Apenas Compressão e Limiter na Master ?

Autor Mensagem
zélo cardoso
Veterano
# ago/09


Galera, sei que existem muitos tópicos sobre esse assunto ímensamente complexo:Masterização, mas fazendo alguns testes, consegui um resultado BOM da seguinte forma: Mixei com a maior paciência e atenção possivel, muito detalhadamente cada track,usando EQ, Compressores, tudo que tem direito e necessidade; e na Master usei apenas o PSP Vintage Warmer e o Multimaximer da Waves, para dar aquele ganho final.
Será que um trabalho pode ficar bem Masterizado apenas dessa forma, ou sempre é necessário o uso de Compressores Multiband, EQ Multiband, etc e tal ?
Quem pode me ajudar?
Obrigado, Zélo Cardoso

juU
Veterano
# ago/09
· votar


ficar boN, ate ficA!!!!!

mas os multband sa0 ben melhores!!

zélo cardoso
Veterano
# ago/09
· votar


Valeu JuU, mas no meu caso, digo nos meus testes, acho que quando uso Multiband, acabo dando mais ganho em frequências que já estão no ponto certo; por isso minha dúvida, mas muito obrigado por sua opinião.
Um abraço, Zélo Cardoso

AndrewMcPherson
Veterano
# ago/09
· votar


Zélo,
qual Multimaximizer vc tá usando? L1? L2? L3?

pela experiência que tive aqui, o PSP é uma ferramente muito legal, assim como o T-Rex também, MAS o Izotop Ozone e seus presets maravilhosos são all-concour cara....

Ozone tem 6 ferramentas maravilhosas em uma só, fácil demais de usar e os resultados são profissionais...

As ferramentas Imager Stereo e o Enhancer dão um brilho no trabalho que eu fico de queixo no chão.

Masterização é um bagulho extremamente complexo e não tem receita...mas é preciso de um ouvido fdp para saber o que realmente precisa..por isso que existe o curso superior de engenharia de som lá no EUA...só pra isso oO. Como também existem os estúdios especializados em Masterizar que só fazem isso mesmo...imagina né..!!!!

Por isso quando chega nessa fase, que na verdade se chama Pré-Masterizar, pois Masterizar é apenas queimar o CD numa Master, e muita gente não consegue assimilar esse conceito auehauheha, mas tudo bem, ninguém é perfeito, eu costumo usar como ponto de partida os presets do Izotop Ozone e daí pra frente faço os micro ajustes na track.

abs.

zélo cardoso
Veterano
# ago/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


Obrigado AndrewMcPherson, pelas dicas, mas você poderia me dizer que micro ajustes na track são esses ?
Já é na Pre-masterização, não é? Ou entendi errado ?
Um abraço, Zélo Cardoso
Eu fiz os testes usando o L3

AndrewMcPherson
Veterano
# ago/09
· votar


isso mesmo Zélo....são ajustes mínimos nas ferramentas do Izotop Ozone 4...na Pré-Masterização...

é + ou - assim...vc abre um dos presets dele....como ponto de partida.... depois vai dando aquele seu toque próprio, seja no equalizador, seja no reverb geral, seja no enhancer, deixando a música com a "sua cara", do jeitinho que vc quiser, afinal o preset é apenas um "ponto de partida".

Essas regulagens dependem única e exclusivamente de seus monitores e de seus ouvidos.... se tá bom pra vc....então fecha a master...daí saia testando em vários sistemas de som pra ver se ficou legal mesmo em todos e peça opnião de pessoas tb, principalmente da área musical.

abs

zélo cardoso
Veterano
# ago/09
· votar


Valeu meu brother AndrewMcPherson, muito obrigado das dicas !!!

horacio.jo
Veterano
# ago/09 · Editado por: horacio.jo
· votar


olá zelo e pessoal do tópico...
vocês normalmente usam reverb na pré-master?

zélo cardoso
Veterano
# ago/09
· votar


Meu brother horacio.jo, eu particularmente tenho usado o Reverb nas tracks quando vou mixar, hoje experimentei pré-masterizar uma música com o Izotop Ozone 3 ( que é o que tenho) e coloquei um pouco de Reverb na música com muita moderação, deu um "brilhozinho", mas ainda não fiz muitos testes de aplicar Reverb na música toda e não posso falar com propriedade!
Um abraço, Zélo Cardoso

AndrewMcPherson
Veterano
# ago/09
· votar


eu não uso...prefiro usar reverb individualmente em cada pista pra não embolar muito o som...
usaria se o som estivesse "secão" pra dar uma vida na track, mas se posso usar e controlar individualmente...reverb em cima de reverb vai terminar nascendo um filhote ^^

abs

BaNdAiD
Veterano
# ago/09
· votar


O que eu geralmente faço é exportar sem nada na master, depois dou um normalize pra mais ou menos -3dB, e então abro a faixa no T-rex, que pra mim é bem completo e super intuitivo!

