Masterizaçao, alguem sabe?

Autor Mensagem
Guilherme 82
Veterano
# mai/05


É o seguinte: Procuro alguem que possa me passar algumas dicas de masterizacao, pois pretendo fazer umas gravaçaoes caseiras e nao sei masterizar.

Obrigado pela atençao.

anderson florencio
Veterano
# mai/05
· votar


masterizar?
o q vc quer saber?
talvez posso te ajudar

Guilherme 82
Veterano
# mai/05
· votar


Cara sao varias as coisas, reducao de chiado, ganho, brilho, peso na guitarra e no baixo. Outras coisas do tipo; fica melhor colocar reverb no amplificador, no v-amp ou no programa de ediçao? Equalizaçao em geral e por ai vai...

Se for possivel me ajudar ficarei muito grato.

Obrigado

renfbn
Veterano
# mai/05
· votar


eu tambem gostaria de algumas informaçoes, pelo fato de minha banda entrar em estudio para gravar neste fds e eu queria ter uma noção sobre o assunto

anderson florencio
Veterano
# mai/05
· votar


primeiro de tudo. a forma com vc capta o som manda!!!!!!! se vc não conseguiu uma boa captação o resto vai ser ruim. a primeira coisa que vc tem q fazer é escolher um programa bom pra gravar, nuendo, protus, tem que ser coisa boa pra vc ter recursos como reduzir chiado, etc...
pra gravar tanto guitarra ou baixo:
guitarra: primeiro ache o melhor timbre dela, sem mexer na mesa que neste momento deve permanecer flat. efeitos com reverb, alguns delay`s devem ser postos depois para se ter uma captação mais pura possível. depois de bem captada é colocamos os periféricos, efeitos, etc... assim conseguimos mexer e se algo nos desagradar temos ela pura pra começar de novo até achar o timbre e o som ideal.
baixo: primeiro ache o melhor timbre, com a mesa, ou program, flat. não use compressor. só use algum efeito caso a música precisar, no caso de compressor, ponha depois pois se vc por antes te impossibilita mexer, equalizar e uma série de problemas. grave o mais seco possível, se tiver um bom pré, pode usar, mas com moderação, para não sujar o som.
se lembre que quanto mais puro o som chegar, mais vc pode mexer depois.

anderson florencio
Veterano
# mai/05
· votar


gravo dois cds por ano a 3 anos e amo operar pa como mesa de estúdio.
nem todos pensam assim mas falo do que aprendi com gente fera mesmo.

maggie
Veterana
# mai/05
· votar


Guilherme 82
Outras coisas do tipo; fica melhor colocar reverb no amplificador, no v-amp ou no programa de ediçao?

Acho que o mais indicado é colocar esses efeitos "supérfulos" depois, conforme for necessário na música.

Dá uma olhada na audiolist que tem bastante coisa sobre PA e dicas de gravação.

marcioazzarini
Veterano
# mai/05
· votar


anderson florencio

Boas dicas!

Só saliento uma coisa:

Os Reverbs são muito importantes na masterização, pois são eles que dão a sensação de ambiência de cada instrumento. Tendo em vista q é possível "montar" uma sala com os reverbs, deslocar os instrumentos um mais à frente dos outros. O Reverb é muito poderoso, porém precisa de experiência e muita paciência para trabalhar com ele.

Krist Novoselic
Veterano
# mai/05
· votar


È simples.. mais primeiro da uma regulada no instrumento..regula as oitavas, abaixa as cordas e muda a altura dos captadores até ficar bom.... regule o cubo,, pedais etc.. o máximo q puder... testa umas posições pra microfonar o cubo pra ver qual é melhor.. aí depois e no pc mesmo.;;; deixe o volume da entrada de mic do pcmais ou menos na metade..(pra não distorcer). olha...bota uma redução de ruidos...bota um equalizador e meche até ficar bom e quem sabe um compressor...só vendo pra descobrir a diferença q isso dá...vc pode mudar completamente o som do instrumento....

