compartilhem suas configurações de mixagem e masterização

Autor Mensagem
Marcky Basshred
Veterano
# abr/10
· votar


Veja um artigo interessante tbm sobre a tecnica:
http://www.rhythmcreation.com/2007/12/10/get-fatter-heavier-different- drum-sounds-by-layering-your-samples

trashit hc
Veterano
# abr/10 · Editado por: trashit hc
· votar


AndrewMcPherson

muito boa sua iniciativa de comrpatilhar com a gente seus conhecimentos nessa vasta área.

ótimas dicas!!

valeu mesmo!!

abç.


Marcky Basshred

Cara recomendo o livro Guia de Mixagem(edição 1) do Fábio Henriques,vai te ajudar a tirar varias de suas duvidas!!!

valeu pela dica brother!


GuitarRockMan

tem uma galera aqui no forum que saca muito de gravina e tal e sabe trabalhar bem com essa técnica seria lega se pudessem produzir um vídeo pequeno mesmo so mostrando o know haw da coisa mesmo 3:00min de puro prazer pra gente saca a mudança no trimbre saca o ponto....
seria uma boa!
o problema é que a maioria dos videos são de gringos, e tem poucos videos em português sobre determinados assuntos.

ricolb
Veterano
# abr/10
· votar


Existe uma técnica de compressão que alguns usam para equilibrar bumbo e baixo chamada "Side Chain", mas pode ser aplicada a outras situaçoes, lembrei-me disto agora. Não sei muito a respeito, mas no link abaixo tem mais informações(em inglês).

Como Usar a compressão "Side Chain" (Inglês)

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


ricolb

é fod@%*$ que as vezes as melhores dicas são em inglês.
quem não sabe fica voando. hehehe

o mestre Makumbator falou sobre isso em outro tópico, veja aqui em baixo.

ma opção, que em 99% das vezes resolve isso, é usar compressão em side-chain, entre o bumbo e o baixo. Assim, quando o bumbo toca, o baixo é comprimido apenas naquele ponto(e no nível imprimido pelo bumbo), retornando depois ao som normal. Isso destaca bastante o bumbo, sem precisar subir o volume dele(e nem reduzir o do baixo ou guitarras mais graves). É um recurso usado em quase todas as gravações comerciais.

Outra opção é mover um cabelinho o bumbo no pan(sendo o 0 centro e 100 um extremo do pan, pode-se movê-lo para o 5 ou 6).
Também é uma boa equalizar o bumbo para dar mais ataque à ele(kick), como vc citou, assim ele aparece mais sem mexer em volume.

Combinar essas 3 técnicas dá grande efeito.


ricolb
Veterano
# abr/10 · Editado por: ricolb
· votar


trashit hc
Realmente é uma boa dica, a outra é vc usar presets(ajustes de fábrica) a maioria dos plugins vem com algumas delas, se não me engano no site da "Waves" tem alguns presets de produtores renomados.

Mas a idéia aqui é usar estes "pre-ajustes" como um ponto de partida para se chegar ao som ideal e som ideal aqui significa "a sonoridade que vc quer para a sua música". Então é necessário ter alguma "boa" música com a mixagem e a masterização que sirva de "referência" para vc atingir a que vc quiser.

Portanto vc pode utilizar um preset de equalização, por exemplo na bateria e ir "dosando" até atingir o teu resultado. ABÇS!

edit: Parabéns pelo tópico, muito útil!

guitarg3
Veterano
# abr/10
· votar


quais os plugins q vcs recomendam q sao ecenciais na hora de mixar? se der pra citar algumas marcas e sua utilidade.. tipo eu tava vendo num outro tópico do AndrewMcPherson
ele falando sobre o PAZ Analyzer que parece ser um softwere muito util na hora da mixagem pra analise d espectro e talz.. quais softwers plugins mais vcs usam?

zélo cardoso
Veterano
# abr/10
· votar


guitarg3, seguindo dicas e com meus "experimentos musicais", eu basicamente uso:
EQ - Q10 da Waves ou Equalizador da Sony Oxford
DeEsser da Waves (para retirar a sibilancia da voz)
Compressor (em algum track que eu achar necessario)existem muitos o C1 da Waves (e tem o C1 Side Chain)
Uso um Limiter L2 da Waves
E na saida Master coloco o Paz Analyzerpara verificar as frequencias e ir ajustando o Equalizador!
O AndrewMcPherson postou um tópico "desvendando" e falando TUDO sobre este plugin! Dê uma lida!
Se alguém tiver alguma ideia a mais, ou quais plugins seriam mais usados (já que não tem "fórmula", não tem exatamente quais seriam esses VSTs), dê suas dicas, vai ser de grande ajuda para todos nós que estamos aprendendo!!!

