Mackie x Ssl de R$ 250.000,00

    Autor Mensagem
    RodrigoMCaldeira
    Membro Novato
    # 17/jul/22 19:53


    Essas mesas que custam R$ 200,000,00 até R$ 1.000.000,00 queria saber o que elas tem de tão especial. Acredito que tenha algo sim. Não tô descreditando delas não. Tirando que elas tem compressores e mais um monte de periféricos em cada canal que sei que são muito bons. O que os pres dessas mesas tem e qual a diferença delas para uma mesa Mackie onyx por exemplo que custa R$10.000,00. O que vou perder se eu usar em um estúdio de gravação uma Mackie com uma boa interface em comparação uma SSL?

    Ningen
    Veterano
    # 18/jul/22 01:46 · Editado por: Ningen
    · votar


    RodrigoMCaldeira

    Primeiro acho que deveria levar em consideração o preço em dólar, ou euro, dependendo da marca. A nossa realidade é muito diferente dos EUA, por exemplo. Pensando em salários mínimos, é incrivelmente mais fácil comprar qualquer equipamento lá que aqui. O que faz com que essa diferença de preços, ao analisar as mesas tecnicamente, não faça muito sentido em Reais. Brasil é Brasil e Brasil é osso!


    o que elas tem de tão especial

    O Dave Rat tem uma interessante série de vídeos comparando a Behringer X32 (~2000 dólares) com a Midas M32 (~4000 dólares) que pode te dar uma luz sobre para onde vai esse dinheiro. Ambas mesas, parecidas visualmente e nas especificações, são produzidas pela Behringer (já que eles compraram a Midas) e muita gente se pergunta qual a real diferença entre elas. Nos vídeos ele compara de tudo, inclusive desmonta ambas e analisa elas por dentro.

    https://www.youtube.com/c/DaveRat/search?query=x32%20m32


    O que vou perder se eu usar em um estúdio de gravação uma Mackie com uma boa interface em comparação uma SSL?

    Impossível responder né... Se minha mãe tivesse rodas ela seria uma bicicleta...

    shoyoninja
    Veterano
    # 22/jul/22 09:35
    · votar


    Distorção.

    Os prés desses consoles "lendários" em sua maioria usam transformadores para acoplamento e são bastante sensíveis a ganho, quanto mais quente o sinal, mais saturação.

    Isso faz com que ocorra um pouco de compressão naturalmente e dá ao pré uma sonoridade única.

    Não necessariamente melhor, mas tem um som.

    Você não precisa do console inteiro, existem vários fabricantes que ou clonam um dos canais dessas mesas, ou o próprio fabricante do console oferece uma versão de um canal só. Não é barato, mas não é meio milhão de dólares hehehe.

    Há versões VSTs desses canais tmb. Não vai ser 100% como o negócio de verdade, mas dá pra ter uma idéia do que esperar em termos de sonoridade.

    Outros pontos são precisão, e o noise floor. Geralmente são bem silenciosos mesmo com bastante ganho e os canais são bem similares uns aos outros em comportamento e ajustes.

    Agora... Se isso faz diferença fora de uma situação onde tudo já está no limite, já é uma outra história. Provavelmente não.

    RodrigoMCaldeira
    Membro Novato
    # 22/jul/22 09:57
    · votar


    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mackie x Ssl de R$ 250.000,00