Krist Novoselic
Veterano
# mai/05
· votar


O baixo é bom gravar em um cubo com falante de 15,, bota o volume do cubo muito alto tb não;;;se não o microfone distorce;;;;as vezes olha até oq vc pode fazer q melhora:: Se o microfone estiver muito agudo ou muito chiado põe um pano(camisa , qualquer coisa) no microfone; lembra de deixar o volume da entrada do mic baixa;;

Krist Novoselic
Veterano
# mai/05
· votar


dependendo do seu baixo..se vc tocar com os dedos pode da muitos barulhos aí talvez precise gravar de palheta;;;

Krist Novoselic
Veterano
# mai/05
· votar


baixa o cool edit q é facinho de mecher;;;;;;aí vai fuçando q aprende;;

Krist Novoselic
Veterano
# mai/05
· votar


se quiser meu msn talvez possa ajudar em algo..apesar de ter bastante tempo q n mecho em programas assim......

Krist Novoselic
Veterano
# mai/05
· votar


clica no meu nick aí do lado q meu email tá aí

Caobelli
Veterano
# mai/05
· votar


Krist Novoselic
Quem mania tu tem de dizer que palheta é boa para gravação!!!!!!!!
O som dela em gravação FODE tudo! a menos que vc a queira, aquele barulhod e plástico raspando corda é terrível. vou colar o comentário que fiz no tópico sobre palheta

Krist Novoselic disse:
"se buscam um som bonito toque de palheta"
Sem desmerecer sua observação, mas ela é um tanto deslocada.
O som da palheta na corda causa aberrações de frequência que praticamente MATAM o timbre original.
Muitos são os exemplos de baixistas que tocam de palheta e nas gravações buscam mil maneiras de minimizar o som das suas.
Quem já assitiu a gravação do Black Album do Metallica no vídeo A year and a half... pôde ver perfeitamente a busca do Jason e do Bob Rock em chegar num som limpo.
O timbre estalado de guitarras combina bem com palhetada, no baixo fica plástico, artificial, mata o som... mas isso é só minha opinião (e de toda torcida do flamengo).
O uso dos dedos é não só perfeito para exploração técnica do instrumento (tanto na guitarra (à excessão da técnica de palhetada) quanto no baixo) assim como para se obter um som mais rico, definido e encorpado.

marcioazzarini
Veterano
# mai/05
· votar


Krist Novoselic

O cara ta querendo dicas de masterização...

Guilherme 82
Veterano
# mai/05
· votar


Muito obrigado pela atençao de todos. Dicas validas.
Aconselho quem ainda tenha duvidas (como maggie disse) a dar uma conferida no www.audiolist.cjb.net.

Obrigado

Mr Moses
Veterano
# mai/05
· votar


anderson florencio

Fiquei com dúvida quanto a esse aspecto de gravar o som bem limpo. Pro contra-baixo, eu não uso efeito. Minha dúvida quato ao baixo é: Seria melhor gravar direto no Pc ou é melhor passar por um cubo ou ampli e microfonar??

Tô querendo começar a gravar agora com minha banda, e queria saber sobre gravação da guitarra e essa questão de gravar "limpo". As guitarras do nosso som têm muito efeito, e queria saber se esses efeitos devem ser colocados só depois?? Mas como faço isso? Usando os efeitos dos programas de edição?? E onde vai parar a melhor sonoridade dos "caros" pedais analógicos??

Abraços

FBassist
Veterano
# mai/05
· votar


para gravar microfonando o cubo é sempre bom microfonar uma caixa 4x10 pois vc ira ter respostas d etodos timbres, medios principalmente....


O baixo é bom gravar em um cubo com falante de 15
jamais, fika uma bosta, muito grave...

anderson florencio
Veterano
# mai/05
· votar


o melhor seria se vc tivesse um bom pré valvulado para gravar, ou uma mesa com um pré violento. cuidado com os cabeçotes que vc usa, pois lembre-se que eles são feito pra palco, não pra estúdio. muitos não filtram pequenas impurezas. gravar microfonando o cubo é perigoso... tanto que a minoria o faz. geralmente são usados pre valvulados ou transitorizados ou prés de mesa( tem que ser a MESA). eu já gravei direto no pc, já gravei num pré valvulado. + O MELHOR SOM QUE JÁ TIVE FOI: BASS > PRÉ VALVULADO> MESA DA DÉCADA DE 70 COM UM "piiiiiii" PRE API > NUENDO.
te falo que ficou divino.

