Gravação - (Opinem)

Autor Mensagem
Lori_Dw
Veterano
# jan/11


Bom galera, há algum tempo já eu venho entrando aqui no forum, colhendo informações, e até ajudando alguns colegas ... e nesse tempo consegui apremder algumas coisas!

Eu fiz uma gravação no meu modesto Home Estudio, e gostaria que vocês ouvissem, e opinassem.

Princesa Minha

Equipamentos:

Bateria - Adictive Drums
Baixo - Ibanez (Gravado em linha)
Guitarras - Tagima Edu Ardanuy Signature
Ampli - Meteoro Andreas Kisser Signature
Violão - Strimberg Jumbo Js-02 (Gravado em linha)
Voz/Captação Guitarras - Condensers do set Le Son Km 90/7
Mesa - Behringer EuroDesk sx2442fx
Placa de Audio - Delta 1010 Lt
DAW - Sonar 6 Producer Edition (Gravação, Mixagem, e Pré-Master)
Masterização - Sound Forge

Axo que era isso ... se faltou algo, depois é só perguntar!!

Por favor galera, opinem, é muito importante, vcs sabem como que funciona isso!!

Beleza? Desde já obrigado a todos!!

Abração

Iversonfr
Veterano
# jan/11
· votar


Lori_Dw

Curti o som! parabens! achei a mixagem bem legal e timbres agradáveis.

Ja que é pra dar palpite aqui vai o meu (não manjo nada disso hein, é só minha mera opinião de fuçador rsrsr):

achei a voz um pouco seca e abafada. Acho que valeria dar um grauzinho nos agudos, ou talvez cortar um pouco os medio-graves pra ver como fica e pro meu gosto, botar tipo um delay pra dar um "volume" ou mais reverb mesmo... eu aumentaria de leve a caixa pra trazer ela mais pra frente e abaixaria um pouquinho de nada o chimbal. Bom, num manjo nada mas fica aí o "parpite". Abs e parabens!

Lori_Dw
Veterano
# jan/11
· votar


Iversonfr

Valeu cara ... vou considerar os conselhos, e agradecer os elogios.

Obrigado men!!

Lori_Dw
Veterano
# jan/11
· votar


Up

Ta fraco hein, a galera não ta mto afim de comentar mesmo!! Rsrsrs

Cadê os mestres ae? Vamo lá pessoal!!

Obrigado.

T-Rodman
Veterano
# jan/11
· votar


Lori_Dw
tá faltando mixagem/masterização.
Quanto ao resto está legal, mas o que senti ouvindo sua faixa é isso: equalização, alguns efeitos talvez, ambiência... tá faltando alguma coisa.
Eu sei que não é fácil, pois a maioria das minhas gravações está desse jeito, faltando 'sal'.
Vai trabalhando na mix, que dá pra acrescentar um 'mojo' bem grande no seu trabalho.
Quanto ao resto, parabéns, porque não tem erro nenhum. A captação está boa.
Então o negócio é trabalhar na mix mesmo.
Falando com os meus botões - realmente, não é fácil gastar umas horas mixando cada faixa. Eu falo isso, porque eu gasto 3h pra gravar e mixar 1 música. O pessoal depois escuta e fala exatamente isso que repeti.

amplexos

T.

overlappingcircles
Veterano
# jan/11
· votar


curti a musica bem pop mas agradavel :) quanto a mix o primeiro defeito que escutei foi a voz demaisado pra frente na mix, achei o pan dos instrumentos meio estranho tbm, mas a voz encobriu tudo e acabou pra nao dar pra escutar bem o resto (isto e apenas opiniao pessoal)

_FrEd_
Veterano
# jan/11
· votar


Lori_Dw

Eu particularmente gosto de mixagens bem "pra frente", que vc consegue escutar tudo com clareza e tudo combina perfeitamente...

No seu caso, eu acho que faltou bastante mixagem... A voz, além de ser a unica parte que eu não gostei, precisa soltar esse gogó, ta cantando muito pra vc...

Parece estar, no geral, um pouco grave também....

As guitarras e violão tão muito pra tras na mix... Até a bateria (mas ae também é gosto) ta muito pra trás na minha opnião...