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10 · Editado por: Marcky Basshred
· votar


guitarg3

Cara o plugins que eu mais uso para mix são:

EQ- Sony Oxford EQ para ´´Limpeza ``
Waves SSL para dar uma ´´cor`` no instrumentos

Deesser O da Waves é o melhor que já usei,para mim é imbativel

Compressor Waves SSL Comp
Sony Oxford Comp
Stillwell Rocket

Limiter Os da Waves são otimo,mais meu preferido é o da Sony Oxford

Analizador Já usei varios,o que estou contente hoje é da Nunge Audio o Vizualizer,leitura muito precisa,e vc pode escolher se quer ele com a interface grande ou pequena!

TriggerDrummagog Esse para mim que trabalha com metal,é indispensavel,para substutir as peças da bateria.

Reverb Wizzoo Verb e Altiverb 6(esse é pesado!),todos por convolução!

Gosto do Sony Oxford TransMod,para acentuar ataques dos trasientes de um instrumento.

PSP Vintage Warmer,SPL Twin Tube e Steinberg Magneto,uso para dar uma ´´esquentada `` no som,esses plugin simulam Valvulas ou uma fita magnetica de um gravador de rolo!

Esses são os principais que mais uso no dia-a-dia!!! Mais depois vc acaba tirando suas proprias conclusões,eu quando comecei,ia pelo que as pessoas falavam que eram bom,depois de um tempo testando todos os plugins que tenho acabei chegando no bom senso que esses são os que me atendem!!!

zélo cardoso
Veterano
# abr/10 · Editado por: zélo cardoso
· votar


Marcky Basshred valeu pelas dicas meu brother! Legal! Mas você poderia dar uma explicação de como usar um Reverb por Convolução (acho que é simular uma sala, tamanho etc e tal, é isso?) Eu tenho o Altiverb 6 com muitos Responses (é isso?) como usá-lo em Convolução? Posso usar desse modo na mixagem ou só na pre-masterização?
Obrigado, Zélo Cardoso

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10
· votar


zélo cardoso

Cara uso ele na mix,para colocar os instrumentos em um ambiente psicoacustico interessante,tipo uma sala de studio. Acabo escolhendo um Responses que eu queira usar para dar aquele som da sala na mix.Por exemplo um Large Bright Room,para colocar a bateria e mais alguns instrumentos.Para voz e solos sempre acabo usando outro tipo de logaritimo. Uso o Nuendo,no nuendo coloco abro um FX Track e depois abro um Reverb em Stereo.Para aplicar o reverb nos instrumentos,faço via Send.Deixo o Dry/Wet do reverb em 100% e doso apenas a quantidade necesssaria no send do instrumento. Sempre corto o grave do
reverb,para não embolar na mix,de uns 300 Hz, no maximo até uns 500 Hz!!!

Mais tbm se vc kiser que todos instrumentos ficam ´´dentro`` de uma sala comos e estivesse todo mundo tocando junto,vc deixa ele pra usar na Pré-Master,mais tem que ter muito cuidado para não embolar,isso é um dos motivos de eu cortar os graves do reverb. Eu particulamente fico sempre com o primeiro caso.

Veja 2 materias muito interessante sobre o Reverb a Convolução:

http://www.audicaocritica.com.br/o-que-e/1920-reverb-de-convolucao


http://www.musitec.com.br/revista_artigo.asp?revistaID=1&edicaoID=150& navID=330

zélo cardoso
Veterano
# abr/10
· votar


Marcky Basshred, muito obrigado meu amigo pelas dicas, hoje mesmo vou fazer uns testes no meu home-studio!
Valeu mesmo!!!
Um abraço, Zélo Cardoso

trashit hc
Veterano
# abr/10 · Editado por: trashit hc
· votar


ricolb

a outra é vc usar presets(ajustes de fábrica)
é o que eu tô fazando!! já que eu não sei utilizar de forma precisa.

