Como Aumentar o volume dar mais presença na Masterização?

    Autor Mensagem
    papillon
    Veterano
    # mai/11


    E aew galera blz??
    Bom, minha dúvida ja é o titulo do tópico...
    fiz umas gravações mas sempre acho q falta mais volume e presença dps da mix, pretendo masterizar pelo Sound Forge 10, se alguem tiver dicas por favor compartilhem aqui, dica de plug-ins tbm serão bem vindas!!

    desde já agradeço

    rhavierpc
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Não têm aquela receita de bolo pra isso...depende de sua interface, equipamentos, plugins e conhecimento.
    plugins bons que uso é o psp compressor, L3 da waves (alias a maioria dos plugins da waves servem para dar um UP), izotope ozone, t racks...e é bom comparar sua mix com outras, analizando mixes profissas, perceba o volume, o pan, e as frequencias..

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    tem ums plugins da bbe que nao lembro o nome , acho que eh harmonic maximizer , e sonic maximizer , que funcionam bem pra isso que voce quer.

    Minow
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    papillon
    Olha, masterização é uma arte que está muito longe da nossa realidade.
    Mas como o objetivo não é nada profissional, a palavra chave que você está procurando é "maximizer".
    Abra o Ozone/T-Racks, etc e fuce que eles vão servir pra o que você quer. Mas cuidado, compressores e limiters são proibidos para menores, use com parcimônia senão a fada da dinâmica vai te dar dez chibatadas por bit que você destruir.

    papillon
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Minow

    Mas cuidado, compressores e limiters são proibidos para menores, use com parcimônia senão a fada da dinâmica vai te dar dez chibatadas por bit que você destruir.


    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    RILITROS!!

    http://1.bp.blogspot.com/-g_JRUmfoeEg/Tcr8yM5_O_I/AAAAAAAAAL8/08IBa6nL K2k/s1600/okay.JPG

    Vlw pessoal pelas dicas, se tiver mais dicas, mais plug ins para indicar, video aulas, fiquem a vontade xD

    ABraçãoo

    Minow
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    papillon
    Hahahahaha

    Casper
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    A fada da dinâmica veio me visitar ontem.
    E não consegui dormir, desde então...

    http://www.nairaland.com/attachments/377592_fat-man-cross-dresser-pink -skirt-fairy-gay-men-pictures_jpg3fc05e9cd0f7d8b2d8490a9aa5031d46

    ricolb
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Minow
    A proveitando este tópico dentre os vários que tratam do assunto "Masterização" Eu queria sugar um pouco do seu conhecimento do assunto, se for possível, ou de quem puder contribuir aqui.

    Recentemente produzi um trabalho aqui no meu HS, dei um bom ganho de volume na pré-master, mas notei diferenças enormes do volume do audio master para o audio do CD gravado.

    Queria saber se esta diferença é normal depois que se grava o CD, talvez porque a master está no HD e o CD transfere o audio de uma unidade óptica de DVD? Ou se estou viajando, porque será que isto aconteceu?

    Meu processo todo é feito no Sonar, inclusive a pré-master e fica com bom volume a meu ver. Gravei o CD com o Nero, Sound Forge, CD architect e todos ficaram com o volume mais baixo do que a master. Eu uso uma mídia da Sony.

    Exportei a master com várias resoluções e taxas de bits diferentes pra testar: 48K/24, 48K/16, 44.1K/16, 44.1K/24. Deu na mesma, porém em 44.1K/24 tive a sensação que o som ficou menos "abafado", mais próximo da qualidade da master.
    Se eu me lembrar de mais algum detalhe que possa ajudar eu posto mais tarde, por enquanto se vcs puderem ajudar de alguma forma, descrevendo o modo como gravam seus CDs, velocidade, software, drive utilizado, etc. Para que eu possa fazer um comparativo... ...E é claro, me digam se isto é normal ou não! ABÇS!

    ogner
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: ogner
    · votar


    ricolb

    Acho que é normal ( pra nos mortais, que nao temos estudio de um milhao de dolares).
    Vc exportou em WAV?

    ricolb
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ogner
    Obrigado pela rápida resposta. Eu acho que fiz toda a lição de casa, exportei corretamente em WAV de 48K/24 bits e nas outras resoluções descritas acima, todas em WAV. Você, por acaso já havia notado isso? ABÇS!

    ogner
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ricolb

    Sempre noto uma diferença. Mas geralmente exporto ( 95% ) em MP3. Em WAV, nao me lembro

    .omni
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ricolb
    Ok! Vamos por partes.

