Home Studio R$2000 opiniões

    Autor Mensagem
    pauloferr
    Veterano
    # fev/11


    Boa tarde, pessoal.

    É o seguinte:

    Fui na loja Disconildo em Niterói e fiz um orçamento de peças essenciais para montar um Home Studio com baixo custo.

    Gostaria de saber de vocês a opinião em relação a qualidade delas, sendo que meu objetivo é fazer gravações próprias para entretenimento sem ter aquela qualidade horrível da placa de som on-board.

    M Audio Placa Fast Track II USB R$655
    Essa placa vem com o software Pro-Tools Essencials

    Behringer Mesa UM1002FX R$350
    A saídad dessa mesa entraria na entrada de guitarra da placa M Audio?

    Behringer Mic C2 R$210
    Microfone para gravar o violão. No meu caso, tenho um Suzuki SDG-5Bk

    Mr Mix Fone Porta Pro R$170
    O fone de ouvido. Pretendo usar o fone tanto para gravar quanto para retorno para tocar, pois moro em apartamento e não seria ideal o uso de amplificadores e também isso torna bem mais barato o custo do Home Studio.

    Santo Angelo Pop Filter SAS R$110
    Para a proteção de ruidos para o microfone. Não sei se é ideal comprar outro para o microfone do violão.

    Hayonik Direct Box HDI-1 (1592) R$90
    O funcionário da loja me informou que para previnir que os instrumentos queimem o canal da mesa, o Direct Box seria ideal. Não sei se usa para o microfone também.


    Gostaria da opinião de vocês quanto a esse conjunto lembrando que é só para diversão
    mas buscando ter uma qualidade agradável de som. E tem essas pequenas dúvidas também.

    Valeu!!!

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Vc não precisa de mesa neste set todo se vc irá usar para gravar no máximo dois instrumentos ou voz e mais um instrumento por vez. Sua placa terá 2 canais para gravação, vc pode plugar tudo direto nela.
    Só a placa já te garante uma ótima gravação. Quanto ao phone, vá atrás de um AKG.
    Direct Box, opcional.

    Abraço.

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    mesmo para violão só, eu ficaria com o C1.
    Fone de retorno, tambem sugiro o AKG por ser fechado. O Porta Pro o som pode vazar para o condenser.
    DI, não precisa. Mesa de som também não é necessário.
    Compre bons cabos, o C1, o anti-pop e a interface e seja feliz.

    Veja o que escrevi nesse tópico. Eu acho uma boa sugestão de iniciar um home-studio:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/252603/

    amplexos

    T

    gege_correa
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    A Fast Track é uma ótima opção para o teu uso, a mesa é desnecessária como o T-Rodman falou, e também o lance do fone que ele falou é importante, compre um fone fechado, o Porta Pró vaza mesmo (tenho um), ele é bom para retorno ao vivo, pra retorno de gravação tem que ser fechado. O pop filter é importante para gravar a voz e o DI é dispensável tbm. Abraço!

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    pauloferr

    Se você fizer seu orçamento no Mercado Livre, vai diminuir em pelo menos uns 30% o custo total.


    Abraços

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Direct box é apenas um transformador em cabo balanceado!! Você entra desbalanceado e sai balanceado!! Só isso!!

    pauloferr
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: pauloferr
    · votar


    Vou pesquisar então pelo AKG, mas ele é bom para ao vivo também, sendo fechado como o gege_correa disse?

    E o Pro-Tools que vem com a M-Audio serve para colocar efeitos ao vivo. Por exemplo: Além de gravar, gostaria de usar o fone como retorno para simplesmente tocar e gostaria de sentir um reverb no vocal. Tem como fazer isso via software?

    Obrigado pelas dicas.

    Vagabond
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    só pra dar uma ajudinha mesmo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-169986345-m-audio-fast-track-us b-2-mk-ii-lacrado-no-box-_JM

    e se vc garimpar acha por menores preços (:

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    pauloferr
    E o Pro-Tools que vem com a M-Audio serve para colocar efeitos ao vivo.

    Não vem protools com a placa. Ela é compatível com protools, mas tem que comprar separado (ou não).

