compartilhem suas configurações de mixagem e masterização

Autor Mensagem
trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


ricolb

Senhores, método audio-visual ou seja: Ouvindo se o instrumento está embolando com outro que trabalhe na mesma faixa de frequência dele, se ele está se sobrepondo, se está perdendo as características peculiares do seu timbre.

Para ter certeza da nossa suspeita, principalmente quando ainda estamos aprendendo é que recorremos ao Analizador, ele é o tira-teima e claro, se conhecermos quem trabalha em determinada frequência vai ser mais fácil encontrar os instrumentos problemáticos. Espero que dê pra vocês compreenderem! ABÇS!

agora ficou bem mais claro pra mim!!!

ricolb
Veterano
# abr/10
· votar


guitarg3
nesse pacote ja tem todos os plugins da waves??
Todos não, né! Mas com certeza a maioria dos que vc ouviu falar aqui, é um pacote muito completo para tratamento de audio:

- L3 Ultramaximizer ™
- C4 Multiband Paramétrica Processador
- L2 Ultramaximizer Doppler
- UltraPitch L1 Ultramaximizer
- Maxx Bass
- Linear Phase Multiband
- Linear Phase Equalizer
- MetaFlanger
- True Verb Room Emulator
- Q10 Paragraphic Equalizador
- S1 Stereo imageador
- Renascença Channel
- Renascença Equalizador
- Renascença DeEsser
- C1 Paramétrica Compander
- Audio Track
- PS22 Stereo Maker (TDM only)
- Renascença Compressor
- Renascença refletor
- Psicoacústico Analyzer
- Renascença Bass
- Enigma
- MondoMod
- Super Toque
- DeEsser
- Renascença Vox

São mais de 40 plugins em um pacotec só.

guitarg3
Veterano
# abr/10
· votar


sakeii.. vou ver se encontro esse pacote.. o analizador de espectro é separado entao neh.. o paz;..

guitarg3
Veterano
# abr/10
· votar


além desse pacote da waves tem mais algum outro pacote q vcs recomendariam ter q eh bom tb??

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10 · Editado por: Marcky Basshred
· votar


trashit hc
então deve ser por isso que minhas músicas ficam secas, estranha, em comparação as músicas de bandas grandes...
eu só coloco reverb na guitarra, e vocal, e um pouco de ambiência na bateria.
será que é isso??

Cara acho que seria bom vc dosar o reverb nos instrumentos com todos tocando junto,porque se vc solar um instrumento e for dosando reverb,vai chegar uma hora para vc que está bom,mais quando estiver todos intrumentos juntos,parece até que o intrumento esta sem reverb. Já vi mix que o engenheiro de mixagem usava pelo menos uns 3 reverbs para cada instrumento.

Veja nesse video,lá para 3:14,onde tem 3 send de reverb para caixa,cada um com um reverb diferente!



se eu for fazer esse processo, eu tenho que deixar todos instrumentos, vozes e vocal, tudo seco?
e só colocar reverb na pré master??


Não.Vc faz a mix normalmente e depois na pré master vc pode add um reverb pra música inteira,o problema disso é que vc vai estar tão envolvido com a mixagem,que fica dificil fazer isso. Por exemplo: Vc faz uma mix,e depois quem vai masterizar é outra pessoa,e o masterizador ouve que precisa de mais um pouco de ambiencia na música! O cara vai estar ouvindo diferente de vc!

tem algum reverb bom no sound forge, ou no sonar?
Cara não uso nenhum dos dois programas.Uso Nuendo e Wavelab,vc pode usar os Plugins VST,que vc instalou.Tem uma porrada de reverb excelente por ai.Procure o WizzoVerb por convolução é muito bom e nem tão pesado!

