Dúvidas - Montando Home Studio [Opniões Sinceras]

Autor Mensagem
guilherme fagundes
Veterano
# dez/09 · Editado por: guilherme fagundes


Eae Galera blz?

Bom é o seguinte, to querendo montar um home studio pra mim, algo bem básico pra gravar meus sons e quem sabe trabalhar na área de MIX, master, gravação etc... Aqui na minha cidade (Santa Maria - RS) Tem uns 2 ou 3 estudios descentes que são o OLHO da cara e nem são tão bons, incusive os operadores de som são péssimos. Bom chega de lero lero e vamos lá...

Vou ter R$4500 em caixa, sendo que dessa grana tenho que comprar minha guita que vai ser a tele squier custom II, aí já vai R$1000,00

Sobra R$3500,00 dessa grana pensei em comprar o seguinte:

Pre amp Behringer Mic 800 R$240,00
Compressor Behringer Com 800 R$240,00
Equalizador Behringer Fbq 800 R$240,00
Mixer de efeitos Behringer Fex 800 R$240,00
Mesa De Som Behringer Xenyx 802 R$230,00
Placa de som M-Audio Fast Track R$270,00
Monitores Behringer MS20 R$600,00
Violão Strinberg R$450,00
Condenser MXL 990 R$380,00
Bateria eletrônica Casio LD-80 R$600,00

Aqui vai dar R$3490,00 Mas tenho minha guita antiga pra vender, que acho que pego uns R$800,00 então até isso, no MÁXIMO eu consigo.
A bateria LD-80 vou usar via MIDI com o ezdrummer, e o controlador MIDI eu já tenho, pra samplear baixos, cordas, pianos, etc...

Bueno, espero comentários sinceros e sugestões boas.
Rejeito comentários do tipo "Behringer é lixo" ou "coloca mais R$3000 e compra não sei o quê"
Infelizmente é isso que disponho de grana, e pelo que pesquisei achei a melhor opção, por favor, quem entende de som e tem experiência no ramo dê sua opnião, será MUITO bem vinda!
Ah, e a peça pro home studio, vai ser bem bacana, é bem compacta, vai ser isolada com lã de vidro e MDF, se tiverem sugestões também, agradeceria.

Desculpem o IMENSO tópico, e mais uma vez MUITO OBRIGADO pela ajuda que sempre me dão!

Grande abraço![/b]

guilherme fagundes
Veterano
# dez/09
· votar


UP =]

nofear
Veterano
# dez/09
· votar


Cara, compra menos Behringer. Com essa cadeia toda de Behringer tu vai te é chiado! É minha opinião sincera... E tem coisas coisas que em software voce iria conseguir resultados melhores eu acho!

guilherme fagundes
Veterano
# dez/09
· votar


nofear
Beleza cara, mas tu tem alguma sugestão pra me dar? Estou aberto à opniões, sei que não vou comprar um studio TOP com essa grana, mas quero comprar o melhor que der, valeu ae!

nyurig3
Veterano
# dez/09 · Editado por: nyurig3
· votar


guilherme fagundes
de tudo que vc falou ai compre so a mesa, a placa, o monitor, o violao e o condenser, mais nada, prés, equalizer vc usa da mesa, compressor vc usa plugins, a bateria vc faz virtual com VST, o restante da grana vc investe em mais instrumentos, ou melhora na placa, ou o computador, ou um teclado com MIDI.
abs

guilherme fagundes
Veterano
# dez/09
· votar


nyurig3
Hm, massa cara, então não tem diferença nenhuma desses compressores,equalizers etc, em rack para os virtuais? Claro falando especificamente desses behringers.

Tu acha que não vale a pena nem um preamp da presonus?

Valeuzão ae!

