Masterização : Falta algo mais

Autor Mensagem
leohackin
Veterano
# out/06


Olá pessoal,

Gostaria de pedir a ajuda de vocês mais uma vez. Estou mixando a demo de uma das bandas em que toco em casa. Gravamos as cordas em casa mesmo (Eurorack UB802 + Fast Track, mixando com SONAR 5) e bateria e vocal num estudio conhecido aqui no estado. Até ai tudo bem. Consegui mixar tudo de forma que ficou até bacana. Todavia, está faltando um "algo mais" na masterização.

Digo isso, pois os instrumentos estão muito na cara. Dei umas lidas por ai e o pessoal quase sempre descreve a situação assim:

1) Captar todos os sons da forma mais limpa possivel.

2) Pré-masterização :
- acertar as dinamicas
- equalizar
- normalizar para 6db

3) Mixagem:
- cuidado para nao saturar demais o sinal

4) Efeitos

5) Masterização
- normalizar novamente
- passar o wavehammer (limitar pra 6db e maximizar pra 0db)

O som final não fica saturado nem nada. E fica bem alto. Todavia, falta "algo mais" que não sei definir, comparando a outros sons masterizados. E isso independente der ser uma grande banda ou bandas nacionais mais obscuras.

Alguem poderia me dar uma ajuda e me dizer o que acontece a mais nessa faze de masterização. Se alguem quiser, posso passar a faixa em MP3 pra dar uma sacada.

Abração e valew.

LegendandoMonster
Veterano
# out/06
· votar


leohackin

É uma boa idéia colocar a mp3 pra gente escutar, mas assim... É sempre bom pedir pra outras pessoas falarem o que acham do produto final e etc. Outra coisa é a forma como você está captando os instrumentos em casa, você está usando um mixer behringer, que apesar de apresentar uma ótima relação CxB, não tem bons pré-amplificadores, falo por experiência própria. Estou gravando algumas coisas em casa, e já mexi em muita coisa no PC chegando à conclusão que não dá pra ter um resultado final profisional com o equipo que eu tenho (mixer wattsom da ciclotron de 8 canais). Você tem que ver em quais trilhas e quais sons você está sentindo falta desse algo a mais.

leohackin
Veterano
# out/06
· votar


Segue o link ae :

http://rapidshare.de/files/35770866/the_seas2.mp3

Cara ... o som captado pra mim tá bacana. Como disse, o problema e a mixagem. Tem algo nas mixagens finais ded outras bandas que nao tem nessa.

[]'s

Eder Muchiutti
Veterano
# out/06
· votar


leohackin
eu cortaria o passo de pré-master. Se o som é bem captado, não há necessidade de normalizar.[
- Boa gravação
- Mix equilibrada: mesmo as coisas q vc não espera podem ser necessárias. Efeitos, compressão, etc.
- Master: na minha opinião não é necessário normalizar. Quanto menos processos, melhor. O que eu custumo fazer na master é o seguinte: Equalização com um bom eq como o Waves Req6 ou Q10. Compressão com o PSP Vintage Warmer, Waves RComp ou outro. Às vezes um reverb geral. Waves L2 para dar aquela empurrada no som (maximizar).

Mas o mais importante de tudo é: NÃO HÁ REGRAS!!!. Siga seu bom gosto.

leohackin
Veterano
# out/06
· votar


Salve mestre Eder,

Saquei ... eu fiz a fase da pré-master pra cortar uns picos da bateria. As guitarras sem acertar as dinamicas ja tavam boas. Ai eu normalizei pq havia lido que é bom deixar todas as faixas normalizadas pra -6db.

Eu usei compressão ainda no SONAR mas nao usei na hora de masterizar.

Tô com com o L3 aqui. Vou dar uma mexida como vc falou hoje e ver no que vai dar ... a música tá mais ou menos do jeito que a gente quer. As guitarras tão falando alto e tá tudo mais ou menos na altura que a gente gostou. E da pra ouvir tudo. Essa parte da masterização que nao tá ficando como a gente gostaria.

Valewzão pelas dicas.