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10
· votar


guitarg3
nao existe um pacote de programas da waves neh
Cara se vc quiser um mais completo tem o Waves Mercury.Se não vem todos os plugin da Waves,vai ter quase todos:

http://www.waves.com/Content.aspx?id=1685

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10 · Editado por: Marcky Basshred
· votar


guitarg3
sakeii.. vou ver se encontro esse pacote.. o analizador de espectro é separado entao neh.. o paz;..
Não o PAZ ANALYZER vem junto com o pacote.Mais como eu sou muito fã desse plugin não posso deixar de recomendar o analizador da Nugen Audio:

http://www.nugenaudio.com/visualizer.php



Para mim nem se compara com o PAZ!!! :D

além desse pacote da waves tem mais algum outro pacote q vcs recomendariam ter q eh bom tb??

Cara eu não sei, com um pacote desses(principalmente o Mercury),vc vai ter todas as ferramentas para trabalhar em uma produção!

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc

http://www.youtube.com/watch?v=sM6G1NGweQA

Cara procura o livro: A arte da mixagem.Nele tem tudo o que vc precisa saber para fazer uma excelente mix. Vc acha facil traduzido para português

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


Marcky Basshred

Veja nesse video,lá para 3:14,onde tem 3 send de reverb para caixa,cada um com um reverb diferente!
o problema é que eu não uso reverb em send na daw, eu uso os plugin que tenho no sound forge.
por exemplo: eu gravo guitarra, e baixo em linha, ai no próprio simulador de AMPS, e gabinetes, eu uso o reverb do AMP mesmo.


Não.Vc faz a mix normalmente e depois na pré master vc pode add um reverb pra música inteira,o problema disso é que vc vai estar tão envolvido com a mixagem,que fica dificil fazer isso. Por exemplo: Vc faz uma mix,e depois quem vai masterizar é outra pessoa,e o masterizador ouve que precisa de mais um pouco de ambiencia na música! O cara vai estar ouvindo diferente de vc!
entendi!!
o problema é que eu tenho que fazer tudo!! não temos grana pra gravar em estúdio, e nem pra mandar alguém masterizar.


vc pode usar os Plugins VST,que vc instalou.Tem uma porrada de reverb excelente por ai.Procure o WizzoVerb por convolução é muito bom e nem tão pesado!


Cara procura o livro: A arte da mixagem.Nele tem tudo o que vc precisa saber para fazer uma excelente mix. Vc acha facil traduzido para português
eu ''comprei'' ante ontem!! hehehe
com esse livro vc acha que eu consigo um resultado bacana na mix, e na masterização??
eu já li uma boa parte do começo, mais por enquanto não aprendi nada. muita teoria e pouca prática por enquanto...
o livro é bem grande, acho que mais pra frente vem o que interessa mesmo né!!?


valeu pelas dicas mais uma vez!!!

zélo cardoso
Veterano
# abr/10 · Editado por: zélo cardoso
· votar


trashit hc meu brother, vou te dar um conselho; siga as dicas que voce recebe aqui e faça adaptações para sua realidade, seus equipamentos, se pretende gastar mais no home-studio, etc e tal!
Eu não lembro, o tópico ficou gigante!Hehehe, qual é o programa de gravar que voce usa? Se for Nuendo, Cubase ou Sonar, passe a usar os efeitos (reverb, delay,...) em Sends, pois como o amigo
Marcky Basshred falou é muito melhor, e voce pode dosar o quanto colocar de reberb para cada track! Outra coisa procure MUITO que voce consegue esse pacote da Waves e outros, eu tenho uns 5 ou 6 pacotes completos de várias marcas,são ferramentas fundamentais para produção musical (já que as ferramentas analógicas são muito caras)use plugins mesmo, e eu uso aqueles que eu me identifiquei melhor e com mais praticidade para a utilização!
Livros, apostilas,artigos na Net, tudo isso é muito importante, mas pratique muito, grave, equalize, comprima se necessário, faça muitos testes, escute o resultado final em vários aparelhos diferentes, e fazendo tudo isso, acredito que todos nós conseguiremos gravações com um bom nivel!
Grande abraço, Zélo Cardoso

ricolb
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc
Assim que vc "comprar" algum pacote da Waves eu te passo alguns presets de mixagem e masterização que eu tenho, mas lembre-se eles servirão somente de pontapé inicial para vc explora-los, treinar e chegar ao resultado que vc espera. ABÇS!

zélo cardoso
Veterano
# abr/10 · Editado por: zélo cardoso
· votar


ricolb pô meu brother, se tiver jeito mande para mim esses seus presets de Mixagem e Masterização por favor!!!
Se puder mande para: zelocardoso@gmail.com
Obrigado!

ricolb
Veterano
# abr/10
· votar


zélo cardoso
Estou disponibilizando os presets pra vc, meu camarada e pra quem precisar.

