Compressão Paralela [Dúvida]

    Autor Mensagem
    tiago.vianna
    Veterano
    # mar/13


    Imaginem que eu tenho um bus e estou enviando o sinal de uma trilha para esse bus (então o sinal está dobrado no master pois esta vindo tanto da trilha original quanto do bus). Qual seria a diferença entre eu deixar o fader do bus em 0dB e regular o nivel de compressão pelo nivel de envio, e eu deixar o nivel do envio em 0dB e regular o nivel de compressão pelo fader do bus?
    abração!

    .omni
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    tiago.vianna
    Se sua mandada é pós-fader, a diferença é que o sinal que bate no compressor vem do seu bus. Ache o nível de compressão que você quer na mandada e faça o ajuste fino com o volume do auxiliar. Note que se você mexer no volume do canal original a relação com o compressor vai mudar.
    Se for pré-fader, a automação de volume do canal não vai influenciar no sinal batendo no compressor, o que pode ser bom ou ruim, tudo depende.

    gbmeioponto
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Seria como em alguns compressores os parâmetros "input" e "output". O input seria o volume da mandada e o output seria o volume da aux track.

    O compressor atuaria em relação ao volume do "input" e o "output" seria somente pra controlar o volume da track.

    Abc.

    tiago.vianna
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Valeu galera!

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Para não criar outro tópico, vou colocar aqui o meu post sobre compressão paralela


    http://michaelmachado.com.br/compressao-paralela/

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Alfa polar
    · votar


    tiago.vianna
    Imaginem que eu tenho um bus e estou enviando o sinal de uma trilha para esse bus

    Na verdade o que vc está descrevendo é um canal auxiliar, vc manda a trilha para o auxiliar PELO bus e não PARA o bus, to sendo chato porque a gente tem que falar bem certinho esses termos pra não dar um nó na cabeça.

    Qual seria a diferença entre eu deixar o fader do bus em 0dB e regular o nivel de compressão pelo nivel de envio, e eu deixar o nivel do envio em 0dB e regular o nivel de compressão pelo fader do bus?

    Cara a diferença não seria absolutamente nenhuma, vc vai regular o nível de compressão pelo seu compressor, seja ele plugin ou hardware, e não pelo volume da mandada que vc está fazendo. Sim, é óbvio que quanto mais vc mandar pelo seu bus mais vai comprimir, o que eu faço é deixar o volume da mandada (bus) em 0dbFS, daí regulo o compressor, quanto eu quero de compressão paralela, depois disso, vou dosando o volume do canal comprimido paralelamente com o canal principal pra chegar num balanço legal.

    Se a mandada é pos fader, o fader do canal principal afeta o volume dela, se é pré fader, o volume do canal principal não afeta ela.

    Ex: fiz uma compressão paralela de voz PÓS fader. Regulei meu compressor "paralelo" pra comer 12db da voz. Se eu decidir no meio da mix que vou abaixar um pouco o canal da voz principal (não o paralelo) pq está se sobresaindo muito, eu vou acabar afetando inevitavelmente a ação do meu compressor paralelo, ele vai passar a comprimir menos. Prefiro fazer a mandada PRÉ fader pro compressor paralelo, é só apertar o botão PRE no bus que vc está usando. Assim também dá pra você ouvir o canal da compressão paralela sozinho, sem precisar estar com o outro junto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compressão Paralela [Dúvida]