Eu já tentei usar o ozone, mas confesso que não tive paciência...a interface dele é uma desgraça!!

Se alguém quiser conferir o resultado, www.myspace.com/alexandresr

Abraços!

zélo cardoso
Veterano
# ago/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


BaNdAiD, meu brother e conterrâneo, muito legal essa música, me desculpe a falta de conhecimento, mas é sua essa canção ? Muito legal, parabéns!!!
Quanto ao lance do "é exportar sem nada na master", seria sem efeito nenhum ? Reverb, Delay, você aplica na pré-masterização ? Outra dúvida: Você dá esse normalize para -3 dB em qual programa ? E por fim esse T-rex tem todas as "ferramentas" assim tipo o Sound Forge ?
Valeu amigo, um abraço, Zélo Cardoso

horacio.jo
Veterano
# ago/09
· votar


BaNdAiD
você quiz dizer sem nada na saída master do multipista, seria isso?
zélo cardoso
vou responder pelo bandaid, ele não há de se importar, o t-rex é tipo o isotope ele é uma suíte de masterização, compressor, equalizador, etc...

zélo cardoso
Veterano
# ago/09
· votar


Valeu horacio.jo, obrigado amigo!!!

zélo cardoso
Veterano
# ago/09
· votar


Galera do FCC eu tenho os seguintes plugins para Masterizar:
Waves, Roger Nichols, Sony, Sonitus, T-Racks 3, Izotope Ozone 3 e 4, dentre muitos outros, e alguém pode me ajudar dizendo qual seria o mais facil de usar numa masterização para a música não ficar "chapada" ?
Ajuda aí galera!!!

BaNdAiD
Veterano
# ago/09
· votar


zélo cardoso
BaNdAiD, meu brother e conterrâneo, muito legal essa música, me desculpe a falta de conhecimento, mas é sua essa canção ? Muito legal, parabéns!!!

Muito obrigado! A musica é minha sim!

Quanto ao lance do "é exportar sem nada na master", seria sem efeito nenhum ? Reverb, Delay, você aplica na pré-masterização ?

Eu não uso nenhum tipo de compressor ou limiter na master do multipista, só uso depois, com o T-rex!

Outra dúvida: Você dá esse normalize para -3 dB em qual programa ?

É -0,3dB! Eu gosto de usar o sound forge pra isso, pq com ele eu posso cortar alguns picos que estejam muito altos e atrapalhem o processo de normalização. Isso pq -0,3 vai ser o volume do pico mais alto de toda a musica, ai se não fizer essa correção, o volume geral pode ficar baixo demais!!

E por fim esse T-rex tem todas as "ferramentas" assim tipo o Sound Forge ?

Como disse o horacio, sim! Porém eu acho ele muito mais prático pra masterização do que o sonar!

horacio.jo

BaNdAiD
você quiz dizer sem nada na saída master do multipista, seria isso?


Exatamente!!

Abraços!

zélo cardoso
Veterano
# ago/09
· votar


BaNdAiD quanto ao T-rex ser o seu preferido, é pela facilidade de usar as "ferramentas" do tipo compressor, limiter ? Ou tem algo mais do que os que eu citei acima ?
Obrigado!!!
Um abraço! Zélo Cardoso

BaNdAiD
Veterano
# set/09
· votar


zélo cardoso

É mais pela facilidade e qualidade! Ele é uma ferramenta bem completa e simples!

