Dificuldade na equalização e mixagem no Home Studio

Autor Mensagem
thiagoavr
Veterano
# ago/12


Caros amigos!

Como sou novato no ramo, gostaria que pudessem me ajudar!! Estou com problemas sérios na hora de equalizar e masterizar as pistas no meu Home Studio, isto é, eu monto a música normalmente com o SONAR, faço as equalizações necessárias e tal escuto nos monitores e o som sai muito bom, porém quando gravo no CD e coloco pra tocar em outros players o som se comporta de maneiras diferentes, ou seja uma hora fica muito grave ou com excesso de médios ou com agudos em demasia!! o que posso fazer para resolver o problema? Ja fiz comparações com musicas de bandas gravadas em studios profissionais e nos monitores aparentam estar bem próximas mas ao final não é isto o que acontece!! Obrigado pela atenção!!

Ps.: Equipamento usado na gravação

quipamento utilizado para gravação:

01 - Placa Tascam US 1800
02 - Kit mic Para batera da Superlux Drk F5h3
03 - Behringer B2 condensador para voz
04 - Meteoro MGV30 Valvulado para guitarra
05 - Pre Ampli valvulado MIC200 Behringer para o Baixo
06 - Monitores Behringer B2030

Ps. Microfonei os Amplis para gravar os instrumentos de corda!

Renato F
Veterano
# ago/12
· votar


thiagoavr
O que você quer não é tão fácil assim. Gravar e mixar na DAW (Sonar) não vai te dar o resultado final com a qualidade de CD. Depois de captar e mixar, MUITO BEM, os instrumentos você parte para a "masterização", que pode ser feita com o T-Racks, por exemplo.

Mas, mesmo assim, não vai ser tão fácil. Pesquise no youtube, foruns, blogs, tudo o que puder, para entender o que é masterização. Prepare-se para fazer e refazer muitas vezes até educar os ouvidos e identificar o que sua música precisa.

Olha aí um exemplo!

Renato F
Veterano
# ago/12
· votar


Melhor assim!!!



Casper
Veterano
# ago/12
· votar


Caro thiagoavr:

Por sua descrição, eu diria que seus monitores estão
posicionados de maneira incorreta, em relação ao principal
elo da cadeia de gravação: Seu ouvido.

Leia:

http://www.uaudio.com/blog/studio-monitor-placement/

Casper
Veterano
# ago/12
· votar


Caro Renato F:

Gostei dos vídeos desse cara. Ele tem uma
abordagem muito agressiva com compressores, mas
parece saber o que está fazendo. Não entendi onde
o decibelímetro ajuda, mas tudo bem.

JJJ
Veterano
# ago/12 · Editado por: JJJ
· votar


Algumas coisas que podem ajudar:

1) Você grava e mixa. Ainda que isso esteja sendo bem feito, falta masterizar. Portanto, estude sobre masterização (já falaram aí, né? hehe)

2) Posicionamento das caixas (também já falaram...). Elas devem estar alinhadas com a altura dos seus ouvidos (nem mais baixas, nem mais altas). A distância também é fundamental (um triângulo equilátero entre os 3 pontos - as 2 caixas e a sua cabeça - acho que é o certo, mas procure se informar sobre isso).

3) Use um bom fone de ouvido (o mais flat e fiel possível) para ouvir detalhes que as caixas não conseguem reproduzir com exatidão. Embora as caixas sejam mais indicadas, dependendo do local, pode haver problemas com absorção de graves, reflexos no quarto, etc. que atrapalham.

4) Compare resultados (no mesmo lugar e com as mesmas caixas) com músicas que você acha que estão bem gravadas.

JJJ
Veterano
# ago/12
· votar


Renato F
Casper

Putz, o cara botou 200 compressores em série!... Qual é a parada aí? Sei lá, acho que assim você acaba degradando muito o sinal original... Não gosto de mexer TANTO assim na bagaça! hehe

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Casper

O decibelímetro ajuda por várias razões:
Obriga trabalhar em níveis mais baixos e não danosos ao ouvido de quem trabalha com som, ou seja, depende dos ouvidos e faz isso o dia inteiro.
Som alto dá uma sensação de melhora no som.
O volume altera a percepção de frequências - vide curva de Fletcher e Munson
O som referência (o do CD) precisa ser comparado com o som a masterizar no mesmo volume, senão muda tudo. E um dos objetivos é exatamente deixar no mesmo volume.