anderson florencio
Veterano
# mai/05
· votar


tome cuidado para que o som do baixo fique o mais clean, gordo, aveludado possível.
pras guit. alguns efeitos são melhores colocar depois pq vc escolhe se quizer por mais ou menos pra um efeito desejado, efeitos como reverb...
já distorções, tremolo, ... , são melhores por depois.
converse com os guit. eles não colocam reverbe antes do pedal de dist. a toa, tudo tem uma ordem lógica, efeitos que "molham" o som eu indico para serem posto depois para que vc escolha o tanto de "água" que ficará na música e pq vc não perde nada com os pluguins que existem hj no mercado, detalhe, pra esses sons. se vc já gravou a guit. com reverb p/ ex., e se quiser reduzir, se precizar,já era, tem q fazer de novo.
falow
qualquer coisa fala aê q a gente kebra a cabeça e vai postando até ter a solução. fica de olho nas revistas "backstage" e "musica, audio e tecnologia" pois elas tem altas dicas.

Mr Moses
Veterano
# mai/05
· votar


anderson florencio

1- Desculpa minha ignorância, mas o pré não é o mesmo que o cabeçote, não é? Ql a(s) diferença(s) ???

2- Eu ligando meu baixo no pré, e esse por sua vez na mesa, vou ouvir o som de onde? De um fone de ouvido, do pc ou de um combo??

3- Outra coisa: qto à equalização, melhor colocar td meio termo, flat, ou posso usar o equalizador do baixo??

4- Quanto à guitarra, e quanto aqueles efeitos obtidos através de pedaleira, com reverb, delay, distortion e várias coisas combinadas, por exemplo. Dá pra reproduzir isso depois, gravando limpo??

5- E como fazer pra saber que o que você tá gravando limpo na guitarra vai sair exatamente "aquelera barulheira" q vc tava querendo fazer, entende??

Vc tem algum link com matéria comlpeta sobre gravação??

Valeu pela paciência.

Obrigado.

Bico
Veterano
# mai/05 · Editado por: Bico
· votar


Isso de colocar efeitos depois, sempre me intrigou...
Se vc tem seu ampli, seus pedais/pedaleira e tudo mais, conseguiu criar um bom timbre com isso.. Não será mais fácil gravar já com tudo, não?

Eu não tenho muita experiência no assunto, mas das vezes q gravei, usei o pré-out do ampli e ao mesmo tempo microfonei (aí eu dosava os dois pra chegar a uma mistura boa). Me parece ser uma boa idéia. Já até lí depois, sobre gente q faz isso em estúdio (pra sujar de leve o som e tal...).

Mas voltando ao assunto sobre masterização... Com o compressor, equalizador, reverb e outros de um programa como o Cakewalk 9 ou Sonar 2 XL, dá pra conseguir um resultado bom? Esses efeitos de tais programas não soam artificiais demais, não?

BloodyBass
Veterano
# mai/05
· votar


Baixei o Nuendo aqui e fiz uns testes co umas gravações limpas que eu tinha e os efeitos dele sào muito bons mesmo. Dá pra fazer várias combinações legais com ele. Ele tem uma função maravilhosa que se chama punch in. Nela você determina um certo momento na trilha para que o gravador seja acionado, isto é, se vc errou uma parte pequena de um solo vc só marca a parte errada e bota o player pra rolar de alguns instantes antes do erro, depois qdo chegar na hora da parte errada o programa aciona a gravação e vc concerta seu erro!

É ótimo para gravação com banda isso!

Seu Zé
Veterano
# mai/05
· votar


Mr Moses

Fiquei com dúvida quanto a esse aspecto de gravar o som bem limpo. Pro contra-baixo, eu não uso efeito. Minha dúvida quato ao baixo é: Seria melhor gravar direto no Pc ou é melhor passar por um cubo ou ampli e microfonar??

Cara, como FBassist falou, se você quiser gravar microfonando o som do baixo, o ideal é que seja com boas caixas de 4x10. Mas se conhece o seu equipamento ou o que vai usar, uma solução é gravar usando um DI (Direct Box). Assim você pode gravar tanto o sinal do baixo vindo da caixa microfonada, bem como o som do baixo direto na mesa, tudo na mesma sessão. O legal é que você pode escolher o melhor sinal.

Abraços.

anderson florencio
Veterano
# mai/05
· votar


Mr Moses

1. pré é qualquer circuito antes da amplificação do som, um cabeçote funcionará como um pré sim, se vc utilizar a saída Direct out dele; mas eu falo pra tomar cuidado com o pré q será utilizado, testar pra ver se o som fica bom mesmo. ex: vc sabia que a maioria dos cabeçotes da gk aki no brasil é da linha mais fumo... até os meteoros, os top de linha, são melhores e tem uma timbragem melhor do que esses 200, 400 e 800 rb...