SIRVAM-SE

zélo cardoso
Veterano
# abr/10
· votar


ricolb, valeu meu brother, muito obrigado!!
Um abraço, Zélo Cardoso

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc
o problema é que eu não uso reverb em send na daw, eu uso os plugin que tenho no sound forge.
por exemplo: eu gravo guitarra, e baixo em linha, ai no próprio simulador de AMPS, e gabinetes, eu uso o reverb do AMP mesmo.


Cara não faça isso,será muito dificil vc chegar em um resultado bacana dessa forma,o reverb para mixagem são muitos diferente dos amplificadores. O Sound Forge é um programa de edição e Masterização,use uma DAW para trabalhar em suas gravações,edições e mixagem.Faça como o zélo cardoso disse use uma DAW para usar os efeitos como reverb e delay como send(ou AUX).Recomendo fortemente vc procurar um reverb ´´descente`` para suas mixes!

entendi!!
o problema é que eu tenho que fazer tudo!! não temos grana pra gravar em estúdio, e nem pra mandar alguém masterizar.


Um melhor jeito de se trabalhar em um home studio é com referências,sempre use alguma para o estilo de som que vc está produzindo,são excelente para vc ir se guiando nas etapas de produção,mais podem dar muita dor de cabeça como comparação final hehehe

eu ''comprei'' ante ontem!! hehehe
com esse livro vc acha que eu consigo um resultado bacana na mix, e na masterização??
eu já li uma boa parte do começo, mais por enquanto não aprendi nada. muita teoria e pouca prática por enquanto...
o livro é bem grande, acho que mais pra frente vem o que interessa mesmo né!!?



Deve ter pagado uma grana preta KKKKKKKKKKK
Isso mesmo no começo ele fica mais na Teoria de Produção Musical,que é essencial ,para ter um resultado excelente.Veja como ele fala sobre os 11 passos(se me lembro acho que é 11 rsrs),para ter uma excelente produção,sendo que ele fala se tiver algum ´´ponto``fraco irá comprometer toda a obra!!! Se vc entender tudo que tem no livro e seguir corretamente,vc vai conseguir otimos resultados com os equipamentos que vc terá em mãos! Mais pra frente do livro,vai ter tudo perfeitamente bem explicado sobre>Compressor,Equalizador,Reverb,Chorus e etc!

guitarg3
Veterano
# abr/10
· votar


o Waves Mercury é o Waves Diamond Bundle 5.2 so q com mais plugins?? ou um nao tem nda a ver com o outro?

guitarg3
Veterano
# abr/10 · Editado por: guitarg3
· votar


qual programa pra "dar som" em midi de piano vcs recomendariam?


esse livro "a arte da mixagem" nao existe ele impresso pra compra né?

trashit hc
Veterano
# abr/10 · Editado por: trashit hc
· votar


zélo cardoso

Eu não lembro, o tópico ficou gigante!Hehehe, qual é o programa de gravar que voce usa?
sonar 6.

Outra coisa procure MUITO que voce consegue esse pacote da Waves e outros
pode deixar!! vou da uma passada nas ''lojas googles, 4shared, the pirate, e por ai afora'' hehehe

conseguiremos gravações com um bom nivel!
se Deus quiser!!

abç meu chapa!!

ricolb

Assim que vc "comprar" algum pacote da Waves eu te passo alguns presets de mixagem e masterização que eu tenho, mas lembre-se eles servirão somente de pontapé inicial para vc explora-los, treinar e chegar ao resultado que vc espera.

