Gravador digital para YouTube, sim ou nao?

Autor Mensagem
LuisEduardo
Veterano
# abr/11


Ola pessoal, tava querendo um gravador digital para fazer gravacoes e colocar elas no YouTube(violao, voz e cajon).
Gostaria de saber se compensa comprar esse gravador, Zoom H4N... Ou tem algo que eu possa fazer que gaste em torno de R$900 e seje melhor que o gravador digital para o que eu quero. Eu nao sei como funciona muito bem, comprar microfone e tentar passar o som dele pro pc, essas coisas eu nao sei como faz muito bem, mas se existir e for melhor que o som do H4N me falem. Abraco!

Daniel Orp.
Veterano
# abr/11
· votar


A melhor solução para você seria Placa de Som Externo + Microfone Condensador.
 
Tudo bem que esses gravadores tem a portabilidade e com uma qualidade legal, mas para gravações com objetivo de ser o mais profissional possível, não vale a pena.
 
Primeiro de tudo sua placa de som do computador não é boa o suficiente, se ela for on-board. Nenhuma que vem com computar é boa para gravações com esse porte.

Segundo, você precisa de um microfone condensador.
Rápida explicações sobre microfones.:
Basicamente existem 2 tipos, Dinâmicos e Condensadores. Os mais famosos são os dinâmicos, muito usados em apresentações pelo fato de que eles tem uma sensibilidade relativamente pequena, isso quer dizer que se você está com a boca perto da cápsula, ele gera um som alto e e potente, se você se afastar 1 metro o som já é bem mais baixo.
O Condensador tem uma sensibilidade bem maior. Ou seja, se você estive com ele bem perto, o som é alto. Se você se afastar 1 metro o som dele ainda é alto, apesar de que um pouco mais baixo. Daí você pode perguntar "Tá, então o melhor é o dinâmico, pois ele isola sons exteriores, não é?". Mas nem sempre.
O microfone Condensador é melhor para gravações em home-estúdio e estúdios porque o som é mais cheio, mais redondo, transmite mais calor e precisão. Só que você precisa de um lugar pequeno e muito silencioso para usar porque ele pega tudo, qualquer barulhinho por mais que mínimo.
 
 
Uma sugestão para Placa de Som é a mais famosa e com custo benefício muito bom, é a linha Fast Track da M-Audio.
Aqui ó :D
 
E microfone condensador, um que combina legal com a placa da M-Audio, é o microfone M-Audio Nova
Aqui ó :D

obs: eu indiquei 2 produtos M-Audio porque são os que tem melhor custo x benefício, mas nada impeça que use uma placa M-Audio com outros microfones, viu?
 
 
Bem, é isso hehe.

Daniel Orp.
Veterano
# abr/11
· votar


Acho que escrevi demais, hm.

LuisEduardo
Veterano
# abr/11 · Editado por: LuisEduardo
· votar


Amigo, muito obrigado mesmo pela explicacao, gostaria de expecificar mais o que vou fazer.
Olhe o video e entendaOlhe esse video e entenda.

Esse som eh muito limpo, gostaria do mais limpo possivel pro que eu tenho de R$. Nao sei muito bem, mas eu acho que da pra aumentar uns R$200 nesse orcamento, dependendo do CxB. Acho que a placa de som nao daria tanta diferenca de uma de 350 pra uma de 550 comparado com a diferenca de um mic de 350 para um de 550. Acho que a mudanca do mic seria mais significativo. Gostaria de um som que fosse 'envolvente' e limpo, com o miiinimo de ruidos. Abracao!

LuisEduardo
Veterano
# abr/11
· votar


Acabei de ler algo sobre comprar um mic para o violao e outro para a voz. Achei um Condensador Mxl 990 por R$250, sera que compensa pegar ele e mais um mic para voz?!?!?! Mic pra voz dai ficaria entre 250 300, pode ser usado tbm. Abracoo! Gostaria de me decidir rapido pois esse mic ta por ser vendido...

LuisEduardo
Veterano
# abr/11 · Editado por: LuisEduardo
· votar


Pessoal, olhem esse video, o cara grava com o CAD GXL 2200 os instrumentos(violao) e pega o M-audio NOVA para gravar voz... Sai muito bom o som, so me confirmem se realmente eh esses mics.

