Aquário - Gravação de Bateria

Autor Mensagem
Hammond B3
Veterano
# mai/06


é o seguinte:

Quero microfonar a bateria na minha igreja pra gravações tb!
Só que o som dela + o amplificado, vai arrebentar tudo, pq o local não é tão grande.

Queria diminuir o volume original da bateria, e com bons microfones, jogar tudo no PA!

Pensei no aquario, alguem pode me dar informações a respeito?
Se resolve meu problema? é caro? como comprar isso?

Obrigado!

Eder Muchiutti
Veterano
# mai/06
· votar


Hammond B3
pelo que sei, diminui sim o vazamento tanto pra dentro quanto pra fora, mas ouvi dizer que esses aquários de acrílico são muito caros e os de vidro são uma solução "econômica" - uma vez que vidro não é barato também.

Hammond B3
Veterano
# mai/06
· votar


Como é construído isso?

se for fazer de vidro, tem que ser um material ultra-resistente, senão quebra com a vibração!

E outra, temque fechar o aquario ou pode ser na altura da batera, como já vi muitos usarem?

Scoth_Pr
Veterano
# mai/06
· votar


Hammond B3

É uma ótima solução, mas a menos viável de todas. Prepare-se pra gastar tanto no material escolhido para o aquário tanto nos microfones que tem que ser de uma certa qualidade.

Na minha igreja, fizemos um aquário com vidro temperado (pode ser feito com acrílico, mas é mais caro). O vidro temperado é mais barato e possui quase a mesma qualidade que o acrílico. Em cima da bateria tem o teto da galeria, então ela ficou praticamente tapada. Microfonamos com microfones SHURE pra garantir a qualidade da captação. Lembrando que você terá que comprar as estantes separadas para cada microfone, que vão ser uns 7 +/- (bumbo, 2 tons, caixa, crash, condução, surdo) que é o padrão.

Fica legal sim, ainda mais com todos tocando juntos. Gastamos praticamente R$2.000,00 com tudo, é claroq ue reduzimos os custos ao máximo e conseguimos as placas a preço de custo mesmo.

Eder Muchiutti
Veterano
# mai/06
· votar


Hammond B3
se vc for comprar mics da Shure que não sejam da série PG, vai gastar um absurdo.

Scoth_Pr
quanto foi gast só no aquário? vc tem idéia das medidas?

Scoth_Pr
Veterano
# mai/06
· votar


Eder Muchiutti

O preço e as medidas exatas eu não tenho em mãos, mas posso passar uma média. Estes valores não vão ser de muita ajuda, pois conseguimos preços muito bons aqui com amigos comerciantes.

Aquário: Composto de 4 chapas de vidro temperado: 80cm de largura e 220cm de altura, formando um L. +/- R$1.200,00 (preço de custo).

Microfones: SHURE, não me lembro o modelo, mas são 7 peças (6 do conjunto e 1 mic p/ caixa separado). +/- R$1.700,00 trazido do Paraguai por um amigo comerciante. Se tivéssemos comprado em loja, teríamos pago em torno de R$2.500,00.

Não sei se essas medidas vão te dar uma média, pois na minha igreja a bateria fica embaixo de uma pequena galeria, e tivemos que cobri-la até o teto, e deixando um pequeno vão do lado p/ entrada e saída.

Hammond B3
Veterano
# mai/06
· votar


Scoth_Pr

Tem como vc postar umas fotos de como ficou?
A, e tem algum site que de dicas de como montar isso?

Eder Muchiutti
Falando de microfones, tem uns kits da Samson, coisa de mil reais.
Dessa marca, só conheço os condensadores, que são bons pra caramba!

Vc conhece esses mics?

Scoth_Pr
Veterano
# mai/06
· votar


Hammond B3

Posso tirar umas fotos no fim de semana e te enviar depois, pode ser?

Hammond B3
Veterano
# mai/06
· votar


Scoth_Pr

O Brother, valeu mesmo!!
felipetecladista_ arroba_ gmail.com

El_Cabong
Veterano
# mai/06
· votar


Na minha igreja a bateria é num aquário, mas eu não concordo muito, porque ali dentro há muita reverberação, o vidro ou acrílico reflete muito o som (superficie lisa). A minha opinão era microfonar a bateria só para o som frontal e gravação e zerá-la nos retornos (sem aquário).
Não concordaram comigo.

Scoth_Pr
Veterano
# mai/06
· votar


El_Cabong

Isso é uma das desvantagens, pois o vidro não absorve o som, e a reverberação interna fica muito grande. Mas se for bem fechada, e o baterista estiver usando um fone bom que possibilite o isolamento, como o Koss The Plug, daí não há problema.

