como masterizar as músicas?!

    Autor Mensagem
    Cen_noçsão
    Veterano
    # jan/07


    como masterizar as músicas?!

    Bog
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Bog
    · votar


    Cen_noçsão

    Poxa, você podia ser mais específico quanto à sua dúvida, né? Se a pessoa tem preguiça de perguntar direito, a gente fica com preguiça de responder também...

    Do jeito que vc perguntou, a resposta está aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=search

    Mikael
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eu não sei quanto ao Cen_noçsão mas eu tenho dificuldade em colocar o vocal no meio da música, quando gravo o violão e depois coloca uma guitarra solo, parece que tudo esta saindo certinho do mesmo lugar, mas quando coloco um vocal parece que ele fica em outra frequencia dos outros intrumentos, não sei, quando eu escuto um CD, ta tudo equilibrado, não parece que ta tudo separado, mas eu não consigo fazer isso.

    To buscando agora mesmo no forum, topicos sobre o assunto mas não achei nada ainda.

    Mikael
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Talvez seja que eu esteja cantando fora do tom né.... pois não sei muito sobre canto, mas ainda acho que é algo a ver com a mixagem.

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mikael

    Mikael, isso não é masterização, é mixagem. Eu acho que o que vc está dizendo é que a voz não parece estar no mesmo lugar dos instrumentos, parece destacada, colada por cima, não é mesmo? Você precisa "misturar" a voz com os instrumentos. Para isso, usa-se equalização e reverb. Se você ouve apenas a trilha de voz com reverb, pode soar meio esquisito, mas quando junta tudo, a voz não soa mais como um elemento estranho à música.

    Mas claro, isso não adianta nada se você estiver cantando fora do tom ou desafinado, né...

    n1ck
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Deslculpe por minha resposta naum ser uma resposta, mas se alguem ai tiver on no forum, por fav responda uma pergunta q eu fiz, se puderem.....

    vlw

    n1ck
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    link da pergunta

    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=16& topic=153167&page=-1#2

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    n1ck

    Poxa, mas a tua pergunta não tem nada a ver com o tópico... caramba!

    Mikael
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bog

    Entendi o que vocçe falou... e é exatamente isso que to com dificuldades... parece que a voz fica destacada, em outro lugar.
    Sobre a equalização... creio eu que não tenha segredos... tem que "fuçar" opção por opção até achar a melhor né?
    Mas não entendi uma coisa ... eu equalizo voz e instrumento separadamente ou depois que tudo esta numa trilha só? E a mesma coisa com o reverb? Ah ... mais uma dúvida eheheh ... aplico reverb só na voz né?

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mikael

    Normalmente você equaliza cada trilha separadamente, e aplica reverb da mesma forma. Um dos problemas de microfones muito simples e placa de som ruim (como é o meu caso) é que eles têm um som meio "abafado". Para equilibrar isso, eu costumo remover uma boa dose das frequências mais graves. Claro, não fica perfeito, mas dá uma disfarçada. O reverb também ajuda a disfarçar uma gravação ruim (essa dica eu achei num livro), mas eu não gosto de colocar MUITO reverb na voz. A quantidade de reverb varia de acordo com o instrumento. Baixo e bumbo, por exemplo, você usa MUITO POUCO ou nenhum reverb. Mas isso não é uma regra inquebrável...

    Também é normal colocar no final mais um tanto de reverb sobre o mix, na masterização, mas eu não gosto muito disso.

    Bom, eu falei isso tudo, mas eu mesmo estou apenas começando a mexer nessas coisas. Um exemplo de como ficam esses reverbs eu tenho aqui:

    http://caixeiro_viajante.palcomp3.cifraclub.com.br/downplay.php? id=39808&arq=caixeiro-viajante_pregos.mp3

    Nesta música, tem MUITO reverb no bumbo. Tem também bastante no violão (que parece um cavaquinho), embora não pareça. A gravação foi feita com equipamentos bem simples, especialmente a voz, que foi gravada com uma placa Sound Blaster antiga e um microfone "genérico".

    Mikael
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bog, valeu pelas dicas.

    Se eu conseguir fazer meu vocal ficar "natural" assim como o teu, estarei muito satisfeito, eu também estou começando com esse negócio de gravação e tal, e meu equipamento é ruim também, pra voz eu uso minha placa onboard e um Shure Lyric 8700.
    Vou tentar trabalhar com os equalizadores aqui da próxima vez e tentar achar um reverb legal.
    Você usa que reverb? O que vem com o programa já ou é um plugin a parte?

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mikael

    Eu uso o reverb que vem com um programa chamado N-Track. Não é um programa lá muito bom, mas pelo menos meu computador aguenta. Quem sabe um dia eu arrumo um PC melhor e passo a usar programas decentes...

    Mikael
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Meu pensamento é esse também ... uso o Adobe Audition e o Sound Forge aqui ... fica meio lento mas da pra me virar.

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mikael

    Não se esqueça de colocar depois aqui o resultado da sua tentativa, hein! =)

    Uma coisa que eu esqueci de mencionar é que eu também coloco outros efeitos sobre a voz. Como reverb mistura os sons mas joga a voz para o fundo, eu também coloco delay e chorus, ambos BEM sutis, para "encorpar" a voz, trazendo ela para a frente novamente.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Mikael
    Vou tentar trabalhar com os equalizadores aqui da próxima vez e tentar achar um reverb legal.

    Procure usar um reverber que atue só nos médios (de 500 á 4000Hz), fica mais natural, e deixa a voz mais encorpada.
    No Sound Forge tem estes ajustes.
    Se ele atuar nos agudos, quando você pronunciar um "s", "x", ...
    vão aparecer aqueles tssssssss , fssssssss.

    Ajuste-o para ficar quase imperceptível na mixagem final. O reverb vai estar ali encorpando a voz, mas não se salientando.

    Mikael
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Valeu Bog e El_Cabong

    Beleza, acho que final de semana eu gravo algo aqui ou antes mesmo... dai vou tentar usar essas dicas e posto aqui.
    Não reparem muito no meu vocal é que não sei muito sobre canto ehehe


    Até +

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como masterizar as músicas?!