Mas a idéia aqui é usar estes "pre-ajustes" como um ponto de partida para se chegar ao som ideal e som ideal aqui significa "a sonoridade que vc quer para a sua música". Então é necessário ter alguma "boa" música com a mixagem e a masterização que sirva de "referência" para vc atingir a que vc quiser.
é uma ótima ideia que eu já tava antenado, pegar músicas de bandas que vc gosta dos timbres, mix, e master, e tentar chegar perto dela,
só que eu não sei fazer corte de frquências, nem utilizar um analizador de espectro, e não sei usar de forma satisfatória o EQ.
ai fica meio complicado ter um bom resultado. fique preso aos presets de fábrica.


Portanto vc pode utilizar um preset de equalização, por exemplo na bateria e ir "dosando" até atingir o teu resultado.
boa dica!!

edit: Parabéns pelo tópico, muito útil!
muito obrigado!!! é muito bom quando um tópico é útil pra todo mundo!!

muito obrigado por compartilhar suas experiências!!

abç.

zélo cardoso

ótimas dicas!!

abç.

Marcky Basshred

mandou muito bem também meu chapa!!!

TriggerDrummagog Esse para mim que trabalha com metal,é indispensavel,para substutir as peças da bateria.
gostaria de tirar umas dúvidas com vc sobre o drummagog, eu tenho o drummagog!!
criei um tópico pra tirar umas dúvidas sobre ele, mais pouca pessoas conhece esse plugin.


por exemplo, se eu gravar uma bateria microfonada de forma não tão boa, e essa bateria não for lá essas coisas, se eu subistituir a caixa, e o bumbo por exemplo, fica com som de bateria triggada, e com um aquele som bacana de algumas bandas gringas??

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc

Vlw cara :p

Cara o Drumagog serve exatamente pra isso,se um som não está bom vc pode substituir esse som.
O meu produtor preferido é o Andy Sneap(Megadeth,Testament,Exodus etc).Ele usa o Drumagog em todas as suas mixagens,msm o som estando bom.Segundo ele no Heavy Metal o som sempre tem que estar na´´cara`` e bem definido e substituindo as peças ajuda muito. Ele por exemplo substitui o som do bumbo em 100% e a caixa 50% a original e 50% a com trigger. Mais certamente que ele deve usar o som do proprio instrumento do baterista onde ele deve gravar o som apenas por exemplo do bumbo e depois ele faz um sample com esse som para ser usado! No forum dele existe uma porrada de Samples de bateria para download!!!
Se sua e seus kit de mix não for bons,e msm sendo o Drumagog ajuda muito. Mais os pratos tem que ter uma boa qualidade e os mix de overs tbm,porque não adianta nada ta com uns sons de peças legais e os pratos com som de lata rsrsrs

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


Marcky Basshred

O meu produtor preferido é o Andy Sneap(Megadeth,Testament,Exodus etc).Ele usa o Drumagog em todas as suas mixagens,msm o som estando bom.
interessante!!!

egundo ele no Heavy Metal o som sempre tem que estar na´´cara`` e bem definido e substituindo as peças ajuda muito.
eu também acho!! nós tocamos hardcore, eu acho legal que as peças da bateria fiquem bem na cara mesmo!!
eu gosto muito do hardcore californiano, e as peças da baterias da maioria das bandas de lá, são bem na cara.


saca nesse video o bumbo, acho bem legal o timbre dele.


outro video que gosto muito do timbre da bateria.


Ele por exemplo substitui o som do bumbo em 100% e a caixa 50% a original e 50% a com trigger. Mais certamente que ele deve usar o som do proprio instrumento do baterista onde ele deve gravar o som apenas por exemplo do bumbo e depois ele faz um sample com esse som para ser usado!
como assim caixa 50% a original e 50% a com trigger.??
como faz??


Mais os pratos tem que ter uma boa qualidade e os mix de overs tbm,porque não adianta nada ta com uns sons de peças legais e os pratos com som de lata rsrsrs
com certeza!! hehehe
mais não é qualquer estúdio que disponibilizam bons pratos...

ricolb
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc
só que eu não sei fazer corte de frquências, nem utilizar um analizador de espectro

Como assim? Não sabe atenuar, diminuir o ganho de uma frequência? Coloque o equalizador e depois o analizador de espectro na faixa, ponha a faixa em solo, ouça ela e visualize no analizador as frequencias que estão mais altas(sobrando).

Procure no google também, uma tabela de frequencia dos vários instrumentos e vozes, ela serve pra orientar qual é a faixa de frequencia ideal de cada instrumento/voz e qual o efeito causado pela falta e/ou excesso de determinada frequencia.

