terra) e o outro deve ser ligado ao tip e ao ring (sinal).

Assim o Insert vai te dar uma cópia do sinal do pré da mesa, e você pode usar a mesa para fazer uma mix para os monitores, etc (e a mesa não terá latência :) ).

eternansiedade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Iversonfr
Ismah

Vou conferir o vídeo. Valeu pelas dicas.
Pois então, vou começar a fazer uns testes. Já vi bons resultados com dois condensadores, tô pensando em colocar 3 mics (bumbo, caixa e over).
Pois é, a Arcano chegou com tudo em vários ramos. Tenho esse clone do SM57 e acho bem legal. Mas não tinha ideia que já tavam falsificando as próprias cópias. Enfim, faz mais sentido porque teu padrão vai ser menor.

shoyoninja
Sinceramente, além da latência, qual a diferença significativa entre interfaces dessa faixa? A pergunta não é capciosa, mas vejo um estrondo grande em algumas marcas e com produtos semelhantes.
Já viram a interface da Alesis IO2 Express? É exatamente a mesma M-Track da M-Audio custando metade do preço. Não é falsificação, é a mesma interface com chassi diferente. Já comparei lado a lado ambas abertas.
Acredito que em outras marcas pode haver a mesma coisa.

Tenho um bom notebook para gravações e prefiro seguir usando ele. Fora a praticidade. Boa dica dos cabos. Já vou colocar no meu caderninho aqui.
Essa proposta do das cópias do pré é que o já faço atualmente, mas a gravação fica em apenas dois canais. Acho legal para ensaios, mas precisa estar tudo bem equalizado. Com minha banda consigo resultados legais, mas só confio em mim fazendo isso hahaha
O problema é que nesse caso, só tenho duas faixas. A interface maior seria para aumentar o número de faixas para possibilitar tratamento posterior.

shoyoninja
Veterano
# abr/16
· votar


eternansiedade
Amigo eu falei o que eu faria hoje se estivesse no seu lugar pensando no seguinte:

- Momento ruim para compra de equipamento (dólar)
- Facilidade de vender no futuro
- Custo (400 contra 1500)
- Confiabilidade ( drivers e variações entre canais)
- Falta de avaliações ( não há muito sobre a interface online, mas vi algumas dúvidas sobre outro produtos da Icon, principalmente com relação a funcionalidade com aplicativos, drivers e firmware)

Na questão de qualidade apenas, a não ser que esteja com algum tipo de problema, tem que ser a mesma!

Eu entendo que numa gravação de ensaio, o mais importante no equipamento é que você aperte o REC e esteja tranquilo de que o áudio VAI ser capturado. Sem surpresas. Eu usei uma delta1010 para fazer isso por um bom tempo, e depois de muitas interfaces, incluindo M-Audio, eu só obtive um desempenho similar na questão de estabilidade com a N12 e a N8 da yamaha.

Mas, claro a decisão é sua, se comprar faça um review dela!

eternansiedade
Membro Novato
# abr/16
· votar


shoyoninja

Tu está certíssimo e concordo que a delta1010 é o melhor custo x benefício de longe. Já usei ela várias vezes também e não tenho reclamações.
Mas a dúvida que levantei é real. Qual a diferença prática entre essas interfaces mais baratas e as tops (tops no sentido de uso comum, ou seja interfaces com valores pagáveis para quem não vive disso).
Sei que a latência é um fator importante. Outro ponto é a durabilidade. O que não sei e provavelmente tu tenha mais experiência que eu é quanto a qualidade do sinal. Há diferença significativa?
Tenho me perguntado isso constantemente. Fazemos gravações tentando alcançar o mais próximo de nossos ouvidos antes da captura, trabalhamos a gravação em bons monitores, bons compressores, masterização.
Enfim, depois a faixa é passada para MP3 e ouvida em caixas de qualidade ruim (quando não no notebook).
Obviamente sei que quanto melhor a qualidade do sinal, mais possibilidades de tratamento, mas essa diferença mínima equivale ao valor economizado?
Claro que falo em gravações caseiras, de ensaios e etc.

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


quanto a qualidade do sinal. Há diferença significativa?

Tudo que envolver ADDA, quanto mais caro melhor. Principalmente erros de codificação e decodificação, que alteram a estrutura do áudio, estabilidade do driver etc...
Qualidade de prés quando integrados, do processador, ausência de DC off-set etc...

Nos prés se sente mais a diferença que nos conversores em si. Há uma linearidade maior que nas mais caras. Mas... O Paulo Anhaia diz algo útil: nada adianta eu pagar 50% mais caro em algo que só me trás 5% de benefício.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como ligar uma mesa de som a uma interface de audio?