JJJ

Presta atenção lá... Ele botou compressores em paralelo. Tem alguns compressores em série, mas isso é um truque bastante válido. Vários em pequenos série costumam soar melhor que um compressorzão. Tudo bem que ali ele meteu o pé na jaca, mas a ideia e a aula é bastante válida.

thiagoavr

Sempre seu som vai soar diferente em relação a aparelhos comuns. O segredo é saber ajustar nos seus monitores de forma que soe bem nos outro aparelhos (é mais importante ser bom nos outros!). Mesmo não tendo as condições ideais, você pode praticar isso. Ao "masterizar", procure ouvir em outros aparelhos e outras caixas para perceber diferenças que você não está conseguindo acertar, aprender a ouvir música em monitores.

Adler3x3
Veterano
# ago/12
· votar


O Vídeo é do Lisciel.
Um tremendo de um enrolador.
Só tem enrolação nada que se aproveita de forma séria.

.omni
Veterano
# ago/12 · Editado por: .omni
· votar


Ele masterizou uma música inteira num video de 10 minutos e parando pra comentar?

Casper
Veterano
# ago/12
· votar


Caro MMI:

Eu entendo a função do decibelímetro, obrigado.
Eu entendi que o cidadão do vídeo masterizou
com um volume médio de 80dB. Eu acho esse
volume muito, muito alto para tomar algum tipo
de decisão sobre o áudio.

E os fatores de compressão 10:1 na masterização,
e em diversas instâncias? Eu (Véio Casper) acho
exagerado. Eu entendo que no ínicio, na cadeia
multibanda, é possível forçar um pouco mais,
mas forçar eu entendo por 4:1, no máximo.

MMI
Veterano
# ago/12 · Editado por: MMI
· votar


.omni

Ele masterizou uma música inteira num video de 10 minutos e parando pra comentar?

Diz ele que sim, né? kkkkkkk

Por isso que ás vezes eu também falo que "masterizo" em casa. Se ele faz num vídeo desses, porque não posso fazer em 1 hr concentrado aqui em casa? Essa palavra "masterização" tem gente usando com outro sentido do que a gente normalmente pensa, eu também me surpreendo.

Casper

u acho esse volume muito, muito alto para tomar algum tipo
de decisão sobre o áudio.


Sério? Eu acho baixo, a maioria dos instrumentistas tocam bem mais alto que isso. Mas concordo que é muito próximo do ideal de se trabalhar.
Liguei o meu "decilbelímetro Tabajara" aqui, agora mesmo para checar (o bom não fica em casa). Os falantes do notebook dão bem mais que isso, eu estou com uma tosse me incomodando e quando tossi (com a música desligada) passou desses 80 dB a quase 1 m de mim. Veja, é um nível de pressão sonora de 2 pessoas conversando normalmente (ou pouquíssima coisa acima) numa sala ou quarto.

Eu acho que muito menos volume vou deixar passar frequências... Com quanto você trabalha?

Edit: esqueci... Quanto a essa comopressão aí. Por isso que eu falei que ele meteu o pé na jaca.

Casper
Veterano
# ago/12
· votar


Caro MMI:

Eu sou completamente amador, quero deixar isso claro.
Coloco aqui minhas impressões, somente.

Na hora de tocar, o volume é alto mesmo.
Mas na hora de mixar, até porque eu faço tudo sozinho,
eu ouço com volumes bem mais modestos.

Eu mixo talvez em um volume perto de 80 dB, ou abaixo disso,
e talvez mais baixo ainda com fone de ouvido.
Minha "masterização" (que é absolutamente caseira) também
é em volume baixo. Isso porque todas as vezes que fiz usando
volumes mais altos, errei feio. Hoje eu mudo entre volume
baixo até moderado, na maioria das vezes, e percebo que erro
menos dessa forma. Mas continuo errando... (risos)

Repito: Sou completamente amador. Certamente existem
métodos melhores, eu uso, dos que tentei, o que eu
mais me adaptei.

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Casper

O profissional aqui de verdade é o omni! rs

Eu acho que o volume baixo ajuda mesmo nessa hora. Mas arriscaria a pensar que você faz bem próximo desses 80 dB também. Pode acreditar, isso é bem baixo.

Renato F
Veterano
# ago/12
· votar


Casper
E os fatores de compressão 10:1 na masterização,
e em diversas instâncias?

Também achei um exagero.

JJJ
Essa de usar compressores em paralelo é uma boa. Ele comprimiu graves e agudos separadamente.

