Ajuda sobre Stereo e Pan (com microfone)

    Autor Mensagem
    Lang
    Veterano
    # dez/07


    E ai pessoal... sou novo com home studio, estou fazendo minhas primeiras gravações (voz e violão).

    Não estou conseguindo resolver um problema que para a maioria dos usuarios de SONAR deve ser simples: quando gravo o violão com o microfone ele fica todo de um lado, mesmo o pan da pista estando no centro. Isso é comum? Como faço para colocar ele no D e E ao mesmo tempo? Consigo fazer colocando bastante reverb, mas gostaria de fazer sem esse efeito, com o som puro.

    Lí em outros topicos que a gravação de microfone é sempre em MONO, isso é serio? Como faço para o violão ficar STEREO?


    ABRAÇOS

    AlexB
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Crie uma "stereo track", seu violão está em mono.
    Abraço,
    Alex

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Lang
    E ai pessoal... sou novo com home studio, estou fazendo minhas primeiras gravações (voz e violão).

    Não estou conseguindo resolver um problema que para a maioria dos usuarios de SONAR deve ser simples: quando gravo o violão com o microfone ele fica todo de um lado, mesmo o pan da pista estando no centro. Isso é comum? Como faço para colocar ele no D e E ao mesmo tempo? Consigo fazer colocando bastante reverb, mas gostaria de fazer sem esse efeito, com o som puro.

    Lí em outros topicos que a gravação de microfone é sempre em MONO, isso é serio? Como faço para o violão ficar STEREO?


    ABRAÇOS


    Um microfone é sempre mono ( a não ser em casos específicos). Para gravar seu violão em stereo você precisará de 2 microfones.

    Crie uma "stereo track", seu violão está em mono.
    Abraço,
    Alex


    Acho que essa não é a solução, você deve ter feito exatamente isso. Criou o track em stereo e gravou com um canal só ( E ou D). Seu track tem que ser mono, aí ele ficará centralizado na mix ( o Sonar funciona assim). Se você já está usando um track mono, suas configurações do dispositivo de saída devem estar erradas.

    Não é porque você microfonou seu violão com um canal só que sua mix final tem de ser mono, você pode usar o pan para colocá-lo no lugar que você quiser e também usar um reverb stereo para dar noção de ambiência.

    Abraço

    ed-Mix
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    .Lang

    Olha só amigo, vc concerteza cometeu o erro q a maioria dos iniciantes cometem no Sonar, esse lance de panoramização é um caso muito simple e ao mesmo tempo muito complexo, vc com certeza esta gravando seu violão em uma track sterio,depenpendendo de sua placa de som ela pode dixar ele o som centralizado ou jogado pra um dos lados, como eu não conheço sua placa, vc deve simplismente cria uma pista mono e gravar seu violão, pra colocar ele em sterio é só duplicar a pista joga uma pra cada canal e pronto, mais muito cuidado com o canselamento de fase, aprincipio faz oq eu te disse q vai da certo.

    AlexB
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Acho que essa não é a solução, você deve ter feito exatamente isso. Criou o track em stereo e gravou com um canal só ( E ou D). Seu track tem que ser mono, aí ele ficará centralizado na mix ( o Sonar funciona assim). Se você já está usando um track mono, suas configurações do dispositivo de saída devem estar erradas.

    O Sonar tem a opção de criar uma stereo track a partir de uma mono track. Simples fácil e rápido.
    Abraço,
    Alex

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    AlexB
    Eu sei cara... Mas quero dizer que deve ser o inverso você não acha?
    Ele tem que trabalhar com um track mono e não um stereo.

    O track mono vai pro centro da mix e ele faz o pan como ele quiser

    Se for um track stereo, dependendo da placa a track vai ficar com um canal com o audio e o outro em branco.

    Entendeu?

    Abraço!

    AlexB
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: AlexB
    · votar


    Consigo fazer colocando bastante reverb, mas gostaria de fazer sem esse efeito, com o som puro.
    Se ele estivesse em uma track stereo em um único canal isto não tem como acontecer.
    Abraço,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda sobre Stereo e Pan (com microfone)