    Além de gravar, gostaria de usar o fone como retorno para simplesmente tocar e gostaria de sentir um reverb no vocal.

    Sim.

    Recomendo também comprar uma fast track pro. Por R$600 voce acha nova no mercado livre, tem duas entradas não sendo tão limitada como a fast track II, e a Pro no mercado livre sai mais barato do que a II que voce viu na loja. Tem coisas que é legal gravar com 2 microfones, tipo violão. Uma placa dessa seria "útil" por mais tempo para voce.

    Vagabond
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Iversonfr
    Nos anúncios diz que vem junto:

    "*Inclui programa Pro Tools M-Powered Essential Software – Crie músicas imediatamente"

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Vagabond

    Não conheço essa versão "essential", não sabia dessa. Tive uma Ultra 8R e uma Profire 2626, nenhuma veio com o protools, vem com o Ableton Live e ainda por cima é uma versão Light.

    O protools (hoje na versão 9) custa no ebay por volta de 600 dólares só o programa... Sei lá se essa versão "essential" que vem de brinde numa interface de 400 reais é boa... dexa alguem que conhece a versão aparecer aqui pra falar como que é, mas não creio que possa esperar muito dela... acho interessante pensar em partir pra um Reaper da vida aí, e não contar muito com esse protools que vem junto com a placa...

    Vagabond
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Iversonfr
    Aham, tbm nunca vi.

    pauloferr
    já que seus gastos foram reduzidos, EU compraria esses microfones no lugar do behringer:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171719765-microfone-condensador -de-estudio-mxl-990991-novo-original-_JM

    Abraços

    gege_correa
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Iversonfr

    Funciona direitinho essa versão que vem com a placa... eu não uso ela pq já uso o Sonar a anos e tem me atendido sem problemas... mas um amigo meu que tem uma FTP também usa essa versão de boa... claro que não deve ser um PT9, mas funciona direitinho... Abraço!

    pauloferr
    Vou pesquisar então pelo AKG, mas ele é bom para ao vivo também, sendo fechado como o gege_correa disse?

    Dá pra usar ao vivo, mas ele fica bem isolado, tipo vc só ouve praticamente o que sai no fone, se você gosta de ouvir a banda também e não só o retorno do fone vc tem que ficar com ele meio fora das orelhas hehehe


    janick
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    pauloferr
    Gastando dinheiro demais atoa. Com uma boa interface, pode jogar fora a mesa e o directbox.

    Recomendo:

    Fast Track ou PreSonus
    Bom condensador - Audio Technica já rola bem
    Fone específico - Porta Pro tem respostas de graves além do necessário, o que pode prejudicar a sua mix. Pega um AKG K99 que é bem balanceado e neutro, será o ideal.
    Pop Filter - E no ebay você consegue beeeem mais barato.

    E aqui, qual a sua máquina? É bem importante essa parte, se não der conta, tu vai ter muita dor de cabeça com os "freezes".

    Gravaria só voz e violão né?
    Então esse setup dá conta.

    Abçs!

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    E aqui, qual a sua máquina? (2)

    Isso é fundamental, pois ao adicionar mais canais numa gravação o som vai começar a apresentar pequenas travadas o que torna o processo de gravação inviável.

    Abs

    pauloferr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Galera. Muito boa a dica de vocês.

    Realmente, já que não vou comprar a mesa, posso comprar uma Fast Track Pro com as 2 entradas mesmo. quanto a configuração do meu computador:

    1GB de Ram 533Mhz
    Dual Core 1.6GHZ (Posso colocar Core 2 Duo)
    1TB de HD
    1GB GeForce 128 bits

    Essa Fast TRack Pro vem com algum software tipo o Pro Tools Essentials?

    Porque esse software pelo que parece tem varios loops de bateria e criar uma pista com esses loops ia dar um toque legal nas gravações já que não tenho bateria e as baterias digitais estão caras. Pretendo usar loops msm já que é pra diversão.

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    pauloferr

    Considere colocar mais memória ram no seu pc ao invés de trocar o processador, que já é bom para o que voce vai fazer.