    Queria saber se esta diferença é normal depois que se grava o CD, talvez porque a master está no HD e o CD transfere o audio de uma unidade óptica de DVD? Ou se estou viajando, porque será que isto aconteceu?

    O volume não vai mudar estando na mídia ou no HD, é a mesma coisa.

    Eu acho que você já sabe disso, mas vou falar mesmo assim. O que dita o "volume" de uma master não são os picos de volume e sim uma média da música inteira.
    É legal usar uma referência como você fez, pra chegar num volume comercial legal.

    Exportei a master com várias resoluções e taxas de bits diferentes pra testar: 48K/24, 48K/16, 44.1K/16, 44.1K/24. Deu na mesma, porém em 44.1K/24 tive a sensação que o som ficou menos "abafado", mais próximo da qualidade da master.

    Não tem porque o arquivo em 44/24 ficar menos abafado porque a taxa de 24 bits é somente relacionada a dinâmica e não a faixa de frequência.
    Se fosse pra funcionar assim, em teoria o 44.1 teria menos agudos que o 48, já que no áudio digital a taxa de sampleamento tem que ser pelo menos duas vezes maior que a frequência mais alta. Mas apesar disso a master é feita pra soar bem em 44.1.

    Eu acho que se o volume da sua master não chegou junto da sua referência, o negócio é dar mais volume!
    Mas quanto mais você comprime, mais você vai alterar o som da mix original, arrisca afundar a caixa da bateria ou deixar a voz lá no fundão da mix.
    Por isso que masterização é uma coisa bem complicada de fazer, algo que "não se faz em casa". Não basta comprimir, as vezes você vai ter que consertar alguma frequência que estava sobrando na mix e etc. E geralmente tem masterizadores que preferem receber uma mix mais pra o abafado do que pro brilhante pra puxar tudo na master.

    ricolb
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    .omni
    Eu acho que se o volume da sua master não chegou junto da sua referência, o negócio é dar mais volume!

    OK! Obrigado pelas respostas, mas o que acontece é que a pre-master chegou onde eu queria, pelo menos em termos de volume, mas no CD(na gravação da mídia de CD) o volume fica muito mais baixo, entende? Depois que o CD está gravado e ouço, comparo o volume do CD com o da pré-master que está no HD e que foi usada pra gravar o CD e realmente o volume não é o mesmo, sendo o volume do CD bem mais baixo.
    Em ambos os casos, CD ou pré-master, eu uso o mesmo player com o mesmo volume para tocar as faixas. Isso é normal?

    Por isso que masterização é uma coisa bem complicada de fazer, algo que "não se faz em casa". Não basta comprimir, as vezes você vai ter que consertar alguma frequência que estava sobrando na mix e etc.

    Tenho consciência disto. Estou aprendendo muito a respeito tb, procurei até utilizar o termo "pré-master" como forma de diferenciar o meu trabalho do de um profissional especializado em um estúdio profissional também. O estúdio que produziu o CD da minha esposa somente gravou e mixou as faixas e enviou a matriz para ser masterizada e eu acompanhei todo(com excessão da masterização) .

    desculpe não posso concluir agora!

    .omni
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ricolb
    Se você ripar as musicas do cd e abrir numa track do lado da master original, como fica, o volume fica diferente?
    Na verdade é comum mudar bastante coisa do arquivo original pra um cd gravado em casa, afinal a mídia é ruim, o gravador, etc. Mas perder volume... Mas é muita coisa? Tipo 5db? Ou é uma variacaozinha que só fazendo um AB pra notar? Tem que ver as configurações do software que usou pra gravar também.

    ricolb
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    .omni
    Se você ripar as musicas do cd e abrir numa track do lado da master original, como fica, o volume fica diferente?