Abs!

janderimperium
Veterano
# jan/11
· votar


o vocal sempre deixando a desejar :D sem ofença mano :D mas vc fez a musica bonitinha mas quando chega na parte letra e voz... compor letra e pra poucos, cantar tbm. por isso soh componho em ingles e so canto no chuveiro :D mas quanto ao resto achei muito bom. usou o q para a distorçao? e que baita mesa viu?? gigante...

Lori_Dw
Veterano
# jan/11 · Editado por: Lori_Dw
· votar


T-Rodman

Exacto ... tbm sempre achei que tá faltando esse "mojo" cara!

tá faltando alguma coisa.
Exatamente ... o problema é conseguir chegar nesse "Q" que falta ... mas vou tentando!!

Se tiver alguma dica específica, passa ae men, me ajude por favor!! Rsrsrsrs.

overlappingcircles

Cara ... na verdade, eu sempre achei que a voz estaria meio baixa, não sei se é o meu fone, ou monitores que não são os adequados para ser de referencia. Mas vou dar uma reparada nisso. Valeu.

Na verdade, o que vc achou de estranho no Pan? Eu tentei colocar mais ou menos o que eu tenho aprendido por aqui, guitarra dupla, um pra cada lado, solinho de um lado só, baixo no meio, etc ...

Dá umas dicas ae, rsrsrs

_FrEd_

No seu caso, eu acho que faltou bastante mixagem
Alguma dica específica?? Ou só pelo fato de vc achar que tem que trazer mais pra "frente"??

A voz, além de ser a unica parte que eu não gostei, precisa soltar esse gogó, ta cantando muito pra vc...
É, a voz nunca gostei muito tbm ... e obrigado pela sinceridade, rsrsrs!!
Outra coisa, é que realmente ela está meio "pra dentro", e um dos motivos é que eu me perdi na equalização do canal, estava gravando o baixo e esqueci de mudar a eq quando gravei vocal ... e outra, essa era pra ser a voz "guia" só, eu iria gravar outra voz depois da musica pronta, mas acabou que eu nem gravei mais nada depois ... acho que farei isso.

Guitarras limpa, e violão, era bem essa a intenção mesmo, deixar bem pra trás, só pra dar um fundo.
Guitarras distorcidas talvez pudesse colocar um pouco a frente mesmo.

Mas valeu pelos comentários ... é muito importante pra mim!!

janderimperium

Ok ok ... não precisa esculachar tbm, rsrsrs .. brincadeira!! hehe.
... mas falando sério; sobre o vocal, sei que não há desculpas, mas é o que eu escrevi acima, ao Fred, eu me perdi na equalização do canal, e essa era pra ser a voz "guia", eu iria gravar outra voz depois da musica pronta.

E quando vc fala de compor letra e pra poucos, cantar tbm concordo com vc .. mas isso é tanta questão de "Opinião x Gosto", que por exemplo eu, não vejo nada de interessante, e até acho ridículas algumas composições de pessoas que a maioria conta como mestres, tipo: Renato Russo, Roberto Carlos, e por aí vai.

Mas isso é apenas questão de gosto acho .. creio que não tem como julgar se uma letra ou melodia é bem feita, ou mal feita, porque sempre vai puxar pro lado do seu gosto musical, seu estilo preferido.

E outra, tem tanta gente cantando tanta babozeira no rádio ... que até inspira e dá animo pra gente que é iniciante compor!!

usou o q para a distorçao?
Metal Zone da Boss.

e que baita mesa viu?? gigante...
Sim, uma ótima mesa ... usamos pra apresentação ao vivo.

Valeu cara ... obrigado pelos comentários.


É isso galea ... desculpe o tamanho do post, mas crio que respondi a todos no mesmo ... e é isso, se puderem me dar dicas, efeitos que se adequem, estou aberto.

Obrigao a todos!!

ricolb
Veterano
# jan/11
· votar


Lori_Dw
E aí meu mano, beleza? Concordo plenamente com o overlappingcircles.

O maior problema está na voz, pra dizer a verdade eu escutei em aberto, não com fones ou nos monitores, mas a sensação é de que a voz se sobressaiu mais do que deveria.

Claro que ela precisa de destaque, mas não pode encobrir todo o arranjo e sim ser mesclada a ele com algum destaque.
Precisa melhorar também a afinação e cantar com verdade, sabe?

Gostei de todo o arranjo, execução, timbre e do nível de gravação, mas também gosto da bateria um pouquinho mais a frente, ok?