    Software tem vários gratuitos e baratos como o Reaper, muito bem falado aqui. Se voce está querendo esse Protools Essential só por causa desse loop de batera, pesquise no fórum sobre EzDrummer, etc, resolve todos os seus problemas...

    A Fast Track Pro é uma boa pedida, mas o que voce pretende gravar?

    janick
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    pauloferr
    Essa sua máquina ta bem fraca... ao invés de investir uma grana violenta nisso tudo, eu recomendo que você pegue uma máquina melhor... tunar carroça não serve. E depois pegue os periféricos para o home. Sinto lhe dizer, mas é a pura verdade.

    gwallner
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    pauloferr
    Coloca mais 1Gb de memória que vc conseguirá fazer boas gravações, não é tão ruim assim como o janick disse. É só não usar muitas pistas MIDI.
    Se conseguir colocar Core 2 Duop e mais 2Gb, melhor ainda!

    Somente para esclaricimentos, a versão essential do Pro Tools grava até 16 pistas, não tem plugins de terceiros e tem suporte USB limitado. É uma versão reduzida da M-Powered que, por sua vez, é reduzida da versão full.

    pauloferr
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: pauloferr
    · votar


    Vou pesquisar pelo EzDrummer. Obrigado pela dica.

    Pretendo utilizar para gravações e para somente tocar também. No caso de somente tocar, eu gostaria de ter um reverb no vocal. Pra isso torna então necessário o uso de mesa, certo?

    Qual mesa bem barata, pode ser 4 canais msm que posso comprar para colocar um reverb e que tenha uma distorção pra guitarra?

    Quanto a finalidade das gravações, são para entretenimento.

    overlappingcircles
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    pauloferr
    pesquisa vst e vstis, sao efeitos e instrumentos virtuais entre os quais se encontra o ezdrummer (eu pessoalmente nessa faixa prefiro o addctive drums) e em vez da mesa vc pode usar os efeitos em vst (o reverb que vc quer na voz)

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    pauloferr

    Cara esquece a mesa! num vai te servir pra nada.

    Como o overlappingcircles comentou, procure sobre VSTs, que são plugins que voce adiciona efeitos na gravação DEPOIS de gravado, tem qualidade muito superior aos de uma mesa dessas que voce procuraria.

    Quanto ao seu computador, não acho que seja ruim como o janick disse. Logico que seu pc não é o top do momento, mas tive um parecido com o seu (dual core e tal) só que com um pouco mais de memoria ram e gravava sem problemas algum. E como voce vai mexer com poucas faixas pelo jeito, não vejo necessidade de gastar muito dinheiro em computador, só mais 1 pentezinho de 1gb de ram mesmo. Abs!

    pauloferr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Pretendo msm comprar mais um pente de 1GB. Vai dar um pouco de trabalho encontrar ram de 533mhz que ja saiu de linha mas ainda consigo encontrar. Se meu dual core não aguentar, acho difícil, eu troco por um core 2 duo.

    Quanto aos VSTs, gostei da idéia, mas gostaria também de ter um reverb na voz em tempo real e pelo que parece os VSTs só funcionam depois da gravação. Quero colocar umas caixinhas de som e ouvir minha voz com reverb sem gravar também. Tem alguma forma de eu conseguir algum software que faça isso?

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    pauloferr

    O proprio software tem a opção de processar o vst sem necessariamente estar gravando. Voce deixa o efeito "ligado" e arma a pista como se fosse gravar, mas não aperta o rec, aí conseguirá exatamente o que voce quer... inclusive da pra por qualquer efeito junto com as vsts: reverb, delay, drive, compressor, equalizador, e todos os outros que voce imaginar. Abs!

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Falam sério que pc dual core com 1gb aguenta o tranco de gravar com os ultimos recursos disponvies... ou acham que vão procurar programas antigos para rodar folgado

    Tou com o Janick
    Verba para melhorar o computadore e o que sobrar para a interface

    Esqueça mixers, DIs (naõ queima nada não)

    T-Rodman
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tá fresquinho. Um colega daqui montou um setup bem semelhante ao que estamos sugerindo por aqui, e está escrevendo suas impressões:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/254135/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Home Studio R$2000 opiniões