Normalizar o audio na mix: Sim ou não, e porque?

Autor Mensagem
zélo cardoso
Veterano
# mai/10


Amigos, eu quando vou mixar normalizo todas as pistas em -0,5, isso é recomendável ou não? E porque?
Muito obrigado, Zélo Cardoso

guitarg3
Veterano
# mai/10
· votar


estou começando a me aventurar nesse mundo também mas penso que o interessante seria vc controlar o volume que entra com o pre ampli e nao mexer no sinal depois pq as vezes nessa normalização vc pode perder qualidade no som ou aparecer chiados. Isso é minha opnião como leigo.. nao leve em conta =).. daqui a pouco aparece alguem que intende pra te responder.

zélo cardoso
Veterano
# mai/10
· votar


guitarg3
Valeu meu amigo!!

El_Cabong
Veterano
# mai/10
· votar


Normalização eu acho que deve ser a última coisa a fazer (depois da mixagem).

* Aliás!! Eu acho que este troço de normalização (música com imagem chapada, comprimida que virou moda na última década) nem deveria existir!!
Mas... como este mal já virou regra ...

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


zélo cardoso
Você quis dizer normalizar todas as pistas pra depois mixar, certo?
Sim, é comum, muita gente faz isso.

El_Cabong
Veterano
# mai/10
· votar


Com relação a compressão é interessante aplicar compressor em contrabaixo, guitarra,... e no vocal principalmente, pois as vezes o vocalista se afasta sem querer do microfone e o volume de sua voz cai no meio da gravação. Um compressor corrige isto.

Agora normalizar!! Sei lá!! Tem gosto pra tudo, mas eu prefiro gravações com pouco ou nada disso. Eu só imagino o CD "The Wall" do "Pink Floyd" normalizado que m**** seria. Todas aquelas diferenças de intensidade sonora. Explosões de auges e daqui a pouco pianíssimos quase inaudíveis...
Tudo isso jogado no lixo com a aplicação de uma normalização.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


El_Cabong
Acho que ele não tá falando em termos de pré master. Pelo que eu entendi, depois de gravar as trilhas, normalizá-las pra começar a mixar com todas com os picos no mesmo volume.

imagino o CD "The Wall" do "Pink Floyd" normalizado que m**** seria. Todas aquelas diferenças de intensidade sonora. Explosões de auges e daqui a pouco pianíssimos quase inaudíveis...
Tudo isso jogado no lixo com a aplicação de uma normalização.

Na verdade uma normalização não iria alterar em nada a dinâmica do álbum, já que ela não mexe na amplitude das ondas, apenas chega elas mais perto do 0 dB (digital).
Acho que você tá confundindo com maximização, que nada mais é que um brickwall.

zélo cardoso
Veterano
# mai/10
· votar


Minow
Valeu meu brother, é isso mesmo! Normalizar todas as pistas para mixar!
Obrigado!!!

El_Cabong
Veterano
# mai/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Minow
Brickwall !! (risos)
É. Talves os termos não estejam corretos.
Mas se tivermos uma gravação de um álbum em que os picos máximos estejam em por exemplo -4db para trazer estes picos para 0db não seria somente aplicar aumento de volume ??

O que eu uso é o Sound Forge, e nele tem o "volume" que faz exatamente isso (não mexe na dinâmica), e o comando "normalizar" esse sim "achata" os picos mais altos para não ultrapassar o 0db, emparelhando-os com os picos mais baixos. No resultado aparece todos os picos de mesmo tamanho como se eu tivesse passado um cortador de grama.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


El_Cabong
Mas se tivermos uma gravação de um álbum em que os picos máximos estejam em por exemplo -4db para trazer estes picos para 0db não seria somente aplicar aumento de volume ??

Sim, é o que a normalização faz.

e o comando "normalizar" esse sim "achata" os picos mais altos para não ultrapassar o 0db

Não, ele acha o pico mais alto da trilha e sobe o volume dele até o threshold que você setar lá, por ex -0,5dB. Ele não mexe na dinâmica.

