Dúvida: Produção Musical usando DAW - Gravar estéreo e converter pra mono funciona?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia


Oi pessoal.

Há uma opção no Reaper, por exemplo que você pode converter uma faixa estéreo para mono e depois voltar atrás se quiser. Veja:

http://img24.imageshack.us/img24/9859/mono2reaper.gif

A minha dúvida primordial é se isso seria um "jeitinho" bonitinho mas ordinário, já que imagino que embolaria frequências que antes estavam distribuídas em dois canais. Se for assim, é melhor gravar em mono direto e manter em mono ao salvar, correto?

Abs e obrigado pela ajuda!

.omni
Veterano
# set/11 · Editado por: .omni
· votar


Ué.
Sim, provavelmente vai embolar um monte de coisas, dar um monte de problemas de fase e etc.

Mas como que dá pra voltar atrás depois? Então ele simplesmente bota os dois canais no meio e deve calcular um waveform (mono) novo, mas não processa tudo em um novo arquivo, né?
Bom, não vejo muito propósito nessa função, a não ser que você tenha por exemplo um timbre de teclado mono em dois canais e você queira enxugar pra ficar mais fácil de trabalhar com pan e etc.
Apesar de que nesse caso eu simplesmente daria um split to mono e deletaria um dos canais.

ogner
Veterano
# set/11
· votar


minou??

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


.omni Mas como que dá pra voltar atrás depois?

Ele deve fazer uma imagem "mono" do áudio e a deixa na memória, talvez, e trabalha com essa imagem. O fato que o "x" da questão é gavar o não em estéreo. Mas vou dar uma lida no manua do Reaper pra sacar qual é a dessa função. :)

Essa minha dúvida veio durante a Jam Collab onde todos os arquivos que o pessoal tem postado estão em estéreo.

Abs e obrigado!

.omni
Veterano
# set/11
· votar


ogner
Oi? Sim.

MauricioBahia
Mas aí se você mexer nos audio files ou deletar os inativos não vai ter como voltar atrás. Provavelmente ele só "desenha" o canal em mono mas usa os audio files originais. Imagino eu...

O fato que o "x" da questão é gavar o não em estéreo.

Não entendi... pra que você gravaria tudo em stereo? Tem situações em que simplesmente não faz sentido... gravar voz... baixo em stereo? Só pra ocupar espaço, exigir mais do processador e HD, etc.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


.omni: pra que você gravaria tudo em stereo? Tem situações em que simplesmente não faz sentido... gravar voz... baixo em stereo?

Pois é, eu sei disso. Mas eu achava que convertendo o áudio estéreo pra mono solucionaria a questão, mas pelo que você disse, não é bem assim. O que eu percebi, trabalhando em colaboração é que muita gente manda o áudio em estéreo, não importando o instrumento. É o caso da Jam Collab onde sou "encarregado" de fazer a mix final (com os áudios upados pela galera) e também participo, é claro. Foi o que eu comentei lá hoje:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/269055/p9#7837985

Mas logo surgiu a dúvida dessa conversão "Estéreo > Mono", sacou?

Abs

ogner
Veterano
# set/11
· votar


.omni

Rá!!! ahuehuahuhe

trashit hc
Veterano
# set/11
· votar


.omni

Não entendi... pra que você gravaria tudo em stereo? Tem situações em que simplesmente não faz sentido... gravar voz... baixo em stereo? Só pra ocupar espaço, exigir mais do processador e HD, etc.
eu tenho umas dúvidas em relação a isso.
o certo é gravar baixo, e vocal em mono, ok??
e na hora de exportar a mix??
as trilha de vocal, e baixo, exporta em mono?


MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


trashit hc

Mono! Imagina como se fosse na vida real. Guitarra, é mono, assim como o microfone. Se for preciso depois você pode duplicar o canal e aplicar efeitos. Na hora de salvar, salva em mono.

Também numa produção tipo "e-rec", pela Internet onde o áudio vem de vários músicos, o ideal seria receber os arquivos voz, por exemplo "dry" ou seja sem qualquer efeito e em mono. Ficaria a cargo do produtor trabalhar esse vocal de acordo com a música a ser mixada. Isso vale pros outros instrumentos.

Olha isso:
http://www.artsomstudio.com.br/blog/gravar-estereo-ou-mono

e isso: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/268314/#7793395

Abs

shoyoninja
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
SE for apenas o áudio do instrumento, não vai mudar nada. O track mono vai ser equivalente ao track original com um ganho de 3db.

SE o cara mandar com efeitos em estéreo, um reverb por exemplo, e existir informações diferentes nos canais, converter para mono não vai ser equivalente ao original, e nem ao que existia no stereo que vc tinha.

