Home Studio com R$ 5.000,00 em 11/2006

Autor Mensagem
Nandhe
Veterano
# nov/06


Bom dia a todos,
Estou querendo montar um home studio em minha casa, para gravação apenas, não-comercial, de razoável qualidade. Disponho de um computador com boa configuração (Pentium IV 2.4, 1GB RAM, HD 520 GB) e instrumentos (violão, guitarra, teclado Korg Poly 800), mas não tenho microfone. Quero saber o que vcs sugerem em termos de equipamentos indispensáveis para se montar um esquema de gravação que seja satisfatório. Disponho de R$ 5.000,00 (cinco mil) para investir. Os softwares posso conseguir com amigos, mas preciso também de sugestões de softwares. Quero saber então a respeito de placas, mesas, mixers, cabos, microfones, samplers, etc. Quero, se possível, dicas de uma configuração completa. Acredito que este tópico pode servir a muita gente, porque não é fácil tentar imaginar uma configuração razoavelmente lógica apenas lendo os tópicos dispersos pelo fórum - estou há dias navegando aqui e ainda não saí do lugar. Já vi tópicos semelhantes, com dicas de esquemas de gravação, mas são antigos, de 2004, e essa área tem uma dinâmica e uma renovação muito grande. Muito grato por toda atenção que puderem dispensar. Um abraço.

Shining Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


r$1025 delta 1010 lt
rs860 behringer b-2 pro
r4s 500 behringer mic-2200
r4 400 shure sm-57
uns 1500 pra um kit de microfonar bateria

e com isso ja da pra fazer exelentes gravações

Dr. Stranho
Veterano
# nov/06
· votar


Pow Nandhe, 5000 conto de reis é muita grana (pelo menos pra mim).
Bem como você escreveu "este tópico pode servir a muita gente".
Eu também to investindo no meu Studio, é so pra ficar brincando de Gravar.
Tenho um Athlon 3200, 1G RAM, HD 80G, Guitarra, Baixo, microfone SM 48, Mesa de 4 canais Cicloton.
Estou querendo comprar uma placa de som boa, acho que uma Delta 1010 ta de bom tamanho.
Faz que nem eu entra nesse site http://www.musiciansfriend.com/ e fica babando que nem criança em loja de brinquedo. Até agora não comprei nada nessa loja (to meio quebrado).
O que eu acho legal dessa loja é que eles tem uns Kits de Studio, vem microfone, mesa, cabos, etc ... tudo por um preço bem legal. Claro, tudo em dola.
Ae galera, se vocês souberem de alguma loja aqui no Brasil que seja boa de preço, nos ajudem.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# nov/06
· votar


r$1025 delta 1010 lt
rs860 behringer b-2 pro
r4s 500 behringer mic-2200
r4 400 shure sm-57
uns 1500 pra um kit de microfonar bateria

nem batera o cara tem e ja quer microfonar? huauha

Recomendo comprar um MXL v67g pra voz, e pra gravar violoes acusticos e outros instrumentos acusticos, um par de Behringers C-2. Pra microfonar amplificadores e etc, recomendo o shure sm-57. Esses mics precisam de um pré, o Behringer T1953 é uma boa escolha, visto que é estéreo (que voce precisa, pra tirar total proveito do par de C-2). Uma placa Audiophile 2496 ja está de bom tamanho.

Já os samplers, eu uso estes:

BFD + expansao deluxe (ótimo sampler de batera, tem aprox. 63gb com a expansão)
EWQL SO Silver (sampler de orquestra, é o mais simples, mas se voce precisar de uma coisa melhor, tem o EWQL Gold e o Platinum)
Broomstick Bass (sampler de baixo, gosto muito dele, é leve e fácil de se usar)

Bom, acho que é só. Qualquer coisa só perguntar!

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# nov/06
· votar


Ah, também tem os monitores hehehe

Um razoável são os Behringer Truth.

