Dúvida: Produção Musical usando DAW - Gravar estéreo e converter pra mono funciona?

Autor Mensagem
.omni
Veterano
# set/11 · Editado por: .omni
· votar


makumbator
mas há ótimas gravações antigas de piano em mono, e que soam muito bem

Ah sim, isso é claro...
Mas se você vai gravar um piano hoje, não tem muito porque gravar em mono, né...

Pô, se for pensar assim, o Sgt Peppers foi feito em 4 canais! O Pet Sounds também. Só de pensar nisso dá uma certa vontade de chorar...

makumbator
Moderador
# set/11 · Editado por: makumbator
· votar


.omni


Pô, se for pensar assim, o Sgt Peppers foi feito em 4 canais! O Pet Sounds também. Só de pensar nisso dá uma certa vontade de chorar...


Com certeza! Hhehehe!


Tenho um CD que o Winton Marsalis gravou em homenagem ao grande músico e pianista da velha Nova Orleans, Jelly Roll Norton. A gravação de 1999 é excelente(a música mais ainda).

http://www.amazon.com/Mr-Jelly-Lord-Standard-Time/dp/B0012GMX74

Na última faixa eles resolveram brincar, e gravaram uma peça do compositor com o material tecnológico disponível na época da composição, no início do século 20. Era gravação no estúdio em cilíndro de cera, que recebia a pressão sonora captada pela campânula de gramofone(ou seja, não havia microfone), nos moldes dos fonógrafos de T. Edison e A. Bell.

O resultado é bem interessante. O Marsalis comentou que foi complicado fazer os equipamentos antigos funcionarem. Deve ter sido divertido "mixar" algo assim, vindo diretamente do passado!

Marcus Cerutti
Veterano
# set/11
· votar


.omni
Obs: nunca gravei piano em mono, nem nunca cogitei isso, pra mim piano é stereo, mesmo que não seja incrivelmente aberto.

makumbator
Concordo com essa posição em vista da tecnologia de hoje (...).

Humm... eu pensaria bem antes de gravar o dito piano stereo. E se a mixagem jogar ele 100%L? Os dois canais do stereo não vão se juntar naquele canto e embolar, cancelar fase e tudo mais?

Se eu fosse gravar um piano acústico sem planejar a mix, faria de stereo e mono ao mesmo tempo (3 canais).

Claro... com teclados é fácil. Eu gravo um MIDI e então o som (mono). Durante a mixagem as coisas vão se definindo. Se eu preciso do piano stereo, refaço o som a partir do MIDI usando cabos duplos no teclado - simples. É como se o tecladista estivesse sempre à disposição para eu gravar ele novamente hehehehe...

Obs. em teclados geralmente se tem duas saídas: R e L (L+R). Quando faço stereo, pego as duas; quando é mono pego a L (L+R). O som é originalmente mono.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Marcus Cerutti: canais do stereo não vão se juntar naquele canto e embolar, cancelar fase e tudo mais?

Se gravar em estéreo e passar pra mono, provavelmente sim já que os sons são distribuídos pelo "ambiente'.

O seu teclado não tem uma opção de saída mono? Assim ele calcula pra esse fim, sem a embolação da conversão "stero -> mono". Enfim ele criar duas imagens iguais e salva em estéreo porém com o "L" e "R" idênticos. Aí, se você converter em mono, só acarretará em aumento de volume, como disse Shoyninja.

Abs

.omni
Veterano
# set/11
· votar


Marcus Cerutti
Humm... eu pensaria bem antes de gravar o dito piano stereo. E se a mixagem jogar ele 100%L? Os dois canais do stereo não vão se juntar naquele canto e embolar, cancelar fase e tudo mais?


Depende do quanto você quiser jogar pro lado.

Mas seguindo sua linha de pensamento, eu pensaria bem antes de gravar o piano mono. Acho que eu só faria isso se eu quisesse piano com som de brinquedo tipo Supergrass, mas duvido que eu gravaria um piano de verdade se quisesse esse som. Sinceramente nunca usei um piano mono.
Mas enfim, acho que eu tou mal acostumado, o piano que eu normalmente uso pra gravar tem um certo pedigree, acho que seria sacrilégio botar só um microfone nele, haha.
Normalmente eu uso várias microfonações diferentes ao mesmo tempo e em prés diferentes pra depois escolher.

Marcus Cerutti
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

O seu teclado não tem uma opção de saída mono?

