minhas gravações ficam artificiais?

Autor Mensagem
el kinho
Veterano
# fev/07


por favor quem puder me ajudar agradeço de coração, to ficando louco de tanto fazer testes e nada melhora, olha só. to gravando apenas violão e voz, alternadamente, programa sonar 4, o violão até que esta bom mas percebo que falta algo na mixagem, ta parecendo gravação ao vivo, meio seco, sem corpo, entende? o pior esta na voz, gravo com mic sunheiser, ótima capatção, mas acontece como o violão, fica meio artificial, sem corpo, existe alguma equalização que eu poça fazer no sonar mesmo? ou no sound forge? alguem me de uma luz por favor, se não for pedir demais poderia estar enviando via email uma gravação para vcs opinarem, fiquei um ano compondo e guardando grana pro h. estudio e agora ta foda, gostaria de enfatizar que a mesa, a placa, pc, mics, instrumentos, esta tudo muito bom, mas agora é conhecimento mesmo, desde já agradeço a força dos irmãos, abraço.

Sparkle
Veterano
# fev/07
· votar


el kinho
Cara, tenho o mesmo problema que tu na gravação da voz, tomara que alguém dê uma luz aqui sobre isso!

Eder Muchiutti
Veterano
# fev/07
· votar


el kinho
coloca a gravação no www.rapidshare.com pra podermos avaliar melhor a situação. De preferência o arquivo com o sem mixagem.
Seja específico quanto ao modelo do microfone, que também ajuda.
Não dáa pra falar o que fazer sem saber como está o som atualmente.

el kinho
Veterano
# fev/07
· votar


Eder Muchiutti

é verdade irmão, isso que vc falow de "Não dáa pra falar o que fazer sem saber como está o som atualmente" é o que estava pensando, ainda não mostrei pra ninguem que entende do assunto, vou gravar em um cd e postar neste site, deixo aqui um toque assim que estiver postado pra saber sua opinião, grande abraço e obrigado.[b][/b]

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


el kinho

Por acaso, o problema seria que a voz e o violão parecem meio "descolados", sem profundidade? Se for isso, você está usando efeitos nas gravações? Um pouquinho de reverb (e delay, em alguns casos) é necessário para deixar o som mais "ambientado". Chorus também ajuda a encorpar o som, mas tem que ser tão pouco ao pondo do efeito não soar óbvio.

Se você pudar colocar uma gravação, fica mais fácil de tentar adivinhar. =)

el kinho
Veterano
# fev/07
· votar


Eder Muchiutti

postei o som no site, como não conheço o site não sei se já esta lá, pois ao fim do envio abaixo da tela existe um campo que pede alguns dados como login, etc. caso tenha dado certo ouve lá e qualquer critica é muito bem vinda, abraço e sucesso.

Bog
ótimas dicas mano, vou fazer estes testes e depois comento por aqui, brigadão pela força.
postei o som no site que o Eder Muchiutti
recomendou, mas não sei lhe explicar como ouvir no site pois sou leigo no procedimento deste site, muito aobrigado pelas dicas irmão, sucesso.

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


el kinho

Ih, você devia ter pegado no Rapidshare o link para o teu arquivo... Tenta em outro lugar. Eu estou colocando os meus arquivos no www.4shared.com. Em qualquer desses sites de upload, vc no final precisa copiar um link.

el kinho
Veterano
# fev/07
· votar


beleza galera, fiz o upload e copiei este link, espero que seja o correto, abraço
http://www.4shared.com/dir/1977200/b1164038/sharing.html

el kinho
Veterano
# fev/07
· votar


caso não estaje certo me avisem por favor para que eu poça corrigir o link, falow..

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


el kinho

Não, não está funcionando não... Faça assim: depois que você der upload no 4shared, o arquivo vai aparecer na listinha. Clique no nome do arquivo. Vai aparecer uma tela cheia de botões e caixas de texto. Uma das caixas de texto chama-se "Download link". Copie o conteúdo dessa caixa de texto e coloque aqui. ;-)

thigranpeio
Veterano
# fev/07
· votar


opa ... e ae galera ... eu tbm estou batalhando para ter perfeições com minhas gravações .. espero q eu possa contar com a ajuda ae ...
.
.
.até q eu estou conseguindo ter bons resultados com as gravações ..."a sonoridade dos instrumentos fica boa até !;) " o problema é o resultado final ... por mais q eu tente ... o resultado fica obivil q é um trabalho amador ... talvez o meu problema seja a mixagem e masterização .. coisa assim ...
.
.
.agradeço desde já ...!!!
.
.obs: sou novo no forum... e adorei tudo isso !!! sensasional o forum.. valew... t+

Hopkins-Striker
Veterano
# fev/07
· votar


el kinho

É muito bom saber quando as pessoas como voce procuram melhorar suas gravações, mixagem e etc... Ainda estamos aguardando anciosos por seu link, mas o que o Eder Muchiutti falou sobre os modelos, realmente é muito importante, e não só isso mas também o ambiente que voce está gravando. Se a gravação - sem efeito, já está ruim, é por que existe algum problema com essas variaveis já citadas. Precisamos ouvir!!!
Abraços.

