Masterizar: todas as músicas de um CD tem q ter a mesma sonoridade?

    Autor Mensagem
    Música de Preto
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Música de Preto


    Tô fazendo essa pergunta porque tô terminando um disco, mas ainda me considero um iniciante em mixagem. Acontece que ao fim de cada mix e master, cheguei a resultados diferentes, mas que me satisfizeram. Então pensei: as músicas têm caras diferentes, mas eu gostei desse som - não é oque eu julgo perfeito ainda, mas chegarei lá. Vale lembrar q o CD é bem eclético, isso acabou causando esse efeito também. Vou deixar o link com as músicas pra vocês ouvirem.

    Luis Medeiros - preview

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    Música de Preto

    Muita gente acha que sim, e outros(como eu), consideram que não nem de longe obrigatório. Claro que depende muito do estilo e proposta sonora do álbum. Em alguns casos tem que ser mesmo igual, e em outros tem que ser diferente. Acho difícil a gente bater o martelo e fechar em uma ou outra visão.

    Como é muito eclético e vc está gostando, porque se curvar a uma regra artificial?

    Vou ouvir as músicas.

    Tulio Estevam
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Acho que o que vale não é a sonoridade do CD ser igual, mas sim os níveis de volume e compressão, o CD deve ter todas as faixas no mesmo volume. Tendo isso, a masterização pode ser diferente sim.

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    o problema é q equalização pode mudar a sensação de volume. apesar de que nesse disco os volumes estão bem similares, com exceção da música "Esconderijo do Altíssimo". apesar disso, ouvi o disco inteiro e não quis aumentar o volume.

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    Tulio Estevam
    mas sim os níveis de volume e compressão, o CD deve ter todas as faixas no mesmo volume

    Acho isso muito relativo, por exemplo, caso o álbum tenha várias músicas com muitos instrumentos, pesadas e tal , mas tenha alguma baladinha leve ou uma peça calma com instrumento solo(um violão solo, piano solo,etc...), acho que o mais normal seria essa balada ou peça solo mais calma ter menos volume que as demas.

    Acho que até cansa o ouvido o nível sempre igual o tempo todo. E aumentar demais uma peça solo tocada em dinâmica mais piano, além de anti musical, cria uma espécie de imagem exagerada do instrumento(torna-o muito "grande" no espectro sonoro, quando a intenção poderia ser deixar o instrumento "menor").

    Tulio Estevam
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    claro que tem que levar em consideração essa questão da quantidade de instrumentos, mas o que eu tento dizer é o seguinte, de tipo, tentar se basear em algo como a voz por exemplo, se a música é só guitarra e voz, obviamente não se vai deixar os meters no mesmo volume que se tocasse com uma bateria por exemplo, quando digo mesmo volume quero dizer a mesma intensidade, acho que isso é o mais importante de um disco, mas também vem a questão da dinâmica, um bom exemplo é Bohemian Rhapsody do Queen que o início da música é bem baixo pra preservar a dinâmica que se tem mais na frente.. acho que o que vale mais é isso, desculpa se coloquei em letras diferentes, mas é justo a questão da intensidade, mas também não tou dizendo pra fazer de tudo pra tentar deixa-las iguais, digo pra tentar obter a mesma dinâmica do disco e em suas faixas.. quanto a questão do piano é justo isso, é a parte da dinâmica, mas no mundo da produção fonográfica todos sabem que não há regras nem jeito mais correto de se mixar ou gravar, o certo é obter melhor resultado, contudo isso também vale para a masterização, onde é algo mais relativo ainda, ou seja, não há regras, o disco não tem que está necessariamente igual, procure seu resultado.

    ricolb
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Música de Preto
    Vou deixar o link com as músicas pra vocês ouvirem.
    Cadê? Tá funcionando?

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Música de Preto
    · votar


    ricolb
    fail, total... vou corrigir

    Luis Medeiros - preview

    Agora funfa!!!

    ____
    E eu irritado pq as músicas tavam em 0 downloads... hehehehehe

    Lori_Dw
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Música de Preto

    Cara, eu gostei da sonoridade do CD ... e particularmente nao vi nda de tão absurdamente diferente de uma musica pra outra, pelo menos nas que eu escutei!!

    Eu gostei do seu trabalho ... parabens!!

    E sobre a sua dúvida ... na minha opinião não se é obrigado a manter sempre tudo igualzinho não ... acho que mantendo a linha de volumes e tals, ja ta de bom tamanho, até porque, a banda ou o cantor, tem o mesmo estilo, mesma pegada, em todas as musicas ...creio eu que mesmo mudando algo na masterização, colocando um som, uma regulagem, ou até mesmo uma equalização diferente, a identidade da banda estará mantida, o que pode mudar um pouco é o som, e acho que isso não prejudica em nada!!

    É isso aí, abrasss.

    zélo cardoso
    Veterano
    # set/10 · Editado por: zélo cardoso
    · votar


    Quero ressusitar esse tópico, para saber se essa diferença de "volume" não seria a média que procuro saber? Estou pré-masterizando o meu CD e mantendo uma média entre as músicas de -14 a -15 dBs! Está correto?
    Eu li num tópico no Audiolist, que o Edu Silva disse que: Uma balada não pode soar com o mesmo volume e mesma pressão sonora do que um rock pauleira, é mais ou menos assim?!!!
    Obrigado, Zélo Cardoso

    zélo cardoso
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Mais ninguém!!!
    Ajuda aê galera amiga do FCC!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Masterizar: todas as músicas de um CD tem q ter a mesma sonoridade?