como masterizar as músicas?!

    Autor Mensagem
    Metal_brownstone
    Veterano
    # fev/06


    iae, gravei as musiks da minha banda no SONAR e to qrendo sabe com q programas q vcs usam pra masteuriza as musiks d vcs, os melhores programas pra mixa! e c vcs tm algum macete pra grava a voz e c puder me manda algum manual!vlw
    abrç

    Metal_brownstone
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    karamba, foi mal, escrevi errado o titulo! eh como msteuriza as musiks!

    Minow
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    escrevi errado o titulo! eh como msteuriza as musiks!

    ata.
    agora sim.

    cara, depende do que vc vai fazer....
    eu uso o sonar pra mixar as coisas, até dar uma equalizada e adicionar reverb, delay, etc

    ROTTA
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Metal_brownstone
    karamba, foi mal, escrevi errado o titulo! eh como msteuriza as musiks!

    Título corrigido. Movido para o fórum de Home Studio.
    Abraços.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Metal_brownstone
    iae, gravei as musiks (...) qrendo sabe com q (...) pra masteuriza as musiks d vcs (...) pra mixa!

    eh soh vc pgr o nvl du smple e as musik vc almenta o delya e aih masteuriza pros equlz inv d q comp do 10 ao 46

    da prox ve c iscreve dirto poha
    abrç

    zl3d
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    aEHUEIAHEAUIHAEUAE

    zl3d
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    nao manjo de masterizar tb nao, queria ter umas noçoes, se alguem poder postar algumas dicas ai eu agradeceria tb..
    flw abraço!

    Guitar Man 20
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Guitar Man 20
    · votar


    como eu uso o audiacity, eu removo os ruidos, equalizo, coloco um reverb pra da uma ambiencia e depois coloco os efeitos... fica supimpa!

    sarpa
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Olá Metal_brownstone, é, masterizar (e não masteUrizar) é umas das fases mais importantes e que precisa ser feita com muito cuidado. Ela é a etapa final.

    Em sua pergunta, você diz ter gravado a banda com o SONAR e depois pede dicas de programas para fazer a masterização e mixagem, certo?

    É o seguinte, mixar você terá que fazer no SONAR mesmo. Já que você está com o projeto todo alí, não há necessidade de mixar em outra plataforma. Apesar de não ser um dos melhores, o SONAR manda muito bem.
    Enfim, na mixagem você deverá acertar os volumes de cada canal, EQ, quando usado vários microfones (por exemplo numa bateria) corrigir possíveis cancelamentos de fase, aplicar os efeitos... A mixagem tem que estar perfeita, pois será o que sai dela que os outros irão ouvir.

    Feita a MIX, agora chegou a hora da masterização. Mas o que é masterização?

    Quando se faz a captação de instrumentos, é acoselhável fazê-lo com o maior volume possível, ou seja, conseguir o maior sinal para evitar ruídos e, se ter uma trilha com um volume que te deixe a vontade para trabalhar pois, é mais fácil baixar volume do que aumentar. O ideal é gravar tudo à 0dB, pois passando disso (+2dB, +8dB e assim por diante) o som distorce.
    Muitos depois de feita toda a captação, mixagem, etc, etc, comparam sua música à uma gravada por qualquer artista num studio de grande porte e se perguntam: "Ué? Por que a minha ficou com o volume baixo?" - É aí que chega a hora da "mágia" masterização.

    Na masterização é onde você irá "aumentar o volume" final de sua gravação, ajustar a EQ, fade-in/out, etc.
    Você não precisa de um programa separado para executar esse processo, no próprio SONAR pode ser feito, mas você precisará criar um "Bus Master" para poder aplicar alguns efeitos e plugins no master.

    Outra opção é utilizar o SOUND FORGE, que eu recomendo.
    Quando você terminar sua mix, exporte como WAV, depois abra este arquivo no SOUND FORGE. Existe um plugin chamado "T-Racks". É uma ferramente indispensável para masterização: Compressores, Limiters, EQ's, etc, etc.
    Lembra que se sua música passar dos 0dB ela irá distorcer? Então, mas ela está muito além dos 0dB e o volume ainda está baixo! Como?
    Calma, isso é, de certa forma, normal.
    Então, aplique a seu áudio um compressor, ele dará uma "achatada" em seu som. Quando bem configurado, ele irá "sumir" com alguns picos de sua gravação. Você também consegue isso com o Limiter.

