Projeto "Luminescências" - Músicas, Jam, Colaborações, Mixagem Masterização e mais

Autor Mensagem
Adler3x3
Veterano
# mar/15 · Editado por: Adler3x3


Estou desenvolvendo um projeto chamado "Luminescências".

Um projeto com músicas de vários estilos: Rock, Ambiente, Neo Classical, New Age, Celta e outros.
Sendo que cada música vai ter um tom, assim teremos por exemplo: "Luminescências in Eb" (em mi bemol), e desta forma para todos os outros tons, podendo até algumas músicas conforme a inspiração e os motivos ter mais de um tom.
Já estou com o projeto em andamento com várias músicas já tendo alguma evolução.

A que esta mais avançada é a Luminescências in G (em sol maior).

A ideia que tive é de expandir este projeto para o Fórum Cifra Club.

Objetivos:
01- Inicialmente liberar partes de uma música, isto é track por track (faixa por faixa) na resolução de áudio de 44Hhz e 16 bits, segundo padrão da indústria de áudio;, e depois conforme os resultados divulgar até outras;
02- Esta música inicial serviria como um espécie de Jam (não exatamente no moldes que estamos acostumados aqui no fórum);
03- Grupo de estudo de plugins de efeitos:
Com a participação dos membros montaríamos um grupo de estudos especial com esta finalidade.
- para aplicar nos instrumentos individuais de cada track, para correções e melhorias;
- para aplicar na mixagem em geral;
- para aplicar na masterização.

Para facilitar o estudo todos os plugins a serem utilizados devem ser free (livre, grátis, isto é sem nenhuma espécie de restrição).
A escolha dos plugins seria por eleição dos membros, considerando a qualidade , o peso no desempenho de setup equilibrado de home studio.
Lembrem home studio, isto é estúdio caseiro com as suas limitações.
Nada de sofisticações desnecessárias e de coisas que só se aplicam a estúdios altamente profissionais.
Lembro que existem inúmeros plugins free que atendem a esta demanda.
Por que free?
Nem todos podem comprar os famosos plugins, e se escolhermos os bons, isto é aqueles que realmente funcionam podemos estudar e praticar nas nossas próprias músicas autorais, sem depender de direitos autorais e de qualquer licença, podendo fazer projetos solos, colaborativos, com mixagens e masterizações.
Por exemplo ao elegermos certos plugins, no caso de uma guitarra ou outro instrumento qualquer, o membro que elabora-se uma boa equalização, salvaria isto num preset do plugin e disponibilizaria para todos os participantes, explicando em texto com as suas palavras, como foi a técnica que utilizou., e assim por diante em todos os plugins.
Por exemplo preset 1 - Guitarra solo 1 música x.
Assim cada um abriria em sua DAW preferida os plugins free, e aplicaria os presets, e poderia estudar e compreender melhor como tudo funciona.
Continuando e tomando a liberdade por um bom motivo de citar alguns nomes, por exemplo:
O JJJ usando o plugin "X" trabalhou no timbre de um certo solo de guitarra, vai salvar este preset especial que só serve para este solo e música, e vai anexar um texto onde explica o que fez passo a passo.
O mesmo fez o Makumbator, onde usou um reverb "Y".
E assim eu abriria aqui no meu computador, na minha DAW o mesmo plugin e aplicaria na mesma track, e poderia entender como foi feito o processo, e aprenderia com isto.

Lembro que o principal não é um plugin caro e sofisticado, e sim o conhecimento, com conhecimento um bom técnico consegue bons resultados mesmo com plugins free.
Depois na linha de aprendizado, cada um em sua DAW e com os seus plugins comprados pode aproveitar este conhecimento e melhorar a sua produção individual.
E a medida que este projeto for evoluindo, outros membros livremente pode fazer projetos colaborativos usando os plugins deste projeto maior, o que vai facilitar em tudo, Jam, composições solo, composições colaborativas e outros projetos até cover, mas isto são projetos independentes que correm em paralelo e aproveitam o conhecimento e base de plugins disponibilizada neste projeto em questão.
Se você quer aprender aqui é o seu lugar.
Se você quer ensinar e transmitir os seus conhecimentos e ajudar a outras pessoas, aqui é o seu lugar.
Mas se você só quer se exibir e se mostrar que é o bom e o tal, aqui não é o seu lugar.