Nandhe
Veterano
# nov/06
· votar


Valeu, galera. Quanto aos microfones, me disseram que os melhores são da marca AKG, mas alguns modelos são bem caros. Vcs não acham que vale a pena pagar a diferença? Vi um AKG c4000b no ML por R$ 1800. Esses microfones que vcs indicaram já são bem satisfatórios?
Outra coisa: estava pretendendo usar bateria eletrônica, daquelas programáveis mesmo. É melhor então usar esses samplers? E como faço para 'tocar' com eles? Dá pra programar também, como uma bateria eletrônica?
Shining Guitar, Dr. Stranho e And the meek..., quer dizer que não vou precisar comprar mesa? Como faço pra ligar os instrumentos no computador? E nem mixers? E, finalmente, me disseram que é preciso deixar o computador só pra isso, não usar pra outros programas, nem nada. É verdade?
Muito grato pelas dicas, tá começando a clarear.

Nandhe
Veterano
# nov/06
· votar


Mais uma coisa: quais são os melhores programas para se trabalhar com isso? Nâo precisa ser tão simples, tenho disposição pra aprender, quero saber de programas que sejam bons, que dêem resultados satisfatórios, pois pretendo gravar meu CD sozinho, só com um amigo, utilizando esse estúdio. Estava pensando em gravar num estúdio profissional, mas quando vi os preços achei que valia mais a pena investir num estúdio mais modesto porém com todo o tempo do mundo pra trabalhar nos arranjos, sem falar que vou poder gravar muitos CDs nele. Abraços a todos.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# nov/06
· votar


Nandhe
Nem vale a pena cara, pagar 1800 num mic. Esses mics que indiquei são ótimos. Esses samplers, são o que há de melhor em termos de bateria. Não dá pra dizer que é sampleada. Voce programa ela com o seu teclado mesmo. Não precisa de mesa hehe! O pré T1953 serve pra colocar o sinal em nivel de linha. Eu acho bobeira isso de deixar o pc só pra isso. Tudo bem que aumenta a performance, mas não é nada considerável.

Nandhe
Veterano
# nov/06
· votar


Então, recapitulando:
Placa: Delta 1010 lt ou Audiophile 2496 >> preço no ML: R$ 930,00
Microfones: Behringer b-2 Pro >> preço no ML: R$ 499,90
Behringer mic-2200 >> preço no ML: não tem
Shure SM57 >> preço no ML: R$ 329,99
MXL v67g >> preço no ML: R$ 609,00
Pré: Behringer T1953 >> preço no ML: 750,00
Samplers: BFD + expansao deluxe >> preço no ML: R$ 60,00 a R$ 75,00 (a Premium)
EWQL SO Silver, EWQL Gold ou EWQL Platinum >> preço no ML (a Colossus): R$ 75,00
Broomstick Bass >> preço no ML: não tem

Até agora, comprando todos os microfones sugeridos (quantos eu realmente vou precisar?), está dando R$ 3.842,00. Só isso já é suficiente? Sugestões para gastar os R$ 1.158,00 que faltam?
Valeu!
E continuo perguntando: que software utilizar?

Shining Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


eu ultilizo sonar 6 producer edition + reason. seria legal vc investir uns 900 reais em um controlador midi de 4 oitavas

Shining Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


e o resto do dinheiro se gasta em cabos e pedestais

Shining Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


ah sim o mic 2200 é um pre amp valvulado de 2 canais custa uns 500 reais

Nandhe
Veterano
# nov/06
· votar


Shining, o que vc chama de 'controlador de midi' é um teclado? Tenho um teclado Korg Poly 800, antigo, da década de 80. É esse aqui:
http://www.synthmuseum.com/korg/korpoly80001.html
Serve?