    É só usar adequadamente o compressor e o limiter, depois equalizar o arquivo todo (é bom se ter bons monitores de refência), aumente o volume até -2dB. Mas, por que -2dB e não 0dB?
    É que a sensibilidade de um software para outro varia, ou seja, de repente no SOUND FORGE seu áudio está a 0dB e, quando aberto em outro programa ele vai pra +2dB... Então é melhor manter essa "faixa" por segurança.


    Espero ter lhe ajudado,
    Desculpem-me o tamanho do post, acho que me empolguei.

    Abraços,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br

    O_Melhor_O_Modesto
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Rachmaninoff
    eh soh vc pgr o nvl du smple e as musik vc almenta o delya e aih masteuriza pros equlz inv d q comp do 10 ao 46

    vc deve vive no msn

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Acrescentando ao que o sarpa disse, é muito importante ter uma captação de qualidade e fazer uma mix muito bem feita, usando os plug-ins certos na medida certa. Eu considero a masterização um ajuste fino onde, como em todos os processos, não há regra. Você pode usar como não usar compressão; o mesmo vale pra equalização, imagem estereo, compressão multi-banda ou o que quer q vc faça. Um programinha bem legal pra vc se habituar aos processos mais comuns numa master é o Izotope Ozone (O T-Racks que o amigo sugeriu também é legal mas eu prefiro o Ozone). Ele tem vários parâmetros e funções a serem mexidos. Ande um pouco pelos presets e fuce bastante pra vc sacar o que cada componente faz no som.

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Marco Alan Rotta

    Como esse indivíduo consegue ter Abraços ao invés de Membro?!

    Eram os Deuses Astronautas?!

    IsraMusic
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    A dica do Juninho Sarpa foi uito proveitosa, ms só reforçando o que ele disse, procure ouvir CDs bem gravados e mixados com referência, uma boa dica são os do ROUPA NOVA, e uma dica de plug-in que achei uma maravilha para as minhas gravações foi o "final master" da Yamaha. Nele vc tem acesso direto aos Graves, Médios e Agudos do som que vc gravou.
    Um abraço

    R1C4RD5
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    sarpa
    Eu instalei o t-racks, mas ele não entrou na lista de plugins do Sound Forge mesmo eu dando um "refresh" nela.
    Tenho que fazer alguma coisa para ele ir pra lista?

    sarpa
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    R1C4RD5... estranha essa situação.
    Qual o software que você está usando? Normalmente, é pra ele estar lá...

    Abraços,
    Juninho Sarpa.

    ROTTA
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    .:Anonimato:.
    Como esse indivíduo consegue ter Abraços ao invés de Membro?!

    Não tem nada ali. É tudo ilusão de óptica sua. =P
    Abraços.

    Alan_Domingues
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Só tirando um mito da cabeça do povo, na masterização não se faz milagre, basicamente trocando em miudos masterização é juntar tudo em "L" e "R". Faça tudo na hora de mixagem que a masterização vai ser apenas um "bounce".

    Abraços.

    R1C4RD5
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    sarpa
    Baixei o T-Racks 24, é esse mesmo?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    R1C4RD5
    esse é o problema amigo. o T-Racks 24 é standalone, ou seja, não é um plug-in. É feito pra se utilizar como um programa normal. Faça o teste.
    Baixe o T-Racks não "24".
    Outro plug-in nessa mesma linha - que aliás, prefiro - é o Izotope Ozone.

    Andre666
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    aonde eu posso baxar o T-Racks?

    R1C4RD5
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Andre666
    Baixei no eMule.

    Eder Muchiutti
    Vou baixar esses ai tb.

    extremepatience
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: extremepatience
    · votar


    Ola

    Pessoal , como faço para ter o som mais alto, sem distorcer ja fiz de tudo
    ja vi esses videos no youtube http://www.youtube.com/watch?v=k0FpX200S1s fiz como diz lá. e o resultado continua a ser fraco, sem brilho.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    extremepatience
    Não dá para fazer milagre com um audio captado de forma regular, mande uma amostra aí para análise... fica muito díficil fazer um diagnóstico sem ver o paciente ok

    Slash_1989
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    extremepatience
    você NÃO vai conseguir!