Abraços

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Obrigado meu "velho", mas mais uma dúvida:
Você monta um preset com todos as ferramentas do T-Racks para aplicar na pré-master, ou usa separadamente as que você acha necessárias ?
Um abraço, Zélo Cardoso

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09 · Editado por: AndrewMcPherson
· votar


zélo cardoso

o que faz a música ficar chapada, que é o que vc não quer, é a compressão excessiva, com thresholds abusivos e ratios altas, aí vc consegue 2 coisas: (1) um puta volume e (2) a destruição da dinâmica da música.

compressão é muito bom quando usado com cautela, em excesso destrói seu trabalho.

quanto ao plugin de masterização eu adoro o izotop4, pois vem
com as ferramentas: Loudness Maximizer, Paragraphic EQ, Multiband Dynamics, Multiband Stereo Imaging, Harmonic Exciter, Mastering Reverb, and Dithering.

as ferramentas multiband e o harmonic exciter dão muito brilho na mix, por isso eu gosto dele.

abs

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Estou tentando usar o Izotop 4, mas não encontrei o jeito certo, tem a interface "meio complicada"!
Estou fazendo uns testes usando vários plugins com finalidades diferentes (é claro), digo de "marcas" diferentes, e estou "ouvindo" um resultado satisfatório!!!
Valeu!!!

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


zélo cardoso

complicado? vc achou?

mas é simples, vc tem 6 botões redondos no plugin, quando vc clica no botão preset, daí vai carregar na parte superior do plugin os presets, selecione um preset e veja que os botões da parte de baixo vão ficando verdes ou vermelhos, vai depender do preset selecionado.
verde = o recurso está sendo usado
vermelho = não está sendo usado

daí se vc for clicando nos botões redondos, na parte superior aparece as regulagens para cada um deles...

aí é só ir fuçando...

em geral, pouquíssima coisa necessita ser mexida, levando em conta de que os presets são muito bons e já dão um upgrade na mix.

abs

ogner
Veterano
# set/09
· votar


BaNdAiD
Quanto ao lance do "é exportar sem nada na master", seria sem efeito nenhum ? Reverb, Delay, você aplica na pré-masterização ?

Eu não uso nenhum tipo de compressor ou limiter na master do multipista, só uso depois, com o T-rex!


Ok, entendi. Vc exporta a master sem nenhum efeito. Mas como é o processo? Vc exporta em .WAV?? E depois pega o projeto e abre ele novamente no DRAW?? E aplica as pluguings, T-Rex no caso??

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Meu brother você com seu conhecimento e experiências acha que seria possivel pré-masterizar com um nivel ÓTIMO, usando apenas algum preset, tipo esse que está escrito CD Master, CD Master exciter (acho que é isso), seria?
Eu fiz, ficou bom, mas a música ficou com o gráfico chapado, será que dá pra mexer em mais alguma coisa e evitar isso?
Obrigado, meu amigo, um abraço, Zélo Cardoso

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Outra coisa AndrewMcPherson, aquela opção em baixo, caso não for utilizar algum preset, que tem 02 caixinhas para marcar : solo e bypass, o que faço com elas, nesse caso???
Obrigado, mais uma vez!!!

ogner
Veterano
# set/09
· votar


Só pra constar sou fã do Isotope Ozone tb, mas uso o 3.

Minhas gravações focam basicamente guitarras, quero me especializar nisso. Tentando deixar o som mais fiel possível e não modificar ou mascarar algo, pois possuo um set razoavelmente bom.

Nessa gravação (Bem simples)eu gostei bastante do resultado das guitarras e masterizei apenas com o Izotope. Alias é o único que estou usando.

As 2 guitarras microfonadas. Baixo gravado em linha e bateria uns loops que montei!!

http://www.4shared.com/file/107990486/a953e85/UUooouuuu_mixdown3.html

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


zélo cardoso

não precisa mexer nas duas opções...principalmente no bypass que vai desativar o plugin, vc vai escutar a mix sem alteração do plugin.

eu uso o CD Master Exciter como preset porque ele usa o harmonic exciter e eu acho legal ^^

quanto a ficar chapada a tua mix, vc deve ta comprimindo demais na mixagem, faça o seguinte, me mande uma mix tua SEM pre-masterizar no Izotop pra eu dar uma sacada nela ok.

Meu email é andre.luiz.araujo@gmail.com

abs

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


zélo cardoso

converta a mix para formato mp3 com 128 bits de resolução pra não ficar gigante ^^

abs

ogner
Veterano
# set/09
· votar


AndrewMcPherson

Acho que vc respondeu pra mim!!! Foi!?!

Se sim, minha duvida é nesse lance de converter exportar, abrir de novo exportar novamente, comprimir o arquivo!!!

Isso não vai "danificando" o projeto!??!

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


AndrewMcPherson,, hoje vou ter que ir na casa de meus pais, que moram em um distrito daqui de Alegre, mas amanhã te mando!!!
Muito obriago, Zélo Cardoso

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Apenas Compressão e Limiter na Master ?