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


thigranpeio

O mesmo que foi dito para o el kinho vale para você... Coloca aí uma gravação para a gente tentar ouvir. A maior parte aqui é bem amador também, mas aos poucos, todos conseguem ir avançando! =)

I.Nosferatu
Veterano
# fev/07
· votar


Pois é el kinho eu tambem passei por essa sensação que voce descreveu quando tava fazendo uns takes da guitarra, por incrivel que pareça eu obtive um resultado melhor apenas com uma equalização utilizando os plugins do sonar, mais logico que as dicas que o pessoal daqui deram ajudaram bastante, mais cada caso é um caso...
Depois disso comecei a dar uma olhada no assunto Masterização aqui e em outros lugares na net e encontrei boas dicas, sugiro que voce também de uma olhada nisso ai e leve em conta que seu ouvido é quem vai ditar o que tá bom ou não... esse lance de experimentar é até bom porque voce começa a ter mais intimidade com o sistema todo e vai saber o que funciona e o que não, pelo menos é assim que eu to me virando por aqui...
Abs ai!

ed-Mix
Veterano
# fev/07
· votar


amigos é o seguinte, vc deveria tentar fazer a masterização de suas músicas. isso é a parte mas fina e delicada de um cd, se vc quiser posso te passar auguns pluguins pra masterização, mas vc dever manjar de frequencias.

el kinho
Veterano
# fev/07
· votar


salve galera, acabo de retornar de ferias e vou postar o som pra vcs darem suas opiniões e criticas, em seguida posto o link por aqui, grande abraço a todos.

el kinho
Veterano
# fev/07
· votar


http://www.4shared.com/file/10742530/f23a4d30/Kinho_-_respostas.html
aqui esta o som , é meio tosco mas pra ver a qualidade basta, espero suas criticas, abraço.

el kinho
Veterano
# fev/07
· votar


ed-Mix

se puder me passar os plugins agradeço,sucesso....

I.Nosferatu
Veterano
# fev/07 · Editado por: I.Nosferatu
· votar


Cara sua musica é so isso ai violão e voz? E voce ta quebrando a cabeça???
Não sou nenhum expert nesse assunto, mais eu aplicaria um dehisser pra tirar esse "sss" do vocal, dependendo de como eu quisesse ter ele soando daria uma equalizada nele, nada que modificasse muito o original, quanto ao violão tambem jogaria um equalizer nele, assim como um simulador de amp pra dar um boost no menino, ambos com algum preset pra acustico, mexendo em pouca coisa... o resto é questão de gosto.
Mais espero que mais alguem te de uma luz ai, pois como ja disse não sou nenhum expert nisso, mais de repente aparece algum ai...

Se voce não viu ainda da uma olhada ai
Boa Sorte!http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/133278/

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


el kinho

Meu, como disse o I.Nosferatu, está com muito chiado. Eu uso 2 truques para diminuir os chiados mesmo usando meus microfones dinâmicos genéricos:

1. Use um redutor de ruído.
2. Use um equalizador paramétrico ou gráfico para cortar completamente da música as frequências mais altas.

Ambos os truques vão alterar a voz, provavelmente deixando ela com menos presença, então é preciso tomar algum cuidado para não exagerar na dose. Eu coloco esses 2 efeitos como os primeiros da cadeia, para que todo o sinal seja processado já com menos ruído.

Quanto aos efeitos da voz, eu acho que é questão de gosto. Está no momento soando como algo gravado numa salinha, e se é isso que você procura está bom. Eu costumo colocar doses mínimas de reverb e chorus na voz, para dar uma encorpada e para esconder um pouco a qualidade "genérica" dos microfones que usamos.

Hopkins-Striker
Veterano
# fev/07 · Editado por: Hopkins-Striker
· votar


Lembrando o tema deste fórum: minhas gravações ficam artificiais?

Caro "el Kinho" seu arquivo está muito estranho!!! Voce está gravando comprimido assim? Este arquivo que voce mandou realmente está artificial ("metalizado").

Abraços.

el kinho
Veterano
# fev/07
· votar


salve galera, to muito contente com as dicas da galera sobre minha gravação, varei a noite seguindo as mesmas e melhorou muito a qualidade, só preciso saber como faço para diminuir os pops e a sibilação na voz, o amigo I.Nosferatu comentou algo sobre dehiser, o que seria isso? plugin? existe no sonar 4?
- quanto ao redutor de ruidos baixei o plugin noise reduction, mas precisa do serial do mesmo pra rodar, alguem me recomenda outro? ou o serial? as dicas de chorus e reverb do amigo Bog, foram ótimas melhorou muito, com a ajuda da galera estou chegando lá, grande abraço e esperoa poder continuar com a ajuda da rapaziada, sucesso a todos.

