Qual melhor forma de equalizar o teclado na mesa de som?

Autor Mensagem
Guizynhux
Veterano
# abr/11


tenho um roland gw8 gostaria de equalizar na mesa de som... como eu faço... quando coloco o fone de ouvido fica bom mas quando ligo na mesa fica meio fanho.... o agudo um pouco depois do meio o medio um pouco antes do meio grave quase tudo... qual melhor forma de equalizar ele?

dibass
Veterano
# abr/11
· votar


Guizynhux
Comece pedindo pra moderação mudar o tópico para o fórum de teclado

dibass
Veterano
# abr/11
· votar


lá o pessoal vai te responder melhor

Gui
Veterano
# abr/11
· votar


Guizynhux
menos volume no teclado e mais na mesa...ajudam.

Guizynhux
Veterano
# abr/11 · Editado por: Guizynhux
· votar


Já coloquei aqui por querer!!!! Não é ma coisa especifica de teclado que estou perguntando
Mas sim uma programação em mesa de som...!

Gui
Veterano
# abr/11
· votar


Guizynhux
home estudio.

qew
Veterano
# abr/11
· votar


Coloca a eq do amplificador em flat, e então equalize utilizando o equipo que você vai usar pra tocar, se vai tocar com fones, use os fones, se for usar no amplificador, eq usando o som do amp.

E também pede pra moverem seu tópico

rodsom
Veterano
# abr/11
· votar


Guizynhux
se ta estranho é porque o PA nao ta bem alinhado. normalmente o teclado fica bem proximo do flat.

fernando tecladista
Veterano
# abr/11
· votar


Guizynhux

tem que ver o que está se usando de P.A.

certa vez um DJ loco um P.A. dele para um evento e tive que colocar o grave no 3 (escala 0 a 10) devido tanta caixa de grave que ele tinha

agora se é um p.a. redondo fica tudo proximo do centro, somente alguns acertos

quando coloco o fone de ouvido fica bom
fones são equilibrados, vai ficar bom, com fone você está ouvindo de outra fonte sonora que não é o p.a.

se o GW8 tivesse falantes internos você teria uma terceira fonte de som vinda do teclado que em equalização seria diferente do fone e diferente do p.a.

Minow
Veterano
# abr/11 · Editado por: Minow
· votar


Guizynhux
tenho um roland gw8 gostaria de equalizar na mesa de som... como eu faço... quando coloco o fone de ouvido fica bom mas quando ligo na mesa fica meio fanho....

Ok, vamos por partes.

Você está monitorando por um fone e está achando o som legal. Até aí normal. Você liga ele em algum amplificador ou caixa além desse fone (direto do teclado)?

Agora, você liga na mesa. Por onde? Usa a entrada de linha da mesa mesmo? E mesmo assim fica estranho?

Ao monitorar pela mesa, você está ouvindo pelo mesmo fone ou por caixas?

Até aqui, possibilidades:

1- Você está com a EQ da mesa ligada e com parâmetros esdrúxulos.
2- Seu fone é uma merda e você timbrou no teclado corrigindo a merdice do fone.
3- Suas caixas são muito diferentes do fone.


Falta descobrir o que é. Ouça o teclado com o fone direto nele e com o mesmo fone na mesa e veja como fica.

Guizynhux
Veterano
# abr/11
· votar


O fone que uso e na entrada fone do teclado... e fone de estúdio...
E o teclado e liga em Line in ... Mas eu não to conseguindo achar o ponto certo da equalização....
Gostaria de saber quanto de cada um devo colocar na mesa
Quando de low, médio, hight.!
Porque pelo que vejo, por exemplo, microfone cada um tem sua equalização...
E teclado deve ser mais ou menos assim....?!

jimmy vandrake
Veterano
# abr/11
· votar


Cara, eu faria o seguinte, colocaria a mesa em flat e começaria a timbrar pelo teclado. Caso vc não atinja o timbre ideal continuaria os ajustes a partir da mesa.

fernando tecladista
Veterano
# abr/11
· votar


Gostaria de saber quanto de cada um devo colocar na mesa
Quando de low, médio, hight.!


não existe tem que achar de acordo com o p.a.
se é sempre o mesmo p.a. por exemplo o que se usa em uma igreja que você toca toda semana, tem que pegar um dia ir lá ligar o teclado e testar muito, pega um timbre, pega outro... sem pressa até achar o ponto certo

jimmy vandrake
Cara, eu faria o seguinte, colocaria a mesa em flat e começaria a timbrar pelo teclado.
a maioria dos teclados não tem como fazer isso, não dá pra ter um controle de grave e agudo como se faz dosando e chaveando os captadores de guitarra
geralmente quando tem algo de EQ é na configuração de cada timbre (igual a uma pedaleira digital)

jimmy vandrake
Veterano
# abr/11
· votar


fernando tecladista

Boa dica. É que em nossa banda sempre mandamos os sinais dos amplificadores para a mesa. Então fazemos conforme falei acima. Mas no caso se está indo direto pra mesa é problema mesmo. Na guitarra não seria diferente. Valeu a dica.