É um projeto de longo prazo de natureza permanente, que visa acima de tudo o aperfeiçoamento dos membros do fórum.

Conforme a receptividade à ideia, posso trabalhar nos detalhes para divulgar partes da primeira música, que ainda não esta completa, mas tem um bom potencial.
Quem for participar tem que ter os pés no chão, saber que todos temos a aprender, que o processo no todo vai demorar um certo tempo para amadurecer e se desenvolver a contendo.
Tem que também estar receptivo e saber aceitar as limitações e falta de conhecimento dos outros, que nem sempre conseguimos os melhores resultados (sabe aquela mix que ficou horrível), tem que saber ouvir, e escutar possíveis críticas, afinal ninguém sabe tudo, e ajudando uns aos outros, todos vamos melhorar.

Estamos abertos a discussão.
O objetivo e sairmos do lugar comum, e avançar mais nos estudos, mas baseado numa prática saudável, podemos elaborar projetos completos, com música autoral, nada de cover, fixação e correção de gravações, sejam de instrumentos reais e virtuais, processo de mixagem com exemplos de samplers, loops, midi, track por track, e a dita masterização, tudo bem documentado.

Fico no aguardo, sei que aqui temos valorosos membros, e quem sabe possamos tornar realidade a ideia sonho que tive.
Temos um longo caminho a percorrer, o projeto é audacioso, mas aqui esta o primeiro passo.

Adler3x3
Veterano
# mar/15
· votar


Up

entamoeba
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: entamoeba
· votar


Adler3x3
Bela iniciativa!

De fato, é audacioso. Mas a ideia é excepcional! Espero que os colegas comprem (adiram) e contribuam.

Flipe J.
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Flipe J.
· votar


Eu entraria nessa sem pensar duas vezes mas acho que é pedir demais pra boa parte dos usuários do fórum.

Enfim, tendo continuidade o projeto eu estou dentro.

Adler3x3
Veterano
# mar/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Continuando....

01- Plugins de efeitos
Bem temos que começar a escolher os plugins free.
Um bom ponto de partida para referências e downloads é a KVR áudio:

http://www.kvraudio.com/q.php

Para começar recomendo:
a- compressor:
Molot 03, um plugin russo muito bom.

http://www.kvraudio.com/product/molot-by-vladg-sound/details

Basicamente temos que escolher:
- compressores;
- limiters;
- equalizadores;
- reverbs;
- delay;
- flanger;
- chorus;
- e muito mais...

Temos que montar o nosso arsenal de efeitos.
Temos que criar seguindo bons critérios técnicos de separar por categoria.
Lembrem aqui não é um tópico para divulgar Vsts gratuitos, mas sim para escolher bons Vsts para uso próprio comum. desta forma não vai ser qualquer Vst que vai ser acolhido.

02- Música inicial
Como foi comentado a música ainda esta em processo de composição, mas quero ver se nesta semana ainda disponibilizo o material.
O que eu preciso é de umas dicas de um local/serviço para hospedar os arquivos wav das tracks, eu uso somente o soundcloud, e o meu espaço lá esta pequeno.

03- Instrumentos free
Um outro ponto importante do projeto é tratar também de instrumentos free.
Um bom começo seria um Vst de bateria., e o mais indicado ao meu ver é:
DrumMic'a da Sennheiser famosa fabricante de microfones.

http://de-de.sennheiser.com/drummica
O site esta em alemão, mas basta fazer o cadastro e fazer o download, que instala dentro do Kontakt player free e o produto fica registrado, tudo legal e transparente.
E por ser uma bateria de qualidade podemos começar a fazer experiências num VST bem versátil, e experimentar gravar baterias multi canais.
Uma bateria na verdade é um instrumento com vários instrumentos.
E para uma bateria Vst ficar soando bem é necessário configurar como multicanal/track..
E a correta aplicação dos efeitos.
E desta forma poderíamos trocar os arquivos midi canal por canal, e todos ganharíamos conhecimento neste instrumento.
Eu não domino completamente esta parte, tenho algumas noções, mas acredito que aqui no fórum temos membros que sabem fazer isto muito bem.
E se começarmos alguns projetos neste sentido, com a pesquisa/estudo e testes vamos alcançar o objetivo.
Em resumo aqui aprenderíamos a mixar uma bateria.
Se conseguirmos, isto por si só já será uma grande vitória.
E esta a nosso alcance.
E depois cada um com os novos conhecimentos adquiridos pode na sua DAW e na sua coleção de efeitos obter melhores resultados nos seus projetos individuais.