Edson Caetano
Veterano
# dez/09 · Editado por: Edson Caetano
· votar


Olha Guilherme

Quer um studio legal, mas com pouca grana, complicado mas nao impossivel, porem longe desta sua lista de equipamentos, ta louco

1- Computador - Core 2 duo - 3 Gb - 500 Hd
2- Interface - no Mínimo 2 entradas (Fast Track Pro, Audiobox...)
3- Mics - Condensadores, Dinamicos (Shure Sm...)
4- Mixer - aí pode entrar o beringher Xenyx
5- Bateria e outros instrumentos

Ta querendo comprar muito picadinho, por exemplo uma boa placa de som já tem pre amplificadores embutidos bem melhores do que este Beringher

Alias o proprio mixer Xenyx da beringher já tem um pré ampli, tem que tentar enxugar coisas que já tem disponiveis

Alias bem antes do 5 tem

- Monitores
- Amplificadores
- Falantes

Cara antes de queimar todos seus recursos de uma olhadinha nas prioridades

Sobre a sua ultima pergunta, lógico que existem diferencas entre equipamentos virtuais e fisicos, o que acontece é que os virtuais atualmente estao muito bons e para quem quer brincar é ou como hobby ou amador é muita qualidade mesmo

Um equalizador, compressor, etc... nao custam 250, os tops custam muiiito mais , alias estudios profissionais custam milhares e milhares de reais

Opiniao apenas

B.Frusciante
Veterano
# dez/09
· votar


Edson Caetano

Opa, aproveitando o assunto..

Você acha que uma mesa de som como a Xenyx 1204FX que já vem com placa de som USB imbutida seria uma melhor opção do que comprar uma 802 e um Fast track?

Ou ainda é melhor estes dois? Eu penso isso pois talvez fique complicada a ligação Mesa -> Interface; além dos sistema de retorno(PA).

E outra coisa.

No caso do computador, vocÊ recomenda investir mais em quê? Memória, Processador, placas de som(que seriam inutilizadas no caso de eu comprar uma offboard específica para gravação como a Fasttrack)?

Obrigado e desculpe o aborrecimento

nofear
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme fagundes

Cara, já tentei fazer gravações com os prés das mesas behringer e não gostei, achei bem ruim de controlar os ruídos provocados pela mesa. Eu não usaria mesa de som, investiria em uma interface boa com bons prés ou uma interface de boa qualidade e comprar prés externos Presonus ou M-Audio. Investiria nos monitores, pois é um investimento alto que não se troca depois com facilidade, então compre algo bom. E compraria um mic condensador e alguns dinamicos dependendo da aplicação. Lembrando que as interfaces externas, Firewire e USB estão oferecendo bons recursos imbutidos. Acho que se não for pra comprar compressores e processadores TOP nem invista nesses Behringer. Alias a grana que você dispoe se não for pra gravar bateria acustica e muitos canais simultaneos, já da pra fazer mta coisa!

guilherme fagundes
Veterano
# dez/09
· votar


Edson Caetano
Opa, valeu pelas dicas aí cara, então de PC ei já to legal, bateria vou gravar via MIDI mesmo, cordas, baixos e efeitos vão ser tudo MIDI. Já possuo um controlador legal.

Em questão de amplificadores, vou usar virtuais mesmo tipo guitar rig que eu consigo tirar um som beem massa.

QUestão de monitores, com certeza o ideal seriam bem melhores do que esse behringers mas pelo que pesquisei é um bom custoXbenefício e tendo um fone AKG também já ajuda bastante, sendo que sempre depois de uma mix eu escuto em vários aparelhos sonoros diferentes.

Bom reformulando então, será que seria uma boa isso aqui ->

mesa Xenyx 802
placa Fast Track pro
Monitor Behringer MS20
violao Strinberg
condenser MXL 990
bateria Casio
Preamp TubePré presonus
Compressor COMP16 Presonus
Fone Akg

lembrando, que não vou fazer ensaios, apenas gravações, sendo que na maioria delas, vou tocar os instrumentos, pois vou fazer o trabalho de produção junto pra criar um pacote de produção, gravação, mix e master.

Claro, que conforme for tomando rumo o negocio pretendo investir bem mais, mas pra começo acho que isso é interessante né?

nofear
Pois é cara, o que tu acha dessa última "configuração" de estudio que eu passei ali? não pretendo gravar bateras acúsiticas não, vai ser MIDI com ezdrummer, ou algo do genero. acho que com isso dá bem pra começar né?
Tenho um ouvido legal, tenho uma noão boa de produção...com esse material e sabendo usar direitinho posso fazer coisas legais né? Afinal de contas não adianta eu ter tudo bom e não aproveitar nem 50%.

