Ajuda sobre Stereo e Pan (com microfone)

Autor Mensagem
    Lang
    Veterano
    # dez/07

E ai pessoal... sou novo com home studio, estou fazendo minhas primeiras gravações (voz e violão).

Não estou conseguindo resolver um problema que para a maioria dos usuarios de SONAR deve ser simples: quando gravo o violão com o microfone ele fica todo de um lado, mesmo o pan da pista estando no centro. Isso é comum? Como faço para colocar ele no D e E ao mesmo tempo? Consigo fazer colocando bastante reverb, mas gostaria de fazer sem esse efeito, com o som puro.

Lí em outros topicos que a gravação de microfone é sempre em MONO, isso é serio? Como faço para o violão ficar STEREO?

ABRAÇOS
    AlexB
    Veterano
    # dez/07
    · votar

Crie uma "stereo track", seu violão está em mono.
    Abraço,
    Alex
    shoyoninja
    Veterano
    # dez/07
    · votar

Lang
    E ai pessoal... sou novo com home studio, estou fazendo minhas primeiras gravações (voz e violão).

Não estou conseguindo resolver um problema que para a maioria dos usuarios de SONAR deve ser simples: quando gravo o violão com o microfone ele fica todo de um lado, mesmo o pan da pista estando no centro. Isso é comum? Como faço para colocar ele no D e E ao mesmo tempo? Consigo fazer colocando bastante reverb, mas gostaria de fazer sem esse efeito, com o som puro.

Lí em outros topicos que a gravação de microfone é sempre em MONO, isso é serio? Como faço para o violão ficar STEREO?

ABRAÇOS

Um microfone é sempre mono ( a não ser em casos específicos). Para gravar seu violão em stereo você precisará de 2 microfones.

Crie uma "stereo track", seu violão está em mono.
    Abraço,
    Alex

Acho que essa não é a solução, você deve ter feito exatamente isso. Criou o track em stereo e gravou com um canal só ( E ou D). Seu track tem que ser mono, aí ele ficará centralizado na mix ( o Sonar funciona assim). Se você já está usando um track mono, suas configurações do dispositivo de saída devem estar erradas.

Não é porque você microfonou seu violão com um canal só que sua mix final tem de ser mono, você pode usar o pan para colocá-lo no lugar que você quiser e também usar um reverb stereo para dar noção de ambiência.

Abraço
    ed-Mix
    Veterano
    # dez/07
    · votar

.Lang

Olha só amigo, vc concerteza cometeu o erro q a maioria dos iniciantes cometem no Sonar, esse lance de panoramização é um caso muito simple e ao mesmo tempo muito complexo, vc com certeza esta gravando seu violão em uma track sterio,depenpendendo de sua placa de som ela pode dixar ele o som centralizado ou jogado pra um dos lados, como eu não conheço sua placa, vc deve simplismente cria uma pista mono e gravar seu violão, pra colocar ele em sterio é só duplicar a pista joga uma pra cada canal e pronto, mais muito cuidado com o canselamento de fase, aprincipio faz oq eu te disse q vai da certo.
    AlexB
    Veterano
    # dez/07
    · votar

Acho que essa não é a solução, você deve ter feito exatamente isso. Criou o track em stereo e gravou com um canal só ( E ou D). Seu track tem que ser mono, aí ele ficará centralizado na mix ( o Sonar funciona assim). Se você já está usando um track mono, suas configurações do dispositivo de saída devem estar erradas.

O Sonar tem a opção de criar uma stereo track a partir de uma mono track. Simples fácil e rápido.
    Abraço,
    Alex
    shoyoninja
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: shoyoninja
    · votar

AlexB
    Eu sei cara... Mas quero dizer que deve ser o inverso você não acha?
    Ele tem que trabalhar com um track mono e não um stereo.

O track mono vai pro centro da mix e ele faz o pan como ele quiser

Se for um track stereo, dependendo da placa a track vai ficar com um canal com o audio e o outro em branco.

Entendeu?

Abraço!
    AlexB
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: AlexB
    · votar

Consigo fazer colocando bastante reverb, mas gostaria de fazer sem esse efeito, com o som puro.
    Se ele estivesse em uma track stereo em um único canal isto não tem como acontecer.
    Abraço,
    Alex
      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   

Tópicos relacionados a Ajuda sobre Stereo e Pan (com microfone)