Dar "brilho" na voz e equalizar violão p gravação acustica

    Autor Mensagem
    music_life
    Veterano
    # mai/06


    Pessoal, tenho que fazer uma gravação de uma música só com violão base e voz pra fazer inscrição pra um festival de música aki (2 conto pro primeiro lugar, não dá pra perder neh, hehe)... então, e eles vão selecionar só as melhores composições pra participar e eu gostaria de fazer uma coisa bem legal... vou gravar com o sonar 4 producer edition, alguém ai tem sugestões pra deixar a voz legal, bem equalizada e com brilho... e pro violão? o q é bom colocar? ajuda ae pessoal...

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    minha dica é passe um cotonete no ouvido e tenha bastante paciencia!!! :P

    music_life
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    é neh, se for veh bem essa é uma boa opção, hehe...
    mas se alguém tiver mais sugestões manda ae.....

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    a galera tem muita duvida em deixar o som do instrumento com brilho, ou quando gravaai pergunta, pq meu som ta meio fechado??como faço pra deixar o som parecido com do cd????

    é simples!! basta ter uma placa de som boa!!! um ótimo monitor de referencia e muito plug in!!! e o mais importante te todos CAFÉ pq tu vai varar muita madrugada mixando heauehiaehaiuehaiueh só posso falar isso, o resto é com voce, é do seu bom gosto, gravou o violao, abre um equalizador, bota um reverb um chorus talvez, enfim, é do seu gosto!!! mete a cara e testa, se for assim, voce sempre vai usar o forum pra dicas!!

    Mezir
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Jabi falou tudo...sei disso pq varei a madru brincando aqui em casa.

    Cara... Os plugins são os demônios !!!
    Pq vc sempre quer usar um efeito e.... Vixi, vc não te ele instalado.
    Aí vai vc caçar o disgraçado no emule.
    Achou, instalou...rodou

    Quanto à placa....
    Cara... minha soundblaster LIVE queimada é SUPERIOR à minha pl som on-board. Bota no chinelo !!!

    É isso... boa sorte.
    Ps.: BOTA A MÚSICA PRA GENTE ESCUTAR AÊ....
    Se vc morar no RJ, me diz onde é para eu zoar e me inscrever hahahaha
    Mas manda pelo email..se o JABI souber ele pega o teu prêmio !

    music_life
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Pior q não moro no rio mezir, moro no paraná... eu vou gravar aki e varar algumas madrugas pra mixar e qdo eu achar q tá mais ou menos eu posto ae pra ver a opinião de vcs... mas continuo aceitando sugestões... mas então o jabi manda bem??

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    ah, uma pena que nao é no RJ ehjauehaiuehaieuh senao tava dentro ehauehiaueah

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    music_life

    cara, o mais importante pra captar um som bom:

    1 - um bom mic. de nada adianta SM 58 ou mic de PC... a boa mesmo é ter um condensador de resposta plana pro violao.... nao sendo possivel, tenta descolar ao menos um SM 57, tb nao é ideal mas fica razoável, com perdas minimizadas acima de 15khz...

    2 - microfone com a boca do mic em frente ao 12o traste, mais ou menos de 10 a 15cm de distancia do violao. se vc colocar o mic de frente pro buraco do violao, vai ter graves demais, embolantes....

    3 - pra gravar voz, não existem muitas regras... pode usar um sm58 mesmo, ou um condensador, se tiver como... atente para a sibilação (SSSS excessivo) e pops (som estourando qdo pronunciadas algumas consoantes, como P e B).

    feito isto, o resto é testar, testar, ouvir, refazer... até ficar bom.

    os plugins só servem para melhorar o q está feito. Se o q estiver feito for ruim, vai no máximo melhorar um pouco o q está ruim. Logo, o importante é gravar algo BOM, pq plugin nao faz milagre, só ajuda.
    ;-)

    abraço

    busterchair
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Michael , algumas duvidas

    adquiri agora um mixer UB802 da Behringer para fazer algumas gravacoes em casa..
    irei gravar somente, voz e guitarra, emcima de algumas bts etc,,

    - para gravar foz ligaria o microfone na mesa de som, e dps na line in do pc?
    - pra gravar guitarra faria o mesmo só q microfonando o pc.. certo?
    obs: o Main Out do mixer são 2 plugues P10, logo precisaria de um plugue P2 stereo / 2 P10 pra conectar da saida do mixer pra entrada line in do pc?

    Obrigado

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Michael Vlcek
    · votar


    busterchair

    vamos lá!

    - para gravar voz ligaria o microfone na mesa de som, e dps na line in do pc?

    isso mesmo.
    a saída da mesa no line in da placa, e os mics a serem usados, liga-se na mesa.