04- Daw free
Outro ponto mais avançado ainda seria escolher uma DAW, ou Daws free, para poder interagir melhor ainda trocando projetos.
Não pode ser o REAPER pois na verdade não é uma DAW free, isto é grátis, completamente livre para uso.

De inicio recomendo o Adobe Audition 3.0
Uma DAW um pouco antiga mas ainda muito poderosa e funcional, muito melhor que outras pagas.
Além de que vem com bons efeitos nativos, mas isto não importa, o que importa é desenvolver uma boa cadeia de efeitos externos free, que podem ser usadas em qualquer DAW.
Mas ao usar uma DAW em comum a grande vantagem é a de poder importar os projetos, isto vai facilitar em muito o aprendizado prático.
Outra boa opção seria a LMMS outra DAW free muito boa, mas tem uma limitação grave, que não exporta os arquivos midi, e assim desta forma talvez neste aspecto não seja recomendável.

http://www.superdownloads.com.br/download/50/adobe-audition-3-0/

Vejam bem estou apenas recomendando, não quer dizer ainda que vai ser assim, outros membros podem e devem se manifestar.
A escolha dos plugins, daws e instrumentos deve ser feita com base num consenso.
E tem tomar cuidado com a palavra "free", na internet tem muita coisa para se baixar, mas tem "free" que não é free, tem sérias limitações de uso, como número de tracks, prazo de validade, cadeia de efeitos etc...
Então tem que separar o joio do trigo.

E depois aos poucos este projeto vai se transformar no portal de entrada de home studio na questão dos Vsts e DAW.,com a vantagem de tudo ser free sem ônus nenhum para os usuários iniciantes.
E conforme o projeto decolar poderíamos reivindicar junto a moderação a colocação do projeto num tópico permanente mais destacado.
Pois vai ajudar a todos, iniciantes e até os mais experientes, um verdadeiro curso, sem blá blá e enrolações, e só teoria, mas acima de tudo a prática, e o melhor de tudo gratuito, basta alguns membros se doarem que alcançaremos sucesso.
100% free. sem qualquer limitação ou impedimentos e limitações de hardware.
Obviamente para participar o membro tem que ter um razoável setup na linha do computador e interface de áudio.
Vai dar trabalho?
É um projeto que vai ter vários sub-projetos.
Vai dar trabalho, e o trabalho enobrece, e a recompensa em ajudar os outros é enorme, pois ajudamos a nós mesmos.
Não tem um prazo para conclusão, pode ser uma contínua evolução.

MMI
Veterano
# mar/15
· votar


Adler3x3

Legal seu projeto! Vou acompanhar e ficar de olho. Só não vou participar, desculpe, porque não instalo plugins que não preciso, nem de graça.

É bacana sua intenção pela legalidade e gratuidade, mas talvez limite um pouco. Talvez se admitisse o Reaper e seus plugins nativos abriria para muita gente, já que é uma DAW realmente boa e popular e das mais baratas.

Abs

daimon blackfire
Membro Novato
# mar/15
· votar


To dentro!