Estou disponibilizando os presets pra vc, meu camarada e pra quem precisar.

muito obrigado meu brother!!!
já ''comprei''!!
+ 1 pa vc!!


abç.

Marcky Basshred

passe a usar os efeitos (reverb, delay,...) em Send

Cara não faça isso,será muito dificil vc chegar em um resultado bacana dessa forma,o reverb para mixagem são muitos diferente dos amplificadores. O Sound Forge é um programa de edição e Masterização,use uma DAW para trabalhar em suas gravações,edições e mixagem.Faça como o zélo cardoso disse use uma DAW para usar os efeitos como reverb e delay como send(ou AUX).Recomendo fortemente vc procurar um reverb ´´descente`` para suas mixes!
eu uso o sonar 6, só quem tenho um problema que eu não contei pra ninguém daqui, hehe eu não consigo exportar nada que eu gravo no sonar, nem em wav, nem MP3, nem nada!!!
o que pode ser isso?? usei a busca mais não achei um resposta que resolvese o meu caso. porque todos dizem: seleciona track/ exportar/ wav/ isso eu já sei, mais não vai nada pro destino que eu selecionei pra exportar...
não tem nada a ver com o projeto escolhido não né!??
eu sempre escolho 4 tracks audio.


por isso eu faço todo trabalho no sound forge.
no sound forge não tem como usar os efeitos em send não né!!??


Deve ter pagado uma grana preta KKKKKKKKKKK
tô quebrado depois dessa compra... hahaha

Isso mesmo no começo ele fica mais na Teoria de Produção Musical,que é essencial ,para ter um resultado excelente.Veja como ele fala sobre os 11 passos(se me lembro acho que é 11 rsrs),para ter uma excelente produção,sendo que ele fala se tiver algum ´´ponto``fraco irá comprometer toda a obra!!! Se vc entender tudo que tem no livro e seguir corretamente,vc vai conseguir otimos resultados com os equipamentos que vc terá em mãos! Mais pra frente do livro,vai ter tudo perfeitamente bem explicado sobre>Compressor,Equalizador,Reverb,Chorus e etc!

tomara que depois que eu ler tudo, os caminhos se abram oxalá... hehe

valeu cumpadi!!!

ricolb
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc
eu uso o sonar 6, só quem tenho um problema que eu não contei pra ninguém daqui, hehe eu não consigo exportar nada que eu gravo no sonar, nem em wav, nem MP3, nem nada!!!
o que pode ser isso?? usei a busca mais não achei um resposta que resolvese o meu caso. porque todos dizem: seleciona track/ exportar/ wav/ isso eu já sei, mais não vai nada pro destino que eu selecionei pra exportar...


Começa trocando esse Sonar 6.0 pelo 8.0. Eu usei o 5, 6, 7 e atualmente o 8. Pra ser sincero não vi grandes diferenças, mas senti uma melhora do 8 em relação ao 6.

Porém nunca ocorreu este problema no 6 comigo, vamos por partes:
Se vc quer exportar uma trilha de audio é só marcar a trilha clicando com o mouse no canto superior esquerdo da trilha onde surgirá um retângulo amarelado.
Depois é só ir no menu "filé" e escolher exportar - audio - escolhe-se o formato WAV para maior qualidade - 44.1KHz 16Bits.
Nomeie o arquivo, escolha a pasta onde salvar, clique "salvar". Pronto.

O que vc está tentando exportar é realmente audio ou é "midi"?

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10
· votar


guitarg3
o Waves Mercury é o Waves Diamond Bundle 5.2 so q com mais plugins?? ou um nao tem nda a ver com o outro?
É isso mesmo vem com quase todos plugins da Waves!


esse livro "a arte da mixagem" nao existe ele impresso pra compra né?

Existe sim,traduzido em português vc acha ele facil!


trashit hc

eu uso o sonar 6, só quem tenho um problema que eu não contei pra ninguém daqui, hehe eu não consigo exportar nada que eu gravo no sonar, nem em wav, nem MP3, nem nada!!!
o que pode ser isso?? usei a busca mais não achei um resposta que resolvese o meu caso. porque todos dizem: seleciona track/ exportar/ wav/ isso eu já sei, mais não vai nada pro destino que eu selecionei pra exportar...
não tem nada a ver com o projeto escolhido não né!??
eu sempre escolho 4 tracks audio.


