Masterização nos dias atuais e a "loudness war"

Autor Mensagem
rhoadsvsvai
Veterano
# jul/17
· votar


Mas o que é normal?! Cada DAW opera de um jeito, já rolava isso na época do analógico... O pan de uma Neve, é diferente do pan numa Tascam..

o que eu percebi no meter do reaper, é que tem as duas barras do meio e duas outras barras uma na direita outra na esquerda, quando as do meio batem no clip não sai som de clip, mas quando as dos lados batem no vermelho sai clipado de verdade, não sei o que isso significa mas tou me guiando por elas e deixando clipar as do meio se não soa muito baixo,

a explicação do notch adimito que não entendi nada hahah

Ismah
Veterano
# jul/17 · Editado por: Ismah
· votar


As barras centrais são baseadas em transientes (picos), quando as laterais são baseadas em rms. Picos é muito difícil de se ouvir, na prática só se escuta quando afeta o rms...

O compressor/limiter e o expander, trabalham sobre os picos, manipulando eles para mais ou para menos a partir de certo ponto. Podes colocar um " brick wall " limiter para evitar o clip, ao subir o volume. MAS qualquer um dos dois causa o famoso ceifamento...

Notch filter é um tipo de filtro de frequência... Existem os LPF, HPF, BPF (Band-Pass), BSF (Band Stop Filter, que não deixa passar uma faixa de frequências, e é onde entra o notch), peak, bell, hi shelf, low shelf e alguns outros...

O notch é um filtro bem preciso, que gera um corte quase cirúrgico, e afeta BEM pouco as frequências vizinhas...

Existe um atraso mínimo de um sinal dentro de um circuito, coisa de alguns milissegundos. MAS EXISTE! Não é imediato que se fala num mic e o som sai na caixa de som, tão pequeno o delay / atraso disso que é imperceptível.
Um equalizador, afeta apenas PARTE do sinal, assim ele gera uma distorção de fase. Digamos que todas as frequências começam a ser emitidas no mesmo instante. Com adição do eq, uma parte delas chega ao destino depois que a outra - é o que se chama de atraso de grupo. E é isso que mostra a segunda imagem, o gráfico do filtro (E), e o gráfico da distorção de fase (D).

Fase não importa muito, mas é preciso saber que ela está ali, e que afeta o timbre (CREIO que por efeito Hass). Por isso que se recomenda gravar da melhor forma possível o som, para evitar de inserir pós-processamento....

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/17
· votar


Ismah
agora entendi o que é notch, é algo que eu ja fazia sem saber que fazia na hora de equalizar voz e tirar frequencias que soam mal. sanou muitas duvidas, obrigado!

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


As ordens! :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Masterização nos dias atuais e a "loudness war"