Guizynhux
Veterano
# abr/11
· votar


Valeu pela dica! O melhor e ir la, e perde um tempinho para ajeitar...
Outra duvida... Pensei em ligar o teclado em uma caixa amplificada e ligar a caixa na mesa!!! Ou e melhor ligar direto na mesa?

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


Guizynhux
Pensei em ligar o teclado em uma caixa amplificada e ligar a caixa na mesa!!! Ou e melhor ligar direto na mesa?


Pra que você faria isso?

fernando tecladista
Veterano
# abr/11
· votar


Pensei em ligar o teclado em uma caixa amplificada e ligar a caixa na mesa!!! Ou e melhor ligar direto na mesa?

eu faço isso pra ter retorno meu em palco
toco com uma banda de rock que o repertório tende a aumentar o volume durante o show
começa leve com creedence, beatles só que pro meio já vira deep purple, led, ac/dc, kiss

sem ter como dosar o meu retorno eu fico com dois problemas
o primeiro é logo as 5 primeiras músicas eu tenho que ficar pedindo mais teclado no retorno e lá pra 10 mais uma vez, na 20 mais
se eu resolvo aumentar pelo volume do teclado o som que estava redondo na frente do p.a. só vai aparecer teclado nessa o tecnico vai ter que toda hora ficar regulando a frente, outra... se começar a clipar ele vai mexer no ganho, e nessa de pré/pós fader... as vezes acaba abaixando o volume de retorno

pra evitar levo meu ampli um D.I. e o meu controle é independente do que é feito lá na frente, tem show que o som tá redondo e o ampli já ficou zerado, outros foi o que me salvou

Guizynhux
Veterano
# abr/11
· votar


Minow
Veterano

Pra que você faria isso?
Pra mim ter uma equalização a mais e para mim ter um retorninho do meu lado!!!!xD

qew
Veterano
# abr/11
· votar


Pra mim ter uma equalização a mais e para mim ter um retorninho do meu lado!!!!xD

Mim lembrar de indio ao ler esse post

Guizynhux
Veterano
# abr/11
· votar


Pra eu ter uma equalização a mais e para eu ter um retorninho do meu lado!!!!xD
ta bom assim?

stay
Veterano
# jul/12
· votar


eu vejo que mesmo em flat quando o meu teclado s03 yamaha sai sons bons em um som e pessimo em outro som ! tem como resolver isso ?

fernando tecladista
Veterano
# jul/12
· votar


stay
eu vejo que mesmo em flat
sai sons bons em um som e pessimo em outro

"flat" ao vivo em festa em igreja é algo relativo
a mesa pode estar em flat mandando o sinal de teclado bom mas se um lugar tem 10 caixas de grave e outro tem duas vai soar diferente

tem como resolver isso ?
da parte do teclado teste em casa com fones e veja se acontece o mesmo, não conheço teu teclado mas alguns tem algum lugar na programação que você salva um grave e agudo pra cada timbre, veja se o seu tem isso e tenta acertar

do resto
é chegar e passar som, testar os timbres que você usa e acertar os que dão problema, voltar para os primeiros timbres, passar novamente até ficar redondo
vai lá dá uma olhada na mesa, veja se o cara é um "operador de p.a." um "o cara do som" os "cara do som" geralmente adoram entupir de grave e agudo e cortar médio do canal de teclado, também não são muito amigos de passar o som, porque acham que ligando em linha não precisa muita coisa

tenhopsr2100
Veterano
# jul/12
· votar


obrigado pela dica Fernando abraço aeh mano

El_Cabong
Veterano
# jul/12
· votar


Quando alguém regula a equalização de um instrumento na mesa de som, esta pessoa tem que ter o ouvido bem treinado para já saber como corrigir o timbre do instrumento.

Se a pessoa ouvir o som do instrumento e dizer:
- O som do teclado está estranho
- O som do teclado está ruim
Mostra que o cara não entende de equalização.

A pessoa tem que ouvir o som e já identificar:
- O teclado está com muito grave (com "peso")
- O teclado está com muito médio-grave (com médios "pesados")
- O teclado está com muito médio (aquele médio característico "tipo som de corneta" muito forte)
- O teclado está com muito médio-agudo (com som bem aberto. Aquele agudo que não é fino, mas que doí nos ouvidos quando está alto)
- O teclado está com muito agudo (aquele agudo "fininho" tipo som de condução de bateria está bem forte)

Eu tentei explicar mais ou menos, mas é dificil descrever com palavras estas faixas de equalização !!
O bom é começar com a equalização FLAT, e a partir dalí ir corrigindo alguma faixa de equalização destas que estiver se sobressaindo.

bandarara
Membro Novato
# mai/15
· votar


Cara,já ouvi falar muito mal do gw8 em relação a densidade dos timbres.Tive um problema muito parecido como o seu com um FP4 roland,o bicho não tinha peso(timbres magros).O PA era ótimo,mas o
timbre não chegava nem a pau,tentei de tudo,comprei um equalizador,uma mesinha de som e ligava com o FP4.Melhorou?um pouquinho,mas não resolveu.Troquei por um GEM pro 2 realpiano.Acabou o problema!!!!
Quer saber amigão,pare de sofrer ,venda seu gw8 e compre um g70.Tenho um e esse é uma lenhada no PA,muito top.Já ta tudo pronto,é só plugar e tocar.É mais caro mas o resultado....

