PAN em harmonias de guitarra

    Autor Mensagem
    Fagulha
    Veterano
    # dez/09


    Olá pessoal, gostaria de saber o seguinte: ao mixar harmonias de guitarra (quando por exemplo uma guitarra toca uma melodia e outra toca a terça desta melodia formando uma harmonia) como vocez fazem com o PAN? Mantêm cada guitarra separada (uma mais pra esquerda e outra mais para direita) ou juntam elas?

    mvrasseli
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Isso depende do resultado final que você quer, se você tiver algum exemplo de resultado final posta ai que fica mais fácil pra gente responder. Flz

    mvrasseli
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Isso depende do resultado final que você quer, se você tiver algum exemplo de resultado final posta ai que fica mais fácil pra gente responder. Flz

    trashit hc
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Fagulha

    vou desvirtuar um pouco seu tópico, mais acho que vc pode me ajudar...

    eu tenho umas dúvidas parecidas com as suas.

    por exemplo: um guitarra base, é melhor deixar ela no lado direito, e esquerdo, ou fazer um overdub, tipo no sound forge tem o delay, e tem uma função chamada, pseudo stereo, que vc coloca o atraso que quiser, um membro daqui me de uma dica pra eu colocar um atraso de 10 segundos só em um lado da guitarra.

    e aew, o que vcs acham?
    já testaram?
    qual é a melhor ocasião para fazer o overdub?

    valeu.

    Fagulha
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    mvrasseli

    voce conhece iron maiden? Eles usam muito harmonias deste tipo...como por exemplo na introduçao da musica The trooper..conhece?

    mvrasseli
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: mvrasseli
    · votar


    Conheço, quanto ao pan, mantém ele separado e usa um desses plugins de espacialização nas duas guitarras. Deve ser por ai

    trashit hc
    tenta esse plugin aqui

    trashit hc
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    mvrasseli

    valeu camarada!!!

    vou testar!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Em Duetos eu gosto de deixar tudo no mesmo PAN, ou seja igualmente dividos entre o L e o R

    O mesmo com a base e o o Solo

    Porem em se tratando de pianos, metais, backs e etc, ai sim eu acho interessante mexer com o panorama

    OPINIAO apenas

    a pouco tempo atras neste forum, passei para um colega um plugin de PAN onde era possivel alterar este parametro no pc atraves do Plugin, criando efeitos interessantes

    Nada como citrar um Iron Maiden, grande classico

    Viva 2010

    Fagulha
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Edson Caetano

    muito obrigado pela sua postagem, voce se recorda qual plugin de pan era esse que voce passou pro colega?

    mvrasseli

    valeu pelas dicas

    trashit hc
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Edson Caetano

    boas dicas!!

    quando vc fala em guitarra base... quando se tem 2 guitarras bases, vc coloca uma do lado direito, e outra do lado esquerdo?
    ou coloca as duas nos 2 lados?

    LeandroP
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    Fagulha

    Quando tem dobras de guitarras eu deixo no mesmo lado, como se fosse uma guitarra só. Acho que o efeito fica mais legal. Mas é relativo. O lance mesmo é experimentar e deixar o seu ouvido julgar se está bom ou não.

    Fagulha
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    LeandroP

    fiz uns testes aqui e concordo com você, o efeito da harmonia ficar melhor com as guitarras do mesmo lado ou com ambas centralizadas. Agora vem a questão, como vou fazer para mudar o pan das guitarras apenas na hora da harmonia? terei de fazer automaçao? Outra coisa, se na hora das harmonias eu quiser por exemplo, fazer uma equalização diferente na guitarra, adicionando médios, terei de fazer automação também? Esses médios adicionados irão alterar o volume da guitarra e isso prejudicará a mixagem? Me aconselha a separar as harmonias das bases em tracks diferentes e mixar separadas?

    desculpe o bombardeio de perguntas hehehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a PAN em harmonias de guitarra