qual a diferença entre a placa audophile 2496 e a sound blaster live 24bits?

Autor Mensagem
ultraman
Veterano
# abr/07


galera estou querendo comprar uma placa de som para fazer umas gravações euia comprar a audiphile 2496 mas ai vi a sound blaster com as mesmas caracteristicas gravação a 24bits/96khz então pensei sera que a diferença é so o preço?ou seja o monopolio da m audio?
quem for usuario de alguma dessas placas me fale sobre suas experiencias com a placa me ajudem

_FrEd_
Veterano
# abr/07
· votar


ultraman

N conheço mt, mas ateh onde sei a audiophile eh melhor pra gravar do que a soundblaster...

makumbator
Moderador
# abr/07
· votar


Não, a diferença fica na qualidade dos conversores analógico-digitais, bem como no restante dos componentes, o que no caso da Audiophile geram um som melhor que a Soundblaster. Mas dá pra brincar bem com a Soundblaster tb(que por sua vez é muito melhor que essas onboards vagabundas).
O fato de ambas suportarem até 24bits/96Khz não quer dizer que sejam iguais na qualidade.

ultraman
Veterano
# abr/07
· votar


ah to entendendo o problema são os componentes então.
por que até a relaçõ s/r é a mesma 100 db

Eder Muchiutti
Veterano
# abr/07
· votar


ultraman
essa SNR na prática é bem diferente na maioria das vezes. Outra boa diferença é a estabilidade e compatibilidade de drivers (e do próprio hardware) com sistemas profissionais.

Música de Preto
Veterano
# abr/07
· votar


Eu vi uma gravação de um amigo meu quecomprou um laptop e ta gravando uma disco com a placa que tá nele. A gravação está muito boa, mesmo com a placa "que veio junto". Só tem um detalhe: ele está gravando num estúdio do Projac (a Central Globo de Produção). Só pra ter uma idéia, o violão tá sendo captado com Neumann U47 e as direct boxes usada são da Whirlwind. A mesa é uma Midas. Precisa dizer mais?

O que vejo é que os equipamentos que processam o som são mais determinantes que o gravador. Se a placa gravar direitinho, dá pra tirar um bom som.

makumbator
Moderador
# abr/07
· votar


A gravação está muito boa, mesmo com a placa "que veio junto".

Claro que usando esses periféricos top, o resultado fica muito melhor em qualquer placa, mas o raciocínio que tem que ver é que provavelmente se a placa fosse top profissional(acompanhando o nível dos demais equipamentos), o resultado final ficaria ainda melhor!!!!
Claro que a placa do laptop dele não deve ser um lixo dessas que chiam mais que tudo, por isso o resultado está ficando bom acho eu

ultraman
Veterano
# abr/07
· votar


"O que vejo é que os equipamentos que processam o som são mais determinantes que o gravador"

" mas o raciocínio que tem que ver é que provavelmente se a placa fosse top profissional(acompanhando o nível dos demais equipamentos), o resultado final ficaria ainda melhor!!! "

ola! antes gostaria de agradecer pois vcs tem me ajudado muito.nossa cara tava ja decidido mas essas duas mensagens acima me colocou em duvida, devido a pouca grana para comprar todos os equipamentos de primeira tenho duas opções

opção1-compro uma placa inferior (sound blaster) e um mixer e um micro melhor(mg/10da yamaha e um condenser mhl 990)

opção 2-compro uma placa melhor (audiophile 2496)e um mixer e um microfone inferior

e agora caros colegas qual seria a decisão mais correta?

makumbator
Moderador
# abr/07
· votar


Eu optaria pela Audiophile. Primeiro porque não é assim tão cara!! A diferença sonora e de estabilidade(como citou o amigo Eder)compensa. Vc pretende gravar quantos instrumentos ao mesmo tempo? Se for apenas um de cada vez(mono ou stereo), acho que ela é a escolha certa.
Mas vc não precisa comprar um mic inferior(esperando que a apenas a placa salve). Aguarde, não compre tudo de uma vez, assim vc pode investir mais em cada um dos itens, vai na placa primeiro, no mic depois e por último no mixer(se for necessário).
Vc não poderia misturar o melhor das duas opções?