Abraços.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


shoyoninja: SE o cara mandar com efeitos em estéreo, um reverb por exemplo, e existir informações diferentes nos canais, converter para mono não vai ser equivalente ao original, e nem ao que existia no stereo que vc tinha.

Foi isso que imaginei! Numa imagem 3D, seria como passá-la pra 2D e aí transformaríamos ou até mesmo perderíamos alguma informação, certo?

Abs e muito obrigado!

_________________________________

ps. pra quem quer treina mixagem na prática:

Bob Marley - Is This Love?
http://www.megaupload.com/?d=HQC13LR2

fonte: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/206935/

trashit hc
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

obrigado pelas dicas!!

na hora que vai exporta, a DAW pergunta se é mono, ou stereo, exportar em stereo.
uma guitarra que estiver 80% L, vai sair 20% R na track, né??

minha dúvida maior era na hora de exportar a mix pronta.
eu tô gravando um demo da banda que toco.

abç.

shoyoninja
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Oba ! :D

Isso tem várias utilidades :P

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


trashit hc

Cara, a questão do do pan é coisa pra mix final, com todos os instrumentos. Se eu entendi sua dúvida, não é pra se preocupar com "L" ou "R" quando está gravando um só instrumento.

shoyoninja

É legal esse arquivão aí do Bob.

Abs

trashit hc
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Cara, a questão do do pan é coisa pra mix final, com todos os instrumentos.
mais eu já estou quase nessa fase. hehe


Se eu entendi sua dúvida, não é pra se preocupar com "L" ou "R" quando está gravando um só instrumento.
eu me expressei mal!
a dúvida é na hora de exportar mix final.
não é na hora da gravação.


eu já estou com uma música quase pronta, só falta vocal.

mais eu já queria exportar, treinar, brincar com a ''pseudo master'', com izotope ozone 4, e o T-Racks.

abç.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


trashit hc: mais eu já estou quase nessa fase. hehe

"Quase" não existe. Ou tá ou não. hehe

a dúvida é na hora de exportar mix final.

Isso, é antes dessa etapa que você tem que fazer o ambientação dos instrumentos. É como se vc estivesse olhando pra uma banda. Se colocar os músicos e seus instrumento no "meio" vai ficar uma confusão danada né?? Uma barulheira! A mixagem é isso, organizar a casa! Imagina o som na sua mente e transfere isso pros controles de "pan" e "vol" do programa que está usando. Ainda, vc pode usar reverbs e delays pra preencher o som.

Dica: Busca por "arte da mixagem pdf" no Google. ;)

Abs

trashit hc
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

"Quase" não existe. Ou tá ou não. hehe
só falta o vocal! hehehe como falei antes: mais eu já queria exportar, treinar, brincar com a ''pseudo master'', com izotope ozone 4, e o T-Racks.
só pra ver como fica com o ozone, e o T-racks.

Isso, é antes dessa etapa que você tem que fazer o ambientação dos instrumentos. É como se vc estivesse olhando pra uma banda. Se colocar os músicos e seus instrumento no "meio" vai ficar uma confusão danada né?? Uma barulheira! A mixagem é isso, organizar a casa! Imagina o som na sua mente e transfere isso pros controles de "pan" e "vol" do programa que está usando. Ainda, vc pode usar reverbs e delays pra preencher o som.
tendi!


Dica: http://www.filestube.com/b0a2867f45db675803ea,g/livro-A-Arte-da-Mixage m-em-portugues.html

eu já tenho!! é muita coisa pra ler!! acho que já li uns 20% só... acho que já da pra encher um HD de 60 GB com coisas que eu peguei aqui, e na net. hehehe

abç.

.omni
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Entendi.
Mas essas trilhas que o pessoal manda em stereo, é um canal mono duplicado ou tem efeitos stereo?
Se for um canal mono duplicado você realmente pode converter, ou então simplesmente deletar um canal... Primeiro veja se ele cria outro arquivo a partir do canal stereo ou se trabalha com os dois canais no centro (continua usando processamento pra dois canais).
Se realmente for stereo, você com certeza vai perder coisas, ter problemas de fase e embolar um monte de coisas! Acho que é pior que sua comparação com a imagem 3D e 2D, você não apenas perde informação, você embaralha um monte de coisas.

Já tentou mixar uma música (com vários elementos) em mono? É difícil pra caramba! As coisas simplesmente não cabem! Hahaha

trashit hc
na hora que vai exporta, a DAW pergunta se é mono, ou stereo, exportar em stereo.

Eu acho que você tá falando do arquivo final.
Ele deve te perguntar se você quer um arquivo só em stereo (interleaved), se quer os dois canais em arquivos mono separados, etc.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


.omni: é um canal mono duplicado ou tem efeitos stereo?

