Ajuda com efeito PAN

    Autor Mensagem
    Diego Henrik
    Veterano
    # jul/10


    olá pessoal, estou com uma dúvida...

    gostaria primeiro de saber se tem jeito, se tiver... como fasso isso?


    Gravei um solo de piano no teclado... tem como eu usar o efeito pan da seguinte maneira:

    notas graves do lado esquerdo no pan
    notas agudas do lado direito no pan



    se eu fizer um solo onde vai gradativamente do grave pro agudo...
    no fone o som vai tambem, gradativamente da esquerda para direita...

    TEM COMO FAZER ISSO??

    naum sei se fui mto claro...

    muito obrigado!!!

    gege_correa
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Que vem a cabeça agora, dá pra fazer tipo... vc grava uma arpejo (por exemplo) do grave pro agudo... depois joga o pan encima... ai vai dar esse efeito que vc quer... Agora vc fazer com que ele "automaticamente" saiba se a nota é grave ou aguda ai já não sei se existe rsrs Flw!

    kyo_ryo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Diego Henrik
    Geralmente teclados tem esse efeito quando utilizados em estéreo, às vezes em algum banco específico. Qual o teclado e de que modo ele foi gravado?

    Gui bass
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Diego Henrik

    e aí beleza..

    seguite, eu ja tentei fazer isso e consegui, só que é muito trabalhoso.
    vc pode fazer assim: (uma das maneiras).

    grave em um canal somente a mão direita, e depois, em outro canal, grave a mão esquerda.

    depois de gravado vc põe um PAN padrão (tipo, R -15 e L +15).

    e o segredo e o trabalho mesmo vai estar nas automações.

    o negócio é fazer as automações com bastante calma e ouvindo a musica a cada compasso pra que fique a contento.

    _____

    mas uma dica: se vc usar o balanço, das graves por exemplo, do lado esquerdo a musica vai ficar meio desequilibrada (e eh esse o objetivo da panorâmica), mas a musica eh sua.

    essas dicas q eu passei ficam bom em um trecho ou num arpejo como vc mesmo falou.

    valew..

    Gui bass
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    acho que espliquei mal.

    o objetivo da panorâmica eh MANTER o equilibrio,,

    rs.

    v.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    Diego Henrik

    Pra fazer isso que você disse de separar as agudas de um lado e as graves de outro, vc precisa de dois canais....consequentemente vc terá que gravar duas vezes.

    Na primeira vez tu grava as notas agudas, e no segundo take só as notas graves entendeu? vc tem q desmembrar sua música em duas, como se fossem dois pianos tocando!

    Obs. Lembre-se de usar um metrônomo para as notas ficarem perfeitamente sobrepostas!

    Depois vc usa um progama de mixagem (eu prefiro e uso o Acoustica Mixcraft) e bota la nos canais as duas gravações que vc fez.........dps mto simples bota o pan de um canal pra esquerda e outro pra direita!

    No segundo caso ai de fazer um solo onde o pan vai indo gradativamente de um lado pro outro, vc pode gravar em um canal só e usar o SONY SOUND FORGE para fazer o caminho da parametrização (PAN) do áudio!! tem vídeos no youtube ensinado a fazer isso!!

    Abraços!!

    Diego Henrik
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Entendi, é realmente bastante trabalhoso, porem, acho que vale a pena pois eh um efeito muito legal...

    li sobre esse efeito em uma apostila que fala o que tem que ser feito na mix... soh naum explica como fazer...

    Abraços e muito obrigado pelos toques...

    Uma outra forma que veio em minha cabeça agora e fazer a mix assim...


    gravar o solo do piano, depois ir colocando o efeito pan, nota por nota... cada nota colocada onde quiser...

    abraços!!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    É trabalhaso sim, mas o que vc ouve depois compensa!

    na minha opinião o melhor progama pra isso é o SOUND FORGE...

    para fazer o caminho da parametrização, assista esse vídeo (por volta de 4:30s):




    Sim da pra fazer isso tb, da pra fazer vários caminhos de pan, só depende da nossa imgainação :]

    Abs

    kyo_ryo
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Diego Henrik
    Outra idéia menos trabalhosa e grava via MIDI e separar cada intervalo de notas em um canal diferente. Mas você que que cada nota individualmente tenha um pan diferente?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com efeito PAN