Adler3x3
Veterano
# mar/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


MMI
Eu contaria com a sua inestimável participação.
Veja bem no conjunto de Daw , plugins e instrumentos, não vai dar tanto espaço no hd assim, principalmente para quem tem um bom setup.
E pode utilizar um outro computador que esteja por acaso num segundo plano, que mesmo com algumas limitações ainda funcione e seja adequado ao processo.
Todos nós temos um computador mais velho que ainda funciona.
Tem que encarar como um setup a parte que faz parte da interatividade das relações com outros músicos, buscar uma base comum, para muitos principalmente para os mais experientes vai ser uma base de nível inferior, mas que tem a virtude de propiciar uma melhor interação com outras pessoas, e de certa forma partilhar conhecimentos.
E pode-se instalar facilmente, e da mesma forma que se instala pode-se remover sem prejuízo nenhum.
E a origem dos softwares vai ser de boa procedência, pois ao evitar-se os genéricos, não se corre o risco de contaminação por vírus.
É uma questão de aprendizado e todos nós temos algo a aprender, mesmo com os free.
É tudo uma questão de organizar as pastas de arquivos.
Por exemplo o DrumMic'a de bateria é um software sensacional, e tenho certeza que com a aplicação de bons Vsts free, vai gerar um som bem legal.
E o principal é ajudar os outros, principalmente considerando as limitações do nosso país, e ajudar a desenvolver o conhecimento em áudio.
Até pensei no uso do Reaper, mas descaracterizaria o projeto e levaria de certa forma a pirataria.
Mas de qualquer forma nos projetos em que não se busca os arquivos de projetos, e sim as tracks, seja em áudio e midi nada impede, que se use diferentes Daws, só os efeitos e instrumentos que serão free.
No projeto em seus termos globais nada impede o uso de softwares pagos, só a base convenhamos tem que ser free, pois o acesso a tecnologia não pode ter restrições, principalmente de natureza financeira.
E vai acontecer que alguns softwares free vão cair no gosto do usuário, e vão ser utilizados mesmo por aqueles que tem mais recursos.
Não tem outro jeito, para ter uma base comum a todos os usuários é imprescindível que os softwares sejam free na acepção da palavra.
E num projeto público aqui no fórum não podemos estimular isto.
Pode-se em outros sub-projetos até usar Daws pagas, depende dos usuários, que tem pontos em comum se unirem, nada impede.
O Importante é o conhecimento que vai se adquirir, que é supra DAW ou software proprietário.
E o repositório de conhecimento só vai se acumular se começarmos com os pontos mais simples.
A mesma ideia para os free pode ser aplicada nos pagos, depende da participação dos membros.
E tudo isto vai exigir também um certo tempo de adaptação de cada membro.
Mas com os pagos a situação fica mais elitista, e vai reduzir consideravelmente os participantes, pois com relação aos pagos a diversidade é muito grande, e vai faltar o principal que é uma base comum.
Vai desde o processo da composição, tratamento das tracks, mixagem, masterização e produção final, todos de certa forma saem ganhando.
E veja bem se conseguirmos sucesso no aprendizado dos Vsts free, imagine o que vamos conseguir usando softwares pagos.
Mas se alguém é bom na matéria, tem que conseguir bons resultados mesmo nos free.
Claro em muitos casos conforme a música e o projeto novos desafios vão aparecer.
Claro não dá para comparar no todo, os softwares pagos levam vantagem, isto é indiscutível.
Bem de qualquer forma vai existir outros pontos que você pode ajudar.
A ideia global é melhorar a interatividade dos membros, sairmos do lugar comum e avançarmos, não só ganharmos teoria musical, mas sim ganhar conhecimento do uso de softwares e produzirmos músicas com mais qualidade.

tito lemos
Veterano
# mar/15
· votar


Eu tô dentro!
Só não sei se o meu note guenta mais uma DAW.... Vamo tentar.

Flipe J.
Membro Novato
# mar/15
· votar


Utilizar plugins nativos de alguma DAW escolhida seja paga ou free seria o mais fácil mas enfim;;;

Assim como Adler3x3 eu indico fortemente o uso do Kontatk player + Factory Library: Link :

Nessa library free tem baixo, bateria, algumas teclas e synths.
Deixo o resto das escolhas dos plug-ins externos para os mais experientes.

Por mim o Adler3x3 pode definir todos já que é ou foi grande utilizador destes free creio eu. Já não perderiamos tempo discutindo sobre plugins e iríamos logo ao que interessa. Não querendo apressar ninguém hehe.


Resumindo as indicações:

DAW
Adobe Audition 3.0

Plug-ins
- compressores: Molot 03
- limiters:
- equalizadores:
- reverbs:
- delay:
- flanger:
- chorus:
- outros:

Instrumentos VST
DrumMic'a
Kontakt Player 5 + Factory Library

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


Como fui citado, exijo réplica... hehehe
Seguinte... esse tipo de projeto eu estou sempre dentro. Podem contar comigo (embora eu não tenha lido tudo ainda, mas vou marcando logo, pra ler com calma depois).

