Existe um "guide line" pra Mixar e Masterizar?

    Autor Mensagem
    rimaddor
    Veterano
    # nov/06


    Iae pessoal depois de um tempo sem postar lá vou eu de novo tentar sanar algumas dúvidas..rsrsrs.

    Bom, eu comprei alguns equipamentos pra gravar as musicas do meu grupo, tenho um grupo de rap gospel.

    Comprei uma audiophile 2496, mesa behringer ub1202 e um mic behringer xm8500. .. até ai blz.

    Tenho gravado os sons e até notei a diferença de qualidade, já q antes eu gravava com som onboard e mic de pc.. rsrsrs.

    Mas ainda não estou satisfeito com os resultados, gostaria de saber se há uma regra ou padrão a ser seguido na hora de mixar e masterizar o som para q ele fique bommmm.

    Os programas q eu uso são:
    Acid - Gravo em multipista as vozes..
    Gold Wave - "Limpo" o som, na verdade uso o Reduce Hum e Reduce Hiss.
    Sound Forge - Uso o wavehammer.
    volto pro Acid - e "mixo" o som... Render As.. etc.

    Depois disso as vezes dou um normalize.

    Bom, to querendo instalar o Cubase SX3, já tenho ele em casa. Vcs acham q é melhor ou com esses programa q tenho já dá pra fazer algo bom???

    Obrigado pela ajuda desde já.
    Quem quiser ouvir como o nosso som tá ficando só entrar www.myspace.com/dcristo

    Já toca direto.
    Valew..

    Fico no aguardo de uma ajuda.. ou várias.. rsrsrsrs.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Dá pra fazer tudo isso em um programa só, até no Acid. Eu uso o Cubase e recomendo. O Sonar também serve, bem como qualquer outro bom gravador multi-pista.

    Um primeiro erro é usar hum e hiss reductor. Inicialmente vc não pode ter hum e hiss entrando na gravação. Se é o caso, descubra a fonte e elimine-a. O Behringer XM8500 não é adequado pra gravação de voz com aquela qualidade de estúdio, na maioria dos casos. O ideal é um condensador.
    Você pode tentar modificar o som dele usando o plug-in Antares Microfone Modeler, equalizando, comprimindo, etc.

    Pra poder saber o que falta ou sobra, é preciso q vc disponibilize um pedaço da gravação. Às cegas é muito difícil ajudar.

    Vc sabe ler em inglês? Se sim, baixe no eMule o livro "The Art of Mixing" do David Gibson. Se naõ me engano já existe versão em português pra ele também. O meu preferido é o "The Mixing Engineers Handbook", mas é uma leitura um pouco mais complexa. Esses livros podem auxiliar na sua busca por um "guideline". No final das contas vc vai perceber que o mais importante é bom gosto.

    rimaddor
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Falae Eder...
    Valew pelas dicas.

    Depois se vc puder ouvir o som.. entra ai.
    www.myspace.com/dcristo

    E diz oq achou... blz?
    Valew.

    Vou tentar usar só um programa pra ver e ir "fuçando".
    Qnt ao livro vou ver se acho esse q vc me citou, dou uma "arranhada" no inglÊs dá pra entender.. rsrsrs.

    Obrigado mesmo!

    João_Luiz
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    rimaddor
    Apesar de não ser minha praia, achei muito legal sua música.

    Uma vez o Eder me sugeriu um plud-in e hoje não vivo sem ele, é o Vintage Warmmer da PSP, que você pode usar nas trilhas individuias ou na masterização final.

    Ele recupera os harmônicos perdidos, comprime e dá um toque de vávulas na gravação.

    Existem vários presets que dá pra te ajudar a masterizar o seu som.

    Depois tenta que não vai se arrepender.

    Um abraço e sucesso!

    dagusta
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    João_Luiz
    como consigo esse Vintage Warmmer ? não tenho baixar em emule ou outro tipo.teria como upar ele e enviar o link ?

    Abraço.

    rimaddor
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Iae João.. blz?

    Valew mesmo pela dica, vou procurar por esse plug in q vc citou e fazer os testes.. Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe um "guide line" pra Mixar e Masterizar?