Como ligar a guitarra em uma mesa de som

Autor Mensagem
Alex guitar man
Veterano
# fev/12 · Editado por: Alex guitar man


Ola pessoal do FCC, estou criando esse tópico para o pessoal que tem duvida em relação sobre a guitarra ser liga em linha (mesa/mixer), pois não é todo mundo que pode microfonar um amp.


Porque nao podemos ligar a guitarra direto na mesa?

-Em primeiro lugar, a guitarra tem a impedância muito alta, enquanto a mesa espera impedância baixa, o que pode ser resolvido com um direct box;

-O som original da guitarra não é muito bonito, por isso a guitarra precisa passar por um pré amp especifico, quer ira timbra-la.

-O altofalante do amplificador de guitarra é especifico, ele também faz parte da timbragem da guitarra, ele faz o corte de algumas frequências. Pode ser resolvido com um simulador de falantes/gabinetes.
Esse é o erro de muitos guitarristas, esquecem do simulador de falantes, deixando o som abelhudo na distorção, e som desagradável no clean.


Como ligar a guitarra direto na mesa?

Isso depende, tem vários(2) métodos:
O modo mais comum:

Guitarra> pedais> directbox> simulador de falantes> mesa

O mesmo serve se você tem uma pedaleira que não simula falantes, como boss me25 (ela tem simulador somente para fones), zoom G1 e etc.

O directbox e simulador de falantes pode ser incorporado no mesmo equipamento como o benhinger gi100.

Pode ser ligado usando amp:

Guitarra > Amp (line out) > Directbox > simulador > mesa

Esse é bom pra quem quer o amp como retorno!


Pra quem quiser algo pratico basta ter uma pedaleira que simule falantes(como zoom G2 e as Pod), ficando:

Guitarra> pedaleira> mesa


Aqui temos uma demonstração [s]meia boca[/s] comparando uma guitarra ligada em um AMP multiuso (construído por mim) com simulação de falantes ligada e desligada.


Sem simulação:

http://www.youtube.com/watch?v=xH2W13OU53Y

Com simulação:

http://www.youtube.com/watch?v=q7a3SNfrojM


Pronto, é isso! Sejam feliz!


Postem as Duvidas!

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Agora falta Fixar

Bog
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Só alguns consertos:

O som original da guitarra não é muito bonito

Isso é uma quase-verdade. Vale para o tipo de som que a maior parte do pessoal aqui espera de uma guitarra elétrica. Mas para guitarras hollowbody com o som absolutamente limpo, a regra não vale. O som puro dessas guitarras é exatamente como deveria ser.

Guitarra> pedais> directbox> simulador de falantes> mesa

O direct box normalmente é a útlima coisa na cadeia. E nem sempre é necessário. A saída de linha das pedaleiras já tem impedância e nível de sinal usáveis. A importância maior do direct box é poder usar a saída XLR, para evitar ruídos e perda de sinal quando a mesa fica muito longe.

boss me25 (ela tem simulador somente para fones), zoom G1

A saída de fones da ME25 pode ser ligada na mesa. E a G1 tem sim simulação de falantes, embora seja bem limitada.

Guitarra > Amp (line out) > Directbox > simulador > mesa

Alguns amps também dispensam o simulador de falantes, porque já tem isso embutido. Em alguns casos a implementação é muito ruim, mas em outros dá tranquilo.

Dito isso, lembro que existem várias formas de conseguir a timbragem para usar em linha. Eu considero o simulador de falantes o único item indispensável, e isso porque não dá para fazer o que ele faz só com um eq daqueles de 7 bandas. O resto, tem várias opções. Os simuladores das pedaleiras, simuladores analógicos, preamps, mini-heads que podem ser usados sem falantes, e até um simples equalizador podem resolver tudo. É óbvio que aí entram questões como dinâmica e saturação - por exemplo, timbrar tudo com um eq resulta em um som extremamente transparente, enquanto usar um head com dummy load preserva boa parte da sensação de se tocar com um amp.

Apesar de não ser o tipo de som que a maioria aqui curte, eu sempre coloco as minhas gravações em tópicos sobre este assunto, porque eu gravo tudo em linha:

www.palcomp3.com.br/Bog

Para gravações profissionais mesmo, a única banda que eu conheço que trabalha exclusivamente com gravação em linha para guitarra é o Pato Fu.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Bog:

Valeu pelas correções!

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man

Caramba, esse assunto é tão complexo que um resumão desses se bobear acaba confundindo mais que ajudando. O Bog entende bastante disso e já explicou e tentou ajudar...

