Inversão de fase (polaridade) e cancelamento...

Autor Mensagem
Ningen
Veterano
# mar/19
· votar


MatheusMX

Kkkk

Ismah
Veterano
# mar/19 · Editado por: Ismah
· votar


MatheusMX
Ocorre que eu sempre tenho que inverter a fase de uma das tracks, porque há um cancelamento.

TODA vez que usar dois ou mais microfones vai haver cancelamento - e não só um, mas vários! É o famigerado comb filter ou filtro pente. Se dá pela diferença de tempo que o sinal chega em cada um dos microfones.
De fato, dentro da DAW, é possível atrasar - e em algumas acho é possível adiantar - a fase e alinhar o instante t0 em X ms. Tanto de forma manual, arrastando a faixa na grade, como nos ajustes da track.

Mesmo assim, isso é apenas uma referência. Há uma distorção de fase imensa no cone*, que tem um atraso nas baixas, devido a flexibilidade do mesmo que literalmente atrasa essa baixa frequência...
Não há muito o que fazer, a não ser aprender a conviver... Cabe dizer que se tu tem problema com 2 mics, imagina captar uma bateria com 8, 10 deles...

Se inverteu a fase e soou melhor, ótimo! Problema resolvido.
Mesmo assim por fins práticos, vale conferir os cabos e ver onde é que isso está acontecendo.

Uma solução meio bizarra, mas que funciona, é jogar cada mic para um lado, evidentemente o mais grave para o lado oposto que vá se jogar o baixo. Além de diminuir os cancelamentos a mixagem, também reduz cancelamentos entre L e R na reprodução - criando o stereo - isso vai abrir espaço para o bumbo ser ouvido no centro.

* Parto do pressuposto que estás gravando um amp...

Ismah
Veterano
# mar/19 · Editado por: Ismah
· votar


Já havia me esquecido!!! A interface possui essa função de forma física, basta apertar o botão representado pelo pela letra Ø - é uma letra usada em alfabetos de idiomas nórdicos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Inversão de fase (polaridade) e cancelamento...