ultraman
Veterano
# abr/07
· votar


makumbator
é vou fazer isso mesmo vou comprar a audiophile eu pretendo gravar 2 canais mesmo pois a bateria vai ser midi e eu tenho um xp50 da roland que vai me ajudar muito.
depois eu pego um bom mixer (tenho que pegar o mixer primeiro pois pretendo usar microfones condensadores ai tem que alimentar com fantom power)quanto ao micro os mxl 990 e 770 são de boa qualidade?
vou colocar link
http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=242875

Eder Muchiutti
Veterano
# abr/07
· votar


ultraman
o 990 eu conheço bem e é um excelente microfone entry-level. Vale a pena sim.
Você pode pegar um pré bem barato pra servir como Phanto Power, tipo um MIC100 da Behringer. Aí vc pega a Audiophile.

makumbator
Moderador
# abr/07 · Editado por: makumbator
· votar


Concordo com o Eder. O Mic 100 gera o phantom power(uso um ligado a um B2 também da Behringer), funciona bem, tem pouquíssimo ruído de fundo e ainda dá um gás no seu sinal. Também conheço o 990(o 770 nunca peguei), é bom, honesto.
Como vc não vai gravar vários sinais ao mesmo tempo, acho que vc podia dispensar o mixer(colocar ele apenas por colocar, só degrada o sinal e gera mais ruído), acho que seria preferível vc comprar um pré de mic(como o Mic 100, ou outro até melhor)para ligar com a placa. A não ser que vc compre um bom mixer(pensando no futuro)com bons prés de mic, efeitos digitais de qualidade, mas fora isso, acho que seria bobeira comprar o mixer(vc não vai mixar nada nele, apenas no computador).

ultraman
Veterano
# abr/07
· votar


valeu galera vcs estão me ajudando muito mesmo todos vcs.
é esse pre amp de mic é bem interessante e ele ainda tem um limiter isso ajuda quando o cantor não tem uma boa dinamica (cheio de altos e baixos)estou certo?

makumbator
Moderador
# abr/07
· votar


Eu não uso o limiter dele, acho ele muito forte, o que faz com que o som fique com uns pipocos por causa da ação excessiva dele. Uso um compressor da DBX, que pode ser regulado para atuar como limiter.
Lembre-se que o limiter impede que o sinal ultrapasse determinado ganho(vc regula esse volume máximo, a velocidade com que ele atua, entre outros parâmetros, mas no mic 100 vc não pode escolher nada, ou liga ou desliga ele). O compressor, por sua vez, como o próprio nome diz, comprime a faixa de ganho da música, aumentando sons muito fracos e atenuando os muito fortes(tudo regulável), com isso temos uma variação menor da dinâmica, podendo-se aumentar o volume geral, sem que ocorre o clipping. No entanto, deve ser usado com parcimônia e inteligência, senão a música fica chapada(a não ser que seja esse o efeito desejado). Em jazz tradicional e música erudita evita-se seu uso(ou se usa muito pouco), porque esses estilos tem uma faixa dinâmica ampla que deve ser respeitada. Em outros estilos se usa muito(música eletrônica por exemplo), justamente para chapar e ser possível elevar o ganho a níveis absurdos.
Vc pode experimentar afastar o mic do cantor "boca nervosa" e também angular a cápsula em relação a boca dele, para fugir das explosões de certas sílabas.

I.Nosferatu
Veterano
# abr/07
· votar


A diferença além do preço é simples é que a Audiophile é placa pra audio profissional e a Soundblaster é pra multimidia, entusiastas e amadores. Quanto custa uma audiophile agora?? Uns 450?? Não é melhor juntar mais uma merreca e comprar uma coisa boa com mais canais como a Delta 1010lt, que apesar de não ter o rack externo tem um ótimo desempenho e um custo/beneficio melhor?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/07 · Editado por: Christhian
· votar


Paguei 100,00 pilas numa Audigy e to gravando em 96khz na boa, com uma puta qualidade legal. A M-Audio mais barata tava 450,00 nova. Peguei a diferença, vendi meu beta58 e peguei um sm86 condensador. Não quero saber de mais nada, honestamente, já que só gravo voz e pra isso a SB tá me atendendo. Claro que gravar uma amostragem melhor é um objetivo, mas convenhamos, pra quem vai fazer trampo caseiro, R$ 300,00 é uma bela diferença e dá pra investir em outras coisas, como um pré-amp.