Cara faça o que ricolb falou,atualize o eu Sonar,eu não posso falar nada sobre o Sonar pois não faço uso do msm!

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10 · Editado por: Marcky Basshred
· votar




http://antress.er-webs.com/

Vejam esses plugin,são Free e excelentes,para quem está atrás de otimos plugins,estão ai um pacote completo!

trashit hc
Veterano
# abr/10 · Editado por: trashit hc
· votar


ricolb

Se vc quer exportar uma trilha de audio é só marcar a trilha clicando com o mouse no canto superior esquerdo da trilha onde surgirá um retângulo amarelado.

Depois é só ir no menu "filé" e escolher exportar - audio - escolhe-se o formato WAV para maior qualidade - 44.1KHz 16Bits.
Nomeie o arquivo, escolha a pasta onde salvar, clique "salvar". Pronto.

eu fazia tudo isso, só que não renomeava, e nem escolhia uma pasta, só clicava pra exportar pro desktop do jeito que tava.
só que agora eu coloquei um nome, escolhi uma pasta, e funcionou!!! haha


quer dizer se que eu não escolher uma pasta, e não renomear, não exporta!!?? que bizarro... hehe

O que vc está tentando exportar é realmente audio ou é "midi"?
é audio!! eu não uso midi no sonar, quando eu crio uma bateria no fruity loops, eu já exporto em WAV.
ai eu gravo guitarras, baixo, e vocal no sonar.


tem mais uma coisa, como eu uso os preset que vc disponibilizou?? eu sou meio lerdo sabe!! hehehe
eles estão em um formato desconhecido pra mim...

muito obrigado mais uma vez meu chapa!!

abç.

Marcky Basshred

Cara faça o que ricolb falou,atualize o eu Sonar,eu não posso falar nada sobre o Sonar pois não faço uso do msm!
problema resolvido!!!

Vejam esses plugin,são Free e excelentes,para quem está atrás de otimos plugins,estão ai um pacote completo!
palmas pra vc também!!!

alguns desses plugins que vc disponibilizou, que tem também no izotope ozone 4, são superiores?? ou se equiparam em entre si em questão de qualidade!??

valeu.

ricolb
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc
eu sou meio lerdo sabe
Hã??? rsrsrs. Desculpas, mas é que me escapiliu!!

Vamos lá:

.Partindo do princípio que vc está com os plugins da Waves instalados e reconhecidos no Sonar;

.E que também vc sabe aplicar os plugins nas trilhas de audio;

.É só aplicar o plugin na trilha de audio. Ele vai carregar o preset padrão de fábrica;

.Na janela dele vc clica no botão "LOAD" - "OPEN PRESET FILE..." Aí vc indica pra ele um dos presets que vc tiver disponível;

.Claro, que tenha a ver com o instrumento do track e que tenha a ver com o plugin;

.Por exemplo: O preset - REQ 6 - BASE LINHA SERTANEJO 2 que está na pasta "VIOLÃO" foi concebido para ser aplicado numa trilha de violão, utilizando o plugin REQ 6. Deve ser aplicado assim, ok?

Cara, se houver alguma etapa descrita acima que vc não entendeu é só perguntar. Meu prazer é poder ajudar! ABÇS!

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


Se for Nuendo, Cubase ou Sonar, passe a usar os efeitos (reverb, delay,...) em Sends, pois como o amigo
Marcky Basshred falou é muito melhor, e voce pode dosar o quanto colocar de reberb para cada track!