-Em primeiro lugar, a guitarra tem a impedância muito alta, enquanto a mesa espera impedância baixa, o que pode ser resolvido com um direct box;

Os captadores passivos tem impedância alta, já os EMG ativos, por exemplo, tem a impedância baixa. A questão de "casar as impedâncias" tem várias soluções, existem aparelhos de tudo que é tipo que fazem isso. Desde os mais simples, como um simples pedal "buffered" (TBP não vale) até super aparelhos caríssimos. Só que atualmente existem mesas e interfaces com entradas específicas para guitarra de alta impedância, como a Zoom R16 que tem no canal 1 o botão Hi-Z. Esse problema é de menos, mas depois volto ao assunto.

-O som original da guitarra não é muito bonito, por isso a guitarra precisa passar por um pré amp especifico, quer ira timbra-la.

Dependendo da guitarra o som original é lindo, muitas vezes!!! Guitarras mais baratas, com captadores baratos, geralmente deixam a desejar no som, então de fato é preciso dar uma "corrigida" num pré mais colorido, mexendo no equalizador. É comum nesse segmento de guitarras mais em conta, os caras fazem um captador meio desequilibrado com um reforço nos graves para quando ligar uma distorção aparecer aquele rugido que a molecada metaleira gosta e vai pagar pau pela guitarrinha sem vergonha. Uma boa guitarra se pode plugar sem medo em linha.


-O altofalante do amplificador de guitarra é especifico, ele também faz parte da timbragem da guitarra, ele faz o corte de algumas frequências. Pode ser resolvido com um simulador de falantes/gabinetes.
Esse é o erro de muitos guitarristas, esquecem do simulador de falantes, deixando o som abelhudo na distorção, e som desagradável no clean.


De fato é, mas muitas vezes o simulador é totalmente dispensável ou mesmo não recomendável. Depende...

Mas, então, como faz e para que serve isso tudo?


Vamos lá... A questão é que para molecada do FCC só existe guitarra sólida (geralmente guitarra = stratinho) e o som só existe se for distorcido. Entendo, gosto de drive e distorção, aliás acho que é um grande diferencial do som da guitarra o fato de poder geralmente usar com o som distorcendo. A questão é que quanto mais drive, menos se pode usar o som em linha. Eu sei que a tecnologia está cada vez melhor, sei que existem simuladores Hi-End que custam uma fortuna e são excelentes, mas ainda hoje pode-se dizer que não dá muito certo em distorção, principalmente pesada, melhor usar o microfone. Quanto mais limpo, menos se precisa das válvulas fritando, menos se precisa do amplificador e seu falante, mais se precisa de uma guitarra de qualidade. Quer saber como se grava em linha um som distorcido from hell em linha, de forma mais profissional?



Ou com equipamento mais caro, este custa 1599 euros, é um simulador de falantes e DI.



É, esse aparelho é fantástico, mas é mais caro que um microfone+ amp ou mesmo muitas horas num bom estúdio de gravação... Tem um vídeo do Rick Bonadio que ele mostra que gravou Go Back dos Titãs com as guitarras em linha, porque não tinha grandes distorções (se quuiser pular, começa em 3:18):



Existem pré-amps exclusivos para guitarras e com saídas dedicadas para mandar o sinal em linha, como os prés da Mesa Boogie (eu tenho 2). Mesmo assim, é bem complicado acertar a regulagem para que se tire deles um som distorcido bacana em linha. A questão é que em linha qualquer distorção tem a péssima tendência de virar um enxame de abelhas. Uma forma interessante, que o Bog já falou, é usando "dummy load". Isso eu faço assim: pego a saída do power amp, ligo meu THD Hot Plate antes das caixas, como qualquer atenuador, coloco a chave em load e mando um cabo da saída específica dele para a mesa. Fica aceitável, mas tem que timbrar direitinho também.

Já guitarras bem limpas, não precisam dessa trabalheira toda. Muita gente, talvez até a maioria, quando grava guitarras archtops, espetam elas em linha direto, sem simulador de falante ou de amplificador, apenas precisa de um bom pré. Isso serve para semis e até algumas sólidas, já fiz gravações com minha Gibson Lucille assim e com umas Les Paul, fica muito bom. Para exemplificar, esse é o som de minha Benedetto em linha e esse é o som da Gibson Lucille em linha, ambas gravações bem simples, em casa, com um pré bem fraquinho, sem simular nada. Atualmente eu estou com com um excelente pré, talvez o melhor pré para estúdio (microfones também), mas pensado em guitarras também. É o Millennia TD-1 faz de tudo, pinta e borda quando o assunto é guitarra em estúdio. Eu me apaixonei pelo som dos Millennia numa gravação que fiz num grande estúdio no fim do ano passado, o CD sai bem em breve, foi o melhor som entre os vários prés hi-end que tinha lá.