Sim, quando eu ligo ele com dois cabos usando as saídas R e L, o som vem stereo. Quando ligo ele somente com um cabo usando a saída L (que é também a L + R, ou mono), ele vira mono

Assim ele calcula pra esse fim, sem a embolação da conversão "stero -> mono".

Exato! É justamente para isso que existem essas duas saídas. O simples fato de enfiar um ou dois plugues nos bornes das saídas faz o setup se ajustar para mono ou stereo.

Por exemplo, em estúdio de ensaio... nunca uso stereo - não melhora nada. Mesmo o TX-5 (simulador Hammond), deixo como mono... fica estranho, mas vai bem.

Enfim ele criar duas imagens iguais e salva em estéreo porém com o "L" e "R" idênticos.

Humm... eu não faço isso... só uso tracks stereos quando a gravação é stereo. Quando é mono é tudo um: uma saída, um cabo, um canal, uma track.

.omni

Mas seguindo sua linha de pensamento, eu pensaria bem antes de gravar o piano mono. Acho que eu só faria isso se eu quisesse piano com som de brinquedo tipo Supergrass, mas duvido que eu gravaria um piano de verdade se quisesse esse som.

Será? Sei não... vou testar isso ainda. Aliás, estou querendo alugar umas horas de piano (sem técnico por perto) para fazer alguns testes... se conseguir, aviso.

Normalmente eu uso várias microfonações diferentes ao mesmo tempo e em prés diferentes pra depois escolher.

Bah! Isso é uma coisa que tenho dificuldade em aceitar!!!

Ok, não sou um kid gravina como os colegas aí e só faço brincar com a minha super estrutura, mas eu tento definir as coisas antes... eu quero tal coisa, então vou usar isso e aquilo... nada de escolher depois.

Se algum dia eu entrar num estúdio de verdade para gravar algo de verdade pode ser que eu mude de idéia, as hoje eu digo que gostaria de fazer testes rápidos e definir um conjunto de prés e mics que fariam a gravação... hehehehe... deve ser fácil isso, não?

=)))

.omni
Veterano
# set/11 · Editado por: .omni
· votar


Marcus Cerutti
Será? Sei não... vou testar isso ainda. Aliás, estou querendo alugar umas horas de piano (sem técnico por perto) para fazer alguns testes... se conseguir, aviso.

Faça isso, é bem legal!
E pode ter certeza, piano é stereo, fica muito mais rico.

Bah! Isso é uma coisa que tenho dificuldade em aceitar!!!

Cara, não é questão de ter dúvidas quanto ao que quer, você tem que ter a maior quantidade de opções pra usar depois.
Sabendo mais ou menos como vai ficar a música mixada (se é jazz, se é pop rock, se é piano erudito, etc) é mais fácil de definir microfonações, microfones e prés.

Por exemplo, eu não usaria um pré tipo Neve pra uma gravação toda erudita, assim como certas microfonações.

Mas você pode usar coisas que tem a ver pra ver o que vai casar melhor na mix depois. Se você tem a possibilidade de gravar com várias opções é o ideal, pra não pensar depois "pô, eu devia ter botado tal microfone..." ou "ah, eu queria menos/mais sala".


Se algum dia eu entrar num estúdio de verdade para gravar algo de verdade pode ser que eu mude de idéia, as hoje eu digo que gostaria de fazer testes rápidos e definir um conjunto de prés e mics que fariam a gravação... hehehehe... deve ser fácil isso, não?

Depende, é fácil quando é sempre a mesma sala, mesmo piano e tal.
Aqui eu já descobri a fórmula que funciona melhor, sempre uso a mesma microfonação com os mesmos mics (variando de pré) e costumo variar um outro par dependendo da proposta da gravação.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Marcus Cerutti: Quando ligo ele somente com um cabo usando a saída L (que é também a L + R, ou mono), ele vira mono

Isso acontece em muito pedais também. Numa das saídas "L" ou "R" tem um "Mono" escrito. Caso plugado um cabo nessa saída com "Mono" escrito , já é a "dica" pro pedal processar tudo em mono. Tem outro que é preciso pressionar uma chavinha. :)

Abs

Casper
Veterano
# set/11
· votar


Se eu estivesse em uma situação de emergência, tem que entregar
a mixagem daqui a 30 minutos senão o World Trade Center vai
cair, eu faria tudo em mono e usaria um pan bem moderado.
Se tivesse mais sete minutos, dobraria alguns canais (guitarra,
violão, algumas partes da bateria) atrasando 7ms +/- .

