Como gravar no PC?

    Autor Mensagem
    ambrasreal
    Veterano
    # jun/07


    Olá pessoal, antes de mais nada, gostaria de dizer q sou novo nessa área e preciso da ajuda de vc´s...
    Eu toco em uma banda e gostaria de começar a gravar o som dela no meu PC...
    Queria saber do que eu preciso...
    Meu computador:
    Processador Athlon 64 3.500
    Placa Mãe Asus AM2N
    HD 80 Gb Sata
    1 GB de Ram
    Placa de Vídeo 256 mb Geforce
    Monitor 17"

    Com essa configuração já daria p/ começar a gravar?
    E quais equipamentos e programas devo usar???
    Gostaria de obter um bom som, mas no momento não viso um som de qualidade profissional...
    Minha banda tem:
    1 vocal
    3 back vocal
    1 guitarrista
    1 Baixista
    1 Violão
    Bateria

    Desculpem a minha ignorância...

    ambrasreal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Vamos lá!!!
    Colaborem aí!!!!!!
    Blz????

    ambrasreal
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: ambrasreal
    · votar


    Me ajudem por favor!!!!!!!!

    Bog
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ambrasreal

    Como você entrou há pouco no fórum, vou te contar um segredo: não espere que todo mundo vá te responder em 5, 10 minutos. Tenha calma. Em especial, evite ficar "exigindo" ajuda, não é legal.

    Outra coisinha é que existe ali em cima uma ferramenta chamada "busca". O teu computador é sim suficiente para fazer gravações, tranquilamente. Na busca tem bastante coisa sobre gravações usando o PC.

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Faltou o componente principal. Como é a placa de som do teu PC ?? É onboard ?? Offboard stereo ?? Offboard multipistas ??

    Com o primeiro tipo as gravações ficam como se fossem gravadas em fita cassete.

    Com o segundo tipo, tu consegues uma gravação com qualidade de CD, mas sem a possibilidade de editar os instrumentos após a gravação.
    Ainda com esse segundo tipo tu só consegues editar instrumento por instrumento depois da gravação, e mixá-los da maneira que tu quiser, de forma profissional, caso você tenha gravado um instrumento por vez.

    Com o terceiro tipo, tu consegues uma gravação com qualidade de CD profissional, porque tu podes editar instrumento por instrumento depois da gravação, e mixá-los da maneira que tu quiser. mesmo gravando todos os instrumentos juntos de uma só vez. cada um vai para uma pista. É boa para fazer um CD de um show ao vivo.

    Resumidamente é isso.

    Baruck
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bicho, em questão de máquina, vc já tá mt bem equipado. Pra começar e pra terminar! d:-)

    Falta agora saber exatamente como vc quer trabalhar. Vc mencionou vários componentes de sua banda.

    Se quiser gravar vários de uma só vez, vai precisar de uma placa de som (NUNCA ONBOARD) multipista, ou seja, q tenha mais do que 2 entradas (as convencionais são estéreo - 2 entradas).

    Geralmente, essas placas são usadas em estúdio mais profissa, já q gravação de vários instrumentos - bateria inclusive - exige uma sala com tratamento acústico.

    Acho q, no seu caso, uma boa placa estéreo já tá excelente. Daí vc poderia gravar no máximo 2 canais ao mesmo tempo (direito e esquerdo do estéreo). Isso não é um limitador, já q os instrumentos vão ficar separados por pistas em seu programa sequenciador (Sonar, Cubase, ProTools etc.)e lá serão mixados. Pense nos programas sequenciadores como uma conjugação das clássicas mesas de som com vários canais + meio de armazenamento multipista (antigamente usávamos ADATs, Rolos etc.) + rack completo de efeitos e equalizadores (função dos plugins de efeitos q vc achará na internet aos milhares) + gravador digital estéreo para a mix e masterização (DATs, MDs etc.). Tudo ao mesmo tempo. E com essa máquina q vc tem (vc só não mencionou o principal - a placa de som) vai dar pra fazer miséria!

    Esqueça a placa onboard de sua placa mãe. Ela tem mt ruído. O ideal é pegar uma legal q controle midi tb, pra poder ligá-la a um teclado ou um controlador midi. A 2496 da MAudio são uma excelente pedida.