Mas eu sei... A galerinha do FCC normalmente quer algo simples, barato e não faz questão de muita qualidade, mesmo porque geralmente a gravação é só para praticar e participar de jams daqui, ou mesmo para fazer uma zuada ao vivo. Para esses, quem sabe um vídeo como esse pode ajudar...



Chega, já falei demais! Abç!

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


MMI

Valeu tmb pela ajuda!

Essa historia de ligar a guitarra na mesa é bem polemica e repetitiva.

Eu ja fui bem leigo

Alex guitar man
Veterano
# fev/12 · Editado por: Alex guitar man
· votar


Há é, eu só fiz o vídeo com distorção só pra mostrar a falta de um simulador, não sou metaleiro :)

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Aqui tem uma demo da minha guitarra (Tagima T735 S) ligada direto em uma caixa ativa, totalmente pura, só um pré totalmente Flat.

OBS: não ligue pra desafinação:

http://www.4shared.com/music/2bPHB5zg/Guitarra.html

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


é.... a saída pré amplificada de um captador ativo tem um impedância parecida com a de um pedaleira/pedal e etc, pois os sinal esta saindo de um circuito eletrônico, e não de direto dos captadores.... Certo?

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


...

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


então né........

MauricioBahia
Moderador
# fev/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Alex guitar man: Agora falta Fixar

Cara, tem muita coisa confusa na sua postagem inicial. A intenção foi ótima, mas não rola fixar. ;)

No fórum de Gravação e Home Studio tem muito sobre o assunto, inclusive em tópicos fixos.

Abs

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


MauricioBahia

Realmente, pequei em alguns vários detalhes.....




Alguém sabe responder?

a saída pré amplificada de um captador ativo tem um impedância parecida com a de um pedaleira/pedal e etc, pois os sinal esta saindo de um circuito eletrônico, e não de direto dos captadores.... Certo?

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Eai pessoal, o pré amp fica por ultimo na cadeia?

Guitarra > pré amp > pedais> etc

Guitarra > Pedais > pré amp> etc

ou os dois jeitos estão valendo? vale lembrar que estou falando sobre ligação em linha.

MMI
Veterano
# mar/12
· votar


Alex guitar man

a saída pré amplificada de um captador ativo tem um impedância parecida com a de um pedaleira/pedal e etc, pois os sinal esta saindo de um circuito eletrônico, e não de direto dos captadores.... Certo?

Depende do pedal.


Eai pessoal, o pré amp fica por ultimo na cadeia?

Depende de novo. Um pedal de drive não deixa de ser um pré. O pré pode ser um pré dedicado ou um pré da própria mesa (o botão de ganho da mesa). Como geralmente você vai botar o pedal antes de ligar na interface/mesa, então o pedal vai antes. Tem que tomar muito cuidado quando se usa 2 prés separados, especialmente quando se pluga em linha.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


O esquema:

Guitarra > amplificador (lineout) > simulador de falantes > mesa


Fica bom? E claro que ai ira depender da qualidade do amp..

Bog
Veterano
# mar/12 · Editado por: Bog
· votar


Alex guitar man

Depende do que exatamente o line out do amp faz. Se ele já tiver simulador de falantes, outro simulador pode ser dispensável. E usar dois em seguida pode deixar o som morto e abafado. Eu tenho duas músicas nas quais eu usei line out de amps e um simulador de falantes (o Red Box) para gravar tudo em linha.

Aliás, você pretende em algum momento realmente usar essas coisas todas? Há meses que você pergunta coisas sobre equipamentos para ligação em linha... Você comprou algo? Está pesquisando há meses o que vai comprar? Está apenas curioso para saber o que pode ser feito fora do convencional?

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Tudo:

Estou curioso, ainda nao comprei pois estou quebrando o galho com um 707II, inclusive ja me apresentei com ela ao vivo!

Acho a microfonacao de amp muito chata, cara, e etc

Les Strato
Veterano
# mar/12
· votar


Bem pessoal, lendo o topico agora, me bateu uma duvida.