Abraços.

PS: Se quiserem conferir a qualidade, tai um link pro meu site. A gravação está hospedada no 4shared.
PS2: Eu tenho um pré-amp behringer, pra não dar a impressão que é só isso. =)

makumbator
Moderador
# abr/07
· votar


Nosferatu:

Ele vai gravar no máximo stereo, entao acho que nao precisa de 10/10, vai ser dinheiro que podia comprar outras coisas...

ultraman
Veterano
# abr/07
· votar


eu até pensei na 1010 e tenho um colega que tem uma bela bateria pearl que poderia deixar aki, mas ofato é que eu não teria que ter somente a placa 1010; teria que ter no minimo 7 bons microfones para microfonar a bateria uma boa mesa com 8 direct outs,o que sairia muito caro ,quando eu posso gravar a bateria midi usando um sampler ou até mesmo a bateria do meu teclado que é uma roland xp 50 de otima qualidade e tem sequencer.
isso so mais pra frente .
valeu!

ultraman
Veterano
# abr/07
· votar


valeu makumbator pela dica do compressor.

I.Nosferatu
Veterano
# abr/07
· votar


Pode crer makumbator, acho que não fui muito claro em me expressar...

É como o Christhian disse acima, se voce precisa economizar faça como ele sugeriu, mais se procura algo mais pro eu acho que entre uma audiophile e uma 1010lt, a ultima tem melhor custo/beneficio, entende agora!

Mesmo que haja mais gastos envolvidos com cabeamento, microfones, preamps, ainda sim vale a pena começar comprando uma coisa boa, só vai demorar mais pra ter tudo certinho caso tenha pouca grana...

É isso ai, eu também optaria por uma Audigy se não tivesse como pegar algo melhor...

makumbator
Moderador
# abr/07
· votar


Mas a 10/10 lt não usa os mesmos componentes da 2496? Nesse caso então a qualidade não seria a mesma? A diferença ficaria pelo número de entradas, e tal...Não sei se isso é verdade, acho que já li isso em algum lugar, me corrijam se for o caso.
Mas concordo contigo Nosferatu, se o ultraman for trocar para uma 10/10 daqui digamos um ano ou menos(pra gravar a tal batera que ele poderia ter disponível) aí tb acho melhor ir na 10/10 de uma vez.

ultraman
Veterano
# abr/07
· votar


Ola! mais uma vez agradeço a todos que tiveram a boa vontade de participar desse tópico pois está me ajudando bastante e acho que ajudará outras pessoas também.

sliderX
Veterano
# abr/07
· votar


nao sou perito nessas coisas de home studio

por experiencia propria, digo que a Audiophile 2496 eh excelente

quanto a sound blaster, ateh hoje soh ouvi criticas, inclusive uma que deve ser bem respeitada eh do meu professor de home studio da EM&T
que dizia: Esqueçam sound blaster pra gravação
Sound Blaster eh pra joguinho, Youtube e coisas assim

espero ter ajudado
abraços!

ultraman
Veterano
# abr/07
· votar


RPZ EU TAVA JA RESOLVIDO AI VEM O AMIGO I.NOSFERATO COLOCAR UMA 10/10 NO MEIO!!!QUE DOR DE CABEÇA!!RS RS RS
I.NOSFERATO
VALE APENA PENSAR NA 10/10 POIS EU SEI QUE GRAVANDO MIDI(A BATERIA)EU NÃO TERIA NEM O SOM ORIGINAL DE UMA BOA BATERIA NEM A SWING DE UM BOM BATÉRA O PROBLEMA É AS PILAS MESMO.
E COMO DISSE O AMIGO MAKUMBATOR A DIFERENÇA ENTRE A AUDIO PHILE E A 10/10 SERIA SÓ OS NUMEROS DE CANAIS OU A QUALIDADE DA DELTA 10/10 É MELHOR ??????????????????????????????????????????????????????????????????