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


el kinho

Eu uso o noise reduction do CoolEdit! Normalmente, eu coloco na voz os seguintes efeitos, nesta ordem:

1. Noise Reduction
2. Equalizador setado como filtro passa baixa para reduzir ruídos
3. Compressor + Noise Gate
4. PSP Vintage Warmer para músicas que pedem mais "peso" na voz (é um simulador de compressor valvulado)
5. Chorus em doses mínimas
6. Delay em doses mínimas
7. Reverb
8. Equalizador

Sinceramente, não sei se essa ordem é a "correta", mas é a ordem que tem funcionado para mim.

Não conheço nenhum software que trabalhe com os pops e as sibilações. Na verdade, eu também ando sofrendo com isso. As dicas normais, de colocar "filtros" entre o microfone e a foz, fizeram eu perder muitos agudos, deixando o som meio "abafado". É o problema de se usar microfones dinâmicos "de palco" para gravar... Acho que com um condensador, não haveria tantas perdas.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


el kinho
Ouça as minhas gravações e veja o que acha.

Antes, eu até conseguia um bom resultado usando plugins para tirar chiado, compressão e tudo mais. Mas sempre mexia um pouco na equalização e sempre deixava algum residuo.

Isso se resolveu qdo eu comprei um pré amp, para ligar antes de entrar na placa de som. Aprendendo a regular, vc passa a enviar um sinal mais limpo pra placa e mais proximo do real.

Outra coisa que influencia é a qualidade do microfone que vc usa. Existe uma frequencia, normalmente entre 50 e 65 hz, que alguns microfones acentuam muito. Isso resolve-se ajustando o Dc Offset, mas ainda sobra algum chiado, se o mic for muito ruim.

Ou seja, pra maquiar, vc vai ter opçoes, desde que aprenda a mexer bem com plugins. Pra melhorar de fato, precisa de um equipo mínimo, incluindo nisso, a placa de som que vc usa pra captar.

Abraços.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Só pra constar, eu continuo usando plugins. Mas só o necessário..

=)

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


O nome do plugin para retirar a sibilação é Deesser. A Waves tem um ótimo, RDeesser. Funciona muito bem, mas compromete um pouquinho da equalização. O ideal é vc achar uma posição que não capte pop e sibilações.

Se o volume da sua voz não permite essa distancia ou posição, dai vc vai precisar de um Pop Filter ou Aulas de canto.. rsrs

Abraços!

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


Christhian

É, o que você disse parece fazer todo o sentido do mundo. Acho que eu só carrego nos plugins para tentar mascarar a "qualidade genérica" dos equipamentos que eu uso. Acho que com um preamp para voz e um microfone decente, muita da tralha que eu uso seria dispensável.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Bog
Acho que com um condensador, não haveria tantas perdas.
Ajuda msm! Na verdade, ele capta tudo de maneira mais ampla, portanto vc vai poder cantar mais longe. O ponto negativo é que vai captar tb todo o som ambiente, caso haja. Em Home Estudios não tratados acústicamente, fica um pouco mais díficil de usar. Porém é relativo, as vezes na mixagem os ruídos externos somem.

Eu, pessoalmente, daria preferência a um dinâmico com uma boa capsula, como um Beta 58 ou SM 58.

Abraços.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Bog
Pois é, e nem precisa de muito viu... Eu comprei um pré amp behringer de 200,00 e melhorou tudo. Eu uso o Shure Sm 58, Pré amp MIC 200 e o meu notebook... Estou dando uma reequipada no meu home agora... Inclusive vou trocar meu note por um PC power.. com uma placa decente. Devo comprar tb um pré amp mais completo, apesar que esse da Behringer é muito bom, pelo preço que paguei.

Abraços.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


el kinho
Acabei de ouvir seu som.

Vc está gravando como? Colocando o Mic pra captar tudo de uma só vez?? Pq parece que a equalização ficou estranha.

Quanto a equalização, é sempre melhor vc gravar sem equalização nenhuma e fazer isso atraves do software - isso claro não é válido no caso de vc ter um equipo top. Ou seja, coloque tudo flat (centro) e grave. Procure o máximo de volume que vc pode gravar sem clipar e sem alterar o timbre. Grave os instrumentos tb sem reverb ou delay. Se for gravar guitarra, acerte o timbre e evite noise gates ou qqr efeito que possa alterar o timbre.

Pra voz, use um pedestal ou mantenha o microfone na msm posição. Preferencialmente na altura do lábio inferior, com uns 30 graus de inclinação. Mas tem certeza q seu microfone é Sennheiser? Pq até o nome vc escreveu errado... Nada contra, mas veja: Não dá pra fazer milagres sem uma boa captação.

Outra coisa: Se estiver usando um monitor que não seja de LCD, desligue-o na hora de gravar. O magnetismo gera chiados.

Tente alguma coisa ai e depois poste pra gente.

Abs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a minhas gravações ficam artificiais?