Shining Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


tendo saida midi serve....dae vc liga no Midi In da delta

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# nov/06
· votar


Nandhe
Placa: Delta 1010 lt ou Audiophile 2496 >> preço no ML: R$ 930,00
Microfones: Behringer b-2 Pro >> preço no ML: R$ 499,90
Behringer mic-2200 >> preço no ML: não tem
Shure SM57 >> preço no ML: R$ 329,99
MXL v67g >> preço no ML: R$ 609,00
Pré: Behringer T1953 >> preço no ML: 750,00
Samplers: BFD + expansao deluxe >> preço no ML: R$ 60,00 a R$ 75,00 (a Premium)
EWQL SO Silver, EWQL Gold ou EWQL Platinum >> preço no ML (a Colossus): R$ 75,00
Broomstick Bass >> preço no ML: não tem


A placa eu recomendo a 2496 mesmo, 500 reais, porque voce nao precisa de 10 canais, é simplesmente muito! hehe

Desses microfones, voce precisa somente de um condensador [B-2 Pro ou v67g; recomendo o MXL] e o shure sm57.
Já para o pré, voce tem 2 opções, o MIC2200 e o T1953. Existem dúvidas sobre o MIC2200 realmente utilizar sua válvula, e o T1953 sempre recebe ótimas reviews. Recomendo o T1953.

Po, não acha melhor baixar os samplers? O BFD + expansão deluxe pra baixar, dá uns 24gb mais ou menos. O EWQL Gold, uns 16gb, e o Broomstick Bass, 800mb. Iria economizar uns R$200,00 hehehe.

Já o software de gravação, fica a seu critério. Eu prefiro o Cubase SX, por ser mais leve, e mais estável que o Sonar, possuindo os mesmos, senão mais recursos. Tem um pacote bom de plugins, Waves Diamond Bundle, que vem tudo o que precisas pra mixar e masterizar seus projetos.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# nov/06
· votar


Ah, tem os monitores Behringer Truth, essenciais pra mixagem e masterização: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-49897878-monitor-behringer-ativ o-truth-b2031a-par-promoco-terrinshop-_JM

E recomendo colocar pelo menos mais 1 giga de memória no pc!

Shining Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


o t1953 é bem mais caro que o mic 2200.......mas quando foi conhecer os dois optei pelo mic2200 melhor custo beneficio

Dr. Stranho
Veterano
# nov/06
· votar


Nandhe, só um pouco de contabilidade (apesar de não ser da área contábil).
Se você tem o orçamento em 5000 e ja virtualmenta gastou 3842. Então segura esses mil contos restantes.
Como o Shining Guitar falou, você tem os cabos e outros equipamentos aqui não descritos, sem falar na preparação do local, abafadores, instalação elétrica, etc ...
Sabe como é, se vc faz um cálculo pra gastar 5, no final vc gasta 6.
Mas, se tiver grana sobrando ... detona a parada.
No meu caso eu vou investir aos poucos, como so vou gravar as minhas músicas, no máximo preciso gravar uma ou duas trilhas de cada vez, então, não preciso de grandes investimentos.
Espero que você tenha compreendido.

Abraços,
Dr. Stranho

Casper
Veterano
# nov/06
· votar


Eu tentaria focalizar no seguinte:

Dois ou três microfones
Pelo menos um de condensador e um dinâmico
SM-57 é essencial e versátil.

Uma interface USB externa
M-Audio tem diversas opções

Um pre-amp / compressor
Dê uma espiada nesse abaixo:

http://www.joemeek.com/threeq.html

Monitor
Aqui é que pega. Eu tentaria comprar o
melhor possível, porque ai vc conseguiria
chegar mais próximo de ouvir realmente
o que vc está fazendo.