Olhem esse programa que ele usa parar editar.
Olhe aqui e tente desvendar qual eh!

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


LuisEduardo
É o Pro Tools 7.4.

Pra gravar voz + violão ao mesmo tempo você pode usar um dinâmico como um sm58 pra voz, ou um mic em figura 8, mas acho que por esse preço você não vai achar nenhum mic que valha muito a pena.
Esse MXL vai te quebrar um galho por um tempo.
Mas em qual placa de som você pretende gravar?
Placa de som + 2 mics + cabos, acho dificil nao passar dos R$1000. No zoom você pode usar os mics embutidos pra gravar o violão por exemplo, e botar mais um dinâmico pra voz. Se for gravar separado, grava tudo com os mics embutidos logo.
Pra gravar vídeos pro youtube acho que nao vai ter grandes diferenças de qualidade, visto que ambas as opções são equipamentos simples. Acho mais simples usar o zoom, inclusive. Como você tá começando a gravar, já vai ser um adianto no seu som.

LuisEduardo
Veterano
# abr/11
· votar


Cara, eu vou comprar um Macbook Pro, para editar videos e vou aproveitar e usar uma placa de audio offboard para fazer essas gravacoes. E pensei na Placa De Audio Fast Track 2, como o amigo de cima falou, e vi que ele tem 2 entradas analógicas (1 de microfone e 1 de instrumento), entao achei que ali ja seria o suficiente para mim, caso eu queira gravar algo a mais, exemplo um cajon, eu pego e gravo separadamente e no Pro Tools eu junto, penso que de para fazer isto.


Eu tenho essas opcoes de compra
CAD GXL 2200(instrumentos) + Fast Track 2 = R$600
dai sobraria um dinheiro pra comprar um mic pra voz.
Pensei no M-audio NOVA, OLHEM NESSE VIDEO, ACHO QUE EH O M-audio. E ele se saiu mto bom.

Minow
Veterano
# abr/11 · Editado por: Minow
· votar


LuisEduardo
Então compra a fast track.
Ao invés desse mic aí você podia pegar um condenser de cápsula pequena pra gravar instrumentos e um dinâmico legal pra voz.

Por exemplo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173085888-akg-perception-170-_J M

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173085888-akg-perception-170-_J M

Faz mais sentido que comprar dois mics "iguais".

LuisEduardo
Veterano
# abr/11
· votar


Hmm, eu nao entendo a diferenca de capsula pequena capsula grande, mas vi que o CAD GXL 2200 tem capsula grande, porem quando vi o som do video que mensinei acima, fiquei impresionado com ele(CAD GXL 2200), muito bom eu achei, pra gravar violao e instrumentos variados. Mas se voce esta falando em um de capsula pequena, sera que o som sai melhor que o CAD GXL 2200 do video acima?!
E eu pensei em comprar o M-auido NOVA pq tem no mesmo video ele cantando com um e gostei do resultado do conjunto. Porem se voce me falar algo que poderia ficar melhor para esse estilo de musica que quero fazer ficaria agradecido.

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


LuisEduardo
Se você quiser gravar por exemplo voz + violão ao mesmo tempo vai precisar de dois mics, botei o dinâmico no meio por ter menos vazamento e embolação que um condenser, ainda mais num ambiente nao tratado.
E esses mics são loa budget demais, principalmente esse cad, mais vale um bom dinâmico.
Os de capsula pequena sao muito bons pra gravar violão, percussão, etc.

LuisEduardo
Veterano
# abr/11
· votar


Entao o CAD + um dinamico bonzinho serve?!

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


LuisEduardo
Cara, nao pega esse cad não.
Pega um dinâmico de capsula pequena e mais um dinâmico pra voz.
Você vai gravar em casa, né? Um dinâmico vai segurar melhor o ambiente ruim.

LuisEduardo
Veterano
# abr/11
· votar


Sim, mas vamos dizer que eu me esforce para gravar no lugar mais silencioso da casa. Serah que nao adianta?! E qual mic voce me aconselha?! Tanto dinamico capsula pequena como dinamico de voz. Apesar de eu ainda achar os condensadores melhores. So ouvindo os sons no youtube do cad.