Mas eu sou um imbecil. Sempre que eu tento colocar mais
de um microfone, por exemplo, no amplificador, é muito mais
complicado que colocar um só e dar um tapinha depois.

Gilberto Juba
Veterano
# set/11 · Editado por: Gilberto Juba
· votar


MauricioBahia

Com toda essa discussão de stereo x mono e depois de trocar alguns e-mails com o chefogner, resolvi postar um exemplo aqui lá da Jam Collab (a H16 em que gravei a guitarra e depois o Óg gravou primeiro o baixo e depois a voz):

O groove obviamente é stereo (converter para mono significaria perder os pans / over)...

Na guitarra usei simulações do pod farm, entre elas um pedal "Sine Chorus Stereo" e escutando com cuidado e observando o espectro percebi que esse efeito simula uma imagem stereo. Neste caso então - se ficar bom na mix - acho que o ideal é usar a gravação da guitarra em stereo.

Sei que as mixagens das collabs ainda são provisórias, mas olha que curioso (nem o ogner soube explicar o que ele fez nestas duas mixagens):

Na primeira mixagem que ele fez da H16 (adicionando só o baixo) a bateria e a guitarra estão em stereo:
http://www.4shared.com/audio/0e0sFAeC/Collab_II_MIX-GrooveGuitarra_G.h tml?

Na segunda mix que ele fez da H16 (já com a voz loucona Óg) a bateria e a guitarra estão mais centralizadas (mono) - na batera percebe-se bem pelas viradas e ataques:
http://www.4shared.com/audio/fRLxPyL-/Collab_II_MIXH11-GrooveGuitarr.h tml?

ogner
Veterano
# set/11
· votar


Gilberto Juba

Lembrei de uma coisa!!! Estraguei a a "Mix com voz" bem quando dupliquei a guitarra!!! Me lembrei disso ( dupliquei a guitarra e dei uma puxada "na mão" alguns ms) É bem percebível que estragou a guitarra!! hehehe)

Muito provavelmente tb exportei MONO!! POr isso tb a bateria perdeu os pans!! Bem percebível tb na "Mix com voz"

ogner
Veterano
# set/11 · Editado por: ogner
· votar


Gilberto Juba

Nossa, estrague demais a Mix, ahuehuahueha!! Perdeu toda a riqueza!!! hehehe!!!

Vi o projeto aqui!!!

Exportei em MONO!!! Inclusive é uma imagem que postei la no topico das Collabs, vou terntar resgatar!! E vou remixar essa porr@!!!!!!!!!!!!!!
ahuehuahuha

EDIT:

Pra efeito de comparação e etc..Expulsei todo mundo aqui da loja, pq eu ia fazer algo muito serio!! ahuehuha!!

Achei o projeto:

Tirei a guitarra e a voz que estavam duplicadas, e exportei em stereo!

http://www.4shared.com/audio/Piimljoh/Collab_II_MIX-_H11.html

Obs: Relevem minha voz de taquara rachada captada por mic de karaoq.

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


ogner: Muito provavelmente tb exportei MONO!!

Não velho... A mixagem tem que ser em estéreo! A captação e renderização de CERTOS instrumentos como voz e guitarra podem ser em mono para posterior trabalho de mixagem.

Gilberto Juba: O groove obviamente é stereo (converter para mono significaria perder os pans / over)...

Claro! A bateria de verdade faz uma "surround" por ter diversas peças. Exportar em mono acaba perdendo a naturalidade do instrumento.

Abs

ogner
Veterano
# set/11
· votar


Gilberto Juba
Na guitarra usei simulações do pod farm, entre elas um pedal "Sine Chorus Stereo" e escutando com cuidado e observando o espectro percebi que esse efeito simula uma imagem stereo. Neste caso então - se ficar bom na mix - acho que poderia usar a gravação da guitarra em stereo.

Imagem das "ondas" da guitarra gravada stereo na track!

http://img819.imageshack.us/img819/811/guitarragilberto.jpg



MauricioBahia
A mixagem tem que ser em estéreo!
É véro!!

instrumentos como voz e guitarra
Nem esses acho que da pra generalizar, alias não existe generalização, sempre depende da gravação, acredito. Vide guitarra do Gilberto. No caso dele se transformássemos, mesmo que fosse somente a track da guitarra stereo dele em mono, perderíamos o efeito e sei lá mas oq poderia acontecer.
Certo?