Adler3x3
Só tem enrolação nada que se aproveita de forma séria.
Não concordo. Claro que ele não é o dono da verdade, aliás, na música, cada um que fique com sua verdade. Mas, que ele dá muitas dicas interessantes, isso dá.

O segredo da masterização é: não tem segredo. Se vc precisar mexer muito, usar muitos EQ's, comprimir muito, etc, é porque a mixagem e/ou a gravação ficaram uma merda.

Abraço!

Renato F
Veterano
# ago/12
· votar


Esse gringo fala uns lances legais falando do mesmo plug-in que o Lisciel usa. Pra quem não entende inglês, ficam aqui minhas desculpas, não achei legendado.



Adler3x3
Veterano
# ago/12
· votar


Renato F

A verdade é relativa.
Mas até hoje não vi um vídeo dele que soma-se algo.
E nem vou mais perder tempo como isto.
É um exemplo de como não se deve fazer.

.omni
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
Por isso que ás vezes eu também falo que "masterizo" em casa. Se ele faz num vídeo desses, porque não posso fazer em 1 hr concentrado aqui em casa? Essa palavra "masterização" tem gente usando com outro sentido do que a gente normalmente pensa, eu também me surpreendo.

É, eu também "masterizo" coisas em casa, pra TV e tal, mas daí a dizer que é uma masterização válida comercialmente é outra coisa!
Saco muito pouco de master, master é coisa de gente grande, tou no beabá ainda.

Homem Cueca
Veterano
# ago/12
· votar


Masterização é um assunto bem peculiar. Mas na minha experiência, a masterização é o processo pra pegar um trabalho e transforma-lo em um "produto". Consolidação, acho que seria esse o termo.
Não dá pra finalizar um trabalho de horas e horas e horas e horas em 10 minutos.
Enfim, é coisa de gente grande...

Slash_1989
Veterano
# ago/12
· votar


O que ele faz no video que chama de "masterização" é na verdade um tratamento final do audio ja mixado, para dar uma nivelada maior nos picos e deixar a musica mais plana... ele diz isso em outros videos dele.
Acho muito bom os videos desse cara, ele se preocupa com o resultado final da musica, não se é "certo ou errado" 3, 4 ou 20 compressores em serie.

thiagoavr

Acho que uma dica importante pra quando se for mixar é vc procurar fazer um "mapa" mental das frequencias... Por exemplo, vc deu um bosst em 5K na caixinha da bateria, entao se vc der o mesmo bosst de 5K na voz, provavelmente a caixinha morre... entao da uma arrastada pra uns 7 ou 8k na voz, e assim por diante! Dessa forma vc espalha melhor as frequencias pela musica e evita que fiquem se chocando!
Pra ter certeza que tudo ta OK, deixa o master em mono (no sonar é facinho fazer isso) e sempre quando vc for adicionar um instrumento novo, suba e abaixe o fader e veja se a entrada dele altera o som do restante da mix... Vc tambem pode dar 'solo' e memorizar o timbre dele isoladamente, e depois ver o quanto ele é alterado na mix!

.omni
Veterano
# ago/12
· votar


Nesse tópico: catação de milho, haha.

waltercruz
Veterano
# ago/12
· votar


Adler3x3
tem alguém que poste vídeos legais pra vc poder indicar?

Adler3x3
Veterano
# ago/12
· votar


waltercruz
O Roberto Torao
Ele usa o Logic no Mac.
E dá para aproveitar muitos conceitos.
Tem muitos vídeos sobre home studio.

http://www.youtube.com/watch?v=Zb2MNk2slMg&feature=relmfu

Lembro a todos que o fórum é de home studio, isto é studio caseiro.
Assim não vamos exagerar em considerar a masterização como uma coisa inalcançável e de outro mundo.
Masterização não é mais exclusividade de grandes estudios.
Aqui devemos discutir masterização no ambiente caseiro.
E isto é possível.
Na linha do tempo da música moderna hoje numa home studio temos muito mais recursos do que um grande estudio de poucos anos atrás..

.omni
Veterano
# ago/12
· votar


Adler3x3
Masterização não é mais exclusividade de grandes estudios.

Não, só de bons profissionais (e boas salas) e isso está cada vez mais escasso. :)

E isto é possível.

"Possível" até é, mas também é possível gravar um disco inteiro com uma Fast Track Pro e um SM57 no quarto de casa.

Na linha do tempo da música moderna hoje numa home studio temos muito mais recursos do que um grande estudio de poucos anos atrás..