1000 abraços meu irmão!

trashit hc
Veterano
# jan/11
· votar


Lori_Dw

fala brother!!!

velho, opinar sobre gravação, mix, e etc... é muito complicado!!! cada um tem seus gostos.
mais vamos para de enrolar!!hehehehehe

velho, a galera já disse tudo!!! eu comparei sua música com algumas bandas.

pelo o que pude perceber, o lance da bateria está atrás, faz sentido.
trás um pouco ela pra frente pra ver como fica, junto com as guitarras distorcidas. se precisar, trás o baixo também.

sobre o vocal, eu acho que ele tá destacado pelo fato dos instrumentos estarem muito escondidos...

eu também achei, como já falaram, o vocal tá faltando agudos, brilho, achei meio abafado... compara com algumas bandas o vocal.

isso é só minha opinião doida!! veja ai o que é melhor pra sua música!! e posta alguma mudança ai que tu fizer pra gente ouvir!!

achei a melodia muito boa!!! tudo muito bem encaixadinho!!!
a melodia é muito cativante!!!

teu vocal é muito bom!! só precisa de uns pequenos ajustes, mais ai é com Christian, e a galera do fórum de canto.

os instrumentos estão bem executados.

o addictive drums é foda!! parece real bateria .

abç.

Lori_Dw
Veterano
# jan/11
· votar


ricolb
Mano, sem comentários o que vc significa pra mim, valioso demais!!

Sobre o volume, ja estou observando!!

Precisa melhorar também a afinação e cantar com verdade, sabe?
Sim, esse é o esquema que eu já falei ali no outro post: na verdade essa trilha de voz, era pra ser só a guia, eu iria gravar outra mais perfeitinha depois, mas acabei ficando sem tempo, e deixei aquela mesmo ... mas vou gravar outra, rsrs.

Gostei de todo o arranjo, execução, timbre e do nível de gravação, mas também gosto da bateria um pouquinho mais a frente, ok?
Ok ... eu estava mesmo em dúvida sobre a batera um pouco mais a frente ... vou mudar isso tbm.

Valeu mano ... muito obrigado pelo post!!

trashit hc
Cara, valeu pela consideração e pelo post.

eu também achei, como já falaram, o vocal tá faltando agudos, brilho, achei meio abafado... compara com algumas bandas o vocal.
Sim, como eu falei no outro post, o vocal ficou meio abafado, ou sem agudos, porque eu me perdi na eq do canal da mesa ... eu estava gravando o baixo, e esqueci de mudar a eq ... e deu no que deu, rsrsrs ... eu até tentei colocar um eq virtual, puxar mais médios e agudos, mas nunca fica do jeito que tem que ficar neh.

achei a melodia muito boa!!! tudo muito bem encaixadinho!!!
a melodia é muito cativante!!!

Obrigado ;)

teu vocal é muito bom!! só precisa de uns pequenos ajustes
Obrigado de novo ... e eh sim, sempre tem algo pra ajustar, hehe ... vamos lá, sempre aprendendo.

os instrumentos estão bem executados.
o addictive drums é foda!! parece real bateria .

Obrigado de novo, rsrsrs ... e é sim cara, eu gosto bastante do resultado do AD ... pelo tamanho dele, ele tem um baita timbre ... e pras pessoas que não "entendem" muito dessas paradas de produção, é até meio dificil de explicar que a bateria eu gravei com um software, e não foi tocada, nos tambores e tals ...
... Eu particularmente gosto muito dos timbres que ele proporciona.

Abração meu velho!! Valeu ae pelo post, muito obrigado mesmo!!

Eu vou dar uma mexida nela, e vou postar de novo ... vamo vê no que dá, rsrsrs.

Abraço!!

T-Rodman
Veterano
# jan/11
· votar


Lori_Dw
Eu creio que dá pra dar uma dinâmica na mixagem já feita.
Tente brincar com o equalizador, o limiter, o compressor e o exciter - todos por software. Não sei se todos existem em sua DAW, mas é o que eu utilizo pra dar uma mexida na voz - além claro de mexer na ambiência.

amplexos

T.

Lori_Dw
Veterano
# jan/11
· votar


T-Rodman

Tu diz mexer já na faixa final, na mix mesmo ... não na faixa específica do vocal, é isso??

E a questão de ambiência que vc fala ... seria a questão de reverb, essas paradas? Ou o que?