Munido disto vá fazendo pequenos ajustes de equalização na faixa e visualizando o resultado no analizador. É recomendável atenuar as frequencias em excesso e cortar as que não fazem parte da gama do instrumento do que aumentar o ganho das que estão baixas.

É importante ajustar a equalização prestando muita atenção no instrumento "solado" e depois ouvi-lo no contexto geral e se for o caso ajusta-lo neste contexto tb(ajuste fino).

e não sei usar de forma satisfatória o EQ.
Em relação a isso, eu tb estou aprendendo e o que é recomendado é ouvir(como disse antes) referências musicais no seu estilo e treinar pra chegar pelo menos próximo. Não adianta, pra tudo a gente tem que ter um ponto de partida, uma referência, um ponto aonde se quer chegar. Temos que ouvir bem e procurar aguçar nossa percepção.Sei que não existe formula, mas essa é a minha. ABÇS!

guitarg3
Veterano
# abr/10
· votar


ricolb
pelo q vc disse pra equalizar um instrumento pode-se partir do principio de uma tabela com as frequencias daquele instrumento.. a partir dela vc zera todas as outras frequencias q nao fazem parte da desse instrumento.. ae vc pelo espectro analiza as q estao mais altas e nivela tudo.. seria isso?

Iversonfr
Veterano
# abr/10
· votar


guitarg3

EQ - Fora os citados, curto o R6 da waves
Compressor - Dois excelentes sao ambos da waves também, Reinassance Vox e Reinassance Compressor.
Analisador - PAZ
Level Meter - Roger Nichols Digital sei lá o que.

Sem jamais esquecer do Izotope OZONE 4. Esse é fera! só com os Presets voce ja faz milagre! Abs!

ricolb
Veterano
# abr/10
· votar


guitarg3
pra equalizar um instrumento pode-se partir do principio de uma tabela com as frequencias daquele instrumento
A tabela de frequências ajuda a gente a conhecer quais faixas de frequencia são utilizadas por cada instrumento e pelas diferentes vozes. Ela é a referência disso.

Porém a equalização é uma arte, de maneira que a equalização que é empregada em uma caixa de batera, por exemplo no estilo Rock, geralmente difere da equalização empregada em uma caixa de Rap, por exemplo. Então pode-se partir dela sim, pois conhecendo a faixa de cada instrumento fica mais fácil mantê-los dentro delas pra que não "embolem" ou se sobreponham a outros.

Mas também é legal conhecer o que rola em cada estilo musical em termos de equalização, pra que tudo fique mais com a cara do estilo.

ae vc pelo espectro analiza as q estao mais altas e nivela tudo
Você só vai atenuar as que estiverem interferindo nas faixas de outros instrumentos, pra que não embolem ou encubram. O que eu entendo por nivelar é utilizar a equalização "flat" tudo em 0db e a idéia não é essa, a não ser que a gravação já esteja muito boa. Aí não haveria a necessidade nem de usar um equalizador.

O que a gente precisa saber é que se foi tudo bem gravado o uso do equalizador vai ser mínimo, só um "cabelinho" mesmo, pra chegar no ponto que a gente quer, ou nem isso!

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc

outro video que gosto muito do timbre da bateria.
Gosto tbm de som de batera assim,e substituindo as peças ajuda muito a chegar nesse trimbre!

como assim caixa 50% a original e 50% a com trigger.??
como faz??

Então além de microfonar ele usa os Triggers dá D Drums . Veja esse post dele escrevendo:
http://www.ultimatemetal.com/forum/andy-sneap/26530-triggers-vs-natura l.html

com certeza!! hehehe
mais não é qualquer estúdio que disponibilizam bons pratos...

Isso é verdade !!!

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc
Veja a entrevista dele,onde ele fala sobre o Drumagog e Triggers:

http://www.maelstrom.nu/ezine/interview_iss45_208.php

trashit hc
Veterano
# abr/10 · Editado por: trashit hc
· votar


Marcky Basshred

Então além de microfonar ele usa os Triggers dá D Drums .
humm saquei.

Veja esse post dele escrevendo:
http://www.ultimatemetal.com/forum/andy-sneap/26530-triggers-vs-natura l.html

Veja a entrevista dele,onde ele fala sobre o Drumagog e Triggers:

http://www.maelstrom.nu/ezine/interview_iss45_208.php

com o meu ''ingrês'' vou tentar captar alguma coisa... hehehe

valeu.