P.S.: outra ... você conhece algum pluguin bacana pra dar um gás na caixa da bateria ? Lembro que gravei uma vez num estudio que o produtor usou um plugin e a caixa ficou bem melhor. Tem ideia do que seja ?

Casper
Veterano
# out/06
· votar


Peguei sua mp3 e vou ouvir, amanhã, em uma
sala de masterização. Na segunda-feira eu
comento.

leohackin
Veterano
# out/06
· votar


Casper
Valew ... :) ... vou fazendo os lances que o Eder deu ideia enquanto isso.

Abração.

Michel Top
Veterano
# out/06
· votar


leohackin
Desculpe contrariar um detalhe q vc está fazendo, mas até aonde eu estudei, maximizar perde qualidade e nunca deve ser feito. Posso até estar errado, mas foi a forma que eu aprendi, que se vc gravar em 24 bits e 96 khz que eh o meu caso, vc deverá gravar com o maximo de volume possivel antes de alcançar os 0 db e nunca normalizar. Outro detalhe eh o seguinte, tente usar Equalizador paramétrico e nao gráfico, pois somente assim vc terá uma certeza doque está faltando e sobrando na sua equalização. Aconselho o Waves L3 Multimaximizer que possui um equalizador paramétrico mto bom, alem de possuir o melhor maximizer que já testei. Espero ter lhe ajudado em algo. Abraços!!

Michel Top
www.micheltop.rg9.net

leohackin
Veterano
# out/06
· votar


Salve Michael,

Claro cara. Estou aqui pra aprender. ;)
Maximizar que vc diz é usar o WaveHammer no caso ne ?

Estou gravando na Fast Track usando o Sonar a 24 bits com 48 khz de resolução. O que faço na gravação é gravar com um timbre que a gente ache bacana e que não dê saturação. Ai dou uma olhada no medidor do track no Sonar pra ver se o sinal não está estourando. Ai só entao meto bala. Depois, antes de comaçar a mixar, eu abro cada track no Sound Forge pra acertar as dinamicas (baixar os picos que estão passando dos -6db). Acertadas as dinâmicas, eu mando normalizar a faixa pra -6db pra só ai começar a mixar.

Pergunta :
1) Devo acertar as dinamicas das peças de bateria tb ? ou seja. QUALQUER COISA que esteja estourando a faixa dos -6db deve ser acertada antes de começar a mixar ?

Abração e valew a ajuda cara.

João_Luiz
Veterano
# out/06 · Editado por: João_Luiz
· votar


leohackin
Para a batera ficar mais "forte" e com as dinâmicas mais acertadas use o excelente Vintage Warmer (PSP) que o Eder citou.

Ele pode servir de compressor, além de resgatar os harmônicos perdidos durante a gravação digital

Tem um preset de bateria muito bom que pode experimentar e ver o resultado.

leohackin
Veterano
# out/06
· votar


Opa ...

Valew ... ;) ... mas desculpe-me a tamanha ignorância ...
O que é exatamente PSP ? A marca do plugin ?

Eu usei um compressor da Sonitus:fx ... e lá tinha um preset chamador "Drum Exploding" ou algo assim. Deu um gás bacana na caixa e bumbo.

João_Luiz
Veterano
# out/06
· votar


leohackin
PSP é a marca, o plug-in é o VINTAGE WARMER (você consegue baixá-lo na NET).

O link do fabricante: http://www.pspaudioware.com/indexen.html?url=http://www.pspaudioware.c om/plugins/vintage.html;

Jabijirous
Veterano
# out/06
· votar


João_Luiz
qual programa voce esta usando pra masterizar????????

eu uso o cd architect

aqui tem um artigo legal http://www.homestudio.com.br/Artigos/Art048.htm

João_Luiz
Veterano
# out/06
· votar


Jabijirous
Eu estou usando o Sonar com plug-ins.

Depois no Sound Forge eu corto ou aumento o tempo no início e fim da música.

Nunca usei o CD Architect, mas vou dar uma olhada nele.