LuisEduardo
Veterano
# abr/11 · Editado por: LuisEduardo
· votar


Bem, eu tava olhando uns videos do Tyler Ward e ele usa um dinamico. Gostaria que me indicassem algum legal, se possivel o mesmo que ele usa. Ou de mesma qualidade, se nao for caro.
E o para instrumentos, sera que um dinamico de capsula pequena, ou um XML 990, ou CAD GXL 2200!?

Se eu comprar um XML 990, eu precisarei comprar o Phantom Power?!?!

Minow
Veterano
# abr/11 · Editado por: Minow
· votar


LuisEduardo
Sim, mas vamos dizer que eu me esforce para gravar no lugar mais silencioso da casa. Serah que nao adianta?!

Não é questão de silêncio, é questão de ambiência.

qual mic voce me aconselha?! Tanto dinamico capsula pequena como dinamico de voz.

Depende do quanto você quer gastar em cada um.

Apesar de eu ainda achar os condensadores melhores.

Pode achar, mas isso é a maior estupidez que já inventaram. Existem péssimos condensadores e excelentes dinâmicos. Todos (os bons) tem seus usos, são tipos diferentes, nenhum é melhor que o outro.
Se alguém te disse que condensadores são melhores que dinâmicos, essa pessoa estava redondamente equivocada.

O MXL 990 é cápsula larga. Pra gravar videos pro YouTube tá bom.

Se eu comprar um XML 990, eu precisarei comprar o Phantom Power?!?!

Cara......... phantom power é a alimentação que o microfone precisa pra funcionar. Se você comprar uma plaquinha da M-Audio ela certamente virá com phantom.

Sinceramente, cara, eu acho que você tá se baseando sem muito embasamento em videos do YouTube. Esquece esse CAD. Aliás, se você faz tanta questão de usar um mic de cápsula larga, compra o 990. Mas te adianto logo que vai ficar pior do que se você gravasse com um bom dinâmico.
Mas se quiser compra só ele e usa pra tudo. Não vai fazer tanta diferença visto que você vai gravar de uma maneira bem caseira e tá começando a aprender a gravar. Vai ser bom pra aprender.

LuisEduardo
Veterano
# abr/11
· votar


Eu insisto nos condensadores soh por um motivo, achei um cad usado no ML bem barato e achei um MXL 990. Os dosi otimos precos(usados). Mas nao vou ser cabeca dura nao. Queria comprar a placa fast track II, que sai por aprox. 390, dai teria mais 610 para gastar em mics. Gostaria de uma ideia para os mics na base de 610. Pq esse MXL 990 achei por R$250 usado, dai ia envistir em um outro na base de 400R$. Por isso a insistencia nesses condensadores... Mas me diga algo que fique na media de 610. Pode falar algo que fique mais caro, ou da mais de uma opcao para cada funcao(voz x instrumentos) se possivel. Que vou pesquizar no ML e achar algo usado.

Abracao! e obrigadissimo!

OBS: Esse video tem dois dinamicos, sabe dizer quais seriam? (tomara que fique no meu orcamento)

Minow
Veterano
# abr/11 · Editado por: Minow
· votar


LuisEduardo
dai ia envistir em um outro na base de 400R$.

SM58.

Compra ele e mais esse 990.


*edit*

Como você sabe que os dois mics são dinâmicos? O do violão nem dá pra ver direito.

LuisEduardo
Veterano
# abr/11
· votar


Chutei, pensei que fosse. hahaha. Ba cara, voce me deu uma mao em tanto. Voce acha que compensa o 990 mesmo?! Eu nao quero ser cabeca dura nao cara. Sera que nao tem alguma opcao dinamico capsula pequena, que custe +- R$500?! Que posso ver algo usado.

Quero saber sua opniao para o melhor conjunto para mim. Ja que voce ta mais interado. Abracao cara.

Minow
Veterano
# abr/11 · Editado por: Minow
· votar


LuisEduardo
Sera que nao tem alguma opcao dinamico capsula pequena, que custe +- R$500?! Que posso ver algo usado.

Com certeza tem.
Vê os Shure, são baratinhos e devem prestar minimamente (nunca usei).

Quero saber sua opniao para o melhor conjunto para mim.

Olha, eu acho que um dinâmico cardióide pra voz (tipo SM58, Sennheiser e835) e um condenser de cápsula pequena vão ser a coisa mais versátil pra você.
Se você não sabe diferenciar, os de cápsula pequena são tipo assim.

Falou!