    Fora do computador, vc tb vai precisar de uma mesinha de som (se sua placa só tiver 2 entradas, como a 2496, basta uma mesinha de 4 a 6 canais mesmo, como as da Behringer), de um sistema de som e um bom par de caixas pra colocar seu som pra fora. Também será necessário um fone de ouvidos, já q será impossível gravar coisas microfonadas com o som saindo pelas caixas.

    Isso é só uma informação introdutória. A coisa vai mt mais fundo, mas o básico é isso aí. O resto vc descobre errando, acertando, navegando na internet, perguntando nos fóruns... d:-) Boa sorte!

    Baruck
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Em tempo, acho q o comentário sobre as placas de som merecem uma correção.

    As placas estéreo não têm nada a ver com a possibilidade de editar os instrumentos depois de gravados. Uma coisa é a quantidade de canais de entrada, outra é a capacidade do programa sequenciador (uso o Sonar) de incluir cada gravação em um diferente canal para então aplicar efeitos, equalizar... mixar, enfim.

    Se antes as fitas ADAT permitiam somente 8 canais por fita e tínhamos q ter um gravador ADAT para cada fita, hoje a quantidade de canais é infinita, sendo limitada pela capacidade de processamento do computador. E, pela configuração q vc mencionou, vc vai conseguir gravar toda a Orquestra Sinfônica Nacional. Exageros à parte, não vai precisar economizar canais. Será como se estivesse usando uns 4 aparelhos ADAT ao mesmo tempo.

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Baruck
    As placas estéreo não têm nada a ver com a possibilidade de editar os instrumentos depois de gravados

    Desde que a gravação seja feita instrumento por instrumento, um de cada vez. Aí cada um fica numa pista e se edita a vontade.
    Gravar com placa estéreo todos os instrumentos juntos, como por exemplo, gravar um show, não tem mais volta, não é possível mexer depois na relatividade entre instrumentos, por exemplo, aumentar baixo em relação a guitarra, etc.

    Ambrasreal

    Conforme o Baruck falou, esqueça a placa onboard, pois ela grava com a qualidade semelhante a de uma fita cassete (relação S/R = (+/-) 50db) é muito ruído para uma boa gravação.
    Pegue uma Placa de som que grave de preferência, com Relação Sinal/Ruído de 80db pra cima.

    Itamarwjr
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Ressuscitando este tópico: quero gravar guitarra e baixo, uso o Reaper e/ou Audition CS6, tenho uma behringer UM2 e um microfone dinâmico Cardioide desses comuns. Quero saber como gravar e tratar corretamente esta faixa de audio. Por exemplo: eu gravava (colocava o microfone na periferia do AMP e capturava o audio), dai depois eu amplificava o som, dava muito ruído, dai descobri que utilizando a normalização ele amplifica o som mas nao muito os ruidos. Ao ver isto fiquei me perguntando, o que mais vocês fazem para deixar o audio com qualidade, ou seja, como vocês tratam os arquivos de gravação? Obrigado!

    JJJ
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Itamarwjr

    Já experimentou gravar direto na interface e usar software de simulação de ampli?

    Sim, eu sei... você prefere o som "real". Eu também... mas... pra condições "caseiras", sem um estúdio, sem preparação, sem ambiente e tal, às vezes é melhor usar a tecnologia do que ficar horas e horas tentando consertar o inconsertável.

    De qualquer forma, se você escolher ir pelo "caminho difícil" (rs), dê uma olhada em "noise reduction" ou "noise gate". São softwares que "limpam" o ruído. O primeiro é mais esperto: procura o ruído de fundo e reduz as suas frequências. O segundo é mais simples, mas pode funcionar, dependendo do caso, ele só corta o som onde só tem ruído de fundo, deixando passar só quando o instrumento toca.

    Normalizar eleva a onda toda, até onde se determina (0 dB, por exemplo), não reduz ruído... (a menos que haja um threshold para subir só a partir daí - o que proporcionaria algo que se assemelha à ideia do noise gate).

    Itamarwjr
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Itamarwjr
    · votar


    JJJ
    Realmente, uso o guitar rig e é muito bom, porém, prefiro microfonar. Você me deu uma ideia, utilizar o gate ou outro efeito do rig deve funcionar bem, porém eu queria saber como a galera faz som profissional, como tratam o audio gravado, se é que tratam, para melhor aproveitamento. Sobre isto muito pouco eu vejo se falar, vejo falarem de efeitos, VSTs equipamentos, mas como fazem pra gravar e tratar a track é bem raro.

