Material Necessário Para "Voz e Violão"

Autor Mensagem
Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


Blinho

Não existe milagre. Não espere que suas gravações tenham qualidade com um microfone condensador de 180 conto... eu acho que seria mais interessante voce juntar mais dinheiro, mesmo que demore um pouco mais e pegar um de qualidade média-boa, tipo um mxl ou m-audio... voce comentou gastar 1000reais entre mic e interface... eu acho interessante voce considerar fast track + MLX990 que é muito bem falado aqui no forum, ou Fast Track + M-Audio Nova, que eu tenho contato e acho espetacular... abs!

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


Bom ele pode gastar 260R$ em uma fast track usada, mais 499R$ em um MXL V67G e mais 200R$ em um studio artV3

Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


teclado_mania

Mas qual a real necessidade desse studio artv3? não conheço...

Só com a fast track, que ja tem phantom power e um microfone condensador desse ele ja conseguiria um resultado excelente... tendo a acustica boa, ele ja gravaria com qualidade profissional, creio que nao precisa mais doq isso para oq ele quer...

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


Mas qual a real necessidade desse studio artv3?

É um pré amp valvulado.....

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar


Só com a fast track, que ja tem phantom power e um microfone condensador desse ele ja conseguiria um resultado excelente... tendo a acustica boa, ele ja gravaria com qualidade profissional, creio que nao precisa mais doq isso para oq ele quer...



Concordo em gênero, número e grau.

Blinho
Veterano
# fev/10
· votar


Iversonfr
INFELIZMENTE, não existe milagre!
Bom, o microfone eu sei que não vou escapar de comprar um Mxl, o Michael já havia me indicado o mesmo.
Mas a Fast Track do link, você acha boa, é a que ta se referindo?


teclado_mania
Oxente, o Mxl mais barato ta nesse preço?

Celbe
Veterano
# fev/10
· votar


Blinho
Eu tenho a interface edirol ua-25ex. Acho super bacana, só não sei o preço. Na época que comprei o preço era um pouco mais barato que a fast track pro.

quanto ao mic, tambem estou com duvidas. Tenho visto muita gente falar do MXL v67g (Para Voz)...Estou com dúvidas sobre qual comprar para microfonar o violão (e tocar simultaneamente). O cara da loja me indicou o Audio Technica MB 2K. Algué pode opiniar?

Blinho
Veterano
# fev/10
· votar


Celbe:

E essa interface, é boa? Como fica a gravação?

Celbe
Veterano
# fev/10
· votar


Blinho
é boa sim...nao vi ninguém que tem reclamar..Edirol é Roland, logo...

Lembro que comprei pq na época era a única q tinha driver para windows vista...

Eu ja tive uma outra edirol (UA-4FX), porem, troquei por ser apenas uma entrada.

Enfim..acho que meu gargalo está no microfone..

Blinho
Veterano
# fev/10 · Editado por: Blinho
· votar


Seei bem como é.
Meu microfone dinâmico me mata!
Você observou alguns que coloquei o link aí?
Acho que vou comprar um deles (C1 ou B1) por enquanto, nada que me me impeça de comprar um Mxl depois.

A dúvida que fica é se pelomenos com um desses a minha voz vai sair legal, ou fechada como o dinâmico faz.. Se o som ficasse que boa qualidade já tava perfeito, o negócio é minha voz não ser prejudicada mais do que já está sendo.

Celbe
Veterano
# fev/10
· votar


Blinho
to pensando seriamente no MXL V67G. só nao sei qual pego pra microfonar o violão...

dúvidas...o cara da loja aqui disse q o Audiotechnica MB2 é melhor que o SM57-Shure...

alguem valida isso?

teclado_mania
Veterano
# fev/10 · Editado por: teclado_mania
· votar


Celbe

Cara ele é um otimo microfone e já foi até comparado a um neumman em uma revista (sou fã da musica e tecnologia)

Pois é até um mic de 50R$ consegue ser melhor que ele,mas acho que esse audio technica não consegue ser melhor não....

