Autor |
Mensagem |
Diego Henrik Veterano |
# jul/10
olá pessoal, estou com uma dúvida...
gostaria primeiro de saber se tem jeito, se tiver... como fasso isso?
Gravei um solo de piano no teclado... tem como eu usar o efeito pan da seguinte maneira:
notas graves do lado esquerdo no pan notas agudas do lado direito no pan
se eu fizer um solo onde vai gradativamente do grave pro agudo... no fone o som vai tambem, gradativamente da esquerda para direita...
TEM COMO FAZER ISSO??
naum sei se fui mto claro...
muito obrigado!!!
|
gege_correa Veterano |
# jul/10
· votar
Que vem a cabeça agora, dá pra fazer tipo... vc grava uma arpejo (por exemplo) do grave pro agudo... depois joga o pan encima... ai vai dar esse efeito que vc quer... Agora vc fazer com que ele "automaticamente" saiba se a nota é grave ou aguda ai já não sei se existe rsrs Flw!
|
kyo_ryo Veterano |
# jul/10
· votar
Diego Henrik Geralmente teclados tem esse efeito quando utilizados em estéreo, às vezes em algum banco específico. Qual o teclado e de que modo ele foi gravado?
|
Gui bass Veterano |
# jul/10
· votar
Diego Henrik
e aí beleza..
seguite, eu ja tentei fazer isso e consegui, só que é muito trabalhoso. vc pode fazer assim: (uma das maneiras).
grave em um canal somente a mão direita, e depois, em outro canal, grave a mão esquerda.
depois de gravado vc põe um PAN padrão (tipo, R -15 e L +15).
e o segredo e o trabalho mesmo vai estar nas automações.
o negócio é fazer as automações com bastante calma e ouvindo a musica a cada compasso pra que fique a contento.
_____
mas uma dica: se vc usar o balanço, das graves por exemplo, do lado esquerdo a musica vai ficar meio desequilibrada (e eh esse o objetivo da panorâmica), mas a musica eh sua.
essas dicas q eu passei ficam bom em um trecho ou num arpejo como vc mesmo falou.
valew..
|
Gui bass Veterano |
# jul/10
· votar
acho que espliquei mal.
o objetivo da panorâmica eh MANTER o equilibrio,,
rs.
v.
|
Pé de chinelo Veterano
|
# jul/10 · Editado por: Pé de chinelo
· votar
Diego Henrik
Pra fazer isso que você disse de separar as agudas de um lado e as graves de outro, vc precisa de dois canais....consequentemente vc terá que gravar duas vezes.
Na primeira vez tu grava as notas agudas, e no segundo take só as notas graves entendeu? vc tem q desmembrar sua música em duas, como se fossem dois pianos tocando!
Obs. Lembre-se de usar um metrônomo para as notas ficarem perfeitamente sobrepostas!
Depois vc usa um progama de mixagem (eu prefiro e uso o Acoustica Mixcraft) e bota la nos canais as duas gravações que vc fez.........dps mto simples bota o pan de um canal pra esquerda e outro pra direita!
No segundo caso ai de fazer um solo onde o pan vai indo gradativamente de um lado pro outro, vc pode gravar em um canal só e usar o SONY SOUND FORGE para fazer o caminho da parametrização (PAN) do áudio!! tem vídeos no youtube ensinado a fazer isso!!
Abraços!!
|
Diego Henrik Veterano |
# jul/10
· votar
Entendi, é realmente bastante trabalhoso, porem, acho que vale a pena pois eh um efeito muito legal...
li sobre esse efeito em uma apostila que fala o que tem que ser feito na mix... soh naum explica como fazer...
Abraços e muito obrigado pelos toques...
Uma outra forma que veio em minha cabeça agora e fazer a mix assim...
gravar o solo do piano, depois ir colocando o efeito pan, nota por nota... cada nota colocada onde quiser...
abraços!!
|
Pé de chinelo Veterano
|
# jul/10
· votar
É trabalhaso sim, mas o que vc ouve depois compensa!
na minha opinião o melhor progama pra isso é o SOUND FORGE...
para fazer o caminho da parametrização, assista esse vídeo (por volta de 4:30s):
Sim da pra fazer isso tb, da pra fazer vários caminhos de pan, só depende da nossa imgainação :]
Abs
|
kyo_ryo Veterano |
# jul/10
· votar
Diego Henrik Outra idéia menos trabalhosa e grava via MIDI e separar cada intervalo de notas em um canal diferente. Mas você que que cada nota individualmente tenha um pan diferente?
|