Adler3x3
Veterano
# mar/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


JJJ
Seja bem vindo.
Os posts são grandes porque na verdade tem muitos detalhes que não podem escapar.
Eu te citei porque entendo que você é um dos membros que podem participar.
E também sei que você deseja um aprimoramento , você mesmo citou de treinarmos mixagens e masterizações com material próprio nosso.

Felipe J.
Sim o Kontakt player free é indispensável, até porque é um dos tops dos Vsts.
E os instrumentos básicos que vem já dá para fazer muita coisa boa.

Mas na relação de plugins temos que estudar com mais calma.
Precisamos de um bom equalizador paramétrico para cortar as frequências indesejáveis., e neste ponto não tenho certeza/convicção de nada.
Mas concordo com você que temos que ser mais rápidos para escolher, mas aqui conta muito a experiência de outros membros.

Adler3x3
Veterano
# mar/15
· votar


recomendação de plugins:

A linha free do kjaerhus tem ferramentas interessantes que já testei e as vezes uso.

http://www.vstwarehouse.com/2011/06/kjaerhus-audio-classic-series_3.ht ml

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar


Adler3x3
Os posts são grandes porque na verdade tem muitos detalhes que não podem escapar.

Ah, não vem com essa, não... Os posts são grandes porque você gosta de escrever mesmo... kkkkkkkkkkkkkk

Adler3x3
Veterano
# mar/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


recomendação de plugins:

Este plugin não é bem de efeito, mas é uma ferramenta bem útil para criar acordes, e seria muito útil ter.

http://www.kvraudio.com/product/chordz-by-codefn42/details

Adler3x3
Veterano
# mar/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


recomendação de plugins:

Aqui tem um conjunto bom de efeitos, que servem até para masterizar.

http://www.nongnu.org/freeverb3/

É um pouco chato de instalar, mas é free e tem até convolution reverb de qualidade.

MMI
Veterano
# mar/15
· votar


Adler3x3

Acho que este não. Estou tentando ajudar aqui, não me entenda mal...

Entendo que se discuta sobre instrumentos virtuais, claro, mas aqui muita gente pode gravar um baixo real, usar teclados, usar sons prontos de instrumentos reais. A bateria existe uma certa dificuldade, dos instrumentos mais básicos aos mais difíceis é legal que se discuta, mas penso que o foco seria os equalizadores, compressores etc.

Sugiro que se escolha um freeware que rode em Win e Mac (já vi gente rodando Linux por aqui também) com vários formatos, AU, VST, RTAS, AAX etc. - pelo menos o mais abrangente possível, que limite menos.

Adler3x3
Veterano
# mar/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


MMI

oops post duplo

Adler3x3
Veterano
# mar/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


MMI

Sim mas qual o este que você se refere.

Sim eu uso o linux também, no momento esta desativado por que deu pau no windows que danificou a partição, mas no futuro vou reinstalar.

Sim e o espírito é aplicar os efeitos sobre as gravações de instrumentos reais.
É que eu uso mais instrumentos virtuais do que reais, mas as vezes uso violão e teclados, e na minha forma de escrever posso estar mais relacionando questões relativas aos virtuais.
Mas todo instrumento real é bem vindo, deve até ser a prioridade.
E estamos justamente na discussão do que devemos ou não devemos fazer.
Mas a princípio não existem limitações, mas sim se busca um equilíbrio.
Sim existe o outro lado do mac, já me veio no pensamento, mas como compatibilizar tudo?
Vamos ouvir mais vozes, o que indiquei e recomendei tem que ser avaliado, não é a minha palavra que tem a força da decisão, vai ser um consenso que vai ditar o que é melhor para o grupo.
Pensei no DrumM'ica por que é poderoso e poderia ajudar a compreender melhor como mixar uma bateria, um sub-projeto, que não exclui os outros.
E claro na sequência vamos ter que estabelecer algumas prioridades, pois não vamos dar conta de tudo ao mesmo tempo.

Adler3x3
Veterano
# mar/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Também necessitamos de bons efeitos para guitarra, conheço alguns, mas este não é o meu forte.

Adler3x3
Veterano
# mar/15
· votar


Também necessitamos de um bom analisador de espectro.