No Sonar, eu tenho alguns efeitos legais, tenho pacote da Waves, tenho o do Sound Forge que dá de usar direto dentro dele tbm, e tem os próprios do programa, que já quebram um galho legal.

T-Rodman
Veterano
# jan/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


Vixi, isso pra mim, eu enxergo tudo como plugin, no Logic.
Na 'mesa de som' do logic, de faixa a faixa, eu posso ir adicionando efeitos um a um. Creio que no Sonar não seja diferente esse processo.
Eu vi um vídeo esses dias do Studio One Artist, que é uma DAW mais recente e simples, e até ela tem esse tipo de 'add' de efeitos por track, além de você poder colocar os efeitos diretamente no mix-out geral, como um limiter, por exemplo.

Veja o vídeo-review desse link abaixo, que enquanto o cara vai explicando, ele vai mostrando várias coisinhas simples e usuais para todo mundo que faz mix. No caso, na página do youtube, ele colocou até o link para download dos setups que ele utiliza, só que só funcionaria no Studio Artist. Mas a idéia é a mesma, para qualquer DAW, comparando as que já utilizei/experimentei.
http://www.youtube.com/watch?v=k2Gjq0DKonA
Eu vi esse video nessa semana, e fiquei ancioso em aplicar isso em minhas gravações. São coisas bem simples que ele explica, que dá o efeito desejado.

overlappingcircles
Veterano
# jan/11
· votar


Lori_Dw
upa ai os separados que eu dou uma brincada aqui :) so pra ver se sai alguma coisa marromeno, hehehe

Lori_Dw
Veterano
# jan/11
· votar


T-Rodman
Sim, são plugins mesmo, e sim, eu posso colocar de um em um nas faixa, ou dá de colocar nesse geral ae tbm, mas não aprendi a usar assim ainda.
MAs saquei o que tu disse ... e vou ver esse video ae, valeu, muito obrigado!!

overlappingcircles
Esse fim de semana eu upo sim cara, dae vamo ve o que sai, rsrsrs ... só q hj to meio sem tempo ... até domingo eu disponibilizo as tracks pra vc.

Muito obrigado galera, pela ajuda!!

overlappingcircles
Veterano
# jan/11
· votar


Lori_Dw
me manda uma mp quando upar :)

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11
· votar


Lori_Dw

Legal cara, eu gosteii. : ) Mas se você me permitir, vou te mandar algumas opiniões contrutivas. Quando a voz entra, você poderia tranquilo deixar os outros instrumentos altos sim, tipo a batera. A voz, nesse estilo, permite você brincar também um pouco mais com efeitos, tipo colocar um Delay com pequeno atraso com pan, para L e R, fica bem legal. Se você quiser deixar a caixa mais presente, atenua 5k, já usei uma vez o Adictive Drums e se não me engano, ele tem um equalizador na parte de edição das peças separadas...O VIolão, me parece que ele no pan, você jogou para a direita ne? Faz o seguinte, quando tiver mais de um instrumentos de cordas, tipo, to falando de uma guitarra e um violão, joga um pra cada lado, sem exagero, só pra criar a nossa imagem estereo. Mas é isso ae, eu escrevi aqui, o que eu faria ne, na produção musical, existe as regras misturadas com gosto pessoal de cada um. O gosto pessoal do produtor musical. Abraço e sucesso.

Lori_Dw
Veterano
# jan/11
· votar


geracaoanos2000

Valeu man, é isso ae !!

O VIolão, me parece que ele no pan, você jogou para a direita ne?
O violão base, tem um de cada lado, eu dupliquei, e coloquei um delay pequeno!!

A guitarra limpa que está em um lado só, e ao lado oposto coloquei o solinho da guitarra!!

Valeu por postar ae brother, obrigado!!

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11
· votar


Lori_Dw

Que isso cara, precisando, é só chamar! Pra te ajudar mais ainda, visite depois um material que postei .AQUI.

Abraço.

Lori_Dw
Veterano
# jan/11
· votar


geracaoanos2000

Eu tava exatamente vendo isso !! Rsrsrsrs

Valeu, abraço!

Iversonfr
Veterano
# jan/11
· votar


Lori_Dw

Com o tanto de pitaco que ja deram, com certeza ja deve ter mexido bastante na mix! rsrsrs upa ela denovo ae pra gente ver!