2. vc tem que ouvir o que está sendo gravado, então vc tem q ouvir como o som está chegando no pc, então, vc tem q ter um monitor ligado na mesa pra ouvir o som q está indo p/ pc. 2 detalhes:1. a caixa de monitor tem que ser clean, tem que ser uma caixa fiel. a caixa não pode ser grave nem aguda, ela tem que ser flat. são as famosas caixas de referência de estúdio, q são caras, mas hj já tem algumas linhas + acessíveis. 2. vc precisará de ter uma volta do som que foi gravado no pc p/ a mesa, para que vc se certifique de q o som q está enviando p/ pc é o mesmo q está sendo gravado, to falando de timbre, e pra vc tb ouvir como está a gravação.

3. vc deve equalizar 1º o baixo, com todo o resto flat, depois q vc tirar o melhor som, vc acrescenta das outras coisas. não se engane um ex: vc deixa o baixo flat, mas quer da grave, entã dá grave no pré, mas o pré vai aumentar oq se vc não mandou grave pra ele, ele vai transformar as frequências que não estão graves em graves. é a mesma coisa?? não, pois vc acabou de perder harmônicos importantes do seu baixo.

4. dist. precisa ser gravado na hora, pois a pegada de dist. é diferente, reverbe, e alguns delay, depende da musica, pode ser acrescentados depois. sobre a qualidade deles, tudo depende do pluguin q vc está usando. se vc estiver usando pluguin fumo...

5. a mágica vem depois que vc já tiver gravado, aí vc acrescenta tudo que vc queria na proporção q vc achar ideal, coloque seu guit. do lado e mude o som até ele chorar...rsrs

vou procurar uns links, mas tenta olhar o site das revistas q indiquei.

anderson florencio
Veterano
# mai/05
· votar


Bico

tudo tem um jeito + fácil, mas o melhor nem sempre é o mais fácil.
baixe o nuendo sô, os pluguins dele são cavalo demais. antigamente, em prog. mais antigos o som soava meio digital, hj tem som melhor que muita caixa e pedal por aí, e olha que eu sou analogicomaníaco.
só um detalhe... não grave com o som comprimido, comprima o som depois que vc gravou. se vc comprimi antes, o som já vai chegar sem alguns harmônicos, se vc comprimi depois vc consegue comprimir mais harmônicos.

marcioazzarini
Veterano
# mai/05
· votar


anderson florencio

Ótimas dicas!

Mr Moses
Veterano
# mai/05
· votar


anderson florencio

Pow, valeu aí, cara!! Vc falou de umas coisas aí q eu nunca tinha pensado, mas q fazem todo o sentido.

Vc tem msn pra bater um papo?


Seu Zé

Valeu!!

Gabriel Simões
Veterano
# mai/05 · Editado por: Gabriel Simões
· votar


Acho q o topico esta completamente desviado do rumo: masterizacao ...
A masterizacao é a ultima etapa e tem como finaliade processar todas as musicas ja mixadas visando o volume final, equalizacao e ambiencia ...
Se voce esta falando de aplicar efeitos no sinal de entrada pra gravar , voce ainda esta na etapa de gravacao, se esta falando de aplicar efeitos depois de gravar , esta na mixagem.

Cara sao varias as coisas, reducao de chiado, ganho, brilho, peso na guitarra e no baixo. Outras coisas do tipo; fica melhor colocar reverb no amplificador, no v-amp ou no programa de ediçao? Equalizaçao em geral e por ai vai...

Redução de chiado, ganho, brilho e peso na guitarra nunca fizeram parte da masterizacao ... inclusive nao aconselho a tentar reduzir o chiado digitalmente ja que SEMPRE é retirado amplitude de frequencias que não faziam parte do ruido ... e voce vai perder no sinal da guitarra ...

Acho que você deveria antes de tudo procurar algum material sobre o assunto ... a internet esta cheia dessas coisas e não é nem um pouco dificil achar ... ok ????

E se realmente você quer masterizar .... um primeiro software que vai te dar uma ideia de como a coisa funciona de forma mais facil é a versão stand alone do T-Racks .... da uma procurada por ai q vc acha ...
Boa sorte,
Gabriel

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Masterizaçao, alguem sabe?