    "ah, não fala assim... vai desmotivar o moleque"

    Você não vai conseguir porque isso é um processo extremamente complicado e envolve coisas que você (e muitos profissionais brasileiros) nem imaginam que existe.
    Volume deveria ser a ultima coisa que você deve se preocupar aos 15 anos de idade. Na verdade, você nem deveria se preocupar com isso! Só vai te fazer perder tempo, que poderia ser utilizado em coisas mais importantes.

    Aprenda a gravar, mixar, etc... Depois.... beeeeem depois..... quando vc tiver anos e anos de experiencia, vc entra no assunto MASTERIZAÇÃO.

    waltercruz
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Um documento interessante, que traduzi. Apesar dele ser mais focado em música eletrônica, serve para tudo. Atenção, que os conselhos do Tarekith são praticamente um koan. Gosto desse estilo de texto.

    http://music.waltercruz.com/guia-para-masterizar-sua-propria-musica

    Espero que seja útil de alguma forma.

    extremepatience
    Veterano
    # set/13
    · votar


    extremepatience
    Não dá para fazer milagre com um audio captado de forma regular, mande uma amostra aí para análise... fica muito díficil fazer um diagnóstico sem ver o paciente ok


    Ok aqui fica então para analise .
    http://soundcloud.com/poaa/extreme-patience-7-setembro

    Digam-me por favor o que posso melhorar, de partida sei que esta alto, mas é alto que se faz hoje em dia "loudness war"
    Já nem me lembrava que tinha escrito neste topico, só hoje vi :) porque até ja tinha aberto outro, "onde se divulga as musicas"

    Não sou nada novo para aprender essas coisas! Eu até ja vi miudos com cerca de 12 anos a ensinar no youtube, fico a pensar "este nasceu ensinado"

    extremepatience
    Veterano
    # set/13
    · votar


    extremepatience
    Não dá para fazer milagre com um audio captado de forma regular, mande uma amostra aí para análise... fica muito díficil fazer um diagnóstico sem ver o paciente ok


    Ok aqui fica então para analise .
    http://soundcloud.com/poaa/extreme-patience-7-setembro

    Digam-me por favor o que posso melhorar, de partida sei que esta alto, mas é alto que se faz hoje em dia "loudness war"
    Já nem me lembrava que tinha escrito neste topico, só hoje vi :) porque até ja tinha aberto outro, "onde se divulga as musicas"

    Não sou nada novo para aprender essas coisas! Eu até ja vi miudos com cerca de 12 anos a ensinar no youtube, fico a pensar "este nasceu ensinado"

    Lucas Goulart
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Cara, aí você utilizou instrumentos virtuais e isso ficou bem na cara, eu não masterizaria ainda, tem muito a ser mixado para tirar essa cara de MIDI e GuitarRig.

    Se quiser já masterizar corte abaixo de 40hz e acima de 20khz, dê uma comprimida leve com ataque rápido e release lento, adicione reverbs e delays, e coloque um limiter por último para aumentar o volume, mas com cuidado.

    Abraço.

    Lucas Goulart
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Cara, aí você utilizou instrumentos virtuais e isso ficou bem na cara, eu não masterizaria ainda, tem muito a ser mixado para tirar essa cara de MIDI e GuitarRig.

    Se quiser já masterizar corte abaixo de 40hz e acima de 20khz, dê uma comprimida leve com ataque rápido e release lento, adicione reverbs e delays, e coloque um limiter por último para aumentar o volume, mas com cuidado.

    Abraço.

    extremepatience
    Veterano
    # set/13
    · votar


    O unico instrumento virtual que usei foi a bateria, e o baixo porque o guitar rig , eu não suporto aquela distorção falsa.
    Eu captei com microfone no meu amp as guitarras,
    Agora a bateria é bem dificil passar de instrumento virtual para real

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como masterizar as músicas?!