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Loko_Bass Veterano |
# jul/08
Bom, esse tópico acho que é algo que muitos aqui do fórum gostariam de fazer. As vezes, após uma gravação, durante a mixagem, é muito difícil integrar o vocal perfeitamente a música. Pra mim a parte mais difícil. Gostaria de usar esse tópico para que todos postem suas experiências de como trabalham para fazer essa integração, desde a gravação, seus equipamentos e plugins usados. Gostaria também que os mais profissionais na área desses suas opiniões e até receitas de bolos são válidas, apesar de que "cada casa é um caso". Abraço.
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Edu_Afram Veterano |
# jul/08 · Editado por: Edu_Afram
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eu tb tenho essa dúvida, apesar de fazer bem mais músicas instrumentais, mas é bom aprender, acho que pra ficar legal é necessário dominar a arte secreta do reverb e compressor
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Loko_Bass Veterano |
# jul/08
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Eu mesmo irei começar. Meu equips: Pc semprom 2200, 1GB memória, 1 hd 40 e 1 hd 250gb 7200 rpm, Placa de som: Audiophile 2496. Mixer: Behringer 1204fx Mic: Behringer B2 Pro e XM 8500 Pré: por enquanto o da mesa... Sala não é tratada... Fones: HPS3000 Behringer "Monitor": Ms 40 Behringer (ótima qualidade pelo custo, porém não é monitor mesmo...) Plugins da waves, sonitus, PSP Vintage Warmer, Antares, Melodyne...
Com isso, consigo algo que, pra mim, é meia boca.... Queria melhorar muito, ainda chego lá. Basicamente uso compressor (Waves e PSP) de leve, reverb e delay. A equalização eu faço pelo eq do sonar mesmo. Faço td no ouvido do meu jeitão. Alguém de vcs trabalha de alguma forma especial, seguindo alguns passos metodológicos? Lembrem-se que estamos comentando somente do tratamento da voz! Postem ae! Abraço a todos!
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BaNdAiD Veterano |
# jul/08
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Loko_Bass
Alguém de vcs trabalha de alguma forma especial, seguindo alguns passos metodológicos?
Existem tabelas com as frequencias e suas características, com dicas tipo: " vocal feminino: se aumentar frequencia X, aumenta a presença"
São muito úteis!
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Loko_Bass Veterano |
# jul/08
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BaNdAiD
Uso essas tabelas tb, ajudam muito. Mas aqui gostaria que a galera postasse suas experiências nessa parte da mixagem. Dessa forma todo mundo aproveitaria o tópico.
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Loko_Bass Veterano |
# jul/08
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A galera não está muito colaboradora ultimamente...
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Loko_Bass Veterano |
# jul/08
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A galera não está muito colaboradora ultimamente...
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Gabu Veterano |
# jul/08
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Vcs poderiam comecar a judar esse topico como por exemplo postando essas tabelas neh?
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Loko_Bass Veterano |
# jul/08
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A tabela aqui. Mas se não me engano já tem algum tópico que tem algo parecido. http://carlosvideoaulas.blogspot.com/2008/01/tabela-de-frequencia.html
Aqui o tópico.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/179278/
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Loko_Bass Veterano |
# jul/08
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Aqui tem mais um artigo muito bom sobre equalização.
http://www.musitec.com.br/revista_artigo.asp?revistaID=1&edicaoID=175& navID=1968
Gostaria de usar esse tópico para que todos postem suas experiências de como trabalham para fazer essa integração, desde a gravação, seus equipamentos e plugins usados. Gostaria também que os mais profissionais na área desses suas opiniões e até receitas de bolos são válidas, apesar de que "cada casa é um caso".
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Loko_Bass Veterano |
# jul/08
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Ainda muita coisa pra quem quer dar uma estudada, mas lembrando sempre o propósito do tópico!
http://www.audioclicks.com.br/blog/category/mixagem/
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Música de Preto Veterano |
# jul/08
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Eu sinto a mesma coisa, mas percebi que um microfone melhor ajuda. Acho que a questão é a seguinte: usamos os bons sons dos VSTis e dos nossos teclados. Queando juntamos a isso uma voz que não tem a mesma qualidade, fica "distoante" do resto da gravação, de forma que acaba ficando difícil. Vale lembrar que constância na presença da voz - e isso será dado pela distância do microfone - na hora da gravação também ajuda.
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lucas-sarmento Veterano |
# jul/08
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Dica valiosa e importante que eu li e que já me ajudou e pode ajudar muita gente!
A voz humana tende a ser mais forte na banda de frequências por volta de 3 khz.
Com isso tente na track de voz dar um boost (moderado) em algum lugar próximo a 3 khz (varia de acordo com o tipo, timbre e etc).
Feito isso, crie um subgrupo ou um bus estéreo e mande todas as tracks (exceto o vocal) para esse bus. Ligue um equalizador, e vá na mesma faixa de frequencia que você aumentou na voz, mas faça o processo contrário, ou seja, se você aumentou 4db na track da voz diminua 4db no bus dos instrumentos.
Você estara basicamente "cavando" um buraco pra voz dentro da base, mas funcionou pra mim.