Não sei quem foi que te falou isso mas você está redondamente enganado.

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Adler3x3

Na linha do tempo da música moderna hoje numa home studio temos muito mais recursos do que um grande estudio de poucos anos atrás..

Depende do ponto de vista, não é? Veja, os Beatles na década de 60 inovaram o mundo da gravação quando pela primeira na história gravaram em 4 canais em Abbey Road. Tudo bem, hoje qualquer DAW faz o dobro disso brincando, geralmente 8 canais não dá nem para a bateria. Mas daí a falar que por isso qualquer home studio é melhor que Abbey Road naquela época é forçar a barra um pouco...

.omni
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
Ele esqueceu de um detalhe, não foi só o equipamento pra home studio que melhorou.
Hoje a gente tem uma infinidade de I/O com uma conversão cristalina no mesmo sistema full analog de décadas atrás... Os mesmos prés, os mesmos compressores e mesas que todo mundo ama (e ninguém quer trocar por um plugin).

O fato é que estúdio e home studio jamais serão a mesma coisa. O negócio é saber separar as coisas e saber pra que vai usar cada um. Dá pra editar uma música num home studio, fazer certos tipos de mixagens e gravações, sequenciar, afinar voz, etc. Mas não dá pra gravar um disco com qualidade. São coisas diferentes, pra fins diferentes.

Adler3x3
Veterano
# ago/12
· votar


.omni mmi

O meu foco é no home studio.
Não escrevi que qualquer home studio é melhor que Abbey Road.
Escrevi sobre os recursos que temos a disposição hoje.
E também podem existir home studio com diferentes configurações, das mais simples, como as placas que foram citadas, como também outros hardwares muito bons, não é só plugin.
Até os teclados workstation, e outros aparelhos melhoram muito e estão mais acessíveis.
Claro a qualidade do hardware influencia o resultado final.

É obvio que quem trabalha em Estúdios Profissionais de gravação sempre vai destacar que gravação, mixagem e masterização sempre só vai ficar boa se for feito nestes Estúdios.
Afinal é o ganha pão dos profissionais, que sempre vão insistir nos mitos de que gravação boa só é feita nos estúdios deles.

O foco aqui no fórum, como o nome indica é "Home Studio"
E o tempo do disco já era. (o cd já esta com os dias contados)
Nada soma ficar só dizendo que num estúdio profissional se faz isto e aquilo, com todo o hardware que tem, e não apresentar soluções para o home studio.
É óbvio que estúdio e home studio não são a mesma coisa.

.omni
Veterano
# ago/12
· votar


É obvio que quem trabalha em Estúdios Profissionais de gravação sempre vai destacar que gravação, mixagem e masterização sempre só vai ficar boa se for feito nestes Estúdios.
Afinal é o ganha pão dos profissionais, que sempre vão insistir nos mitos de que gravação boa só é feita nos estúdios deles.


Não são mitos. Gravação boa só é feita em bons estúdios por bons profissionais. É a única fórmula de sucesso.
Todo mundo agora acha que compra uma interface e uns microfones e tem um estúdio. Todo mundo também acha que sabe usar todos aqueles plugins que baixou na internet. Todo mundo acha que sabe gravar, mixar, editar, afinar, masterizar, produzir. E acha que fica bom também.
Um dia entendem que tirar som mesmo, de verdade, é difícil. Dá trabalho. Trabalha-se oito horas por dia durante meses pra terminar um projeto com uma equipe inteira trabalhando pra isso, por isso que fica bom.

Adler3x3
Veterano
# ago/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


.omni

Entendo a sua posição.
Mas discordo em alguns pontos, não existe uma única fórmula de sucesso.
É claro que para fazer gravações com instrumentos acústicos , a bateria por exemplo requer um espaço próprio e outros detalhes do Estúdio, que em home studio não se tem, ou se tem é sempre precário, sem falar na diferença de qualidade e de preço dos microfones.
Não dá para comparar uma gravação de voz num microfone de 30.000 dólares com um microfone de R$ 500,00 reais.
E como fica a música puramente eletrônica?
Hoje em dia é possível conectar um teclado workstation e mais módulos de som fantásticos num bom computador e obter os melhores resultados, numa gravação que não sofre interferências que prejudiquem os timbres dos instrumentos.
[b]Citação