Hammond B3

Vou tirar umas fotos esse fim de semana e te envio até domingo.

El_Cabong
Veterano
# mai/06 · Editado por: El_Cabong
· votar


Scoth_Pr
Se o retorno do baterista for por fones e estes forem bem isolados não haverá problemas para ele. O problema é a captação de reverber pelos microfones que estão microfonando a bateria, e este reverber não é agradável (é aquele do tipo que quando se bate na caixa, fica aquele Trrrrrrrr).

Uma solução para diminuir isto é colocar carpete, ou outro material que não reflita som, no chão e no teto do aquário. Se der para colocar carpete também no fundo do aquário (atrás do baterista) excelente!!!

Nunca colocar as paredes do aquário paralelas, como por exemplo, aquário quadrado. Aquário não quadrado não diminui o reverber mas quebra um pouco a sequência de "erres" no "Trrrrrrrrr" Rs. Rs.

Eder Muchiutti
Veterano
# mai/06 · Editado por: Eder Muchiutti
· votar


El_Cabong
se der pra colocar uma parede absorvente atrás, maravilha. Aí está quase tudo resolvido quanto ao problema de reverb. Ficaria algo como um trapézio, com a parede maior revestida de um material como Sonex.

Hammond B3
se vc não quiser qualidade excepcional, qualquer kit da Samsom, Shure PG, etc, vão te servir mto bem. Usei esse kit da Samsom pra um show e não consegui me acertar com o som do bumbo e não usamos os overs. Mas também é questão de gosto, acho.

Scoth_Pr
Veterano
# mai/06
· votar


El_cabong

Esqueci de falar. O nosso baterista colocou carpete no chão, pra ver se dava uma aliviada no som. Ajuda um pouco, mas o som ainda fica alto dentro do aquário e pra quem tá do lado. Na verdade, o aquário vai fazer mais diferença pra quem está ouvindo na frente do palco.

El_Cabong
Veterano
# mai/06
· votar


Ficaria algo como um trapézio, com a parede maior revestida de um material como Sonex.
Perfeito !!

Na verdade só colocaram aquário na bateria da minha igreja porque a "velharada" estava reclamando do som alto. Por isso é que não concordaram com a minha opinião.
Agora estão usando o aquário e 2 microfones para captação geral da bateria. Com o $$$ gasto no aquário poderiam ter comprado microfones para todas as peças.

Hammond B3
Veterano
# mai/06
· votar


Tava conversando com um cara hoje, ele me disse que se fizer um aquario em acrílico, cobrindo a batera na altura dos pratos, resolve o problema!
se for realmente verdade, não haverá o problema da reverberação né?
Ou o cara stava equivocado?

Galera, desculpem o tanto de perguntas. mais é que não sei nada disso!
Valeu

Eder Muchiutti
Veterano
# mai/06
· votar


Hammond B3
não exatamente reverberação, mas talvez fique com um som de "caixa". O negócio é forrar pelo menos o chão e a parede de trás, como citei no post anterior. Isso deve funcionar.
Quer outra idéia? coloque peles de treino (sem som), triggers e um módulo como o Alesis DM5. Pronto. rs

Hammond B3
Veterano
# mai/06 · Editado por: Hammond B3
· votar


Eder Muchiutti

Já procurei em todos os lugares, e não acho eles! nem sei qto custa!

Com triggers, eu posso plugar eles no DFH? aí sim! bem melhor ue o modulo da Alesis!
Se bem que essa operação toda vai dar mais dor de cabeça que o aquario, pelo menos eu acho

maum_filho
Veterano
# mai/07
· votar


e ai galera blz?
Esse é um problema de muitos bateristas e muitas igrejas. e na minha nao é diferente. o jeito é usar o aquario e tbm se der, manerar na pegada.
bem os dois tipos de aquarios sao legais , tanto o de vidro temperado como o de acrilico. Particulamente eu prefiro o de acrilico, é mais facil de manuziar, e reverbera menos.
Mas um truque legal q eu aprendi , foi de usar espuma acustica ate a metade da altura do aquario, e se precisar usar tbm na parede de tras do aquario.
na minha igeja a parede era de granito, que pra mim é o maior inimigo do som, dai nos forramos com lam de vidro e ficou otimo. se naum der para forrar com la de vidro pode se forrar com espuma ou um carpete qualquer.

Quanto a microfonaçao, se nao for gravar nada, nao pracisa microfonar a batera toda, o ideal é microfonar o bumbo, os tons e se for muito necessario, a caixa. geralmente a caixa e os pratos tem um som mais agudo e por isso vai mais longe( sao mais altos), e la de baixo da pra ouvir a batera em armonia legal, msm sem microfonar tudo.