O voxengo parece ser uma boa opção as vezes uso ele, mas pode existir um melhor.

http://www.voxengo.com/product/span/

RafaelBernatto
Veterano
# mar/15
· votar


Adler3x3

Dos analizadores bons e free me lembrei do Blue Cat's..

Agora, não entendi porque não usar o Reaper.. Ele tem até um "chorderizer" como o da KVRAudio.. E não deixa de ser free.. Grátis pra usar... Aquele splash inicial não mata ninguém. xD

Mas não quero ficar "criando inticas" rsrs. Tô mesmo é sem tempo.. .Mas devo passar de vez em quando.

Adler3x3
Veterano
# mar/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


RafaelBernatto

Nada impede que um grupo de músicos aqui do fórum se reúna e faça um projeto usando o Reaper.
Um grupo por exemplo de 5 membros, pois um grupo muito numeroso pode complicar na questão de fazer a música. (pois para compor e tocar tem um número limitado)
Esta é a ideia geral a colaboração e deixar registros do correto uso de plugins.
Para haver interatividade tem que existir softwares em comum, sejam free ou pagos, e até misturados.
Mas nada impede que depois fique registrado o bom uso dos plugins do Reaper, e que os projetos e os arquivos wav fiquem disponíveis para qualquer outro membro do fórum baixar, apreciar e entender como foram usados os plugins.
Nada contra o Reaper, muito pelo contrário, até recomendo que os usuários se juntem e façam projetos neste sentido, o que não fazemos hoje, e se fazemos, muitas técnicas aplicadas não são divulgadas, e assim estamos dispersos.
E até é um bom sub-projeto fazer isto.
É até recomendável que projetos desta natureza ocorram, neste caso a responsabilidade pelos softwares é individual.
São duas coisas distintas, a base 100% free e a utilização de softwares, pagos concorrem entre si, mas não são excludentes.
São apenas duas opções a free e a paga.

A base free é mais sustentável, é mais acessível, pois é free.
É livre a escolha.
O que eu acho importante é agregar o conhecimento.
Fazermos as nossas músicas com composições próprias, mixagens e masterizações de músicas nossas.
Nada contra os covers, que também podem ter os seus sub-projetos.
Uma música colaborativa pode começar com uma certa qualidade, mas se houver mais interação, e ajuda até de outros membros nas questões de mixagem e masterização, o resultado final vai ser melhor e vai agregar mais conhecimento, ou seja quando terminar o projeto da música em si, os músicos vão estar com melhor conhecimento do que quando começaram a música, esta é a ideia.
Em nenhum momento quis afirmar que os softwares pagos são proibidos, até porque também tenho e uso softwares pagos, e ficaria muito contente em fazer projetos em comum com quem tem os mesmos softwares.
Devo ter me expressado mal e causado esta impressão/confusão.
Mas o que não pode é classificar um software que é proprietário como sendo um free.
Acho que o meu primeiro post foi infeliz neste sentido, pois as ideias ainda estavam fervilhando na minha mente.
Da mesma forma proprietários de softwares pagos como instrumentos e efeitos virtuais podem fazer projetos em comum., desde que tenha número suficiente de pessoas que possuam os mesmos softwares.

Este analisador do Blue Cats parece ser bom, tá vendo como a troca de ideias ajuda.
Vamos montar um bom repositório free.

Adler3x3
Veterano
# abr/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Todos

Vou seguir o conselho do Felipe J. e vou escolher todos os softwares.
Parece que o pessoal não se entusiasmou muito.
Mas vou estar aberto a recomendações, e vou analisar todas com carinho, e outras ideias são sempre bem vindas.
Pretendo criar um site externo a parte e vou me organizar para fazer isto, e já comecei.
Neste site a parte quero disponibilizar músicas completas com os arquivos de áudio e de projetos.
Mas vou criar também um tópico aqui no Cifa Club para facilitar o acesso.
Com relação a DAW escolhi o Podium Free, que tem uma engine moderna em 32 e 64 Bits, e por ser free das que existem no mercado é a que menos tem limitações, e mesmo a versão free é muito poderosa.
Mas é plenamente funcional, aceita Vsts, seja de instrumentos e efeitos, trabalha bem com áudio e midi, e é uma DAW que esta sempre sendo atualizada, ao contrário do Adobe Audition Free 3.0 que muito embora seja excelente parou no tempo.
Além de que os arquivos de instalação do Podium são pequenos.
E vem com alguns efeitos nativos muito bons, principalmente EQ e Reverb.
Eu tenho a versão completa e posso assegurar que é mais do que uma DAW de nível entry, tem muito recursos até que algumas Daws que custam bem caro.
E quero deixar instruções bem detalhadas sobre todos os softwares free que vão ser utilizados , links, instalação e exemplos práticos de uso.