É isso aí galera, vão me mandando mais opniões, até agora foram todas de grande valia, um abraço!

zélo cardoso
Veterano
# dez/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


guilherme fagundes, eu não tenho um Home-estudio "TOP de Linha", mas dá pra gravar com qualidade, eu uso uma mesa Behringer Xenyx 1204 FX com a interface que vem com ela, a UCA 200, um Condenser B1, meu PC é um Dual Core 2 com 4GB de Ram e 02 HDs (160 e 250 GB, mas já estou precisando de mais),02 caixas Edifier R1000 TCN para monitorar, 02 fones (um para a cabine e outro para escutar os detalhes (mas tente não usar fones para mixar ou pré-masterizar) e tudo roda tranquilo, acho que o que falaram aí em cima, procede, voce poderia investir mais numa boa placa (vai depender da sua intenção, gravar um canal por vez, 02 ou vários), em microfones de qualidade,monitores e conseguir os VSTis que são os melhores em cada instrumento.Eu uso basicamente VSTis e meu PSR 1000 como controlador!
Uma dica fundamental: "Um bom equipamento, ajuda, porém, o conhecimento, a prática, estudar alguns conceitos de acustica,os manuais, equalizações, compressões, é determinante; pois um bom técnico consegue um bom resultado, mesmo não tendo um equipamento tão bom"Espero tê-lo ajudado, Zélo Cardoso

nofear
Veterano
# dez/09
· votar


Eu não compraria a mesa! Pra que você vai usa-la?

zélo cardoso
Veterano
# dez/09
· votar


nofear, concordo com voce, eu comprei a Xenyx 1204 FX pois a uso quando toco em Barzinhos aqui onde moro, e também no Home com a interface, mas no caso doguilherme fagundes, acho que ele deve investir numa boa placa, de acordo com as intenções dele, gravar um ou mais canais simultaneos !
Abç, Zélo Cardoso

shoyoninja
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme fagundes
É um desperdício comprar esses equipamentos.

Se você vai trabalhar apenas com gravações, compre uma interface que já tenha prés, sai mais barato, é mais prático e tem mais qualidade. Como a Fast Track pro ou a Fast Track ultra.

Quanto aos monitores, talvez uma Edifier seja mais barata e melhor que esses monitores Behringer. Pesquise.

Bateria eletrônica, a não ser que seja uma Top e você já tenha um plano de uso para ela, é desperdício.

Fones de ouvido são importantes também, considere a compra de algum. Koss Porta Pro é minha sugestão.

E pra finalizar, se você acha indispensável um mixer, por um motivo ou por outro, existem opções da Yamaha e da Alesis que integram uma interface firewire com a mesa.

nofear
Veterano
# dez/09
· votar


Compra um controlador pra fazer os sons. Pode ser um teclado ou um PadKontrol da Korg ou algo parecido! Na interface acho que deveria investir em uma Fast Track Pro ou Ultra ou nas compactas da Presonus. O fone Koss eu tenho mas acho que ele vaza demais, eu iria de fones mais fechado!

guilherme fagundes
Veterano
# dez/09
· votar


nofear
zélo cardoso
shoyoninja
Pois é, eu vou usar apenas para gravações mesmo e vou usar um canal por vez portanto interfaces com mais de um canal não vão fazer diferença pra mim.
A mesa pensei em comprar pra mandar um som equalizado já na hora de gravação juntamento com o comp16 e o tubPRE, que pelo que já escutei fica muito melhor do que com plugins, deixa mais "quente" o som.

O teclado pra controlar eu já tenho, pensei em comprar essa bateria justamente pelos pads sensíveis e tal, e como iria usar com o ezdrummer acho que ficaria legal não?

E esse monitores da edifier tá na média de quanto $$?

Valeu MESMO pela ajuda, continuem mandando sugestões

nofear
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme fagundes
Esquece a mesa cara... serio mesmo! É só pra ter mais coisa na cadeia de sinal

shoyoninja
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme fagundes
A mesa pensei em comprar pra mandar um som equalizado já na hora de gravação juntamento com o comp16 e o tubPRE, que pelo que já escutei fica muito melhor do que com plugins, deixa mais "quente" o som.


Olha velho, a idéia é interessante, mas você não precisa da mesa para fazer isso.

Uma placa 2x2, com um bom pré, pode trabalhar em conjunto com qualquer efeito de hardware que você queira usar. E ainda há a vantagem de poder gravar um take "clean" e depois aplicar o efeito conforme seu gosto.