Um abraço.

leohackin
Veterano
# out/06
· votar


Pode crer ... ;)

Vou baixar o filhote hoje ... ;)
Dei mais uma mixada ontem e ja melhorou bastante ... quando estiver satisfatorio eu posto aqui novamente ...

Outra pergunta : estou pra comprar um fone de monitoração da AKG, modelo k44 ... o rapaz da loja me falou muito bem dele, mas olhando em outros sites e comentarios, o pessoal tem falado que o k66 é melhor ... mas será que é tão confortável quanto o k44 ?

Eder Muchiutti
Veterano
# out/06
· votar


leohackin
eu justamente ia recomendar o Vintage Warmer pra caixa. Ótimo pro baixo e bumbo também.

para todos: eu masterizava sempre no Wavelab 5, mas gostei da idéia de fazer isso na saída master do Nuendo quando possível. Se precisar usar processos (fades, por exemplo), aí eu faço a mixdown e masterizo no Wavelab.

Michel Top
Veterano
# out/06
· votar


leohackin
Realmente existem mtos meios de mixar... eu nao costumo maximizar nunca a nao ser na mix... entao eh mto de cada um mesmo.... o normalizar q eu digo eh o normalize do sonar, q deixa em 0 db o pico mais alto da track, levantando todo o volume proporcionalmente. Isso sim perde qualidade, imperceptivel na hora da mix e tal, mas na qualidade final nota-se a diferença. E sobre a pergunta eu deixo tudo o mais proximo de 0 db sem clipar eh logico, tanto na hora da gravação, quanto na hora da mix e masterização. Costumo apenas colocar compressao no bumbo, caixa e pouco no baixo dependendo da ocasiao. Isso eh mto pessoal mesmo. Mas maximizo somente na masterização mesmo, pra jogar pra fora oq ta faltando e segurar oq ta sobrando, que normalmente sao os bumbos e as caixas da bateria.

leohackin
PSP eh a fabricante do plugin, que na minha opiniao fazem otimos "pequenos" plugins.

Jabijirous
A pergunta nao foi para mim mas mesmo assim, eu uso plugins da WAVES, como o L3 multimaximizer, L2 e outros.

Abraços pessoal!
Michel Top
www.michel´top.rg9.net

Jabijirous
Veterano
# out/06
· votar


o L3 é um pouco pesado!! eu uso o L1 que ja faz todo o meu trabalho

Michel Top
Veterano
# out/06 · Editado por: Michel Top
· votar


Jabijirous
Nem tanto pesado nao amigo... uso tb um da m-audio, o izotope ozone que eh mto mais pesado, mas eh mto interessante tb.... Abraços!

FabioSalgado
Veterano
# out/06
· votar


Sobre os fones, o padrão seria o AKG K 240, mas qualquer um desses K 44, 55 ou 66 são razoáveis, confortáveis e de boa qualidade, além de um preço bem mais acessível.

leohackin
Veterano
# out/06
· votar


Pois é ...

Vou pegar o AKG 66 hoje, pois o 240 tá quase 500 reais. :P
Coloco mais uma grana e compro um monitor da Tascam. heheheh

Abração aê pessoal. E muito obrigado mesmo pelas dicas.
É um caminho tortuoso, mas a cada acerto vc se sente mais realizado.

Soh mais uma pergunta : vcs mexem no Equalizer a esmo até achar um timbre bacana ou vocês tem mais ou menos algumas pré-configurações para guitarras e coisas do tipo ? Digo isso pq estou mexendo até achar um timbre legal, mas meio que no escuro.

Alguem tem um bom tutorial sobre frequencias de instrumentos e coisas do tipo e aplicações pra um equalizador ?

João_Luiz
Veterano
# out/06
· votar


leohackin
É difícil ter uma receita padrão, e pelo que vi é na base da experimentação de resultados: ouvir em diversos aparelhos e alto-falantes e comparar com discos conhecidos de boa qualidade.

Pelo menos é o que eu tenho feito.

Dá pra seguir um padrão no grupo de músicas da mesma banda, por exemplo, já que os instrumentos são os mesmos e o estilo e timbres também.