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-129971876-microfone-condensador -studio-mxl-v67g-frete-gratis-via-pac-_JM

Blinho

Um bom motivo pra você não pegar o behringer b1 é o Mxl 770

Com isso , http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-130668423-pre-amplificador-art- mp-studio-p-microfone-instrumentos-_JM , formaria uma boa equipe...

Blinho
Veterano
# fev/10
· votar


teclado_mania:

Boa diiica brother, obrigado!
;*

Celbe
Veterano
# fev/10
· votar


teclado_mania
tá definido q pra voz pegarei o MXL v67...

só falta definir o pra captação do violão...sugestão?

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


só falta definir o pra captação do violão...sugestão?


A minha seria o beta 87.......

Iversonfr
Veterano
# fev/10
· votar


Celbe

O condensador serve tanto pra voz quanto pro violão, além do que, se voce tocar e cantar ao mesmo tempo, ele vai pegar tudo... comece só com ele, se voce por acaso achar necessario, depois pega um outro, mas a principio creio que só o condensador ja te sirva muito bem. abs!

Blinho

A interface é essa mesma... mas eu acho que pela pouca diferença de preço, compense voce ir atras da Fast Track Pro, é uma economia que 1 mes depois de comprar, ja vai se arrepender de nao ter pego a Pro... ela tem entrada para 2 mics, que lhe são muito mais úteis para voz e violão doq essa que voce mostrou no link... mas aí vai de voce. Eu juntaria mais um pouco e pegava direto a Pro se fosse voce... abs!

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar


Bom, tomeio perdido aqui no post, mas vamos lá

AUDIO-TECHNICA Midnight Blue 2k

Microfone muito bonito, mas se estão falando que é melhor que SM57 é papo de vendedor.

O sm57 foi projetado pra captar amplificador de guitarra, instrmento de percussão, enfim, é meio pau pra toda obra.

O MB 2k já não pega muito agudo, não é muuuuito legal pra colocar na caixa, mas pra voz é extremamente bom.

Eu tenho o MB 2k. Nunca usei pra violão, mas se eu fosse vc ia de condenser, por que deixa o som do violão muito mais "brilhante".


Microfone MXL

Se vc não tem condições de comprar o Kit 990/991, eu indico esse:

http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=341257

Alem de ser bonito, e a mesma qualidade!

O de diafragma grande vai pra voz, o pequeno (tipo caneta) vai pro violão.

Isso aí mais uma FastTrack é a combinação perfeita.

Quem trabalha com MXL no Mercado Livre é o Maia Music. Vê com eles se eles não conseguem trazer um Kit desses 550/551 pra vc. Com cerrrrrrrrrteza vai ser melhor o preço do que na play tech

Celbe
Veterano
# fev/10
· votar


comprei o mxl v67i..o que têm duas capsulas...estranho q uma delas la em casa nao funcionou..

teclado_mania
Veterano
# fev/10
· votar


Celbe

Otimo mic cara, a tem que ver esse negocio das capsulas talvez não é nem problema......

Celbe
Veterano
# fev/10
· votar


teclado_mania
vou te dizer então o que acontece:
Quando a chave esta na posicao 'Brt'..acende a luz vermelha de um dos lados e, ao falar, percebo que está funcionando. Inclusive funciona o filtro e o seletor 0 dB - 6 dB.

Quando mudo a chave para a posicao 'Wm', a luz também acende, porém, aparentemente nao funciona. Falo e não tenho retorno.

dúvida...

Michael_Nsc
Veterano
# fev/10
· votar


Celbe

Vc está falando do lado certo do microfone?

Outra coisa: esse microfone é valvulado, não é? A valvula demora a aquecer. Enquanto ela está fria, o som ouvido é pouco, chiado, ou nem tem som.


Abçs!

Celbe
Veterano
# fev/10
· votar


Michael_Nsc
sim..falo do lado certo sim..quando uso o "Brt" funciona beleza.

O lado do "Wm" que a luz fica ligada, porem, nao tenho retorno quando falo. Deixei o mic ligado uns 5 min na posicao e nada..quando aumento no maximo o volume da interface...escuto bem fraquinho...

Celbe
Veterano
# fev/10
· votar


Michael_Nsc
e ele, pelo que sei, simula os valvulados da década de 60, mas não é valvulado.