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Nesse momento é possível que ele tenha um Fantom G8 ou ao menos um Motif XF...

No seu caso em particular, vc tentou tudo menos o DI. E esta deveria ser a primeira opção.

bandarara
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ismah,deixei essa mensagem mesmo sabendo que o tópico do Guyzynhux foi em 04/11 e explico o porquê.Esses tópicos mais antigos não deixam de serem lidos,pois sempre há algo de interessante e útil para se extrair de quase tudo o que se escreve aqui.
Visto que essa dúvida não é, e não será somente do criador do tópico,acredito que se acrescentarmos experiencias nos mesmos,ainda que antigos,ajudaremos com certeza muitos companheiros tecladistas.
No meu caso em particular,como você mencionou,o direct box ajudaria balanceando o sinal e eliminando ruidos,apenas ajudaria,
porém,quando me referi a teclados sem peso e sem "corpo" num PA,é porque já tive instrumentos como o FP4 Roland,que mente nos fones de ouvido e infelizmente o resultado num palco é muito diferente.Mesmo com DI,posso garantir que há teclados caros como o que mencionei(fp4 - 4.800,00 investimento alto,é caro e o timbre é de dar vergonha)que não tem peso e ponto e ponto final.
Algumas opiniões de dividem,colocando a culpa no PA e não no teclado.Sinceramente,pra mim,teclado bom é aquele que você pluga e o timbre aparece,sem ferscuras,ou sem a adição de outros equipos para compensar.O direct box não é um milagre para teclados "magrinhos" e sim uma ferramenta auxiliar,ajuda sim, mas não resolve.
Se quer realmente timbres "Gordos",é melhor então ir para os tops,ou então,ainda que este não seja considerado "TOP",que você teste os timbres numa boa caixa de som e nunca,mas nunca messsssmo,tome como referência os timbres quando ouvidos apenas em fones.
Mais uma coisa,o equipamento que uso com meus teclados são:Mesa Yamaha mg 102c,Equalizador BBE de 31 bandas,caixa RCF ART 412 mk2.Abraço aos amigos do forum.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


bandarara

Cara, desculpe, mas sou técnico à 8 anos, e envolvido com teclas a 14... Não vai me convencer que no fone, soa bem, no PA mal, e o problema é no teclado.

O que pode ser

- Cortes de frequência errados no canal. Teclado é flat, se ele não soar bem assim é porque o PA não está alinhado e equalizado corretamente/linearmente.

- Curva de resposta do PA. Muitas congregações religiosas, fazem uso de caixas de som ativas, com 15"+drive - sem sub muitas vezes. Isso passa longe de ser plano, e é plausível que o teclado soe "sem som".

- Casamento de impedâncias e/ou cabos. DI não serve só para eliminar ruídos, a principal função dele é casar a alta impedância da saída de um captador, e alguns teclados, com a baixa da entrada de microfone. Há um erro repetitivo de ligar teclado, sem DI na entrada de microfone. Nesse caso o correto seria a entrada de linha. Os cabos de bitola inferior à 0,50mm², são praticamente inutilizáveis para baixo e teclado (violã dá pra empurrar com a barriga), onde não se tem DI.

bandarara
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ismah,se colocarmos um GW8 e um G-70 num mesmo P.A. veremos uma diferença abissal entre os dois teclados,mesmo usando as mesmas WAVEs,isso se deve pelo simples fato que o G-70 usa componentes de áudio de melhor qualidade,filtros,Compressores,Masterizadores e Equalizadores e conversores AD/DA TOP,por isso o som sai com uma qualidade sonora superior e bastante peso no PA.Isso significa que em teclados top,a timbragem será muito mais fácil e também a densidade sonora muito mais presente.
Reconheço até que existem falhas nos projetos sonoros nessas congregações religiosas,mas timbre com PESO não significa apenas acentuar os graves,isso também depende da qualidade do instrumento e os seus componentes.
Não podemos apontar falhas num PA como sendo a única causa quando um teclado não tem boa resposta no tocante a densidade,mas que há outros fatores envolvidos.

Ismah
Veterano
# mai/15
· votar


Concordo com o que diz, mas antes de tentar o radical faça o óbvio.
É mais simples. Princípio K.I.S.S. ;)

Não saberia estes detalhes técnicos, se não tivesse falado. Sem analisar a situação, o que me resta é elucidar o que se passa.

Se dei à entender que é só o PA o responsável, desculpe, foi equívoco. O conjunto todo seria o problema.

No mais, segue o baile. Aprendi mais uma.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual melhor forma de equalizar o teclado na mesa de som?