http://zynewave.com/podium-free/

Mas quero também incluir projetos para o Reaper e LMMS (Linux Multimedia Studio), que percebi que vai ser bem útil, principalmente para aprendermos a mixar e masterizar, e para os novatos uma boa forma de se iniciar no home studio na questão dos softwares, assim como vai ser útil até para os mais experientes.
Obviamente esta mudança vai demorar um certo tempo para ser implementada, mas não vou desistir.
Mas vou criar uma base comum para podermos trocar arquivos.
Vai ficar uma porta de entrada para o home studio usando softwares livres, e a ideia é que um novato aprenda o básico, conceitos, instalações de programas e mais, e o melhor não gastar nada em softwares, depois com o tempo e aprendizado vai saber escolher quais softwares deve comprar.

tito lemos
Veterano
# abr/15
· votar


Adler3x3

Apesar do meu tempo ser curto, estarei acompanhando, colaborando e aprendendo. Essa questão de analisador de espectro mesmo, quero muito aprender de verdade a usar. Já usei, mas sem estar bem certo de que estava o interpretando bem.

Bacana você abrir espaço pro Reaper. Eu, por exemplo, só trabalho com ele por uma questão de tempo mesmo, aprendi o básico dele e não tenho muito tempo pra aprender o básico de outra DAW. E eu gosto de ser produtivo, meu precioso tempo eu decidi transformar em trabalho realizado. De toda forma, baixarei o Podium pra ver qual é a dele.

Abração brother!

Adler3x3
Veterano
# abr/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


tito lemos

Você pode assistir todos os vídeos mesmo da versão completa.
Pois a maioria dos recursos esta presente na versão free.

http://zynewave.com/category/videos/

Claro nos vídeo aparecem o uso de Vst pagos e grátis, mas dá para ter uma noção do potencial do software.

Flipe J.
Membro Novato
# abr/15
· votar


Adler3x3
Vou seguir o conselho do Felipe J. e vou escolher todos os softwares.
Ótimo!!! Por experiencia própria afirmo que qualquer projeto que requer a ajuda/participação de 5 ou mais individuos não tem muito futuro sem alguma figura de liderança ainda que este não se auto-intitule, podem haver exceções quem sabe... mas elas são elas.

Vai usar plug-ins nativos ou ainda vai escolher com calma?

Parece que o pessoal não se entusiasmou muito.
Pode ser... mas tbm pode ser que experientes e mesmo iniciantes na sua grande maiora utiliza daw/plug-ins pagos seja legalmente ou não.

Eu adorei a ideia vou acompanhar o tópico mas já aviso que não tenho muito a contribuir com técnicas afinal estou aprendendo o básico ainda. (Vol - EQ - Pan - Comp) + edição de audio e MIDI.

Adler3x3
Veterano
# abr/15
· votar


Felipe J.

Vai dar para usar plugins nativos em número de 3, um EQ, Reverb, e um de Pitch, todos muito bons, os outros vou estudar e selecionar.
To criando uma pasta especial para alocar os Vsts;
Já tem uns 10.
A hora que tiver todos os plugins escolhidos vou fazer os projetos com as músicas como exemplos.

Qualquer novidade vou postar aqui.

MMI
Veterano
# abr/15
· votar


Adler3x3

Confesso que abri seu tópico mais de uma vez para dar palpites, mas acabei não fazendo. Vou tentar ajudar com algumas sugestões que podem vir ao caso ou não, você quem manda e podemos discutir.

Eu não conheço o Podium, não posso criticar. Em todo caso, na minha opinião a discussão da DAW em si não vem muito ao caso, excluindo o Pro Tools 11 ou 12 que os plugins são no formato AAX. Se você definir os plugins free, então qualquer DAW que os rode está ótima. Vale definir, por exemplo, o Reaper se for usar os plugins nativos. Eu sempre bati aqui no Reaper porque é uma DAW completa e é a mais acessível das famosas, as outras são mais caras, mas pode ser qualquer uma.