LuisEduardo
Veterano
# abr/11
· votar


Ok, acho que vou pegar um AKG D5, vi uma comparacao com o 2835 e sm58, e o som soou melhor. Entao vou achar um com preco legal e vou pegar ele, mais um, dai vem minha outra pergunta, pra voce qual seria a diferenca entre os de capsula pequena para um 990 da vida?!?! Eu usaria o D5 para voz e esse de capsula pequena ou 990 para instrumentos certo?!

Se der me de alguma opniao para mic capsula pequena, que nao achei na net. abracao.

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


LuisEduardo
Você pretende gravar os instrumentos e a voz separadamente ou tudo ao mesmo tempo?

LuisEduardo
Veterano
# abr/11
· votar


Do jeito que ficar melhor o som. Mas de preferencia um de cada vez.

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


LuisEduardo
Então pega o 990 e grava tudo com ele.
Mais pra frente você vê o que vai começar a sentir falta e que tipo de mic você precisa pra gravar o que, mas por agora só ele vai te atender muito bem.

LuisEduardo
Veterano
# abr/11 · Editado por: LuisEduardo
· votar


Vou pegar o 990 e um D5, sera que vai ficar legal?!

Pelo que vi em videos nao combina mto esse conjunto... Vi agora esse video, ele usa um capsula pequena para microfonar o violao, ficou mto bom. e usou um dinamico para voz. ficou legal.

porem se eu pegar o 990 e quizer gravar violao e voz juntos, com os 2 acho que o 990 vai pegar minha voz e vai ficar meio ruim, nao?!

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


LuisEduardo
Vai, mas você não precisa dos dois. Pode crer.

LuisEduardo
Veterano
# abr/11
· votar


Ok amigo, so me tira a duvida. MXL 990 ou CAD GXL2200.

CAD:
http://cadaudio.com/images/product/polfreq/GXL2200.gif
Operating Principle: Externally-biased condenser
Polar Pattern: Cardioid
Frequency Response: 30Hz to 20KHz
Sensitivity: -36dBV (16mV) @ 1 Pa
Impedance: 75 ohms
Max SPL: 130dB, 1% THD
Self Noise: 20dBA
Power Requirements: P48, 3mA

MXL:
http://www.mxlmics.com/products/900_series/990/polar-pattern.gif
Tube Type:
Pressure gradient condenser microphone
Diaphragm:
6 micron gold-sputtered
Frequency Response:
30 Hz - 20 kHz
Polar Pattern:
Cardioid
Sensitivity:
15mV/Pa
Impedance:
200 ohms
Equivalent Noise Level:
20dB (A-weighted IEC 268-4)
S/N Ratio:
80dB (Ref. 1Pa A-weighted)
Max SPL for .5% THD:
130 dB
Power Requirements:
Phantom Power 48V (+- 4V)
Current Consumption :
<3.0mA
Size:
60mm x 130mm / 2.36 in. x 5.11 in.
Weight:
1.2 lbs / 544.3g
Metal Finish :
Champagne

Minow
Veterano
# abr/11
· votar


LuisEduardo
MXL.

LuisEduardo
Veterano
# abr/11
· votar


O que muda nas 2 que eu vi foi "Impedance", voce pode me dizer o que seria isso?

LuisEduardo
Veterano
# abr/11
· votar


Amigo, fiz um topico em outro forum, nao vou colocar aqui pq deve ser contra as regras, mas olha o que um cara falou sobre o MXL 990:
I'm no mic guru, but I know this: The MXL 990 sounds like ultra-hyped crap. I'm not being a snob, here. I've had several, because for awhile, I couldn't order guitar strings from musiciansfriend without them throwing one of these paperweights in. I cannot understand how people can give this mic good reviews. The only thing I can figure is that if you really don't know how to record anything, the "brightness" of this cheap P.O.S. microphone helps whatever you record with it "cut through" the mix. It's brittle and harsh. You may not hear the bad initially, but by the time you get to your final mix, you will...if you have any ears or experience at all.

So I vote for any pairing that doesn't involve that microphone.

Good luck.


Minow, voce tava falando em dinamico e por causa da minha insistencia voce cedeu ao 990, entao favor, fale a real. Eu to ateh tendendo para o AKG D5(melhor que SM58) e algum capsula pequena. Fale a real mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravador digital para YouTube, sim ou nao?