Vagabond
Veterano
# fev/10
· votar


Compra no e-bay que você economiza muito, o brasil é um dos países com mais impostos no mundo, se for comprar aqui... compre de marcas nacionais.

gaitistaSP
Veterano
# set/15
· votar


olá, pessoal.. podem me ajudar?


to querendo fazer a mesma coisa que o blinho, mas acho que sou mais leiga que ele.. rsrs.. 


o que é condensador?


quero fazer videos (voz e violão) e pra isso preciso de uma placa de som e toda a parafernália necessária pra não deixar ruídos e ter um som legal.. só que não é nada profissional.. é pra postar no youtube.. mas já que provavelmente vai entrar um dinheirinho, queria aproveitar e comprar algo que valha a pena.. então me ajudem e me digam o que preciso: placa de som (marca, modelo, preços), condensadores (o que é?), interface, microfone..


outra coisa.. o que vcs acham desse microfone.. é um microfone de dedo que tb dá pra usar de lapela, no caso, para cantar.. como eu toco gaita, achei que valeria a pena comprar um desse ao invés de um shure sm58, como vcs sugeriram.. apesar que meu professor de gaita tb usa esse shure..:

http://www.harmonicamaster.com.br/loja/catalogo.php?loja=111410&IdDep= 16


então.. quero gravar voz e violão, às vezes, gaita e violão e às vezes só a gaita e um playback..


gente, me digam td que preciso.. não aguento mais correr atrás.. rsrs..

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP
então me ajudem e me digam o que preciso:

condensadores (o que é?)

Condensadores são tipos de cápsulas (pode ler por "tipos de microfones") que se baseiam no princípio da capacitância.

Precisam de energia externa para funcionar, o chamado Phantom Power.

São altamente sensíveis, a ponto de captar som de passos, e vento. É muito fiel, mas por isso exigem ambiente controlado, isso nem sempre é viável.

placa de som (marca, modelo, preços)
interface

São a mesma coisa. Citar marcas e modelos é complicado. Tem quem goste de chocolate, tem quem goste de baunilha (Sasha Gray).

O que você deve procurar é saber o que vai gravar ao mesmo tempo. Eu acredito que será só voz e violão, ou gaita e violão - ou seja, dois itens por vez, logo vai precisar de dois canais de entrada (in). E se fosse o caso de misturar voz e gaita, vc não faria ao mesmo tempo. Ao menos não creio rs

No caso, um mic dinâmico (são durões em todos os sentidos, mas não tão fiéis), não precisa de Phantom, como os condensadores, e realmente são os mais recomendados pra ti. Ambos precisam de pré amplificação, que nada mais é elevar o sinal fraco do mic, para um nível adequado de trabalho.

Sugiro um mixer com interface, que já te oferece recursos na mão para misturar os sinais. E dar aquele tapa antes de gravar. Isso facilita a monitoração em tempo real (com condensadores isso só rola usando fones, esteticamente pro vídeo não é legal).

microfone

Bem, isso é mais complicado ainda. Eu escolheria gravar sua voz de acordo com o timbre dela.

Especialmente para gaita, gosto dos de cristal, injetado num amplificador de guitarra (essa parte dá para simular). Outra experiência legal, é fazer um com um telefone fixo, os antigos me parecem soar melhor.

Mas como é uso geral, acredito que realmente os Shure SM58 é uma boa, entretanto ele é caro, e não tem o custo justificado para o uso. Acho que os Arcanos A58 (cópia) podem te servir bem PARA VOZ e GAITA.

Enquanto para o violão realmente pode soar bem um SM57, mas volta a questão do preço, eu sugiro um Arcano A57 (também cópia).

Em geral a Arcano tem alguns modelos que vale a pena olhar. As séries VT tive ótimos feedbacks, mas nenhuma experiência pessoal.

então me ajudem e me digam o que preciso

Além do que disse acima, não muito:

- Cabos
- Pedestais
- Livros e estudo! Posicionamento do mic é tudo, alterar um pouco a posição mexe em tudo.

quero gravar voz e violão, às vezes, gaita e violão e às vezes só a gaita e um playback

O playback vc não vai gravar, ele já está gravado, vc apenas vai somar rs

o que vcs acham desse microfone.. é um microfone de dedo que tb dá pra usar de lapela, no caso, para cantar.. como eu toco gaita, achei que valeria a pena comprar um desse ao invés de um shure sm58, como vcs sugeriram.. apesar que meu professor de gaita tb usa esse shure.