Lori_Dw
Veterano
# jan/11
· votar


Bom galera ... alguns disseram que a voz ficou a desejar, que tava ruim, rsrsrs ... td bem, na voz eu não mexi, ou pelo menos na gravação do vocal não mexi, não deu tempo de gravar de novo, fazer melhor ... só mexi mesmo então na mix.
Considerem isso

Princesa Minha

Valeu galera ... fiquem a vontade para as novas sugestões.
Rsrsrss

Hendrix_ssa
Veterano
# jan/11
· votar


Parabens cara!
Qual captador dessa guitarra?

vc sabe dizer se pode ligar direto um violão numa interface de gravação? a impedancia casam?

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11 · Editado por: geracaoanos2000
· votar


Olha cara, melhorou bastante viu" Parabéns! Vou te contratar! rsss Seguinte, lendo um pouco para fazer a minha reciclagem , hehe, encontrei ,ISSO. . Por falar, a letra dessa música é muito bonita. Gostei das guitarras, o pan ta muito bom, inclusive o baixo também. Acho que os instrumentos estão bons, trabalhe só mais um pouco agora no violão, e como voce mesmo disse, não tempo de trabalhar na voz, entao veja isso depois. Dê mais presença no violao, não sei como está a situação ai na edição, nao sei se o caso ai pra dar mais presença, é aumentar o volume ou é frequencia, enfim.

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11
· votar


Ah, só pra constar, eu comentei sobre o violão, mas mexa pouco, tá quase no ponto. Trabalhe nele, mas com cuidado, sem exagero, só uma "pitada" mesmo. Abraço.

_FrEd_
Veterano
# jan/11
· votar


Lori_Dw

Cara, ainda não estou de acordo com essa bateria. O volume dos pratos esta muito alto em relação à caixa, bumbo e tons. Principalmente o chimbal, que soa estridente demais em algumas partes.

Realmente, acho que arrumando a bateria e o vocal, ficaria perfeito. O vocal talvez precisasse regravar, ou dar um belo trato pra dar mais brilho e presença nele.

Da uma olhada nessas mixagens de bateria do proprio Adictive:

http://www.xlnaudio.com/?page=products&p_page=audiodemos

O primeiro audio ilustra bem o que eu to falando. Claro que não vai ficar lindo assim, mas a mixagem, os volumes, é bem por ae que eu to dizendo.

Abraço!

geracaoanos2000
Veterano
# jan/11
· votar


_FrEd_

Principalmente o chimbal, que soa estridente demais em algumas partes.

É...só pra somar um pouco mais com esse comentário, eu por exemplo, não gosto muito de chimbal presente muito na gravação, dependendo do estilo né, porque ele é o prato, que é tocado obviamente por toda a musica, e esse tocado "por toda", acho, na minha opinião, que cansa, ou enjoa, então, eu abaixo o volume, e jogo pra direita ou para a esquerda no pan. Experimenta ae, e ve como fica. Mas lembre-se, mixagem não tem regra feita, vá então do estilo da música e gosto pessoal do produtor, o importante, é que fique boa, e saiba colocar cada instrumento no espaço da imagem stereo.

trashit hc
Veterano
# jan/11
· votar


Lori_Dw

Sim, como eu falei no outro post, o vocal ficou meio abafado, ou sem agudos, porque eu me perdi na eq do canal da mesa ... eu estava gravando o baixo, e esqueci de mudar a eq ... e deu no que deu, rsrsrs ... eu até tentei colocar um eq virtual, puxar mais médios e agudos, mas nunca fica do jeito que tem que ficar neh.
xiiiiii foi mal velho!! tinha esquecido que tu já tinha falado dessa parada. hehehe

Bom galera ... alguns disseram que a voz ficou a desejar, que tava ruim, rsrsrs ... td bem, na voz eu não mexi, ou pelo menos na gravação do vocal não mexi, não deu tempo de gravar de novo, fazer melhor ... só mexi mesmo então na mix.
Considerem isso

já melhorou bastante!! o vocal tá menos destacado, e com mais brilho!!
agora me parece que ele tá com um pouco deeser... nos s. pode ser impressão minha. hehehe

tu deu um up nos instrumentos, né? ou só mexeu no vocal??

pra mim tá bem melhor.

parabéns!!

A guitarra limpa que está em um lado só, e ao lado oposto coloquei o solinho da guitarra!!
tu não pensou em colocar a guitarra que faz o solinho no meio??
e a base, dos 2 lados??

abç.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação - (Opinem)