    Obrigado!

    JJJ
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Itamarwjr

    Profissional normalmente usa equipamento que, já de cara, não gera muito ruído, né? rs

    Ningen
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Itamarwjr

    Se você não quer virar produtor, engenheiro de som e etc. Grave do jeito mais fácil. (Simuladores)

    HotLicks
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Itamarwjr
    "mas como fazem pra gravar e tratar a track é bem raro."

    Porque os "profissa" já gravam o som redondo. Não tem tratamento. É um bom músico tocando um bom instrumento ligado em bom equipo sendo bem captado. Depois disso, precisa do quê?

    HL

    Itamarwjr
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    JJJ
    Ningen
    HotLicks

    Obrigado pelas respostas!

    Itamarwjr
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Galera que me respondeu e ajudou com as dúvidas ai em cima, vou postar as 3 músicas que gravei, quero que me digam se está razoável e se possível, críticas para melhorar. Obrigado!


    https://soundcloud.com/appcrash/ramones-blitzkrieg-bop
    https://soundcloud.com/appcrash/bon-jovi-its-my-life
    https://soundcloud.com/appcrash/we-thank-you-jehovah

    Ismah
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Ismah
    · votar


    Ramones tem um som bem cheio, não muito mas é relativamente chapado (comprimido)...

    O segredo está nas dobras, se ouvir a original ouve-se bem nitidamente que são duas guitarras uma no L e uma no R em várias partes. Na média do tempo o baixo está alto pra caramba na esquerda e há uma linha de guitarra na direita apenas.

    O teu timbre de guitarra é bastante diferente do original. Nada de errado nisso, mas não dá para fugir de comparativos.
    Na mix ele está no meio, e não a direita como o original. Pode ser que foi isso que deu uma embolada na música, e sumiu um pouco com o baixo (que não sei se foi gravado ou é da backing track)...
    De todo modo, senti falta de graves no teu timbre, pode ser a captação, pode ser meu gosto pessoal, mas vale a premissa de que cortar frequência é fácil, tirar frequência de onde não tem é que é difícil.

    Em It's my life tem umas coisas meio fora de tempo, mas porque tem um strum a menos! Tu toca D D x D D... quando devia tocar D x D... x x D... D de down e o x é abafado.

    Mas tem a evidência mais forte de um problema ou característica (faz sentido as duas coisas), que já tinha notado na do ramones: pegada bastante staccato na troca de acordes! Curiosamente existem trechos que não são como as passagens, e o riff principal sobre sobre C5(9)/G ou só C5/G (Sambora adora esse acorde hehehe), usa a mão direita para abafar as cordas e deixar mais staccato tu não usa. Não está errado, mas deu uma mudada na música, que pode ser visto como versão ou como erro.

    Itamarwjr
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Itamarwjr
    · votar


    Ismah
    Valeu pelas dicas, vlw mesmo! ;)

    Na do Ramones eu coloquei 30% pra cada lado, baixo e guitarra, quem sabe preciso colocar mais, o baixo é cover tbm, minha irmã ta começando também e tal, mas vo da uma olhada nisto.

    Na It's my life não intendi algumas coisas: eu fiz o d...dxxd, a não ser que tenha intendido errado ou te referes a algum erro em específico.

    Abraço!

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Eu me referi ao que rola na música original dos Ramones, quando falei dos volumes. Desculpe, relendo realmente não fui claro quanto a isso!
    Não sei se é problema de PAN, mas é fato que quanto mais alta a frequência, mais direcional ela é, logo para ter a ideia de 30% do PAN pra esquerda do baixo, é preciso bem mais que 30%... Mas também não sei se é o caso, o galho foi com a guitarra mesmo.

    Em "It's my life" o pattern / padrão é que não bate. Se fez esse padrão, ele não saiu direito, ou eu realmente estou muito enganado.

    D é de Down (stroke), as reticências é por segurar mais um pouco e o x é de (left hand) muted...

    Itamarwjr
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Ismah
    Sim sim, acredito que a mixager/masterização tenha embolado u o problema é na minha pegada, pois foi como fiz. Estarei analizando isto para melhorar. Obrigado!

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Acontece ! O importante é não parar, mixa milhares de vezes, sempre que tu puder...!

    Itamarwjr
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Ismah
    Pod crê!

    Valeu e abração!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como gravar no PC?