O que mexe na dinâmica seriam os compressores ou limiters.
O compressor comprime de acordo com uma razão, se a onda passar X dB acima do threshold, ele comprime ela e deixa passar apenas uma fração do que passou.
Por exemplo, se você setar o ratio em 4:1, se passar 4 dB do limite ele prende 4 e deixa passar apenas 1 acima. Ou seja, a dinâmica sofre com isso, o que não é necessariamente ruim como tem gente que pensa (muito pelo contrário).
O limiter ou um maximizer funciona da mesma maneira, mas a razão é (perto de) zero, ou seja, não importa quanto a onda passar do limite do threshold, ela será achatada e não vai passar (quase) nada.

Pode normalizar sem medo de ser feliz. É só volume mesmo.

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


"...E não confundam volume com normalização. Volume é a sensação (de volume) que uma master causa ao ouvinte, através de fatores como arranjo e correlação entre a média de volume e os picos. Normalização não é nada mais do que fazer com que o sample mais alto de uma música, chegue em 0dbFS (full scale). O comando de normalização não altera nada na mix ou na master. Ele apenas eleva o volume da master até que o ponto mais alto toque em 0 dB, sem inserir nenhum tipo de compressão ou limitação no programa..."

Fonte: http://www.musitec.com.br/colunas/materia.asp?codArea=1&materiaID=34

El_Cabong
Veterano
# mai/10
· votar


Minow
Eu já tentei usar no Sound Forge o comando "normalizar" e uma coisa também que eu notava é que ele sempre distorcia o resultado. Reparando bem nos monitores e depois também nos fones eu sempre percebia uma distorção. Aí acabei abandonando este recurso.
Não sei porque isso acontecia mesmo com valores baixos.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


El_Cabong
Eu já tentei usar no Sound Forge o comando "normalizar" e uma coisa também que eu notava é que ele sempre distorcia o resultado.

Isso não era pra acontecer.
Você tá normalizando pra menos de 0dB? Tente normalizar NO MÁXIMO em -0,2dB. Eu normalizo pra -0,5dB. Lembre-se que deve ser um valor negativo, porque você está trabalhando com áudio digital, e dependendo do software pode ter alguma variação de volume, o bastante pra clipar.

Não precisa abandonar não. Normalize é uma ferramenta muito importante e pelo menos pra mim, indispensável.

El_Cabong
Veterano
# mai/10
· votar


Minow
Sim. Era sempre valor negativo, se não me engano eu usava -0,2db, mas em casa eu vou novamente verificar isso. valeu!!

shoyoninja
Veterano
# mai/10
· votar


El_Cabong
Eu lembro que o sound forge tem opção pra normalizar por RMS average, aí realmente é meio complicado.

Use peak apenas.

zélo cardoso
Veterano
# mai/10
· votar


Minow
ogner
El_Cabong
shoyoninja
Obrigado galera, mas gostaria de opinião sobre Normalizar as pistas para MIXAR e não para pré-masterizar no SF!
Ajuda aí gente!
Grande abraço a todos!!!
Zélo Cardoso

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


zélo cardoso
Aquele meu post lá em cima foi me referindo a isso mesmo.
Eu também normalizo as pistas depois de gravar.

zélo cardoso
Veterano
# mai/10
· votar


Minow,e esse valor que estou usando (-0,5) está certo?
Obrigado!!!

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


zélo cardoso
Tá, é o padrão (pra isso).

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


zélo cardoso
Tá, é o padrão (pra isso).

El_Cabong
Veterano
# mai/10
· votar


shoyoninja
Eu lembro que o sound forge tem opção pra normalizar por RMS average, aí realmente é meio complicado

Pô cara! Acho que tu matou a charada!!
É normalizar por RMS average mesmo!! Deve ser por isso que estava distorcendo. Valeu.

AndrewMcPherson
Veterano
# mai/10 · Editado por: AndrewMcPherson
· votar


Zélo Cardoso

Para Mixar sim, é bom normalizar.

Para início, é bom sempre trabalhar com 32 bits ponto flutuante na mixagem, assim vc evita a distorção digital.
A normalização vai te dar mais amplitude de onda para trabalhar com a track. Entenda-se por amplitude a distância da linha central até o limite 0dB, para cima (right channel) e para baixo (left channel), então quanto maior a amplitude, mais espaço para trabalhar (em bits) você terá, terá também mais transientes.
E tudo isso melhorará a qualidade final do seu áudio.
As diferenças percebidas pelo ouvido humano são quase nenhuma, na prática, mas na teoria, teríamos um áudio de qualidade superior ao que não foi normalizado.
Portanto, se voce tem equipamento para trabalhar com 88.2kHZ x 32 bits ponto flutuante é o que eu recomendo. é o que eu faço.