Tem efeitos... Esse é o "problema".

ou então simplesmente deletar um canal...

Boa ideia!

Já tentou mixar uma música (com vários elementos) em mono? É difícil pra caramba! As coisas simplesmente não cabem! Hahaha

Você quis dizer "estéreo", né? Se for mono, sim. Acho mais fácil que estéreo.

Valeu!

.omni
Veterano
# set/11 · Editado por: .omni
· votar


MauricioBahia
Então deve ser stereo mesmo, não?

Você quis dizer "estéreo", né? Se for mono, sim. Acho mais fácil que estéreo.

Não, em mono!
É muito mais difícil, é tentar enfiar um monte de coisas numa caixa com a metade do tamanho.
Tem que prestar atenção na fase de tudo, aí você timbra uma coisa e destrói outra, às vezes tem que cortar 50% "do som" de algum instrumento pra caber outro... é bem mais complicado!
Uma música com piano e voz, ou violão, voz e uma percussão é tranquilo... mas tenta botar uma música cheia de elementos... se tiver uma guitarra e um rhodes já te fode a vida.

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


.omni: Não, em mono!
É muito mais difícil, é tentar enfiar um monte de coisas numa caixa com a metade do tamanho.

se tiver uma guitarra e um rhodes já te fode a vida.

Saquei... Por isso que o título do livro que ando lendo é "A Arte da Mixagem"! heheh

Muito obrigado meu jovem!

.omni
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
E que arte... Se você prefere mixar mono, feliz é você! Haha
Por nada, meu jovem!

trashit hc
Veterano
# set/11
· votar


.omni

Eu acho que você tá falando do arquivo final.
exatamente.

Ele deve te perguntar se você quer um arquivo só em stereo (interleaved), se quer os dois canais em arquivos mono separados, etc.
isso! eu sempre exporto em stereo, 24 bits, 48000.
só depois da ''master'',que eu exporto em 16 bits, 44100.


Marcus Cerutti
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Muito boa essa discussão! Saber usar mono x stereo é importantíssimo!

Dica: Busca por "arte da mixagem pdf" no Google. ;)

Esse livro mudou minha maneira de enxergar música - recomendo.

Li todos os posts - minha opinião é a seguinte: depende do projeto... (santa obviedade Batman), mas geralmente eu penso em como o som é produzido no instrumento e onde ele vai ficar na mixagem.

Um violino é mono, mas uma seção de violinos pode ser gravada stereo (com um Zoom H4 - exemplo - posicionado de frente para os músicos, para pegar as diferentes performances do grupo).

Baixo, guitarra, tambor, violão, ep, voz, etc... eu gravo tudo mono e tenho uma resistência muito grande em usar efeitos stereo nessas situações.

A bateria eu faço mono... peça por peça. Mesmo bateria escrita/gravada via VST eu renderizo peça por peça, mic por mic, como se real fosse.

Piano, depende... geralmente gravo em stereo. Na mixagem, se ele for ficar no centro, puxando a música, mantenho o stereo. Se ele for complemento ou se for panoramizar eu altero a trilha para mono. Não embola - é como se houvesse gravado com apenas um mic no centro do tampo. Ok, eu uso teclados e não um piano real, mas (para o meu bico) estou feliz com isso.

Hammond... é minha sina!! Ele perde muito do efeito Leslie se for mono, pois o efeito é para quem tem duas orelhas. Se for panoramizar ele, geralmente eu separo a trilha stereo em duas isoladas e panoramizo de forma independente.

trashit hc
minha dúvida maior era na hora de exportar a mix pronta.
eu tô gravando um demo da banda que toco.


Muito provavelmente deve fazer stereo. Se vc está com tudo no centro e usando todos os efeitos setados para mono, não vai fazer diferença... como é pouco provável que seja esse o caso, recomendo stereo.

.omni
Já tentou mixar uma música (com vários elementos) em mono? É difícil pra caramba! As coisas simplesmente não cabem! Hahaha

Li certa vez que devemos preparar a mix para soar bem tanto stereo quanto mono... tentei... mas é bucha; como vc falou, a coisa não fecha. A gente é tão acostumado a viver em stereo com nossas duas orelhas que complica demais fazer bonito com um canal só de saída.

Isso é pergunta para técnico de PA; eles trabalham em mono.

trashit hc
Veterano
# set/11
· votar


Marcus Cerutti

Muito provavelmente deve fazer stereo. Se vc está com tudo no centro e usando todos os efeitos setados para mono, não vai fazer diferença... como é pouco provável que seja esse o caso, recomendo stereo.
valeu!! :)

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


Marcus Cerutti: Ele perde muito do efeito Leslie se for mono

Imagino que a diferença seja enorme. Eu tenho uma multiFX da Eventide, a Modfactor e eles recomendam usar esse efeito Leslie em estéreo pois o grande lance dele é justamente ser estéreo em sua profundidade e vibrato! Já outros efeitos em mono não fica descaracterizados.