A um tempo eu tenho um Peavey Bandit 112, e ele tem um Jack de saida com emulador de falntes, o ''Emulated Speaker Output'', e gostaria de saber se vale a pena ligar ele direto na mesa por esta saida, ou é melhor continuar microfonando.
No caso de ligar ele na mesa por essa saida, que tipo de cabo usar ? um paralelo, ou um comum de guitarra ja serve ?

desde ja obrigado.

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Sim um cabo p10 serve, agora o negocio e testar em linha e ver se o som.é legal

Les Strato
Veterano
# mar/12 · Editado por: Les Strato
· votar


Alex guitar man

Vlw cara, muito obrigado, é que no caso dos cabos eu tinha um certo receio, pois li que se você usa p10 pra ligar um Cabeçote nas caixas dos auto falantes, pode queimar a saida do amp, ai bateu aquele medo de dar problema na saida do amp pra entrada da mesa, e acontecer o mesmo do Head e as caixas

mt obrigado

Alex guitar man
Veterano
# abr/12
· votar


Pessoal, o grupo voz da verdade fez uma gravação onde a guitarra foi gravada em linha usando distorção sem simulação de falantes, pelo menos é o que eu acho... pelo som....

Alexandre.M
Veterano
# mai/12 · Editado por: Alexandre.M
· votar


será que rola ligar a saida para fones de ouvido direto na mesa, no caso do ampli não tiver line out?
eu tava pensando em pegar o meteoro Nitrous Drive 15 que tem saida pra fone e line out, mas depois de ver os preços, to pensando em pegar o warm music gw15 sem line out, aqui na minha cidade ta 239,00. e aí rola ligar a saida de fones na mesa, ou não? e esses amplis , quais os prós e contras?
vlws

Alexandre.M
Veterano
# mai/12
· votar


UP

Dudurlz
Veterano
# mai/12
· votar


La na igreja em que eu sou congregado e toco, eu faço um esquema assim: Guitarra Cort x6 > G1xn > Mesa > Amp > Equalizador > 2 alto falantes de 12" e 2 de 15" e 2 retornos de 15" (Se eu não me engano é isso mesmo)
Queria saber se eu estou fazendo certo mesmo, ou se eu precisaria desse direct box e esse simulador de falantes? Ou isso é só uma coisa opcional para melhorar o som, ou uma coisa obrigatória ou quase obrigatória que todos os guitarristas usam ou devem usar?
Desde já agradeço.

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


Dudurlz
Queria saber se eu estou fazendo certo mesmo

Se está soando bem, está certo.
Se está soando mal, está errado. ;)

se eu precisaria desse direct box e esse simulador de falantes

Este amp que você mencionou é um amp de guitarra?

Se a resposta for sim: por que a mesa está antes dele?

Se a resposta for não: a G1xn tem simulações de amps e falantes (não é o que há de melhor no mercado, mas tem). Você só precisa de um direct box se estiver notando perda de sinal por causa de um cabo comprido demais.

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


alexandremilitao1

O nitrous 15W não tem simulação de falantes, se usar distorção o som fica abelhudo, agora vc tem que ver se esse gw15 tem simulação :)

Dudurlz
Veterano
# mai/12
· votar


Bog
Na verdade tem 2 amps trabalhando juntos mas nenhum dos 2 são de guitarra, o som está saindo bom, mais eu penso que poderia sair melhor ainda sabe :).
Outra coisa, por favor, me fale mais a respeito sobre esse simulador de falantes da G1xn,pois estou com ela a pouco tempo, desse direct box e desse simulador de falantes.

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


Dudurlz
me fale mais a respeito sobre esse simulador de falantes da G1xn

O manual explica como usar.

direct box

É basicamente uma caixinha que modifica a impedância do sinal de entrada. A saída dele é em nível de linha, diferente da saída de uma guitarra. Mas a pedaleira já tem a saída no nível apropriado. Você usaria um direct box só para aproveitar uma saída XLR, que evita ruído e perda de sinal quando se usa cabos muito longos. Se você não está tendo este tipo de problema, não precisa de um DI box. Ele não vai melhorar o timbre.

simulador de falantes

O que você quer saber que já não tenha sido dito?

Dudurlz
Veterano
# mai/12
· votar


Bog
Ah entendi.
E sobre o simulador de falantes ele é algum aparelho eletrônico estilo um Pedal? ou algo estilo uma caixa de som que simula varios sons diferentes?Como a distorção do amp tal ou o clean de cubo tal?
Desculpe minha ignorância mas não entendo nada de Amplificadores e essas coisas rsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como ligar a guitarra em uma mesa de som