Normalizar o audio na mix: Sim ou não, e porque?

Autor Mensagem
zélo cardoso
Veterano
# mai/10


Amigos, eu quando vou mixar normalizo todas as pistas em -0,5, isso é recomendável ou não? E porque?
Muito obrigado, Zélo Cardoso

guitarg3
Veterano
# mai/10
· votar


estou começando a me aventurar nesse mundo também mas penso que o interessante seria vc controlar o volume que entra com o pre ampli e nao mexer no sinal depois pq as vezes nessa normalização vc pode perder qualidade no som ou aparecer chiados. Isso é minha opnião como leigo.. nao leve em conta =).. daqui a pouco aparece alguem que intende pra te responder.

zélo cardoso
Veterano
# mai/10
· votar


guitarg3
Valeu meu amigo!!

El_Cabong
Veterano
# mai/10
· votar


Normalização eu acho que deve ser a última coisa a fazer (depois da mixagem).

* Aliás!! Eu acho que este troço de normalização (música com imagem chapada, comprimida que virou moda na última década) nem deveria existir!!
Mas... como este mal já virou regra ...

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


zélo cardoso
Você quis dizer normalizar todas as pistas pra depois mixar, certo?
Sim, é comum, muita gente faz isso.

El_Cabong
Veterano
# mai/10
· votar


Com relação a compressão é interessante aplicar compressor em contrabaixo, guitarra,... e no vocal principalmente, pois as vezes o vocalista se afasta sem querer do microfone e o volume de sua voz cai no meio da gravação. Um compressor corrige isto.

Agora normalizar!! Sei lá!! Tem gosto pra tudo, mas eu prefiro gravações com pouco ou nada disso. Eu só imagino o CD "The Wall" do "Pink Floyd" normalizado que m**** seria. Todas aquelas diferenças de intensidade sonora. Explosões de auges e daqui a pouco pianíssimos quase inaudíveis...
Tudo isso jogado no lixo com a aplicação de uma normalização.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


El_Cabong