Nandhe
Veterano
# nov/06
· votar


Às vezes, terei necessidade de gravar diversos vocais (arranjos vocais), que imagino ser melhor gravar simultaneamente. Nesse caso, apenas 1 microfone dá pra captar, digamos, umas 5 vozes ao mesmo tempo? Ou seria melhor comprar uns 2 para voz?
Shining, qual a indicação de uso do Behringer Mic-2200? Serve pra voz também?
And the Meek..., acho que vou pegar a Delta mesmo, com mais canais – vai que a coisa cresce...
Não entendi qual a necessidade de se ter um microfone "para o pré" (mic-2200 ou t1953). Os outros não precisam de "um pré" para serem usados?
Como vêem, sou completamente leigo nesse assunto.
Dr. Estranho, se precisar dar uma puxada pra cima nesse orçamento, tudo bem, se o ganho em termos de qualidade se justificar.
Mais uma dúvida: como disse lá atrás, vou usar esse estúdio trabalhando com um amigo, também violonista/guitarrista. Em diversas músicas, vamos preferir tocar juntos, ao vivo, talvez com uma vocalista convidada também. Essa configuração de microfones e equipamentos, sem mesa, já permite isso?
Grato a todos.

Nandhe
Veterano
# nov/06
· votar


Quero justificar também minha insistência em esclarecer todos os pontos, fazendo perguntas até meio bobas, de leigo mesmo. À parte o fato de eu ser realmente um leigo nesse ramo, acho que um tópico assim pode ajudar muita gente, que procura o fórum quando está querendo, a partir do zero, partir para montar um estúdio caseiro. Pensei em diversificar minha pesquisa, participando de comunidades no orkut, mas aí a coisa ia ficar dispersa – eu até poderia ter todas as informações em menos tempo, mas o tópico ia perder sua qualidade de servir a outros. Valeu.

Nandhe
Veterano
# nov/06
· votar


Casper,
Para que serve a 'interface USB externa'?
No caso de eu pegar '2 ou 3' microfones, isso é além do SM57? Ou seja, ao todo 3 ou 4?
No caso do monitor, realmente estou querendo pegar um bom. Pelo que ando vendo, parece que a sugestão do And the Meek parece boa, do Behringer b2031a. Há outras opções equivalentes?
Outra coisa: li em algum lugar que o Behringer B2 Pro é um microfone mais indicado para vozes masculinas. É verdade? Eu nem sabia que havia essa distinção para microfones. Vou precisar comprar outro para vozes femininas (pois usaremos bastante vocais femininos, tanto backing quanto solo).

Nandhe
Veterano
# nov/06
· votar


Uma coisa que estive pensando. Tenho também um Notebook Toshiba com a seguinte configuração: Intel Core Duo 1.8, 1 GB RAM, HD 120 GB. É possível fazer isso tudo nesse laptop? Dá pra instalar a placa nele, sem problemas? Ou é preferível usar mesmo o computador, que tem um processador mais rápido e mais HD? Pensei no laptop para o caso de se fazer gravações externas, em locais com melhor acústica que o quarto da minha casa, que além disso recebe barulho da rua. Pensei nisso também porque, pelo que andei vendo, todos os equipamentos sugeridos são de dimensões reduzidas, portanto, dá pra transportar o sistema todo se necessário. Talvez fosse melhor então ter um estúdio portátil, usando o lap. Fariam isso se tivessem a opção?
Li também que o monitor do computador precisa ser LCD, por algum motivo que não recordo. É verdade?

Nandhe
Veterano
# nov/06 · Editado por: Nandhe
· votar


Sobre o Behringer B2 Pro, olha o que vi numa user review no Harmony Central:
- for male-voice recording, like Lele said in the previous review, the top doesn't sound as smooth as you'd expect from a big-name, big-budget mic
- for female-voice and choir recording, if you want an ethereal beatiful sound, is close to perfection.
(http://reviews.harmony-central.com/reviews/Microphone/product/Behringer/B2+Pro/10/1).