Ele é um mic pra video/live casting, tipo um sacerdote na igreja, ou um apresentador de telejornal. Isto é, ele é discreto, e apenas capta a voz, sem se importar com timbre.

Pra música funciona? Talvez sim, mas aí entra em pauta o gosto, a aplicação etc. Eu não arriscaria, melhor ir no comum, mas acertado, do que arriscar num duvidoso e falhar. Deixe isso para quando você souber dominar os recursos.

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


Ismah

No caso, um mic dinâmico (são durões em todos os sentidos, mas não tão fiéis), não precisa de Phantom, como os condensadores, e realmente são os mais recomendados pra ti. Ambos precisam de pré amplificação, que nada mais é elevar o sinal fraco do mic, para um nível adequado de trabalho.

esse seria um mic dinâmico, então? o shure que vc falou?
Shure sm58


Sugiro um mixer com interface, que já te oferece recursos na mão para misturar os sinais. E dar aquele tapa antes de gravar. Isso facilita a monitoração em tempo real

vc se refere a uma pequena mesa de som? se vou só precisar de dois canais, pra quê uma mesa de som? acha que é necessário tudo isso só pra gravar? me dá os links de alguns exemplos, então.. melhor custo-benefício.. eu não entendo nada de gravação.. to achando tanta parafernalha.. mas se é necessário, me dá aí os links de produtos bons..

esse seria um exemplo? lembre-se que são gravações caseiras.. não pretendo virar uma DJ:
Mixer com interface de áudio

- Cabos
- Pedestais


me dá os links de bons cabos e pedestais..

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP
esse seria um mic dinâmico, então? o shure que vc falou?

Seria.

vc se refere a uma pequena mesa de som?

Sim, desde que ela tenha função de interface. Eu penso que seria interessante o mixer, já pensando para o caso de se for tocar ao vivo.

O plano B é uma interface normal, mas aí a monitoração fica dependente do processamento da máquina. Como vantagem, vc pode aplicar efeitos. Existem as que tem auto-processamento, mas isso acaba acrescentando um valor de preço.

O que vc me apontou, é um 16 canais, vc vai precisar de 2~3... Um mixer de 5 canais dá e sobra.

me dá os links de bons cabos e pedestais

Por ética eu não posto links, não ganho nada em apontar marcas, nem lojas. Mas nem sempre dá para fugir.

Cabos: Tecniforte e Santo Angelo, dê preferência para os montados em fábrica, e se eles vieram a dar defeito, use plug's Amphenol ou Neutrik (infelizmente, são alvo de falsificação).

Pedestais: esse é mais simples, não tem muito mistério. Mas se for pra dizer nomes, recomendo abertamente os Hércules.

Citei coisas caras? Sim, citei. Mas todas elas eu testei, e são as que mais aguentaram o tranco da estrada.

gaitistaSP
Veterano
# set/15 · Editado por: gaitistaSP
· votar


Ismah

O que vc me apontou, é um 16 canais, vc vai precisar de 2~3... Um mixer de 5 canais dá e sobra.

tava vendo agora há pouco que se eu mais tarde quiser colocar uma bateria acústica, vou precisar de uma placa de som de 8 canais.. é isso mesmo? no caso, eu penso em colocar uma bateria dessas que se controla pelo pc.. conhece..? qual placa de som seria ideal pra esse tipo de bateria controlada por pc.. ou seja, acho que é digital..

El_Cabong
Veterano
# set/15
· votar


gaitistaSP
Você vai precisar:
- do violão é claro
- do microfone
- do cabo XLR - XLR para o microfone
- do cabo P10 - P10 para o violão
- de uma interface de audio USB
- de um notebook

É exatamente o setup deste cara aqui, e fica muito bom!! Eu tenho esta interface Focusrite Scarlett 2i2. É muito boa!!



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Material Necessário Para "Voz e Violão"