cabo somando estéreo pra mono

    Autor Mensagem
    kiki
    Moderador
    # jan/08


    não encontrei pela busca, venho perguntar aqui pros entendidos de áudio:

    tem algum problema em eu juntar os canais do estéreo em um, usando um cabo que some os dois sinais?

    eu tenho uma mesa behringer xenyx ub502, que tem saidas estereo, e eu ligo ela num cubo de baixo. só que ela só pega os canais L, e eu preciso usar os dois (L e R).

    eu pensei em montar um cabo em Y, com dois p10 mono numa ponta e um p10 mono na outra.
    ou montar um cabo com um p10 estereo numa ponta e um p10 mono na outra (somando os dois sinais do estereo) pra usar na saida do phone.

    tem algum problema em fazer isso?

    obrigado!

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Olha velho funcionar funciona... Só que qualquer cancelamento de fase do áudio vai ficar MUITO evidente, pois vai ocorrer eletricamente no cabo.

    Ocorre uma deterioração na qualidade por esse motivo. Mas, como vc vai ligar num cubo de baixo mesmo, tá valendo.

    Mas porque você quer fazer isso?

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    ah sim, esqueci de dizer. eu sei do cancelamento de fase.
    valeu por lembrar.

    é que a mesa só tem 5 canais, que na verdade são 3. um mono e dois estereo, com entradas independentes. se eu não usar o estereo, fico só com 3 canais.
    como minha saída é mono, só me resta soma-los. eu achei que usando mono ia somar automaticamente, mas não rolou.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ah entendi, achei que vc queria fazer um esquema pra uma saída de graves só.

    Vai fundo que funciona sim.

    O P10 mono não funciona pq o contato do sinal é na ponta do conector, o resto é o aterramento, quando vc espeta ele vc liga um canal ( se não me engano o L) e aterra o outro.

    Acho que o mais fácil é fazer o P10 Stereo-P10 Mono. Vc já liga os contatos no conector stereo e usa cabo mono mesmo, to fazendo uma penca desses pra usar nos inserts da minha mesa, já que não tem direct out a fdp.

    Mas me diz uma coisa, vc não consegue um microsystem daqueles tosquera que ninguem mais usa ou alguma outra coisa não? amp de baixo é cruel heuiehuihuiheui.

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    valeu pela ajuda!

    acho que vou fazer esse estereo mono sim, é mais pratico. mas é que eu tenho varios plugs p10 de cabo velho de guitarra, e nenhum plug estereo. entao eu ia fazer um só pra testar, depois faço um decente.

    quando não ligo no ampli de baixo, ligo no de guitarra. :-P

    meu radio é tosco, ele não tem entrada.
    mas às vezes eu ligo nas caixas do pc (que tem ate um wooferzinho), aí dá pra usar estereo.

    mas eu tava mais preocupado mesmo é se não ia estragar nada na minha mesinha. sabe como é, brinquedo novo...
    valeu pela ajuda!

    Tiu Dan
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Shoyoninja,
    Eu estava precisando fazer algo bem similar.

    Estou procurando um cabo "Y" com 3 pontas p10 macho. Uma delas deve ser stereo, as outras duas mono. Contudo, elas devem dividir, obrigatoriamente, os canais da direita e esquerda.

    O objetivo é construir um cabo exatamente igual ao "Roland PCS-31". (Vide Links):

    http://thumbnail.image.rakuten.co.jp/@0_mall/marks/cabinet/roland_edir ol/roland-pcs31-a.jpg

    http://www.gear4music.com/media/19742/600/preview.jpg

    Eu estava precisando de:

    > Você conhece algum lugar em São Paulo que possa vender algum cabo similar?

    > Caso negativo, existe algum tutorial para saber como eu possa montar um cabo assim?

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Tiu Dan
    Velho, na Santa Efigênia você encontra com certeza.

    Montar é relativamente fácil se você tiver alguma experiência com ferro de solda. O esquema é o seguinte:

    Cabo com 2 vias em paralelo, as duas com malha de proteção.

    Na ponta TRS (P10 stereo):
    Tip - via 1
    Ring - via 2
    Sleeve - malhas das duas vias (as duas devem ser unidas no conector)

    Nas pontas TS (P10 mono):
    Tip - via (1 ou 2)
    Sleeve - malha

    Não sei qual a aplicação, mas se é áudio estéreo, a via 1(TRS tip) será o canal esquerdo e a via 2(TRS ring) será o canal direito.

    Abraços!

    Tiu Dan
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Grande Shoyoninja,

    Muitissimo obrigado!!

    Eu me aventuraria na montagem se eu tivesse um ferro de solda disponível ;P e se for inevitável...

    Inevitável significa não encontrar nenhuma loja obvia que venda o referido cabo.

    Você teria o nome de alguma loja lá que possa vender??

    Abraços, e, mais uma vez, muitissimo obrigado!!!

    Minow
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    kiki
    Tem uns adaptadores de p10 stereo pra mono, é fácil de encontrar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cabo somando estéreo pra mono