Agora uma duvida:

Se mudassemos a track dele pra mono ( guitarra original gravada stereo como a dele mesmo) e a master renderizada em stereo?? A guitarra volta a ser stereo mesmo a track dele mono!? Acho que não, né!?

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: Nem esses acho que da pra generalizar,

Nada é pra ser generalizado. Música é arte! Liberdade! Daqui a pouco estão me taxando de extremista... heheh

Se mudassemos a track dele pra mono ( guitarra original gravada stereo como a dele mesmo)

Querido ogner, você ainda não entendeu ou eu não expliquei bem. (ou ainda, eu não entendi sua pergunta!)

Veja, não tem essa de gravar em estéreo se você usou uma fonte de captação, como um mic ou cabo mono. O sinal é mono de nascença! O que o faz estéreo é a ambientação. Lembra do exemplo do banheiro que postei?

Ex1. você gravou sua voz no mic e não aplicou efeito algum. Quando exportar a voz em mono, vc terá apenas 1 canal com áudio. Se você exportar esta mesma voz em estéreo o programa irá simplesmente duplicar o canal de forma idêntica pra esquerda e direita ("L" e "R"). Aí sim, se você converter pra "mono" (1 canal apaneas) vc terá nada mais que o somatórios do "L" e "R" num só. Uma imagem idêntica dos irmão gêmeos "L" e "R", só que com mais volume.

Ex2. você gravou sua voz no mic e aplicou um efeito de reverb estéreo. Quando exportar a voz em mono, vc terá 1 canal com o áudio da voz e com o reverb aplicado para dar ambiência, "achatado" digamos assim. Isso implica em, possivelmente, embolar frequências. Se você exportar este mesmo arquivo em estéreo o programa irá duplicar o canal de forma NÃO idêntica pois o estéreo tende a modificar o áudio nos canas "L" e "R" com frequências diferentes pra cada um destes canais te dando uma sensação espacial, de ambiente 3D.

Espero que eu esteja correto na explicação! eheh

Abs

.omni
Veterano
# set/11
· votar


ogner
Vale salientar que não é porque você usou duas fontes em algum instrumento que ele vai ser stereo.
Stereo tem a ver apenas com uma coisa: espacialização. Se você usou dois microfones em alguma coisa mas deixou tudo no centro é mono! Exemplo clássico: bumbo! Bem comum usar dois mics no bumbo, mas não é comum tirar ele do centro.

Não existe "gravar em stereo", existe gravar dois canais (ou um canal stereo, o que é a mesma coisa). Mesmo os mics stereo nada mais são que dois microfones, cospem dois canais, um pra cada lado.


Obs: desconsiderei o stereo MS que na prática são 3 canais

ogner
Veterano
# set/11
· votar


.omni

Saquei. E sempre que eu usar expressões erradas, fique a vontade pra corrigir, hehe!!

MauricioBahia
Eu entendi sim ,velho!! Minha duvida é que foi meio viagem. E acabei me expressando mal.

Só quero que alem de mim, quem leia nao fique com mais duvidas ao invés de respostas!

.omni
Veterano
# set/11
· votar


ogner
Opa, eu também, me corrijam se eu estiver errado em algo.
Mas você não usou nenhuma expressão errada não!

salton
Veterano
# set/11
· votar


Excelente tópico, hein pessoal... é uma abundância de conhecimento hehe...

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


salton: abundância de conhecimento hehe...

Aprender é bom demais! ;)

Abs

Marcus Cerutti
Veterano
# set/11
· votar


.omni
Faça isso, é bem legal!

Estou com dificuldade de encontrar um piano por aqui. Mesmo os estúdios sérios de gravação não disponibilizam... sigo na busca.

Depende, é fácil quando é sempre a mesma sala, mesmo piano e tal.

Ops! Ali no final do meu texto, quando escrevi "deve ser fácil isso, não?" era uma ironia...hehehe

Na realidade, não acho que deve ser fácil - imagino que o sujeito tem que ter vários anos de produção para chegar num nível de definir tudo antes, já pensando vários passos depois (tipo jogador de xadrez).

.omni
Veterano
# set/11
· votar


Marcus Cerutti
Na realidade, não acho que deve ser fácil - imagino que o sujeito tem que ter vários anos de produção para chegar num nível de definir tudo antes, já pensando vários passos depois (tipo jogador de xadrez).