    - pra gravar guitarra faria o mesmo só q microfonando o pc.. certo?

    epa.
    peraí.
    vc quis dizer microfonando o AMPLIFICADOR, certo?
    ;-)

    essa é uma opção.
    outra seria plugar a guitarra direto na mesa e depois timbrá-la usando plugins como Amp Legends, Guitar Rig ou Amplitube...

    obs: o Main Out do mixer são 2 plugues P10, logo precisaria de um plugue P2 stereo / 2 P10 pra conectar da saida do mixer pra entrada line in do pc?

    exato. este cabo mesmo.
    lembrando q o terminal P2 obviamente tem de ser estéreo, e os 2 terminais P10 devem ser mono.
    feito isto, vc poderá ainda usar uma artimanha para gravar dois canais separados ao mesmo tempo:

    abra, no seu programa multipista predileto, 2 novos tracks de audio.
    selecione no track 1 apenas o canal LEFT da placa.
    e selecione no track 2 apenas o canal RIGHT da placa.
    arme os dois para gravação.

    agora, na mesa de som, no canal onde vc plugou o primeiro microfone, gire o knob do PAN 100% para a esquerda.
    faça o oposto no canal do outro microfone, colocando o knob 100% pra direita.

    pronto.
    agora vc pode gravar dois tracks ao mesmo tempo, sem q os sons de ambos se misturem nos tracks.
    vc terá o mic 1 na entrada esquerda da sua placa, e o mic 2 na entrada direita da placa.

    lembrando: isto nada tem a ver com REPRODUÇÂO, e sim com GRAVAÇÂO. ou seja, qdo vc for escutar a gravação, fique tranquilo, pois ambos os tracks 1 e 2 sairão tanto na esquerda qto na direita!
    eheh

    se quiser jogar um deles mais pra um lado, use o controle de pan DO programa multipista, depois de ter gravado.
    ;-)

    abraço

    Mezir
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    PO cara...o post ta bom.boas contribuições.


    Detalhe... GRAVE À NOITE
    Pq???
    Bom... aqui em casa é uma merda gravar o vioão acustico pq, no eio da música, eu ouço:

    - Olha a pamonha...Pamonha fresquinha

    Cara.... sente a minha realidade...

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    ahuahuaha
    isso é foda!!!

    aqui em casa, as vezes o maldito cachorro começa a disputar com a vizinhança quem uiva mais alto..
    ou então algum irmão desgraçado dá uma pancada na porta e bau bau take...

    violão é foda por isso...
    exige bom volume de sinal do mic e silencio absoluto, é verdade...

    eu, q uso condensador multidirecional então... sofro até com o barulho do cooler do micro.
    coloco um cobertor grosso em cima da cpu qdo vou gravar violao, mas nao posso demorar muito, senão o AMD pode derreter! ahuahuaha

    Rodrigo Vieira Mendes
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    ola pessaol alguem sabe onde posso encontrar uma cápsula de microfone condensador para um c1 bheringer?

    busterchair
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    ae ..
    ontem fui ligar minha guitarra em linha no cubase, mas n saia som nenhum, habilitei a entrada line in e tirei o audio na reproducao no windows,, porem qdo clikei no falantezinho pra iniciar a gravacao, nao sai som.... soh consegui ligando no Mic In .

    tem alguma diferenca ligando no line in ou mic in?

    ou como configurar o line in direito?

    busterchair
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    up

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    atente para a sibilação (SSSS excessivo)

    Muita gente erra em colocar na voz reverber que atua em toda a faixa de frequência aí fica aqueles "SSSS S S s s s".
    O que eu faço e fica muito bom é deixar os agudos normais ou até reforçados no som puro, e reverberar somente os médios, ou seja, reverber atuando somente entre 700 e 4000Hz.

    busterchair
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    mas eu tenho um microfone só..
    eae?
    so grava na eskerda?

    RODRIGON
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Caros amigos,
    Alguém de vocês de experiência que tenha paciência e que posa me ajudar? Não me descartem de primeira. Por favor dem uma pasadinha no meu tópico que parece repetitivo mas não é: "Orientação HOME STUDIO Help!!!" Ai se encontram as minhas dúvidas.
    Aguardo respostas. Obrigado

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    aconselho a voce pegar um software bem simples, talvez o proprio Nero que é de gravar mas a parte dele sobre edição de audio, aprenda primeiro a converter arquivos de audio tipo passar musicas de formato 'mp3' para formato de arquivo 'wave' e assim trabalhar com as ondas waves fazendo tratamento da onda ja gravada, tipo diminuir volume, equalizar, etc. com os parametros que o soft tiver. so depois disso é que passaria a fazer suas proprias gravações.

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    aconselho a voce pegar um software bem simples, talvez o proprio Nero que é de gravar mas a parte dele sobre edição de audio, aprenda primeiro a converter arquivos de audio tipo passar musicas de formato 'mp3' para formato de arquivo 'wave' e assim trabalhar com as ondas waves fazendo tratamento da onda ja gravada, tipo diminuir volume, equalizar, etc. com os parametros que o soft tiver. so depois disso é que passaria a fazer suas proprias gravações.

    Patrick GD
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Cara, para a voz é bom usar também o Auto Tune, pois ele deixa aquele timbre de gravação prossional mesmo sabe.. mesmo que não esteja desafinado porque ele acerta a nota 100%....
    Reverb de leve...
    Equalizador...
    Um DeEsser se precisar..
    Compressor
    Limiter
    Delay

    Vixi... são inumeras opção pra gravar a voz...

    hugo veloso
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    olá, gostaria de gravar violão de nylon microfonado, mas estou penando um pouco. tenho uma interface boa (fast track pro usb) e um microfone legal (mxl 990 - para voz, fica bom pacas). gravar em linha não dá porque a captação é bem ruim.
    agora, quando gravo microfonado, tem saído baixo e abafado.
    tem alguma regulação que alguém pode sugerir? efeitos?
    o estilo é mpb e eu uso bastante dedilhado.
    detalhe: estou usando o SONAR 4.
    valeu pela ajuda
    quem quiser, me add no msn...
    hugo-veloso@hotmail.com
    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dar "brilho" na voz e equalizar violão p gravação acustica