Ouça minha gravação/masterização e opinem

    Autor Mensagem
    conehc
    Veterano
    # dez/06


    Gravei uma música a um tempo com minha banda... usei pra isso:
    atlhon xp 2800/512ram
    placa de som yamaha ds-xg (pra gravar)
    placa on-board (pra reproduzir)
    mesa wattson 8 canais
    microfones ruins, com cabos ruins e chiando..

    gravei tudo com o adobe audition, editei as guitarras e o baixo com o guitar rig... depois mandei pro sound forge, usei um dos presets do ozone 3, logo apos usei o waves l3 multimaximizer e por fim wave hammer...


    o resultado foi esse ai: http://www.4shared.com/file/7310072/f4f4ad5c/O_sol_master.html


    Comentem aí onde eu errei, o que deveria ter feito, o que nao deveria ter feito, etc...

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    conehc
    estou ouvindo com fones de ouvido totamente inadequados (HP-250 da Phillips), mas ao que me parece o som está bem legal, principalmente considerando o equipamento usado. Tá precisando dar um jeito nesse chiado hein?! No final ficou parecendo música ao vivo.. rs
    Assim que estiver com minhas referências eu posto um comentário mais construtivo.
    Tá no caminho certo!

    Abraço.

    Bog
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    conehc

    Apesar de eu mesmo ser um iniciante neste mundo da produção musical amadora (só mixei 3 músicas da minha banda até hoje), vou dar meu pitaco. Posso estar falando um monte de abobrinhas, esteja avisado! =)

    De forma geral: acho que a gravação ficou legal. Não gostei muito do timbre dos violões/guitarras. Para mim, parecem violões com distorção, heheh. Mas isso é questão de gosto pessoal - se esse era o timbre que vocês procuravam, está ok.

    Quanto à mixagem: os violões/guitarras hard panned para os lados dão um efeito interessante, mas que pode ficar cansativo dependendo de quem ouve (não é o meu caso). Ah, vocês gravaram a bateria só em 1 canal mesmo? Para mim ela parece mono. Se for por limitação dos equipamentos, não tem mesmo muito o que fazer sem apelar para truques.

    Quanto à gravação: acho que o maior problema que vocês tiveram - e que é o mesmo que eu tenho - é o chiado. Provavelmente por causa dos cabos e do microfone, ou da distorção. Você usou um filtro de ruídos? Não noise gate, digo um redutor de ruídos mesmo. Se você usou e mesmo assim o ruído permaneceu, às vezes, você consegue tirar um bom tanto dos ruídos se cortar as frequências mais altas e mais baixas num equalizador. Obviamente, com isso o som perde também presença e fica um pouco "encaixotado", então tem que achar o limite. No caso da voz, muitas vezes você consegue tirar um monte de ruídos nas frequências mais altas sem grandes perdas.

    conehc
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eder Muchiutti
    Bog
    Esse maldito chiado veio do cabo do microfone (sm57 da leson)... o cabo está muito ruim, todo quebrado por dentro, a ponta do cabo está bamba (ela ela se destacou da base e gira livremente)... acredito que a fonte de ruído tenha sido principalmente essa...

    quanto ao timbre das guitarras, ta uma bosta... isso eu sempre soube... eu ainda dei uma melhorada com o guitar rig... tipo foi gravado de maneira nao errada, mas nao a melhor possivel... a guitarra era uma fender strato mex, cordas nig 0.10 novas, a pedaleira uma gt6, a distorção um gu'nor... o erro foi nao ter ligado a pedaleira em linha, e sim num stanner cute60 e microfonado o ampli... mas agora já estamos aprendendo a mexer direito na pedaleira e usar os recursos que ela oferece.... apesar de nao ter saída usb, ela ligada em linha, se bem regulada, e usando as simulações de amplificadores/caixas corretamente fica legal...

    A bateria foi gravada somente em 1 canal... eu ate sabia dessa divisao L/R, traçando uma linha diagonal passando pelo chinbal, caixa e bumbo (meio) e cada um dos lados dessa linha fica em um canal... o problema é que nao tinhamos microfones suficientes (eram apenas 4, e todos com cabos ruins)

    Nao usei nenhum redutor de ruído... mas pretendo na próxima gravação dar um jeito no ruído gravando baixo e guitarras em linha... talvez eu arrume uma bateria eletronica emprestada tambem, dai fica só a voz para gavar com microfone... agora nós ja compramos cabos melhores e o ruido diminuiu bastante...


    Mas a linha é essa mesmo certo? Isso ai foi meio que gravado de teste multitrack pra que possamos gravar umas 6 músicas nossas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ouça minha gravação/masterização e opinem