Com certeza, depende muito da sala, do piano...
Mas existem uns combos que costumam funcionar pra determinados estilos, o lance é ir experimentando com eles.
Felizmente eu tenho um ótimo piano a disposição e gravo ele com muita freqüência, além de ver gente diferente gravando (o que é legal pra variar um pouco, sempre aprendo coisas novas e diferentes). Apesar de eu ter um par de mics e uma microfonação preferidos que eu já sei que funcionam pra "tudo" eu sempre ponho um par extra variando microfonação e prés dependendo do estilo e da música, às vezes uso, às vezes não.

Villts
Veterano
# set/11 · Editado por: Villts
· votar


tenho uma duvida:

grava-se estereo com um mic so?

pra faixa ja vir em estereo, usaria-se varios mics? o que eu quero dizer eh (to sem acento), voce seleciona duas entradas pra gravar uma faixa soh?

.omni
Veterano
# set/11
· votar


Villts
Não. Só se for um mic stereo (sai dois canais dele).

A faixa pode ser stereo com um mic, mas o som vai ser mono.

No caso de gravar qualquer coisa stereo, mesmo com dois mics, você pode abrir uma faixa só, stereo. Nada mais é que dois canais mono linkados. Sacou?

Villts
Veterano
# set/11
· votar


.omni
saquei!

e da pra regular o pan entre os mics nessa faixa?

e pergunta 2: pra gravar um piano entao seriam 2 mics no piano, um pegando mais os graves e o outro pegando mais os agudos? que nem uma bateria por exemplo (exemplo, porque a bateria seriam varios mics e depois "estereolizada" no DAW, certo?)

=D

.omni
Veterano
# set/11
· votar


Villts
Dá sim, mas é "pior", digamos.
Pense na faixa stereo como duas mono, é exatamente a mesma coisa, mas com o volume das duas linkado.


e pergunta 2: pra gravar um piano entao seriam 2 mics no piano, um pegando mais os graves e o outro pegando mais os agudos? que nem uma bateria por exemplo (exemplo, porque a bateria seriam varios mics e depois "estereolizada" no DAW, certo?)


Sim, com uma microfonação de dois mics é isso aí. Eu uso o ponto de vista do pianista sempre.

A batera é isso mesmo, mas vale lembrar que 80% do som dela vem dos overs, que são um par stereo (normalmente, né).

makumbator
Moderador
# set/11 · Editado por: makumbator
· votar


Villts

Em piano erudito(principalmente solo) costuma-se usar mais mics além do par acima das cordas. Muitas vezes há um ominidirecional para ambiência(que fica mais afastado, pegando o som da sala).

Há gravações em que se adiciona também um outro mic embaixo do piano(no final da cauda). Mas nesse caso os pedais tem que estar bem regulados, sem ruídos, para não sairem na gravação.

.omni
Veterano
# set/11 · Editado por: .omni
· votar


makumbator
Manja os DPA?
Tem um par novo aqui, tá montado lá Nesse momento num esquema AB, mas não tive a oportunidade de experimentar ainda. Tou igual criança ansioso pra ouvir.

Ele vem com uns imãs e uns adesivinhos pra colar dentro do piano (ou em qualquer lugar).

Nice!
/Rute

Villts
Veterano
# set/11
· votar


makumbator
o mic pegando o ambiente eu entendi a intenção... mas qual a intenção do último?

.omni
Dá sim, mas é "pior", digamos.
Pense na faixa stereo como duas mono, é exatamente a mesma coisa, mas com o volume das duas linkado.

Mas fica um 100%L e o outro 100%R por padrão?

Sim, com uma microfonação de dois mics é isso aí. Eu uso o ponto de vista do pianista sempre.

A batera é isso mesmo, mas vale lembrar que 80% do som dela vem dos overs, que são um par stereo (normalmente, né).


Outra coisa: preciso ter mics de mesmo modelo pra gravar stereo? não vou sentir diferença no som se usar mics diferentes na gravação?

makumbator
Moderador
# set/11
· votar


.omni
Manja os DPA?

Sim, conheço!

Villts
o mic pegando o ambiente eu entendi a intenção... mas qual a intenção do último?

É um complemento, captando um som mais "surdo" e aveludado(pois está atrás protegido pela madeira do corpo do piano). Por causa da posição, esse mic capta menos os ataques dos martelos, então o som dele fica com menos caraterística de "sino".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida: Produção Musical usando DAW - Gravar estéreo e converter pra mono funciona?