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


ricolb

Como assim? Não sabe atenuar, diminuir o ganho de uma frequência? Coloque o equalizador e depois o analizador de espectro na faixa, ponha a faixa em solo, ouça ela e visualize no analizador as frequencias que estão mais altas(sobrando).
vou tentar!! eu nunca fiz isso, tento já mandar o som dos instrumentos já com a cara que eu quero pra não ficar mexendo no que eu não sei. hehe
o analizador de espectro do sound forge é bom?

Procure no google também, uma tabela de frequencia dos vários instrumentos e vozes, ela serve pra orientar qual é a faixa de frequencia ideal de cada instrumento/voz e qual o efeito causado pela falta e/ou excesso de determinada frequencia.
blz!!

Em relação a isso, eu tb estou aprendendo e o que é recomendado é ouvir(como disse antes) referências musicais no seu estilo e treinar pra chegar pelo menos próximo. Não adianta, pra tudo a gente tem que ter um ponto de partida, uma referência, um ponto aonde se quer chegar. Temos que ouvir bem e procurar aguçar nossa percepção.Sei que não existe formula, mas essa é a minha.
mais uma vez, muito obrigado pelas dicas!!

abç.

trashit hc
Veterano
# abr/10 · Editado por: trashit hc
· votar


Marcky Basshred

Mais tbm se vc kiser que todos instrumentos ficam ´´dentro`` de uma sala comos e estivesse todo mundo tocando junto,vc deixa ele pra usar na Pré-Master,mais tem que ter muito cuidado para não embolar,isso é um dos motivos de eu cortar os graves do reverb. Eu particulamente fico sempre com o primeiro caso.
então deve ser por isso que minhas músicas ficam secas, estranha, em comparação as músicas de bandas grandes...
eu só coloco reverb na guitarra, e vocal, e um pouco de ambiência na bateria.
será que é isso??


se eu for fazer esse processo, eu tenho que deixar todos instrumentos, vozes e vocal, tudo seco?
e só colocar reverb na pré master??

tem algum reverb bom no sound forge, ou no sonar?

guitarg3
Veterano
# abr/10
· votar


Você só vai atenuar as que estiverem interferindo nas faixas de outros instrumentos, pra que não embolem ou encubram

e como eu sei qndo uma frequencia esta interferindo na faixa de outro instrumendo??

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


guitarg3

e como eu sei qndo uma frequencia esta interferindo na faixa de outro instrumendo??
boa pergunta!!

andei dando uma olhada em umas videos aulas que tenho do sound forge, sobre o analisador de espectro, mais o cara não ensina nada...
só diz pra que serve cada coisa do SF, mais não diz nenhuma dica.

ricolb
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc
o analizador de espectro do sound forge é bom?
Não sei, nunca usei. Eu uso o Paz Analyzer da Waves na trilha do Sonar(gravo nele).

guitarg3
trashit hc
e como eu sei qndo uma frequencia esta interferindo na faixa de outro instrumendo??
Senhores, método audio-visual ou seja: Ouvindo se o instrumento está embolando com outro que trabalhe na mesma faixa de frequência dele, se ele está se sobrepondo, se está perdendo as características peculiares do seu timbre.

Para ter certeza da nossa suspeita, principalmente quando ainda estamos aprendendo é que recorremos ao Analizador, ele é o tira-teima e claro, se conhecermos quem trabalha em determinada frequência vai ser mais fácil encontrar os instrumentos problemáticos. Espero que dê pra vocês compreenderem! ABÇS!

guitarg3
Veterano
# abr/10 · Editado por: guitarg3
· votar


bem complexa a coisa... axo q so na pratica pra conseguir entender isso direito

guitarg3
Veterano
# abr/10
· votar


nao existe um pacote de programas da waves neh.. pq pelos comentarios essa empresa possui bastantes programas bons.. como o analizador d espectro.. compressor.. equalizador.. nao existe um pacote da waves q vem com td isso junto neh?

ricolb
Veterano
# abr/10
· votar


guitarg3
nao existe um pacote de programas da waves neh

Existe sim: Waves Diamond Bundle 5.2

guitarg3
Veterano
# abr/10
· votar


vlww.. nesse pacote ja tem todos os plugins da waves??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a compartilhem suas configurações de mixagem e masterização