makumbator
Moderador
# abr/07
· votar


Ultraman,

Vc poderia recorrer a programas de sampler de bateria(é o que eu uso), tipo Ezdrummer, Drum Kit from Hell, Battery, artist drums, etc... não fica como uma bateria de verdade, mas é o que mais se aproxima(se vc editar bem o arquivo midi que vai servir de base fica ainda mais próximo), e em uma mix com mais instrumentos até passa por uma de verdade. Claro que o melhor é poder gravar a batera real, mas na impossibilidade...
Vamos aguardar o que os outros falam da diferença de qualidade entre a audiophile e a 10/10

ultraman
Veterano
# abr/07
· votar


makumbator onde eu encontro esses progamas?
ah e eu falei quanto a originalidade da bateria não foi nem o som e sim o swing
eu particularmente acho a quantização de baterias virtuais um pouco artificial as vezes exata até de mais entende
valeu.

makumbator
Moderador
# abr/07
· votar


a questão da bateria virtual, é que se vc estiver tocando um arquivo já escrito em midi(e portanto não é ao vivo), ele precisa estar bem feito pra soar bem, tem que mexer na velocity das notas(todas) pra ter dinâmica mais humana(dá um trabalho monstro, mas vale a pena), o tempo vc pode no próprio programa host(Cubase por exemplo), fazer micro variações de tempo pra jogar o andamento um pouco a frente ou pra trás(como uma pessoa faz normalmente), mas tem que mexer de um jeito que pareça swing e não erro de tempo! Tocando ao vivo, se a pessoa tiver um teclado sensitivo por exemplo, pode inserir a dinâmica correta em cada peça.
Desses programas que citei, o mais leve e prático é o Ezdrummer(faz uma busca aqui no fórum de cada um dos nomes pra vc sacar), e ele tem um comando humanizer, que altera certos parâmetros dos samplers para tirar a impressão de máquina(funciona). O drum kit from hell 1 e 2 tb são menores, mas menos versáteis e o Ezdrummer soa melhor. O Drum kit from hell atual, é gigante(vários DVDS de sampler) e precisa de memória pra caramba, mas tem trocentas caixas, pratos, etc...
Me manda um e-mail: markum@ig.com.br
te dou uns toques pra conseguir algum deles(manda a configuração do seu pc junto pra ver o que ele aguenta) Tenho o Drum kit from hell 2 e o Ezdrummer(com todos os pacotes), já mexi no BFD(ótimo tb, e por módulos como o Ezdrummer) e no Drum kit from hell (monstro) em um pc de amigo(o meu não aguentaria).

I.Nosferatu
Veterano
# abr/07
· votar


Rapaz, mais tu ainda ta em duvida!

Resumindo, se voce não quer gastar muito compre uma soundblaster e com o dinheiro restante compre outros equipamentos que voce pode precisar, mais lembre-se que isso é um quebra galho, nada profissional...

Se quiser começar com algo profissional, tem que optar por uma interface melhor, M-audio audiophile / 1010lt, Roland UA-1EX, ou a Maya 44 que tem preço compativel com a audiophile e te oferece mais canais de audio...

Clica
aqui e da uma olhada nas especificações da Maya ou
aqui pra UA-1EX, se voce usa windows é um bom começo! Leia
esse topico também...

Depois de uma pesquisada nos preços e consulte também outras interfaces de audio, levando em conta suas necessidades, sistema, entradas e saidas, compatibilidade com programa que voce vai usar, drivers oferecidos entre outras coisas...

Minha opinião é essa, eu ficaria com uma Maya 44 ou juntaria grana pra uma delta 1010lt. Abs!

busterchair
Veterano
# abr/07
· votar


como gravo somente voz e violão, a audigy tá perfeita pra mim

makumbator
Moderador
# abr/07
· votar


Galera, pesquisei na internet, e realmente, a Audiophile 2496 TEM OS MESMOS conversores e componentes que a delta 44, 66 e 10/10lt, a única diferença fica por conta do número deles, e portanto de entradas e saídas(capacidade de gravação simultânea, menor na 2496, apenas mono ou stereo, contra 4 na 44, 6 na 66 e 8 analógicos e 2 digitais na 10/10lt). Portanto quem vai SEMPRE gravar apenas um intrumento por vez, não precisa comprar uma 44 ou 10/10, pois a qualidade sonora será rigorosamente a mesma. Inclusive, até o software que acompanha, é o mesmo em todas essas placas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a qual a diferença entre a placa audophile 2496 e a sound blaster live 24bits?