E a principal vantagem: Você pode comprar a interface, usar, PENSAR se realmente precisa de um pré valvulado ou um compressor externo e então comprar um com calma e pesquisando qual a melhor opção.

guilherme fagundes
Veterano
# dez/09
· votar


nofear
Beleza cara, vou deleta-la então hehehe valeu o/

shoyoninja
Pois é cara, tu tem alguma sugestão pra me dar? Trabalho com notebook e to legal de memoria e HD a fas track pro seria um aboa opção?

Um abraço!

nofear
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme fagundes

Fast track Pro ou Ultra (USB)
Presonus Audiobox (USB)
Presonus Firebox (firewire)
Presonus Inspire (firewire)
Presonus firestudio Mobile (firewire, mais cara e acho que não tá no brasil ainda)

São algumas opções...

guilherme fagundes
Veterano
# dez/09
· votar


nofear
Massa velho, acho que vou comprar a fast track pro então, que tá mais em conta pra mim, tu pode me dizer as diferenças entre a fast track, a pro e a ultra? De qualidade, de entradas etc..

ABração!

guitarg3
Veterano
# dez/09
· votar


a fast track somente nao tem pré amplificador? soh compensa comprar a pro ou a ultra entao se for para fazer gravaçoes caseiras?

nofear
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme fagundes
A Fast Track ultra se não me engano é USB 2.0 e tem mais canais e mais prés. Alem de que os prés são os OCTANE, um pré melhorzinho que o da Pro. Dizem que são bem bons! Não posso dizer mais que isso se não vou mentir...hehehe

guilherme fagundes
Veterano
# dez/09
· votar


nofear
hehehe tá blz então velho...última dúvida
A fast track normal não tem pré? ou a única diferença dela pra pro são os dois canais?

Iversonfr
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme fagundes

velho... eu to pesquisando bastante sobre o assunto porque to fazendo igual voce... porem comecei a comprar as coisas devagar tem um tempinho ja, tenho o mixer, potencia 1000w, mics bons (shure e sennheiser), equalizador 31 bandas e 2 caixas (500w) de pa...

bom, disse isso pra chegar a minha conclusao, que será minha proxima aquisicao... da uma olhada na Fast Track Ultra 8R... isso mesmo... a 8R... tem no ML por 1900... tem 8 prés velho.. voce grava a banda inteira com ela, ao vivo... roda com o protools, e aí ja viu neh, num precisa de mais nada... nao economize nisso, pois senao da 6meses voce ja vai querer trocar (experiencia propria)... abs

guilherme fagundes
Veterano
# dez/09
· votar


Iversonfr
Hm, interessante cara, só que será que pre mim serviria essa placa? Porque eu não vou fazer gravações com mais de um canal por vez, no máximo 2, pois na bateria que seriam média de 8 canais eu vou gravar via MIDI.

tu sabe me dizer se a fast track tem pré? e a PRO tem um bom pré? "esquentam" bastante o som?

Abração! e valeu ae =D

nofear
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme fagundes
Tem sim! Mas não são os de "grife" da M-Audio! Não sei dizer se são bons...

Iversonfr
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme fagundes

eu sou fã de m-audio, por mim teria tudo dessa marca, tudo que pude ver deles é muiito bom... eu acho que qquer interface que voce compre deles nao tem erro... a ultra tem essa entrada OCTANE, que eu nao conheço ainda, mas diz ser melhor que a normal, entao deve ser d+... a fast track tem uma entrada pré só... a pro tem duas... eu acho que é legal voce tentar fazer esse sacrificio e ver a 8R... daria até pra voce alugar seu home para gravaçoes, voce consegueria gravar uma batera inteira microfonada em pistas separadas, da pra brincar serio com um negocio desse... eu to juntando grana pra pegar uma e tenho certeza que nao tem erro... abs

guilherme fagundes
Veterano
# dez/09
· votar


nofear
Tá e os da PRO são bons?

guilherme fagundes
Veterano
# dez/09
· votar


Bueno galera, então lendo todas as opniões, ficou algo mais ou menos assim o que acham:

Placa Fast Track Pro R$650
Monitor MS20 R$600
Violão Eagle R$500
Condenser MXL 990 R$380
-Fone AKG R$180
-Baixo Cort R$500
-Bateria Casio DL80 R$600


Eae? opniões please heheh valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvidas - Montando Home Studio [Opniões Sinceras]