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lucas-sarmento Veterano |
# jul/08
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Aaaaaaaaaaaaah esqueci
dica tirada do livro: Mix - O Poder da Mixagem de Daniel Farjoun
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Loko_Bass Veterano |
# jul/08
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lucas-sarmento
Olha só, dica muito boa!!! Já tinha visto pela net esse livro, me deu vontade de comprar, mas ainda não comprei. Vou testar esse esquema pra ouvir o resultado. Lucas, recomendas o livro?
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lucas-sarmento Veterano |
# jul/08
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Loko_Bass
Recomendo! Li o livro em dois dias! 300 páginas, e muito bem escrito!
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Música de Preto Veterano |
# jul/08
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Já ouvi falar dessa técnica para baixo e bumbo. Atenua-se e acentua-se simetricamente as frequências do baixo e da bateria.
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El_Cabong Veterano |
# jul/08
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Eu testei várias configurações, equalizações, efeitos, até que um dia eu cheguei numa "receita de bolo" que fica perfeita para mim. * pegar a receita de bolo de alguém não é o ideal, mas ela pode servir como ponto de partida (não custa tentar), portanto lá vai.
Eu uso um microfone condenser Behringer C2 em um mixer Behringer UB802. Eu uso o mixer com a seguinte equalização: (Hi = +12db) (Mid = +9db) (Lo = -6db). Este equalizador é muito bom, tem uma curva bem suave. Com isso, a gravação de voz já fica praticamente equalizada para mixar na trilha. Eu gravo a voz no volume máximo sem clipar. * Antes eu usava um Behringer XM8500, mas para a voz ficar com um bom agudo eu tinha que depois reduzir as sibilações. Com o C2 isto não é necessário, a voz fica com brilho e com as sibilações já no ponto.
Aplico na voz gravada (no Sound Forge), um compressor da seguinte maneira: De (- infinito a -12db) fica igual. De (-12db à 0db) faço ficar com (-12db à -10db).
Aplico na voz gravada (no Sound Forge), um reverber de médios, ou seja, reverber que atua de (400 à 5000Hz), com isso eu consigo um reverber bem natural, sem aqueles Tsssssss, Fssssss, da reverberação de agudos. Eu coloco somente 10% de Reverb out, com uma atuação bem curta (1,8s), com isso, na voz mixada na trilha não se percebe o reverber. Assim quando se ouve a música, acha-se que a voz está pura, ou que está com algo não identificável facilmente, mas na verdade há alí um reverber encorpando a voz. Procuro usar nos instrumentos um reverber semelhante (não necessariamente igual).
Depois mixo e ouço o resultado, no som do carro, nas caixinhas do PC, no home teather, nos fones HiFi, se ficar bom em todos aparelhos, a mixagem está aprovada.
OBS.: Na minha opinião, reduzir tal frequência aqui, aumentar tal frequência lá, faz o resultado ficar bem diferente da realidade. Quando se escuta uma gravação assim, acha-se que deve ter havido alguma deficiência de captação, um defeito no mic., enfim, sente-se a falta de alguma coisa. Eu prefiro equalizações FLAT ou pelo menos com uma curva suave.
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lms.producoes Veterano |
# jul/08
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Uma dica:
As vogais se situam na região dos graves, e as consoantes variam, aproximadamente de 800 Hz para cima
Se cortarem os sons agudos, sobrará somente um som grave e embolado Se cortar a região intermediária , a voz perde qualidade mas preserva a inteligibilidade, ou seja, continua dando pra entender
Então, cuidado ao mexer nas freqüências de voz! Nao corte indiscriminadamente alguma freqüência!
Cabong: o correto, como você disse, é usar uma equalização próxima do flat. Então, não entendi por que antes você falou em mudar 12, 9 e -6 dB para agudos, médios e graves respectivamente. Isso aí distorce muito o som!
Ah outra coisa... Não adianta tentar aumentar uma frequencia se ela nao está presente na gravação. Se o cantor não estava bem no dia da gravação, se soltou aquele "som magrinho" , sem harmônicos, sem ressonância, não adianta tentar dar ganho no EQ... melhor chamar um preparador vocal pra ajudá-lo, e gravar de novo!
[]s Leonardo Produtor musical www.producaosonora.blogspot.com
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El_Cabong Veterano |
# jul/08 · Editado por: El_Cabong
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lms.producoes Cabong: o correto, como você disse, é usar uma equalização próxima do flat. Então, não entendi por que antes você falou em mudar 12, 9 e -6 dB para agudos, médios e graves respectivamente. Isso aí distorce muito o som!
Eu só faço isso porque o microfone C2 tem um peso de graves imenso !! Se eu deixar ele flat o vocal fica mais pesado que o próprio contrabaixo !! Como este equalizador da UB802 é bem suave nas curvas (tem um "Q" bem abrangente) eu faço este ajuste e fica bom (pelo menos no meu caso fica bom).
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fidelismusico Veterano |
# jun/11
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grave contra baixo sempre com compressor da waves C1,e na voz grave sem efeito nenhum ok.
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