Abs Zélo

Casper
Veterano
# mai/10 · Editado por: Casper
· votar


Caro Andrew:

Não vejo sentido em normalizar antes de mixar.
O processo de normalizar somente vai acrescentar
mais degradação, pois vai fazer o audio passar
por uma etapa extra sem finalidade. E o mixer possui
volumes individuiais justamente para isso.

A normalização vai te dar mais amplitude de onda para trabalhar com a track. .... E tudo isso melhorará a qualidade final do seu áudio.

Pelo contrário. Um audio ruim, normalizado, continuará
sendo um áudio ruim, apenas com mais amplitude. Na verdade,
será pior que o original, porque todo processo, mesmo
o mais simples, como multiplicar as amplitudes por dois,
para se alcançar determinada amplitude final
(-0,5 db, por exemplo), envolvem cálculos,
que por arredondamento ou truncamento
(por se tratar de um número finito de dígitos, no caso
de número flutuante) acrescentam erro, fazendo o áudio
normalizado ser mais degradado que o original.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


Casper
Concordo que a normalização não melhora a qualidade final, mas eu acho um processo bem válido dependendo do caso.

para se alcançar determinada amplitude final
(-0,5 db, por exemplo), envolvem cálculos,
que por arredondamento ou truncamento
(por se tratar de um número finito de dígitos, no caso
de número flutuante) acrescentam erro, fazendo o áudio
normalizado ser mais degradado que o original.


Em teoria, né?
Não dá pra notar diferença não, eu já passei horas prestando atenção. Pelo menos o normalize do Pro Tools e do Logic não me deram impressão de ter nenhuma diferença.

trashit hc
Veterano
# mai/10
· votar


e esse valor que estou usando (-0,5) está certo? (2)
esse valor é pra todos instrumentos? e vocais?
só tô pergutando pra ficar mais ''sabido''!! hehe


porque eu acho melhor controlar o sinal antes de gravar, pra não clipar, principalmente o baixo, e a guitarra.
isso é certo?

macaco veio
Veterano
# mai/10
· votar


nao vejo sentido nenhum em normalizar, a menos que o track esteja em estereo para igualar o volume de cada lado.
normalizar cada pista em -0.5 db, nunca vi fazer isso nao, eu uso cada pista bem mais baixo que isso, depois de mixado e' que vou normalizar (uso -0.3 db) mas geralmente nem uso o normalize, faco isso quando masterizo usando compressor/limitador.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


macaco veio
As vezes é mais simples quando trilhas similares tem muita variação de volume da gravação. Pra deixar tudo mais ou menos no mesmo nível, claro que não precisa, mas ajuda, na minha opinião.

Obs: não normalizo todas as trilhas, só algumas e não faço isso sempre. Voz eu costumo normalizar.

trashit hc
Veterano
# mai/10
· votar


macaco veio

valeu pelas dicas!

Minow

As vezes é mais simples quando trilhas similares tem muita variação de volume da gravação. Pra deixar tudo mais ou menos no mesmo nível, claro que não precisa, mas ajuda, na minha opinião.
ou tentar gravar as guitarras por exemplo, com o mesmo volume sempre igual no pedal, pedaleira, AMP, ou software simulador.
procede?


Voz eu costumo normalizar.

qual valor vc costuma usar pra rock?

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


trashit hc
porque eu acho melhor controlar o sinal antes de gravar, pra não clipar, principalmente o baixo, e a guitarra.
isso é certo?


Não apenas certo como necessário! Você DEVE gravar o som o mais perto possível do 0dB digital sem clipar.

ou tentar gravar as guitarras por exemplo, com o mesmo volume sempre igual no pedal, pedaleira, AMP, ou software simulador.

Sim, mas eu acho mais fácil normalizar coisas similares porque fica mais simples depois pra mixar, saber qual está sendo mais ou menos comprimido e etc, sem normalizar você tem menos parâmetro visual (o que ajuda também).

qual valor vc costuma usar pra rock?

Na verdade o valor não importa muito, já que você vai mexer em tudo depois, você põe o valor que quiser... eu ponho em -0,5dB.

trashit hc
Veterano
# mai/10
· votar


Minow

valeu pelas dicas!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Normalizar o audio na mix: Sim ou não, e porque?