Todo mundo acha que sabe gravar, mixar, editar, afinar, masterizar, produzir. E acha que fica bom também.
É Verdade, não temos formação técnica o suficiente para entender todo o processo, não somos engenheiros de som, somos meros músicos.
Mas repito o foco é o home studio.
E tudo no final das contas depende do $$$$, pois se você é músico e tem baixo orçamento e quer gravar num Estúdio tradicional, o resultado final também não vai ficar lá estas coisas, pois o trabalho de mixagem e masterização vai ser feito de forma expressa, seguindo um certo padrão, pelo limite de horas que podem ser dedicadas a este projeto de baixo custo, e o resultado final pode ficar até parecido com o de uma home studio, com excessão do processo de gravação, que num Estúdio sempre vai ser melhor.
E depende de como a banda ou o músico ensaiou bem a música.
Tem gente que grava sem ensaiar direito e compromete qualquer projeto.
E depois acha que pode consertar usando plugins.
Ou na hora de gravar fica sem inspiração e muito embora tocando os acordes ou notas certas, não imprime sentimento, e a gravação fica monótona e isto nenhum plugin ou estúdio dá jeito.
A maioria das mixagens e gravações em home studio fica ruim, porque a gravação foi mal feita e de forma apressada, e isto compromete tudo.
Querem resultados imediatos, como tudo nos dias de hoje.
Um grande projeto envolve meses com você citou e cada pequeno detalhe é observado com toda a atenção, e assim o resultado final fica bom.
Claro que um músico que tenha aspirações profissionais e consiga evoluir no cenário musical, um dia vai ter que migrar de um home studio para um Estúdio, mas vai ter que se preparar para isto.
Edit:
Desculpe mas parte do texto ficou em negrito e não foi esta a minha intenção.

MMI
Veterano
# set/12
· votar


Adler3x3

Veja bem... Aqui é um fórum, existem opiniões, experiências, definições das mais diversas. O legal é aproveitar o que cada um pode acrescentar.

O .omni já me ajudou em bastante, ele trabalha e tem experiência em gravações profissionais, trabalha em estúdio bom, onde gravam nomes de peso da música brasileira. A definição de gravação, captação, mixagem e masterização dele é de alto nível, para CDs que serão lançados por gravadoras em todo Brasil ou mesmo para fora. E as opiniões dele são bastante válidas, se não é o que você procura, ótimo também, é só não levar muito a sério o que ele diz.

Eu tenho alguma vivência em estúdios profissionais, mas não sou tão ligado a essa área. Mas veja... Na minha definição, home studio simplesmente significa "estúdio em casa". Alguns usam "home studio" como algo que obrigatoriamente é algo pequeno, imitado, principiante. Não acho e não vejo isso, não sei de onde tiraram. Quer dizer que o Derek Trucks está errado em chamar o local dele de home studio?



O Cd dele foi gravado no home studio dele, assim como o Steve Vai tem feito, o Ozzy, Slash, Foo Fighters... Também são home studios (eles chamam assim), tiram sons muito legais e totalmente profissionais. Já teve gente aqui no fórum que quando disse isso rebateu, "mas isso não é home studio, eles tem um estúdio em casa"- olha que contradição! Concordo que todos estes home studios estão além das possibilidades do pessoal do fórum, mas não vejo o que impede de alguém falar de gravações deste nível. Não são mitos, as gravações em bons estúdios (home ou não) são melhores mesmo que as minhas em casa, invariavelmente, os caras tem uma boa sala, bons equipamentos, pessoas experientes que vivem disso todos os dias e passam meses em cima desses trabalhos, eu não vou fazer em casa com equipamento tosco, em 1 hora, a mesma coisa.

Por outro lado, o que o amigo .omni não está acostumado e ás vezes esquece (rsrs) é que existem gravações e gravações. Eu mesmo digo para a garotada que está aprendendo a tocar algum instrumento, grave sempre, como ferramenta de aprendizado, ouvir o que tocou para ter uma visão crítica. Outros gravam por diversão, para aprender algo de mixagem, outros para mostrar para amigos, outros para botar no Youtube. Para cada um vai ter um equipamento, condições e treinamento ideal, diferentes do nível de exigência profissional.

Enfim, tem espaço para todo mundo e todas opiniões. A gente pode conviver muito bem, mesmo você achando que os teclados workstation são muito melhores que qualquer coisa e eu achando que o órgão Hammond, o Mellotron e o piano Steinway de Abbey Road são muito melhores que qualquer teclado que eu conheço na praia deles. Assim como plugins e placas também entram nessa dança. E viva as diferenças!

Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dificuldade na equalização e mixagem no Home Studio