    Pior que eu fiz isso e espantosamente a track ripada fica com o volume absolutamente igual ao da track master, viu?!
    Parece que tudo isso é normal então, mas eu queria que alguém conferisse pra eu ter certeza se é ou não.

    Mas é muita coisa? Tipo 5db?
    Isso eu não sei dizer, só sei que é bastante perceptível.

    Tem que ver as configurações do software que usou pra gravar também.
    Bom, não alterei nada neles. O Nero tem a opção de normalizar todas as faixas, mas isto eu não usei também. No SoundForge e no CD Architect também não alterei as opções padrão. ABÇS!

    .omni
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ricolb
    Pior que eu fiz isso e espantosamente a track ripada fica com o volume absolutamente igual ao da track master, viu?!

    Então é o seu player.
    Relaxa.

    Isso eu não sei dizer, só sei que é bastante perceptível.

    Tudo bem, não importa.
    Não vai ter nada diferente no seu software não, se você ripou e as duas estão no mesmo volume, tudo certo! É comum o som estar diferente por motivos já citados, mas o volume geral estando igual tá tudo certo.
    Eu não me preocuparia com isso. Tem aparelhos de som que você vai ter que empurrar mais o volume pra ouvir, tem caixas que precisam de mais volume pra falar igual, headphones principalmente precisam de um amplificador que consiga empurrar legal então dificilmente você vai usar "o mesmo" volume pra tudo. Pode ficar tranquilo.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Galera quais plugins do Waves 9 você me recomendam experimentar testar na masterização?

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Isso é bem amplo... Sugiro que estude técnicas de masterização, e busque os que mais tiver afinidade.

    JJJ
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    GuitarHome

    O mínimo do mínimo do mínimo seria um limiter/maximizer, se a mix estver perfeita (difícil), pra fazer o que o título do tópico sugere. Eu acrescentaria um eq antes, pra dar um shape final nas frequências, e compressores mono ou multibanda, pra acertar dinâmica geral ou por faixa de frequência. Particularmente prefiro gastar mais tempo na mix e deixar a master mais "transparente", ajustando apenas detalhes e o volume geral.
    As ferramentas da Waves pra isso são inúmeras... Vai depender do gosto do freguês (vintage, moderno, baseado em algum famoso, separado por tarefa ou junto numa espécie de "Channel Strip" de master).

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Porque um limiter JJJ seria o mínimo? Não consigo ver sentido nisso... Num metal from hell, onde tudo já é mega chapado, os vocais estão comprimidos pra burro, é sério que ainda preciso limitar alguma coisa? Ou numa bossa onde tudo (espera-se) seja dinâmico, cheio de nuances etc... Comprimir pra que? Deixa rolar...

    JJJ
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Ismah

    Só pra dar volume mesmo. Nos canais, costuma-se deixar um "espaço" (headroom) de alguns dB. Daí, se não der esse gás no fim, pode ficar baixo. Controlar o volume geral final mexendo em cada track individualmente é osso... rs

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Ismah
    e busque os que mais tiver afinidade.

    Isso é tão amplo quanto minha pergunta. Estou estudando, mas entrarei nesses assuntos nos próximos dois semestres da minha faculdade. Além disso estou "devorando" alguns videos na internet. Mas como estou com o Waves agora e não gosto de ficar mexendo em botãozinho sem saber o que faz, ou colocando compressores ganhando só volume na verdade achando que está melhorando em algo, prefiro que alguém me de uma luz aqui. Estou finalizando uma composição que eu fiz aqui, e a idéia não é que fique mil maravilhas, até porque a captação já não foi numa sala adequada que apesar de isolada, não tinha tratamento, improvisamos um colchão por exemplo. Os mics eram um condenser da M-Audio e um BM700 por exemplo, que é um mic genérico. Então teria que tirar leite de pedra, pois o processo mais importante que é a captação, já não foi nas melhores condições.

    Abç

    JJJ

    Quanto ao limiter eu já dei uma olhada num video do canal "Dicas de áudio Adura" que ele da uma explicadinha legal, que da pra entender, alias tem muito conteúdo bom nesse canal.