Minha sugestão? Usar plugins free indicados em qualquer DAW, mas de preferência na DAW indicada. Assim vocês podem até discutir a qualidade dos plugins e compará-los com outros, como até uns pagos. Deixo a sugestão que se debata inicialmente, uns plugins free selecionados deste site.

Melhor debater por partes. Inicialmente selecionar 2 ou 3 equalizadores, depois compressores, reverb, limiter, saturador/distorção, pan/stereo, manipulador de transientes etc. Você é o diretor, vai pensando e colocando suas ideias. ;-)

Abç

Adler3x3
Veterano
# abr/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


MMI e todos
Eu já comecei a incluir e testar os efeitos no Podium, com duas versões diferentes de 32 e 64 bits.
O problema é encontrar o efeito nas duas plataformas.
Eu uso 64 bits no computador desktop e 32 no notebook.
O EQ e o reverb do Podium são excepcionais.
Mas é bom ter mais opções.

No Reaper quero deixar para usar os plugins nativos, mas pode também usar os free, basta deixar uma pasta bem organizada.
Estou criando uma pasta chamada FAS - Free Audio Softwares para o usuário montar igual no seu PC, que vai ter subpastas por Vsts de efeitos e de instrumentos (naquilo que for possível, pois tem Vsts que são mais sofisticados e criam várias pastas no windows) e assim quando quiser pode acrescentar ou deletar mais facilmente qualquer Vst.
E montar também uma pasta para projetos e modelos de midi.
Quanto ao LMMS ( orginário do linux, mas que roda no windows) já vem com efeitos e instrumentos do próprio Linux, mas também vai poder acessar as outras pastas.
De tudo já tem um pouco, mas estou atento a novas recomendações,e vou testar um por um, e aqueles que tiverem um bom comportamento são elegíveis.
Já outros mais duvidosos não, hoje consegui testar uns 4 ou cinco, com algumas rejeições. (3 ou 4, que desisti)
E dá um certo trabalho pois tenho que variar também o estilo da música para poder experimentar melhor.
Testei o Rackspacer e funciona bem.
A DAW podium é bem leve e sofisticada., muito configurável, o usuário pode deixar com um boa visualização.
Segue um conceito diferente, por isto quero criar várias músicas como exemplos práticos.
Alguém poderia começar a fazer algo parecido no Reaper usando somente os instrumentos nativos.
E no Podium quando você instala um plugin ele cria uma versão em estéreo e em mono, para aplicar conforme a track.
Instalei as duas versões do Podium em 32 e 64 bits, é bem enxuta, 21,3 megabytes.

Necessitamos em 32 e 64 bits:
- equalizadores de várias bandas .
- equalizadores paramétricos;
- visualizadores de espectro (instalei um do Blue Cats , mas não tá rodando redondo);
- saturadores;
- delay;
- pan/estéreo (stéreo e imagem)
- compressores;
- limiters;
- manipulador de transientes (vitalizer)
- amplificadores e efeitos para guitarras e baixo
- Maximizadores;
- excitadores de harmônicos;

Quero montar também templates de efeitos para usar na Master Track;
E porque 64 bits?, ora é o futuro, logo logo, vai estar tudo em 64, mas ainda por um bom tempo temos que manter a opção de 32 bits.
Necessito de ajuda para criar boas cadeias de efeitos, para a bateria e principalmente para a Master Track.

Mas depois quando tudo estiver funcionando nada impede que um usuário utilizando um VST pago mais sofisticado seja de instrumentos e de efeitos , grave uma track especial e depois exporte para um arquivo de áudio, o que pode facilmente ser importada em qualquer DAW, mesmo coisa para a gravação dos instrumentos reais.
O importante é ter uma base comum, depois vem as exceções que vão surgir naturalmente e de forma livre, sem engessamento.
Pensando livremente.
Livre no sentido de free (grátis) e livre de livre escolha, podendo usar pagos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto "Luminescências" - Músicas, Jam, Colaborações, Mixagem Masterização e mais