DAW para trabalhar em suas gravações,edições e mixagem.Faça como o zélo cardoso disse use uma DAW para usar os efeitos como reverb e delay como send(ou AUX).Recomendo fortemente vc procurar um reverb ´´descente`` para suas mixes!

porque é melhor usar os efeitos no send??

onde eu aplico reverb no send por exemplo??
vou postar uma foto pra ve se fica mais fácil pra vcs me ajudarem.
send é assim?
como eu costumo aplicar os efeitos

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


ricolb

Hã??? rsrsrs. Desculpas, mas é que me escapiliu!!

chaves[modo on] hahaha
izaz izaz. hehe

Vamos lá:

.Partindo do princípio que vc está com os plugins da Waves instalados e reconhecidos no Sonar;

.E que também vc sabe aplicar os plugins nas trilhas de audio;

.É só aplicar o plugin na trilha de audio. Ele vai carregar o preset padrão de fábrica;

.Na janela dele vc clica no botão "LOAD" - "OPEN PRESET FILE..." Aí vc indica pra ele um dos presets que vc tiver disponível;

.Claro, que tenha a ver com o instrumento do track e que tenha a ver com o plugin;

.Por exemplo: O preset - REQ 6 - BASE LINHA SERTANEJO 2 que está na pasta "VIOLÃO" foi concebido para ser aplicado numa trilha de violão, utilizando o plugin REQ 6. Deve ser aplicado assim, ok?

há, é fácil!! entendi perfeitamente!!
tem horas que meu cérebro parece parar de funcionar... depois pega no tranco. kkkkkkkkkkkkk

Cara, se houver alguma etapa descrita acima que vc não entendeu é só perguntar. Meu prazer é poder ajudar!
pode deixar velho!!

abç.

trashit hc
Veterano
# abr/10 · Editado por: trashit hc
· votar


ricolb

Assim que vc "comprar" algum pacote da Waves eu te passo alguns presets de mixagem e masterização que eu tenho, mas lembre-se eles servirão somente de pontapé inicial para vc explora-los, treinar e chegar ao resultado que vc espera.
seus presets servem tanto pro waves mercury, tanto para o diamond bundle 5.2?
qual dos 2 é mais completo?
o que tem em um, tem tudo no outro também?


ricolb
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc
Não posso afirmar com certeza. Acho eu que o Mercury é a atualização do Diamond, dê uma checada no site da Waves.
Os presets servem para alguns dos plugins que vem nos dois pacotes, tais como o Q10, REQ 6, RCOMP, L2.

zélo cardoso
Veterano
# abr/10 · Editado por: zélo cardoso
· votar


Marcky Basshred, meu brother, eu baixei esses plugins free que voce postou o link, veio um arquivo: FullPack4950.zip, e quando fui descompactar (tentei em 02 programas) deu arquivo desconhecido ou danificado, estou baixando novamente para ver se dá certo! Com voce deu tudo certo?
Obrigado!!!
Editado: Baixei por um gerenciador de downloads e deu tudo certo, agora é só instalar e testar!!!
Valeu amigo!

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10
· votar


zélo cardoso
Cara use o Winrar para descompactar,caso dê problema para desconpactar e dê erros,tente colocar o arquivo em uma aprtição ou HD que não esteja rodando o Windows e Programas!!!Aqui deu tudo certo sem nenhum tipo de problema!

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10 · Editado por: Marcky Basshred
· votar


trashit hc
seus presets servem tanto pro waves mercury, tanto para o diamond bundle 5.2?
qual dos 2 é mais completo?
o que tem em um, tem tudo no outro também?

Serve sim,o Waves Mercury é o pacote de plugins mais completo da Waves,e os presets que foram feito para o plugin de msm novo,vai funcionar em qualquer pacote que contenha os plugins!


ricolb
Não posso afirmar com certeza. Acho eu que o Mercury é a atualização do Diamond, dê uma checada no site da Waves.
Não o Mercury não é uma atualização,e sim o pacote mais completo da Waves,ele vem com os plugins do Diamond e com muitos outros!

Diamond: http://www.waves.com/Content.aspx?id=165 mais de 40 plugins!

Mercury: http://www.waves.com/Content.aspx?id=1685 Todos os plugins da Waves se não me engano!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a compartilhem suas configurações de mixagem e masterização