é isso ae, o conselho que eu do para os bateras la , e pra manerar na baqueta msm, claro sem perder a pegada original deles.

Valeu , abraçao!

Música de Preto
Veterano
# mai/07
· votar


Eu também sou a favor de zerar a bateria no retorno. Abre no PA só o necessário. Vale lembrar, que se for gravar, nem pensar no master da mesa! Separe umas duas vias pra servirem de LR e mande para o gravador. É legal também alguém com fone de ouvido para monitorar essa gravação.

wilmonta
Veterano
# set/10
· votar


Aproveitando o tópico, gostaria de umas dicas em relação ao seguinte:

Tenho um home stúdio e quero fazer um aquário pra minha bateria para gravação, porém, não quero fazer algo fixo, pois,também uso home para ensaios. A minha idéia é fazer o aquário tipo um box, ou seja, qdo for gravar eu fecho o aquário e qdo for ensaiar eu abro o aquário, porém minha dúvida é se pela experiência de vcs, será que haverá muito vazamento de som, será, que se eu contratar uma boa vidraçaria, não haverá trepidação no box.

Enfim, aguardo sugestões também, haja visto, que não achei nenhum projeto desse tipo, ou seja, o pessoal sempre fazer o aquário fixo, ou demonstáveL.

As medidas são 2,25 x 2,18 x 2,20, e será em formato de L, e em cima vou colocar compensado com sonex, e atrás da bateria pretendo colocar sonex também.

Obrigado.

Thiago Yoshiki
Veterano
# set/10
· votar


wilmonta

Se você quer um aquário para ficar somente no estúdio pode usar vidro, mas se for levar para outros lugares nem pense nisso. Teria que ser preferencialmente de policarbonato ou acrílico.

wilmonta
Veterano
# set/10
· votar


Thiago Yoshiki Isso mesmo, o aquário vai ser fixo. Outra coisa, tem alguma regra de distância entre a bateria e o aquário pra ter um isolamento melhor? É que eu li (agora não lembro onde), que tem que deixar 30cm de espaço em torno da bateria para o aquário. Se isso fizer diferença estou enrolado, pois, já fiz o pedido dos vidros, e não me atentei a esse detalhe.

Thiago Yoshiki
Veterano
# set/10
· votar


wilmonta

Acho que esse espaço mínimo a que se refere serve para a expansão do som, senão fica aquele som de bumbo horrível típico de quando está encostado na parede... e serve também para posicionamento de microfones.

Se o aquário for totalmente fechado você vai precisar de um condicionador de ar lá dentro, para o baterista não morrer sufocado. Se for aberto por cima será necessário algumas placas de material fono-absorvente atrás da bateria.

wilmonta
Veterano
# set/10
· votar


Thiago Yoshiki

Eu vou fazer todo fechado, e vai ter ar condicionado, o aquário vai ser formato L, vidro do LE vai ser 2,30, na frente 2,25, a altura é 2,80.

não tenho anotado aqui, mas, se não me engano na frente vai ficar um espaço de 30cm entre o bumbo e o vidro, e do lado, 15cm.

Será que tá bom esse espaço?

wilmonta
Veterano
# set/10
· votar


ah, já pesquisei que tem que fazer abafadores atrás da batera, e em cima vou fazer também porque o teto é lage.

lbgarcia
Veterano
# set/10
· votar


wilmonta

aí, cara...dá uma olhada no dvd da ivete sangalo, que ela gravou no estúdio em casa. o batera fica num aquário e as percussões e alguns outros intrumentos também ficam em cabines separadas. pode ser um bom exemplo pra vc se basear. segue aí um videozinho:



abraços

Blizzy
Veterano
# set/10
· votar


http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=156


ai tem bastante coisa

wilmonta
Veterano
# set/10
· votar


Blizzy
´
Já li vários artigos no AUDIOLIST, muito bom.

Agora, eu vou fazer o meu aquário da um maneira não convencional, pois como eu já disse ele não vai ser só para gravação, quando eu quiser ensaiar, vou abrir tipo um box, sendo assim, a única maneira que encontrei pra fazer isso é usando o box de alumínio, que não é recomendado por que dizem que vai vibrar.

Conversei com o rapaz da vidraçaria que também é músico, ele falou com o gerente dele que já fez vários cursos, e o cara falou que não vai vibrar.

Enfim, alguém tem alguma dica de como instalar esse aquário e não correr risco de ter vibração? Tipo colocar borracha, sei lá, alguma ajuda aí?

Sei que é necessário contratar um especislita, porém, aqui na cidade não tem nenhum.

Demolisher
Veterano
# set/10
· votar


coloca tiras de borracha entre o vidro e o alumínio, assim a borracha vai absorver as vibrações que porventura ocorram...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aquário - Gravação de Bateria