Se conseguir uma receita divulgue, hehehe...

Jabijirous
Veterano
# out/06
· votar


Nem tanto pesado nao amigo... uso tb um da m-audio, o izotope ozone que eh mto mais pesado, mas eh mto interessante tb.... Abraços!

considerando meu pc é fraco, um pentium 4 3.0, aqui ele é pesado!! até pq ele nao serve pra todas as musicas, se voce mexer numa frequencia ali, ela vai mexer em todas!!! entao fico com o l1 :P que faz praticamente o mesmo papel!!:P :P

leohackin
Veterano
# out/06
· votar


João_Luiz
POde crer cara ... :)
Estou dando uma lida dos primórdio da fisica do som pra entender melhor os lances e assim poder mexer no Eq com conhecimento de causa... heu heueuhehue .... se eu descobrir a receito eh claro que vou postar aqui ... afinal, uma mao lava a outra neh ... =D

Tava lendo aqui num artigo da home studio, falando que qualidade de CD é 16 bits ... e estou gravando com qualidade de 24 bits ... quer dizer que eu poderia estar gravando direto em 16 bits ? No caso, qual a verdadeira utilidade dos 24 bits ? hheheheh ... musica pra DVD ?

Eder Muchiutti
Veterano
# out/06
· votar


leohackin
processamento do áudio é a vantagem. Bem como gravar numa taxa de amostragem de 96Khz quando o CD é só 44,1Khz.
No seu estudo dos primórdios da física vc vai se deparar como teorema de Nyquist e possivelmente com alguns artigos sobre processamento de áudio e vai entender bem a idéia disso.

Clau
Veterano
# out/06
· votar


Pessoal, algumas dúvidas.
Conclui uma faixa de Audio stério no sonar. Abri no SoundForge para masterizar e percebi um lance. Meu canal RIGHT esta em -2db, o que é correto certo ? Agora o meu canal LEFT esta bantendo em -7, ou seja , bem mais baixo que o outro.
Tem como acertar isso no próprio soud forge ? ou tenho que mixar novamente no SOnar ?

FabioSalgado
Veterano
# out/06
· votar


Se apenas o pico de áudio está dando uma diferença dessas ou é a média do canal que está tão desigual ?

Isso pode ser resultado de um instrumento mal posicionado no plano estéreo, coloque-o mais centrado na mixagem, ou abra outro instrumento para equilibrar. Porém se não for o caso, no próprio SoundForge marque
apenas o canal mais baixo e aplique Volume nele para ficar próximo do outro canal.

Um abraço!

Clau
Veterano
# out/06
· votar


Não, a mixagem esta blz ...
Acho que é só aumentar o volume do canal mesmo ...
Como eu faço para selecionar apenas um canal e aplicar volume ?
valeu

João_Luiz
Veterano
# out/06
· votar


Clau
O Sonar tem uma opção que permite alterar os volumes dos canais, se não me engano lá nas propriedades de áudio...

Se quiser aumentar manualmente (no Sound Forge) selecione com o mouse somente o que quer aumentar e dê GAIN conforme o necessário.

Um abraço.

leohackin
Veterano
# out/06
· votar


Eder Muchiutti
Ahan ... li sobre umas coisas do tipo mesmo ... incrivel como isso dá um "boost" nos lances todos e estou mexendo nos eqs da Waves com um conhecimento de causa muito melhor ... =D

Peguei um AKG 44 (não achei o 66 nem por reza braba por aqui) e ja deu uma melhorada significativa (e vai ser confortável assim lá longe ... ahehehehe) ... agora é brincar um pouco ... e quando tiver algo mais concreto e dentro do ideial, eu posto aqui denovo pra vocês, mestres ...

Agradeço de coração a vocês : Eder Muchiutti, Michel Top, João_Luiz, Jabijirous, FabioSalgado ... gostaria de enfatizar o MUNDO que descobri depois desse tópico ...

Bridasso mesmo.

Abração e bom feriado pra vcs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Masterização : Falta algo mais