    Quanto a compressores e eq eu não saberia muito como devo utilizar na master, tenho medo de exagerar em algo.

    Abç

    JJJ
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    GuitarHome

    Eq é o seguinte (pra mim): você fez suas tracks lá, do jeito que achava melhor e tal. Cada uma com sua eq, sua compressão, etc. Porém, a mix final pode ficar um pouco "desequilibrada", com algum "reino" de frequências (graves, médios e agudos) mais ou menos favorecido. Aí você ajusta, de leve. Isso pode não ser assim pra todo mundo, mas é como eu vejo.

    E como saber se há desequilíbrio? Bom... ou você tem um puta equipo, com putas monitores e um puta par de ouvidos... ou enxerga o espectro num diagrama (é o que eu faço! rs).

    A compressão, pra mim, é pra resolver dinâmica. Passou o tempo da "loudness war", onde não havia dinâmica, só onda no talo. Então agora, você pode dosar partes mais altas e partes mais baixas na música. Porém, o compressor na finalização ainda é fundamental pra não deixar a mix variar demais, obrigando o ouvinte a aumentar ou diminuir o volume durante a execução (tem algumas músicas gravadas até os anos 70, onde eu fazia isso várias vezes). Convenhamos... é ruim. Pelo menos, eu acho!

    Então, resumindo muito, pra mim é isso: eq, compressor, limiter. Tudo muito dosado, sem excesso. Na minha opinião, se precisa de muita tralha pra finalizar, é porque as tracks (ou até a gravação mesmo) tem problema.

    Ismah
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    GuitarHome

    AAAAAaaahhhh bom, agora tudo faz sentido... Desculpe não ajudar, mas não há receita de bolo exatamente, mas como tu está se antecipando a faculdade eu dou o braço a torcer. Busca a pipoca!

    Só o livro que ele indica pode virar TCC

    https://www.youtube.com/watch?v=ITFWGkNIafM

    https://www.youtube.com/watch?v=WFqeQpeiTZU

    Esse vai ser um complemento aos anteriores

    https://www.youtube.com/watch?v=lH8AEnTZFqo

    Mid-side que eu uso

    https://www.youtube.com/watch?v=W6gMi7k3-oM

    https://www.youtube.com/watch?v=B5UMb_8BpbU

    Para música eletrônica, um workshop inteiro sobre...

    https://www.youtube.com/watch?v=xyP0F8AjgHA

    E um "cursinho"

    https://www.youtube.com/watch?v=VaaFjfmqhkk

    Divirta-se! E vou ficar mega chateado se disser que eu não citei nada da Waves...

    makumbator
    Moderador
    # ago/16
    · votar


    GuitarHome
    não gosto de ficar mexendo em botãozinho sem saber o que faz

    E nem deveria! Além do que já foi citado, recomendo ler o manual dos plugins que você tenha à disposição. Em geral eles especificam a função de cada controle ou mostrador (até pelo fato de serem usados nomes diferentes dependendo do fabricante).

    No caso da Waves, vá lendo o manual do L3, LL-16, C6 (multibanda), Hi-EQ, etc...

    A Waves é uma boa marca, mas realmente dependendo da função tem coisa melhor no mercado (como Slate digital, Softube, Nugen audio, etc...)

    Casper
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Caros:

    Compressor multi bandas é relativamente fácil
    de usar e proporciona bons resultados.
    É só não abusar, senão fica assim:




    MMI
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    GuitarHome

    O mais legal e mais difícil nos compressores é acertar os transientes. Também mexe com a sustentação.

    Tinha anos que meus plugins da Waves não estavam instalados mais. Por coincidência semana passada eu instalei de novo, muito por conta do simulador GTR que não tem nada a ver com o assunto. Então não vou falar deles não, só concordo com o makumbator:

    A Waves é uma boa marca, mas realmente dependendo da função tem coisa melhor no mercado (como Slate digital, Softube, Nugen audio, etc...) - tem também PSP, SPL...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como Aumentar o volume dar mais presença na Masterização?