Pois é, o contrário do que havia lido em outro lugar. Esse negócio de microfone parece ser bem pessoal mesmo.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# nov/06
· votar


Nandhe
esse notebook é muito bom cara. O processador dele tem 2 núcleos de 1.8ghz, então é como se fossem 3.6ghz (bem a grosso modo). Só falta mais memória e mais espaço no HD.

Shining Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


o pré é essencial. por exemplo a delta1010lt tem duas entradas balanceadas e pre amplificadas, nessas vc liga os mic dinamicos.

com o mic-2200 vc liga os condencers pois ele possui phantom power e o frequency LO CUT que é muito util quando se ultiliza um condencer.

o mic-2200 oferece otimos resultados pra pre-amplificar voz ou captação de instrumentos acusticos

Shining Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


lembrando que você não concegue ligar um condencer direto na delta pois ele vai p´recisar de phantom power

Nandhe
Veterano
# nov/06
· votar


And the Meek, acho que não dá pra colocar mais HD nesse notebook, não sei. Memória, acho que dá sim. Mas 1 GB não é suficiente? Vou precisar mesmo de 2 GB de Ram?
Shining e And the Meek, vamos ver se a gente fecha essa questão dos microfones? Estou pensando em comprar 4 microfones – 2 para voz, 1 para instrumento acústico e outro para captar amplificador. O que acham?

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# nov/06
· votar


Nandhe
Sempre tem HD externo =]
Vou precisar mesmo de 2 GB de Ram?
Vai
Estou pensando em comprar 4 microfones – 2 para voz, 1 para instrumento acústico e outro para captar amplificador. O que acham?
Eu acho que 2 pra voz tá muito. Mas se for comprar 2, compra um MXL v67g e o Behringer B-2. Pra instrumentos acústicos, é bom sempre gravar em estéreo, por isso recomendei o par Behringer C-2. Já pro amplificador, o Shure SM57 é a melhor escolha.

com o mic-2200 vc liga os condencers pois ele possui phantom power e o frequency LO CUT que é muito util quando se ultiliza um condencer.

o mic-2200 oferece otimos resultados pra pre-amplificar voz ou captação de instrumentos acusticos

Ele tem dinheiro pra comprar o T1953, que é melhor. Por que iria pegar o MIC2200?

Eder Muchiutti
Veterano
# nov/06
· votar


comentário único, já que não vou ler o tópico inteiro: pegar um T1953 quando se pode pagar o mesmo num Presonus Bluetube ou num M-Audio DMP3 é falta de pesquisa...

Só pra não passar em branco, vou deixar minha lista de investimentos:
Delta 1010lt (li q vc pretende expandir) - US$200 no Paraguai
Shure SM57 - com boas regulagens vc grava vocais melhor do que com um MXL v67 mal utilizado. Mas não serve pra nada se vc não tiver um amp legal pra microfonar - US$100 no Paraguai. Condensador? o MXL de olho fechado.
Presonus Bluetube (2 canais) ou Tubepre (1 canal) ou M-Audio DMP3 - esse segundo, US$250 no Py. Grana curta? Pega qualquer pré SOLID STATE (valvulados baratos podem ser um pé no saco) como o M-Audio AudioBuddy
Cabos - invista neles... Planet Waves são boas alternativas a baixo custo.

***Comprando do Paraguai, mesmo com atravessador, sai muito mais barato.

Quer duas dicas supremas?
1 - Estude muito pra saber o que comprar e principalmente pra saber usar o que tem. Vc PRECISA saber a utilidade de cada coisa antes de comprar e o quanto afetará o som.
2 - Placa ESI MAYA 44 - tem pré pra mic, Phantom power +48V pra condensador. E com o acessório de entrada e saída digital vc paga uns R$600. Não pense em ter muitos canais ainda. Pra vc usar 8 canais simultâneos vc precisará de investimentos MUITO, mas MUITO MESMO, mais caros do que a placa - mixer bom, acústica pra microfonar a batera, microfones, etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Home Studio com R$ 5.000,00 em 11/2006