Abs

makumbator
Moderador
# set/11 · Editado por: makumbator
· votar


MauricioBahia

No geral, fico com a opinião do mano Cerutti, também acho que tudo depende do contexto, mas realmente há os clichês sobre o que se grava em mono ou stereo em boa parte das situações.

Concordo com o .omni sobre ser mais difícil mixar em mono do que estéreo(pois é complicado colocar tanta informação concentrada em um pequeno espectro sonoro).

Comparativamente, imagino que mixar em multicanal(quadrifônico, 6.0, 5.1, 7.1, etc...) seja menos complexo do que em estéreo, pois pode-se separar mais facilmente os instrumentos. Mas nunca mixei em multicanal, então realmente não tenho experiência quanto a isso.

Por outro lado, pode ser mais difícil fazer a mix multicanal soar "integrada", caso se exagere em separar o material nos vários canais(o que deve ser uma tentação)

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


makumbator: Concordo com o .omni sobre ser mais difícil mixar em mono

Ahhhh.... Agora que eu bateu a luz do que .omni disse sobre mixar em mono. Sim, há muito menos espaço. Inclusive é indicado testar pra saber se a mixagem, mesmo em mono, soa bem.

Valeu!!!!!!!!!!!!!!!

.omni
Veterano
# set/11
· votar


Marcus Cerutti
A bateria eu faço mono... peça por peça. Mesmo bateria escrita/gravada via VST eu renderizo peça por peça, mic por mic, como se real fosse.

Mas a bateria mixada é sempre stereo né...
E o over é stereo, e é 80% do som da bateria...

Piano, depende... geralmente gravo em stereo. Na mixagem, se ele for ficar no centro, puxando a música, mantenho o stereo. Se ele for complemento ou se for panoramizar eu altero a trilha para mono. Não embola - é como se houvesse gravado com apenas um mic no centro do tampo.

Não sei como vai funcionar em plugins, principalmente nos tipo TruePianos que não funcionam com samples, mas se você pegar um piano gravado em dois canais e converter pra mono eu acho praticamente 100% de chance de dar algum problema de fase em alguma região do piano.

Obs: nunca gravei piano em mono, nem nunca cogitei isso, pra mim piano é stereo, mesmo que não seja incrivelmente aberto.

Li certa vez que devemos preparar a mix para soar bem tanto stereo quanto mono...

É verdade, porque muita coisa vira mono, em televisão, festas, eventos e etc.
Mas não dá pra querer que um disco inteiro soe perfeito em mono, é só não ter nenhuma aberração muito bizarra de cancelamento ou embolando demais. Agora, embolar sempre vai...

makumbator
Comparativamente, imagino que mixar em multicanal(quadrifônico, 6.0, 5.1, 7.1, etc...) seja menos complexo do que em estéreo, pois pode-se separar mais facilmente os instrumentos.

Com certeza é!
Também nunca mixei nada em 5.1, mas já acompanhei várias mixagens (aliás, estou no meio de uma agora) e basicamente o que se faz no 5.1 é pegar o stereo e dividir em mais canais, ou seja, molezinha! Hahaha
Normalmente o que vai pra trás não é nada muito "importante" e óbvio, são os rabos de reverb, salas, estourando umas percussões e complementos muito away, etc.

makumbator
Moderador
# set/11 · Editado por: makumbator
· votar


.omni
Obs: nunca gravei piano em mono, nem nunca cogitei isso, pra mim piano é stereo, mesmo que não seja incrivelmente aberto.

Concordo com essa posição em vista da tecnologia de hoje, mas há ótimas gravações antigas de piano em mono, e que soam muito bem(há exímios pianistas históricos, com discos muito apreciados que só foram gravados em mono). Então muito disso é fruto de hábito, advindo do estágio de cada tecnologia da época.

Por exemplo, é engraçado pensar na época em que se gravava uma grande orquestra com apenas um microfone mono. Hoje soa obsoleto(apesar de gravação de orquestra ainda usar em muitos casos apenas 3 ou 4 microfones), mas na época era o "estado da arte" da tecnologia de gravação.



Normalmente o que vai pra trás não é nada muito "importante" e óbvio, são os rabos de reverb, salas, estourando umas percussões e complementos muito away, etc.

Verdade. Em DVDs multicanal de shows também é comum se usar os canais de trás para sons de público, para envolver quem assiste(e também ao que parece liberar outros canais para ter mais música que som de público)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida: Produção Musical usando DAW - Gravar estéreo e converter pra mono funciona?